Amanhã, a partir das 21h30, todos na esplanda do café-bar "Aquas Calidas", em Caldas de Aregos, para desfrutar da harmonia dos Enigma.
sexta-feira, agosto 19, 2011
21 de Agosto: XXV Festival de Folclore, em Cárquere
11h00-Missa na igreja românica de Santa Maria de Cárquere
12h00-Almoço
15h00-Desfile, seguido da cerimónia de entrega de lembranças
16h00-Festival com a actuação dos seguintes grupos:
-Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere
-Grupo Folclórico de Sanguinheira-Cantanhede
-Grupo Folclórico dos Pasuliteiros de Cércio-Miranda do Douro
-Grupo Folclórico da Casa do Povo de Tábua
-Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidem-Guimarães
Nota: Festival organizado pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere
Festa em honra de S. Romão
Dia 20 de Agosto(sábado):
22h00-Actuação do grupo "Raio de Sol"
23h45-Brilhante sessão de fogo de artifício a cargo d' "O Careca"
Dia 21 de Agosto (domingo):
07h30-Salva de morteiros
22h00-Actuação do grupo "Raio de Sol"
23h45-Brilhante sessão de fogo de artifício a cargo d' "O Careca"
Dia 21 de Agosto (domingo):
07h30-Salva de morteiros
08h00-Chegada das bandas de música de S. Cipriano "A Nova" e "A Velha", que percorrerão as aldeias da freguesia
10h30-Procissão com andores da capela de Nossa Senhora da Piedade para a Igreja Matriz
11h30-Missa Solene abrilhantada pel' "A Velha"
15h30-Actuação das bandas de música " A Nova" e "A Velha" de S. Cipriano até às 20h00, com o melhor reportório (vale a pena assistir a este grande despique)
22h00-Actuação do organista "Rui Assembleia"
Nota: Durante a tarde, decorrerá um leilão de ofertas
1.º Passeio Motorizado "As Mal Paradas de Resende"
Terá lugar no próximo dia 28 de Agosto, com o seguinte programa:
07h30-Concentração e distribuição de brindes aos participantes
07h30-Concentração e distribuição de brindes aos participantes
08h00-Início do passeio com saída de Resende, passando por Lamego (pequeno almoço), seguindo por Bigorne com destino ao Penedo de S. João, em Freigil
13h30-Almoço/convívio
Inscrições até 25 de Agosto nos seguintes locais:
-Café Quorum
-Pastelaria "O Rabelo"
-AMC-Materiais de Construção
terça-feira, agosto 16, 2011
Última hora: Poste de iluminação derrubado em Caldas de Aregos
Mais um poste de iluminação foi derrubado em Caldas de Aregos, junto ao "Caldas Bar".
Ourivesaria "Monteiro's" foi assaltada
As pessoas que no domingo, de manhã, se dirigiram ao supermercado Mathias para fazer compras depararam-se com uma situação nada comum. O espaço junto da ourivesaria Monteiro's estava vedado pela GNR, pois a mesma tinha sido assaltada durante a noite e vários agentes estavam a investigar a situação.
Os assaltantes conseguiram desligar os alarmes. Parece que o valor do roubo andará à volta de 30 a quarenta mil euros.
Grupo Desportivo de Cárquere organiza "Torneio de Verão" em futebol
Decorrerá nos dias 27 e 28 de Agosto e nos dias 3 e 4 de Setembro. Abarcará os escalões Infantis/Juvenis, dos 11 aos 15 anos e Juniores/Seniores, para mais de 16 anos. As inscrições deverão ser feitas até 20 de Agosto.
Clube Náutico de Caldas de Aregos organiza "Mega Férias"
Com o slogan "Aregos Tem Vida", esta iniciativa decorrerá de 22 a 26 de Agosto. Integrará futebol, vela, voleibol, passeio de barco, paintball, coloraquaboll e remo.
Casa dos Dragões de Resende organiza Passeio Anual a Salamanca
Terá lugar no próximo dia 4 de Setembro. Para os sócios será grátis; os não sócios pagarão 15 euros. As inscrições serão limitadas e deverão ser feitas na sede da Casa do FC do Porto em Resende.
Dia do sócio da Casa do Benfica de Resende
Irá decorrer no próximo dia 27 de Agosto e constará de jogos de malha, matraquilhos, bilhar, dominó, damas, sueca...Terá ainda lugar um jantar (caldeirada de borrego).
As inscrições deverão ser efectuadas até 14 de Agosto, podendo ser feitas pelo telem 933 265 750 (António Saraiva)
Festa em honra de Santa Maria de Barrô
Teve ontem lugar o ponto alto da festa, mas começou a 31 de Julho com o hastear da bandeira. Em 12 de Agosto, o Grupo "Bom Mouros" percorreu a freguesia e, à noite, actuou a banda "TGV" de Viseu. Em 13 de Agoto, decorreu um torneio da malha e, à noite, actuou a banda "Raio de Sol".
Programa de 14 de Agosto:
08h00-Chegada da Banda Musical de S. Cipriano "A Nova", seguida da recolha dos andores
15h00-Concerto pela Banda de S. Cipriano " A Nova"
22h00-Grande Arraial Nocturno com a Banda "F.K." de S. Pedro do Sul
23h30-Fogo de artifício
24h00-Actuação da Famosa Artista "Joana"
Programa de 15 de Agosto:
09h00-Entrada das Bandas Musicais de S. Cipriano "A Nova" e "A Velha"
11h00-Missa Solene em Honra da padroeira Santa Maria de Barrô
16h00-Majestos Procissão de Triunfo
20h00-Encerrament das Festividades
Resende no último "Expresso" a propósito da disputa com Fundão da Capital da Cereja
O último número do semanário Expresso traz um interessante apontamento subordinado ao título "Quantas capitais tem Portugal?", dando conta da disputa de notoriedade entre regiões, como a capital do folar, da lampreia ou do chícharo. A nova estrela é Ferreira do Zêzere como a capital do ovo.
A este propsito, o articulista refere o despique entre Resende e Fundão como capitais do mesmo produto, ou seja da cereja. Nuno Pimenta, director executivo da Fundão Turimo, afirma: "Fomos iniciadores do Festival da Cereja, mas Resende viu isso e registou a marca. Tivemos de nos posicionar e mudar o nome para Festa da Cereja".
Detenção em Resende de dois jovens suspeitos de fogo posto
De acordo com o Público, de 13 de Agosto, a Polícia Judiciária deteve em Resende dois jovens, de 18 e 22 anos, suspeitos de terem feito "pelo menos quatro ignições" a 10 de Agosto, que provocaram dois incêndios que consumiram uma mancha florestal de dez mil metros quadrados.
Eleva-se a quinze o número de detidos, este ano, suspeitos de atearem fogos florestais.
Confiança e crédito
É este o título da crónica de Anselmo Borges, publicda no DN de sábado passado, que pode ler aqui, tal como acabei agora de fazer. Vale a pena.
sexta-feira, agosto 12, 2011
Ao café com …o Presidente da Junta de Cárquere: Na esplanada do café-bar "Aquas Calidas" com Amadeu Vasconcelos
Pode ler aqui esta interessante conversa com Amadeu Vasconcelos,Presidente da Junta da Freguesia de Cárquere, publicada no Jornal de Resende, número de Julho de 2011.
quinta-feira, agosto 11, 2011
Festival Altitudes, em Campo Benfeito
PROGRAMAÇÃO
Dia 13 de Agosto
21h30 | “Remendos” | Teatro do Montemuro
Dia 14 de Agosto
21h30 | “O Guardião do Rio” | Palmilha Dentada
23h00 | concerto | Strella do Dia
Dia 15 de Agosto
21h30 | “Afonso Henriques” | O Bando
Dia 16 de Agosto
21h30 | “Antes solo que mal acompanhado” | Peripécia Teatro
Dia 17 de Agosto
10h30 | “O Rei Vai Nú” | Chão de Oliva
21h30 | “Ay, Carmela!” | Teatro das Beiras
Dia 18 de Agosto
21h30 | “Confissões de um fumador” | FC Produções
Dia 19 de Agosto
21h30 | “Frágil” | Teatro de Marionetas do Porto
Dia 20 de Agosto
21h30 | “Circonferências” | ACERT
Dia 21 de Agosto
10h30 | “Bzzzoira Moira” | Marionetas de Mandrágora
21h30 | concerto | Camané
PARA RESERVAR, DEVEM:
- ligar para o 254 689 352;
- se enviarem e-mail e não obtiverem resposta, liguem a confirmar a sua recepção;
- indiquem sempre o número de crianças que vos acompanham;
- não deixem o levantamento dos bilhetes para a hora do espectáculo, pois a partir das 21h15 as reservas que não foram levantaras serão disponibilizadas para venda;
PREÇOS
Bilhetes
Sócios da ACDR do Fôjo - 2€
Residentes da aldeia de campo Benfeito - 2,50€
Bilhete normal - 5€
Passes:
Sócios da ACDR do Fôjo - 10€
Residentes da aldeia de Campo Benfeito - 1 2,50€
Bilhete normal - 25€
Residentes da aldeia de campo Benfeito - 2,50€
Bilhete normal - 5€
Passes:
Sócios da ACDR do Fôjo - 10€
Residentes da aldeia de Campo Benfeito - 1 2,50€
Bilhete normal - 25€
Festa em honra do Senhor do Calvário, em S: Martinho de Mouros
Dia 12 de Agosto (sexta-feira)-Noite do Emigrante:
22h00-Grande concerto com o Grupo "Pele &Osso"
Dia 21 de Agosto (domingo):
11h30-Hastear da bandeira com uma remessa de fogo
17h00-Leilão a favor das festas
Dia 25 de Agosto (quinta-feira):
21h00-Inauguração da iluminação
Dia 26 de Agosto (sexta-feira)-Organização da Comissão de Festas do Senhor do Calvário:
21h00-Actuação do Grupo Musical "JM"
22h00-19.º Cortejo Etnográfico de carros e figuras em representação dos povos da freguesia com Grupos de Bombos
23h00-Continuação da actuação do Grupo "JM"
Dia 27 de Agosto (sábado):
08h00-Feira anual do Senhor do Calvário
09h00-III Passeio Motorizado
18h00-Missa de Acção de Graças pelos emigrantes, seguida de Procissão com andores da Capela do Senhor do Calvário para a igreja matriz
23h30-Actuação do Grupo Musical "SOMA E SEGUE"
00h00-Sessão de fogo de artifício
Dia 28 de Agosto (domingo):
0900-Chegada da banda de música da Portela
11h30-Missa Solene em honra do Senhor do Calvário
16h00-Procissão da igreja matriz para a capela do Senhor do Calvário
17h30-Concerto pela banda de música no palco
22h30-Actuação do Grupo Musical "AF"
00h00-Sessão de fogo de artifício
02h00-Encerramento das festas
quarta-feira, agosto 10, 2011
Festa em honra de Nossa Senhora da Guia, em S. João de Fontoura
14 de Agosto (domingo)-Festa do Emigrante:
09h30-Missa solene pelos emigrantes
15h00-Porco no espeto gratuito com a realização de um Leilão a favor das festividades
16h00-Actuação do Rancho Folclórico de Santa Maria de Cárquere
19h00-Actuação da Famosa Ti Maria da Peida (Grande sucesso popular que animará a tarde da festa do emigrante)
21h00-Actuação do grupo musical "Nova Cor", que actuará até às 02h00
24h00-Sessão de fogo de artifício
16, 17 e 18 de Agosto-Semana Cultural e Desportiva, realizada pelos emigrantes:
Dia 16, 3.ª feira-Torneio de Sueca
Dia 17, 4.ª feira- Jogos de futebol entre emigrantes e corrida de saco para todas as idades e noitada de karaoke com "KIMOREIRA"
Dia 18, 5.ª feira-Final do torneio da Sueca e a noite "Surpresa"
19 de Agosto (sexta-feira):
20h30-Procissão de velas desde a igreja matriz à capela da Senhora da Guia
22h30-Actuação do conjunto "MEDRAVE" (Flash Tour), conjunto de Lamego que actuará até às 02h00
20 de Agosto (sábado):
08h00-Entrada do grupo "Bom Mouros", de S. Martinho de Mouros, que percorrerá todas as povoações da freguesia
22h00-Actuação do grupo "MG4"
23h30-Actuação do Famoso Quim Barreiros e a sua banda
00h15-Sessão de fogo de artifício a cargo do lança fogo "O Careca"
01h00-Continuação da actuação do grupo "MG4"
21 de Agosto (domingo):
08h00-Alvorada com salva de morteiros
09h00-Chegada da Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere
11h00-Missa solene acompanhada pelo grupo coral da Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere
16h00-Entrada no recinto da Fanfarra da Associação Recreativa e Cultural de Paços de Gaiolo
17h00- Majestosa Procissão da igreja matriz para a capela da Senhora da Guia
22h00-Actuação do grupo musical "Trovão"
02h00-Encerramento das festas
terça-feira, agosto 09, 2011
Jornal "Sê..." Agosto de 2011
Notícias, como a cerimónia do lançamento da 1.ª pedra da igreja de Resende, festa dos 60 anos da ordenação sacerdotal do Padre Martins, evocação dos 15 anos do Agrupamento dos Escuteiros, caminhada nocturna do grupo de jovens a S. Cristóvão...e outros apontamentos interessantes podem ser consultados no jornal "Sê...", de Agosto, que se reproduz aqui.
segunda-feira, agosto 08, 2011
Festa em honra do Senhor dos Aflitos, em S. Cipriano
Terá lugar nos próximos dias 12, 13 e 14 de Agosto. O programa inclui actuações do "Pão com Manteiga", "Grupo Social de S. Cipriano", "Rancho Danças e Cantares de S. Cipriano" e "Ivason". As festas serão ainda abrilhantadas com as bandas de música de S. Cipriano "A Velha" e Marcial de Cambres.
Animação em Agosto no Caldas Bar
Dia 5 (sexta-feira)- Nuno Machado
Dia 6 (sábado)- Noite latina
Dia 12 (sexta-feira)- Enigma
Dia 13 (sábado)- Karaoke
Dia 19 (sexta-feira)- Red Bull
Dia 20 (sábado)- Noite brasileira)
Dia 26 (sexta-feira)- Nuno Machado
Dia 27 (sábado)- Tiago Pataco
Dia 6 (sábado)- Noite latina
Dia 12 (sexta-feira)- Enigma
Dia 13 (sábado)- Karaoke
Dia 19 (sexta-feira)- Red Bull
Dia 20 (sábado)- Noite brasileira)
Dia 26 (sexta-feira)- Nuno Machado
Dia 27 (sábado)- Tiago Pataco
domingo, agosto 07, 2011
Antropologia e medicina
É este o título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de ontem, que pode ler aqui.
sábado, agosto 06, 2011
Festival de Folclore em Paus
Logo, pelas 21h30, junto à sede do rancho há animação com um conjunto.
Clique na imagem para ampliar.
Clique na imagem para ampliar.
Festa em honra de Santa Luzia-Feirão
As festividades começaram na passada 5.ª feira; hoje há uma grande noitada e culminam amanhã. É uma oportunidade para as muitas pessoas de Feirão e familiares a residir em Lisboa e Marinha Grande retornarem à terra.
segunda-feira, agosto 01, 2011
domingo, julho 31, 2011
Os múltiplos interesses do ser humano
É o título do artigo de Anselmo Borges, publicado na edição electrónica de hoje do DN, que pode aqui.
sexta-feira, julho 29, 2011
Junta de Freguesia de Felgueiras organiza passeio
Amanhã, com itinerário por Tomar, Castelo Branco, Guarda e Viseu. Crianças/adolescentes e adultos a partir de 60 anos não pagam nada. Os restantes pagam 8 euros.
S. Martinho de Mouros com lar de idosos e centro de dia: Irmandade S. Francisco Xavier assina protocolo com Segurança Social
Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, presidiu à cerimónia de assinatura de protocolo de cooperação celebrado entre a Irmandade S. Francisco Xavier e o Instituto da Segurança Social, I.P., que decorreu no dia 24 de Julho e que contou, ainda, com a presença do Director do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu, Manuel João Dias.
O protocolo assinado entre as duas entidades prevê o desenvolvimento de respostas sociais nas valências de Lar de Idosos, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. Assim, a Irmandade S. Francisco Xavier garante o funcionamento de lar de idosos com capacidade para 30 utentes, centro de dia para 22 utentes e apoio domiciliário para responder às necessidades de 40 utentes, garantindo ainda a criação de 30 postos de trabalho.
Durante a cerimónia, António Borges salientou que “é um momento muito importante para S. Martinho de Mouros e também para o concelho. Estamos a criar agora importantes respostas para as populações mais idosas, mas não deixa de ser igualmente importante o reforço da oferta de emprego permanente na economia social, reforçando um significativo investimento feito nestas áreas, nos últimos anos”.
O Juiz da Irmandade S. Francisco Xavier, António Fonseca, agradeceu o apoio da Segurança Social, da Câmara Municipal e de todas as pessoas anónimas que contribuíram para que o projecto do lar de idosos avançasse no terreno e acrescentou que “com a assinatura deste protocolo a vida social dos nossos idosos, irá ter uma qualidade tal que lhes permitirá não só momentos de alegria e lazer como sentirem mais segurança e menos solidão, para além de um serviço que envolve toda a comunidade a que pertencemos”.
Recorde-se que a Irmandade S. Francisco Xavier é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) situada na Freguesia de S. Martinho de Mouros, em Resende. Para além da vertente social, dinamiza actividades culturais, sendo de referir o Grupo de Bombos “Bommouros”, que tem participado em festas populares por toda a região e pelo país; a escola de música “Musijovem”, com o objectivo de criar hábitos musicais nos mais jovens e publica, mensalmente, o Jornal “Ventos da Mogueira”.
Nos últimos anos tem organizado em colaboração com a Câmara Municipal a animação de verão em S. Martinho de Mouros com uma oferta diversificada de actividades culturais durante os meses de Julho e Agosto.
O protocolo assinado entre as duas entidades prevê o desenvolvimento de respostas sociais nas valências de Lar de Idosos, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. Assim, a Irmandade S. Francisco Xavier garante o funcionamento de lar de idosos com capacidade para 30 utentes, centro de dia para 22 utentes e apoio domiciliário para responder às necessidades de 40 utentes, garantindo ainda a criação de 30 postos de trabalho.
Durante a cerimónia, António Borges salientou que “é um momento muito importante para S. Martinho de Mouros e também para o concelho. Estamos a criar agora importantes respostas para as populações mais idosas, mas não deixa de ser igualmente importante o reforço da oferta de emprego permanente na economia social, reforçando um significativo investimento feito nestas áreas, nos últimos anos”.
O Juiz da Irmandade S. Francisco Xavier, António Fonseca, agradeceu o apoio da Segurança Social, da Câmara Municipal e de todas as pessoas anónimas que contribuíram para que o projecto do lar de idosos avançasse no terreno e acrescentou que “com a assinatura deste protocolo a vida social dos nossos idosos, irá ter uma qualidade tal que lhes permitirá não só momentos de alegria e lazer como sentirem mais segurança e menos solidão, para além de um serviço que envolve toda a comunidade a que pertencemos”.
Recorde-se que a Irmandade S. Francisco Xavier é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) situada na Freguesia de S. Martinho de Mouros, em Resende. Para além da vertente social, dinamiza actividades culturais, sendo de referir o Grupo de Bombos “Bommouros”, que tem participado em festas populares por toda a região e pelo país; a escola de música “Musijovem”, com o objectivo de criar hábitos musicais nos mais jovens e publica, mensalmente, o Jornal “Ventos da Mogueira”.
Nos últimos anos tem organizado em colaboração com a Câmara Municipal a animação de verão em S. Martinho de Mouros com uma oferta diversificada de actividades culturais durante os meses de Julho e Agosto.
quinta-feira, julho 28, 2011
Festa em honra de Nossa Senhora dos Vales, em Vila Pouca-Ovadas
Decorrerá no fim de semana que se aproxima. No domingo, haverá missa campal, seguida de procissão ao Senhor da Boa Morte, em Rossão, e retorno ao recinto da capela de Vila Pouca.
A festa será abrilhantada com a actuação da Banda de Música de S. Cipriano "A Velha".
quarta-feira, julho 27, 2011
Benção da 1.ª pedra da nova igreja em Bodas de Diamante Sacerdotais do Padre Martins*
O passado dia 24 de Julho foi dia de festa para a comunidade de Resende. Foi benzida a 1ª pedra da nova igreja já em início de construção na vila e celebrámos as Bodas de Diamante Sacerdotais do senhor Pe. Martins.
As celebrações começaram pelas 16h com a bênção da 1ª pedra da nova igreja no local onde as obras decorrem. Presidiu à cerimónia o senhor Vigário Geral da nossa Diocese e tomaram parte o senhor Presidente da Câmara, Presidente da Assembleia Municipal, Vereadores, Presidentes de Junta, Párocos, pessoal dos serviços técnicos da autarquia, membros do Conselho de Pastoral da Paróquia, arquitectos que conceberam o projecto, empreiteiro e demais membros da comunidade. As autoridades civis e religiosas, bem como o construtor, assinaram um pergaminho que foi colocado debaixo da primeira pedra assinalando a data do início da construção do templo. Depois decorreu a bênção, à qual se seguiram as palavras do Pe. Martins que lembrou rapidamente o historial deste projecto e agradeceu o empenho pessoal e institucional do senhor Presidente da Câmara para que este sonho antigo se tornasse realidade. Ao encerrar a cerimónia o senhor Presidente da Câmara lembrou a importância deste novo espaço de culto no contexto geográfico de Resende, mas sobretudo no contexto social e religioso das suas gentes.
Pelas 17h teve início a eucaristia de acção de graças pelos 60 anos de vida sacerdotal do senhor Pe. Martins. A igreja paroquial encheu-se com a presença amiga de todos quantos quiseram demonstrar a sua amizade e reconhecimento por aquele que tem sido o timoneiro espiritual desta comunidade há 44 anos. A introdução deu o mote do espírito da celebração pelo seu significado, pelo seu simbolismo, pela sua oportunidade e justiça. Foi traçado um breve historial do senhor Pe. Martins acentuando o reconhecimento pelo muito que ele tem dado a esta terra que adoptou como sua. A eucaristia foi presidida pelo senhor Vigário Geral e concelebrada por quase todos os sacerdotes do arciprestado. Tomaram parte muitas autoridades civis, muitos familiares do senhor padre Martins e paroquianos de Resende e Felgueiras, sobretudo, participaram muitos amigos que quiseram manifestar o seu reconhecimento e sentido de gratidão àquele que tem servido Resende como poucos. Na sua homilia o senhor Vigário Geral fez referência ao reconhecimento pessoal e do senhor Bispo pela pessoa e pelo sacerdote e agradeceu ao senhor Presidente da Câmara pelo empenho e apoio na construção da nova igreja. Pediu ainda a todos que se empenhassem na construção da igreja material, mas principalmente na Igreja de pedras viva que somos.
Ponto alto da celebração foi o momento simbólico da entrega de um arranjo com 60 rosas vermelhas alusivas aos 60 anos de doação e serviço sacerdotais. Foi momento de emoção pelo simbolismo e significado. A eucaristia foi animada pelo grupo coral da paróquia de forma brilhante dando ritmo e alegria a esta celebração festiva.
Para encerrar as celebrações foi serviço um lanche-convívio na actual sede dos escuteiros em Minhães. Da ementa faziam parte dois porcos no espeto, arroz de feijão, uma grande variedade de aperitivos, bebidas para todos os gostos, bem como as sobremesas diversificadas entre bolos e fruta. Não faltou o caldo verde e o bolo de aniversário. Tudo concorreu para que se tornasse um fim de tarde muito agradável. Durante algumas horas, o convívio esteve animado e prolongou-se pela noite dentro. Não faltou a comida e a bebida, como não faltaram os amigos que, à volta do senhor Pe. Martins quiseram manifestar a sua alegria por tão memorável data.
Em meu nome pessoal quero agradecer à Câmara Municipal, na pessoa do senhor Presidente, por todo o apoio dado para a realização destas celebrações, bem como pela presença massiva de toda a vereação. Agradecer aos colegas sacerdotes, aos senhores presidentes de junta e demais autoridades civis, aos familiares do senhor Pe. Martins, aos diversos grupos paroquiais envolvidos na sua dinamização de modo muito particular ao Grupo Coral e aos Escuteiros e a toda a comunidade que se envolveu e quis marcar a sua presença. Por último, e porque os últimos são os primeiros, ao senhor Nelson Rodrigues e esposa pelo delicioso toque de culinária que a todos deliciou.
Que Deus a todos abençoe e conceda ao Senhor Pe. Martins muitos anos de vida e saúde para continuar connosco servido com o sorriso de sempre.
*Padre José Augusto
Ecos de Resende no suplemento "DN" Verão
O Diário de Notícias iniciou a publicação de um suplemento de Verão (férias à volta dos nossos rios), com saída às sextas-feiras. O 2.º número, publicado no dia 22 de Julho, é dedicado ao Douro. O nosso concelho é destacado por duas vezes.
Na secção "Pelas Margens do Douro), são focados distintamente Caldas de Aregos e o Penedo de S. João, sendo cada um dos apontamentos ilustrados por uma foto. Quanto a este último refere: "O miradouro de São João, no monte de São Romão, no concelho de Resende, permite mais uma vista surpreendente do rio Douro. Mas o que não deixa de ser menos surpreendente é a forma como o penedo se mantém equilibrado no alto do monte, permitindo as mais variadas explicações. Nem todas científicas". De facto (acrescento eu) , precisamos de relevar este miradoiro, em complemento ao de São Leonardo da Galafura. Do Penedo de São João os olhos também desfrutam de "um excesso de natureza".
Na secção "Produtos", também ilustrada com uma foto de grande destaque, é referida a cereja de Resende, "(...) responsável por 24 por cento da produção nacional de cereja, ou seja, cerca de 3 500 toneladas..."
É pena que as cavacas de Resende não apareçam, à semelhança da Broa de Avintes ou dos Rebuçados da Régua.
terça-feira, julho 26, 2011
Festa dos 50 anos do Seminário da Boa Nova, Valadares
As duas quintas contíguas (quinta da Boa Nova ou da Calçada e quinta do Penedo) foram adquiridas nos inícios de 1961 pela Sociedade Missionária Portuguesa, então com seminários em Tomar (Convento de Cristo), Cernache do Bonjardim e Cucujães. Logo em Setembro desse mesmo ano, 25 alunos, na sua maioria naturais de Trás-os-Montes e Douro, deram vida a uma vivenda (a Casa da Condessa) e a um anexo, tendo à frente uma equipa formadora, constituída pelo Reitor, Prefeito, Vice-Prefeito e Director Espiritual), onde fizeram o então 2.º ano, correspondente ao actual 6.º ano. No ano seguinte, veio nova "leva" do Convento de Cristo, onde fizeram também o então 2.º ano. A construção de raiz do novo seminário iniciar-se-ia anos mais tarde.
Foi para comemorar estes primeiros tempos do Seminário da Boa Nova de Valadares, com início em 1961, que se realizou uma festa no passado domingo, 24 de Julho, impulsionada pela ARM-Associação Regina Mundi (dos Antigos Alunos da Sociedade Missionária Portuguesa), cujo dinamismo muito se deve ao seu presidente, José dos Santos Ponciano. Esta iniciativa teve uma grande participação. A Sociedade Missionária e concretamente o Seminário de Valadares estão umbilicalmente ligados à Santa Sé e ao Papa. Por isso, o Núncio Apostólico, D. Rino Passigato, fez questão de participar nestas comemorações. Recorde-se que Paulo VI aquando da peregrinação a Fátima nas comemorações do cinquentenário das Aparições ofereceu um cheque de 150.00 dólares como contributo para a construção do novo Seminário.
O programa integrou uma vertente religiosa, de convívio e cultural. A missa, presidida pelo Sr. Núncio Apostólico e concelebrada por 13 sacerdotes, foi o momento alto. O almoço serviu de reencontro e para irmanar os presente com o bolo e os parabéns dos 50 anos, acompanhados de espumante. Uma sessão, onde se fez alguma história, foi aproveitada para apresentar um pequeno livro alusivo à efeméride "50 anos: Lembranças dos primeiros tempos" (edição da ARM), coordenado pelo Prof. Doutor Aires Nascimento, com textos de Aires Nascimento e André Marcos e de antigos alunos ( José Abílio Quina, Marinho Borges e Joaquim Alves Pereira). A marcar esta data fica um cruzeiro no exterior, benzido por D. Rino Passigato.
Anselmo Borges intervém em Semana de Estudos de Teologia em Universidade Espanhola
Anselmo Borges (na foto com o Núncio Apostólico, por ocasião da festa dos 50 anos do Seminário de Valadares, realizada no passado domingo) será um dos intervenientes da Semana de Estudos dedicada ao tema "Transformación de la teologia en la situación actual: pluralismo religioso y laicidad", organizada pela UIMP (Universidad International Menéndez Pelayo), e que decorrerá de 1 a 5 de Agosto em Santander.
segunda-feira, julho 25, 2011
Jornal de Resende – Edição de Julho
A Taça de Portugal de Remo, realizada nas Caldas de Aregos, a apresentação pública do novo Agrupamento Escolar de Resende, no Auditório Municipal de Resende, e a luta do resendense Marco Almeida pelo campeonato nacional de Slalom, são os temas centrais da edição de Julho do Jornal de Resende (JR).
Na publicação, a sair no final desta semana, destaca-se, também, a inauguração da nova sede dos Escuteiros de Resende, a geminação das freguesias de Resende e Montelavar (Sintra), o lançamento do livro “Anjo emprestado”, da autoria de Cristina Magalhães, e uma caminhada por terras de Felgueiras.
Nesta edição, Marinho Borges brinda os leitores do JR com uma nova rubrica intitulada “ Ao café com...”, iniciada com Amadeu Vasconcelos, Presidente da Junta de Freguesia de Cárquere. Terá, ainda, oportunidade de ler um artigo sobre o Dr. Brito de Matos, da autoria de Joaquim Correia Duarte, e uma publireportagem sobre “A Tília”, o novo restaurante bar da Avenida das Tílias, em Caldas de Aregos.
Outras notícias e os habituais artigos de opinião encerram a edição de Julho.
domingo, julho 24, 2011
Bênção da 1.º pedra da nova igreja de Resende
A paróquia de Resende esteve hoje em festa. Além da cerimónia da bênção da 1.a pedra da nova igreja, os paroquianos e amigos do Padre Martins celebraram os seus 60 anos de sacerdócio, dos quais 44 em Resende.
sábado, julho 23, 2011
Religião na responsabilidade
Anselmo Borges comenta no artigo, publicado hoje no DN, que pode ler aqui, o livro recentemente editado de Helmut Schmidt.
sexta-feira, julho 22, 2011
Festa e feira de S. Cristóvão
Serviço religioso
11h00-Missa campal
Feira de gado bovino
09h30 - Início do Concurso Pecuário de Bovinos de Raça Arouquesa
12h00 - Entrega de prémios relativos ao incentivo da criação de Bovinos de Raça Arouquesa do concelho de Resende
13h30 - Entrega de prémios relativos ao concurso pecuário de Bovinos de Raça Arouquesa
16h00 – Entrega de Prémios relativos à Mostra de Reprodutores
quinta-feira, julho 21, 2011
Rancho de Anreade comemora em 2011 25 anos da sua fundação
O programa está a ser elaborado e será dado a conhecer brevemente. Refira-se que a próxima deslocação do Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade ocorrerá a 30 de Julho e terá como destino Felgueiras, onde participará no 32.º Festival Internacional de Folclore desta cidade, organizado pelo Rancho Folclórico de Varziela.
quarta-feira, julho 20, 2011
Animação de Verão em S. Martinho de Mouros
É aguardada com grande expectativa a actuação, no dia 12 de Agosto, do mítico "PELE e OSSO", o inesquecível grupo dos anos 80. Volta com os seguintes elementos: Amadeu (baixo), João Faria (bateria), Jorge Rabaça (guitarra), Manuel João(teclas), Miguel Pimenta (guitarra), Quim Moreira (voz), Mourão (baixo), Tónio Vintém (guitarra) e Zé-Zé (guitarra e sax).
terça-feira, julho 19, 2011
Festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, em Granja, Ovadas
Dia 22 de Julho (6.ª feira)-Abertura das festas com música de instalação sonora
Dia 23 de Julho (sábado)-Grandioso arraial nocturno com a actuação do conjunto "TGV" até às 02h00 da madrugada
Dia 24 de Julho (domingo)-09h00: Entrada das bandas de música de Tarouca e d' "A Velha" de S. Cipriano, que percorrerão as povoações de Vila Pouca até à Panchorrinha; 11h30: Missa solene e Sermão, seguidos de Majestosa Procissão até ao Cruzeiro; 15h00: Concerto pelas famosas bandas e leilão de salpicões e restante fumeiro serrano; 21h00: Encerramento
segunda-feira, julho 18, 2011
Sons de Verão em Porto de Rei*
Resende é um concelho festeiro e rico em música tradicional, possui bandas musicais de renome nacional, vários grupos folcorico-etnográficos e uma diversidade juvenil que investe em música contemporânea, nacional e estrangeira.
Esta última encontrava-se num vazio promocional, com acesso limitado ao conhecimento público.
Esta última encontrava-se num vazio promocional, com acesso limitado ao conhecimento público.
Em 2009 dois jovens resendenses, percebendo a necessidade de dar visibilidade ás bandas de garagem, grupos musicais e os artistas de entretimento existentes no Concelho de Resende, apostaram num Festival diversificado e aliados ao Município, que apoiou e aplaudiu a ideia fazem a sua primeira edição, que viria a manifestar-se um pequeno sucesso.
O local escolhido seria o melhor; com características naturais e paisagísticas bastante atractivas, parque de merendas e infra-estruturas de apoio à restauração, piscinas de acesso gratuito, praia fluvial e bons acessos e estacionamento, a configuração escolhida rivaliza ainda com qualquer recinto de festivais de Verão que se realizam pelo país.
Encontra-se na confluência da rede viária regional, estando a meio caminho entre os concelhos de Resende, Baião, Mesão Frio, Régua e Lamego, servido com marina de atracagem pela via fluvial do rio Douro, é por ultimo a porta de entrada para o Douro Vinhateiro Património Classificado da UNESCO.
2010 é o ano de concretização e de marca da presença do festival que passou a ser uma necessidade inequívoca para a juventude da região, contando com a presença de sensivelmente 1000 pessoas no festival realizado.
Surge agora em 23 de julho a terceira grandiosa edição, desta feita, com maior visibilidade regional a grande aposta mantêm-se com mais brilho, mais cor e um cartaz ainda mais atractivo, com o intuito de valorizar e fazer crescer o já Famoso festival de Porto de Rei – Sons de Verão 2011.
*Apontamento transcrito do semanário "Douro Hoje", edição de 13-07-2011
domingo, julho 17, 2011
5o anos do Seminário de Lamego
Estando o Seminário Maior de Lamego a comemorar os 50 anos da abertura do actual edifício, a ASEL (associação dos antigos alunos dos Seminários de Lamego) vai associar-se activamente nestas comemorações do cinquentenário com a comparticipação das despesas inerentes a algumas actividades e celebrações previstas (lançamento de um livro, Recital Jubilar_Rão Kyao, etc), uma vez que, como é do conhecimento de todos, o Seminário de Lamego não tem receitas próprias que o permitam fazer.
Neste sentido, a ASEL lança um CAMPANHA de sensibilização a todos os aselistas e a todos os interessados para que, na medida das suas possibilidades, possam dar o seu contributo através de transferência bancária para a conta com o NIB 0035 0390 0004 7275 7309 8.
Para emissão de recibo é favor solicitar directamente para o endereço de email asel.seminario@gmail.com
Para mais informações:
(Lisboa) António Cândido Teixeira - 966 426 363
(Porto) Dr. Adão Sequeira da Fonseca - 963 510 210
(Geral) Avelino Pereira - 962 748 871
(SML-Reitor) Pe Paulo Alves - 964 344 565
sábado, julho 16, 2011
sexta-feira, julho 15, 2011
Bodas de Diamante Sacerdotais do senhor Pe. Martins e Benção da 1ª pedra da nova igreja de Resende*
No próximo dia 24 de Julho a paróquia de Resende está em festa. Celebramos dois grandes acontecimentos. Em primeiro lugar, damos graças a Deus pelas Bodas de Diamante Sacerdotais do senhor Pe. Martins. Em segundo lugar, fazemos a bênção da 1ª pedra da nova igreja, cujo projecto foi recentemente aprovado e já se encontra em execução.
Queremos, com o senhor Pe. Martins, dar graças a Deus pelo dom do seu sacerdócio que ao longo de 60 anos tem servido o povo de Deus na nossa diocese, dos quais 44 em Resende. Quis a vontade de Deus e dos homens que esta celebração coincidisse com o início dos trabalhos para a construção da nova igreja na vila de Resende. Por isso, quisemos associar à celebração das Bodas de Diamante, a bênção da 1ª pedra deste novo templo. Esta feliz coincidência é a “prenda” mais que merecida duma luta de várias décadas que sempre mobilizou o senhor Pe. Martins. Estamos felizes por poder conciliar este duplo acontecimento e celebrar com alegria o passado, pelo dom de 60 anos de sacerdócio e o futuro, pela esperança de uma nova dinâmica pastoral a partir da nova igreja que começa a ser uma realidade.
O programa das celebrações é o seguinte:
16h – Benção da 1ª pedra (no lugar da nova igreja)
17h – Eucaristia de acção de graças (na igreja paroquial)
18h – Lanche-convívio (na nova sede dos Escuteiros, em Minhães)
Contamos com a presença das autoridades locais, da comunidade, bem como dos familiares e amigos do senhor Pe. Martins.
*Pe. José Augusto
quinta-feira, julho 14, 2011
Paróquia de Anreade com blogue
É o blogue do pulsar da vida da Paróquia de Anreade. É o espelho da dedicação e do empenho pastoral do Padre Joaquim Correia Duarte. Dele ressalta a programação e a organização, que é dada a conhecer nas suas múltiplas vertentes. Nele está patente a aposta na catequese e na formação das crianças e jovens, a base do futuro sustentado da Igreja.
Pode ser consultado aqui e será colocado na coluna dos links deste blogue.
Do Padre João António Pinheiro Teixeira
Paixão de Deus pelos Homens*
€12,00
N.º Páginas: 168
Edição: 1ª
ISBN: 9789723015447
Dimensões: 14 x 21
É uma edição da Paulus Editora e pode ser adquirido aqui.
€12,00
Este livro é uma colectânea de reflexões do autor referentes a temas actuais, a partir de aspectos religiosos, humanos e sociais. Questiona o cristão sobre a sociedade europeia de hoje, com todas as suas problemáticas e valores. É um livro de Teologia Fundamental, de Sociologia e Antropologia Teológica muito adaptado à sociedade portuguesa. Texto reflectido, exuberante de informações culturais, com vasto espectro de proveniências. Um texto "mastigado" ao sentir das "vagas" teológicas essenciais que andam pela Europa.
Num tempo de incertezas e crises, é uma óptima leitura que ajuda na reflexão e busca de novos caminhos.
Autor: João António Pinheiro TeixeiraN.º Páginas: 168
Edição: 1ª
ISBN: 9789723015447
Dimensões: 14 x 21
É uma edição da Paulus Editora e pode ser adquirido aqui.
Junta de Freguesia de S. João de Fontoura atribui mais 300 euros para apoio à natalidade
Foram contemplados dois casais no passado dia 3 de Julho: i) o casal Jaime Pinto e Eulália Maria Pereira Pinto de Oliveira, residentes na Raposeira, pais de uma menina recém-nascida, Joana Matilde Oliveira Pinto; ii) o casal Sílvio Márcio Rodrigues Azevedo e Filipa Maria Veiga Ferreira Azevedo, residentes em Forjães, pais de um menino recém-nascido, David Manuel Ferreira Rodrigues de Azevedo.
quarta-feira, julho 13, 2011
terça-feira, julho 12, 2011
Campeonato do Mundo de Fórmula 4 e Campeonato Nacional de Motonáutica
Não perca um espectáculo de alta velocidade que promete agitar as águas do rio Douro.
Dia 16 de Julho
15h00 - Treinos Livres WC F4
17h00 - Treinos Cronometrados WC F4
18h00 - Treinos Cronometrados WC F4 (Top 6)
18h30 - Treinos Livres e Cronometrados PR 750 e T 850
Dia 17 de Julho10h00 - Treinos Livres WC F4
12h00/14h00 - Provas PR 750 e T850
15h00 - Campeonato do Mundo F4
16h30 - Entrega de Prémios
Dia 16 de Julho
15h00 - Treinos Livres WC F4
17h00 - Treinos Cronometrados WC F4
18h00 - Treinos Cronometrados WC F4 (Top 6)
18h30 - Treinos Livres e Cronometrados PR 750 e T 850
Dia 17 de Julho10h00 - Treinos Livres WC F4
12h00/14h00 - Provas PR 750 e T850
15h00 - Campeonato do Mundo F4
16h30 - Entrega de Prémios
segunda-feira, julho 11, 2011
Foto da saudosa Banda de Música de Paus
Esta foto foi remetida por Felisberto Almeida, presentemente a viver na Amadora e que se deslocou recentemente a Paus para participar na Festa de S. Pedro, à qual não assistia desde 1959, ou seja há 52 anos (fica a correcção relativamente a um apontamento anterior, quando fiz menção a este facto).
Esta foto histórica (bem velhinha) remonta aos finais dos anos 40 do século passado, tirada junto ao Santuário dos Remédios. O Felisberto ainda não faz parte do grupo, pois só começou a tocar na Banda em 1954, mas conseguiu identificar alguns dos elementos: i) o maestro, ao centro, é Alfredo de Almeida (do Origo); ii) ao lado esquerdo do maestro, está o Zé da Moça (pai do Felisberto); iii)ao lado direito do maestro, está o Albino da Meca (de Córdova); iv) e dispersos no grupo, encontram-se o Ferrão (de Moumiz), Joaquim Precaté (das Lajes), Luís Raites (das Lajes) e Antonino Loiça (das Quintãs).
domingo, julho 10, 2011
Degolou ex-companheira e ficou à espera da GNR*
Uma mulher de 20 anos foi, este domingo, pelas 9 horas, degolada pelo seu ex-companheiro, em Avões de Cá, Lamego. O alegado assassino cometeu o crime e esperou pela chegada da GNR com os dois filhos ao colo.
O alegado homicida, que terá entre 23 e 25 anos, e a vítima tinham dois filhos, um menino com quatro anos e um bebé com três meses, que, segundo testemunhos ouvidos pelo JN no local, ficaram ao colo do pai, enquanto este esperava pela GNR, à porta de casa.
Depois do crime, o alegado homicida terá ligado à sua mãe, que vive em Vila Verde, no concelho de Resende, confessando que tinha degolado a ex-companheira.
As crianças ficaram sob o cuidado da irmã da vítima, cujo corpo foi levado para o Gabinete de Medicinal Legal do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, ao início desta tarde de domingo.
O JN apurou que o casal terá mantido uma relação atribulada. Segundo familiares, a jovem terá sido vítima de violência doméstica durante o tempo que durou a relação.
A vítima terá, há cerca de uma semana, fugido de casa, na zona de Resende, e ido para Avões de Cá, onde um tio do alegado homicida lhe terá arranjado uma casa.
*Notícia e foto retiradas do Jornal de Notícias (link)
2º PASSEIO INTERNACIONAL DE CARROS ANTIGOS E CLÁSSICOS (DA CASA DO HOSPITAL DE SÃO TEOTÓNIO DE VISEU A PENEDONO) *
O TEMPO CONVIDAVA A UM PASSEIO E FOI O QUE FIZERAM 110 VELHAS GLÓRIAS DE QUATRO RODAS, ALGUMAS COM MAIS DE 80 ANOS, TODAS ESTIMADAS E CUIDADAS, PRECIOSAS RELIQUIAS.
AMANTES DOS MODELOS MAIS ANTIGOS DOS AUTOMOVEIS METERAM - SE Á ESTRADA ENTRE VISEU E PENEDONO NO 2º PASSEIO INTERNACIONAL DE CARROS ANTIGOS E CLÁSSICOS DA CASA DO HOSPITAL DE SÃO TEOTÓNIO DE VISEU. AO CHEGAREM A PENEDONO O SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL ( Sr. CARLOS ESTEVES ), BRINDOU OS PARTICIPANTES COM UM PORTO DE HONRA, SEGUIDO DE UMA VISITA AO CENTRO HISTÓRICO DE PENEDONO. APÓS O ALMOÇO CONVIVIO, O AUTARCA DISPONIBILIZOU QUATRO AUTOCARROS COM AR CONDICIONADO, E QUE TÃO BOM QUE FOI, POIS ESTEVE UM DIA COM 40 GRAUS, PARA SE FAZER UMA VISITA A ALGUNS PONTOS DE INTERESSE TURISTICO DO CONCELHO, SEGUIDAMENTE PELAS 19.00 HORAS FEZ-SE APRESENTAÇÃO DE DESPEDIDAS NO AUDITÓRIO MUNICIPAL.O PASSEIO TERMINOU COM UM JANTAR NO HOTEL DURÃO EM VISEU.
*Jaime Silva
Jornal "Sê..." Julho de 2011
Além do editorial, artigos formativos e notícias da vida do Agrupamento 1096 do CNE (Corpo Nacional de Escutas)-Paróquia de Resende, o "Sê..." faz também uma síntese da vida da Paróquia ocorridos em Junho, como baptizados (quatro), casamentos (um) e festas ou acontecimentos importantes (VII Encontro de Ministros Extraordinários da Comunhão no Seminário de Resende, Festa do Encerramento da Catequese, Festa do Corpo de Deus, associada à Festa da Comunhão Solene e Procissão de Fé, Festa de S. João com o Grupo de Jovens na residência paroquial e Festa de S. Pedro no Enxertado. Traz também o calendário de acontecimentos relevantes para Julho, como a Festa de Nossa Senhora do Carmo no dia 17, pelas 18h, na Santa Casa da Misericórdia e a Festa de S. Cristóvão no dia 25, dando especial realce às Comemorações dos 60 anos de sacerdócio do Padre Martins e à benção da primeira pedra da futura igreja de Resende, que terão lugar no próximo dia 24 de Julho.
O jornal pode ser lido aqui.
sábado, julho 09, 2011
sexta-feira, julho 08, 2011
quinta-feira, julho 07, 2011
Colóquios Igreja em Diálogo : "Quem foi (é) Jesus Cristo?"
Estes colóquios são o evento cultural mais fascinante de cada Outono. O seu coordenador, Anselmo Borges, selecciona um tema central, o qual é abordado por especialistas sob facetas e pontos de vista diferentes e até inesperados, que fazem sentido e podem dar sentido ao quotidiano.
O próximo colóquio, a realizar nos dias 8 e 9 de Outubro, já tem site (http://coloquiosigrejaemdialogo.com/), onde pode consultar o programa e efectuar a inscrição.
quarta-feira, julho 06, 2011
“Amigos de S. Cristóvão” realizaram IV percurso pedestre
Teve lugar no passado domingo, dia 3 de Julho. Os caminhantes começaram a chegar, a partir das 09h00, ao adro e espaço adjacente da igreja. Às 10hoo dirigiram-se para a missa dominical, que foi celebrada pelo Padre António Martins Teixeira, o qual saudou e desejou uma óptima caminhada aos participantes. “Congratulo-me por ver a igreja cheia de gente como acontecia há cerca de 50 anos. Vejo aqui muita gente desconhecida. Sejam bem vindos a esta terra e espero que todos tirem proveito desta iniciativa sob todos os aspectos (físico, cultural e social). Nós estamos no mundo de passagem e estas caminhadas, que hoje estão muito na moda, servem também para nos lembrar deste nosso peregrinar”, referiu no final da missa.
Após a foto de família no adro da igreja e da saudação e informações da direcção da Associação Amigos de S. Cristóvão (AASC), iniciou-se a caminhada com passagem pelo centro da povoação de Felgueiras, com paragens aqui e ali para as pessoas se poderem deter na vista de um canastro, de uma eira, de um fontanário , de uma ruela ou na passagem de um pequeno rebanho de ovelhas. Passámos depois junto da antiga escola (agora sede da AASC), descendo pela estrada municipal. Seguidamente, entrámos por um caminho antigo e por atalhos com passagem por terras cultivadas (com autorização do respectivo proprietário) , uma oportunidade para os mais novos, residentes na cidade, contactarem in loco com campos e talhões de batatas, milho e cebolas e árvores com os mais variados frutos. O Eng. Jorge Oliveira, natural de Felgueiras e residente no Porto, grande entusiasta destas caminhadas, não perdeu a oportunidade para chamar a atenção de pormenores interessantes, como quando, ao passar por uma mina, ter informado que há andorinhas que aí fazem os ninhos.
A chegada a Ferrós ocorreu por volta das 12h00, onde nos esperava um lanche retemperador em mesa posta na eira, situação propícia para uma amena cavaqueira. O Enf. Álvaro Matos Almeida não perdeu a oportunidade de recordar uma história (pelos vistos verídica, confirmada por um residente da aldeia) em que um senhor puxou de uma arma, mas, em vez de atingir o opositor, acertou em cheio no sino da capela, ali ao lado.
O regresso a Felgueiras efectuou-se pelo mesmo percurso até à estrada vinda de Cárquere, prosseguindo pela mesma até ao cruzamento da estrada Resende/Bigorne. Daqui os caminhantes “deram uma saltada” até Pimeirol, regressando a Felgueiras pelo caminho antigo, onde na sede da AASC tinham à espera uma grande sardinhada.
Está mais uma vez de parabéns a Associação Amigos de S. Cristóvão, designadamente o seu presidente, Nuno Pereira, por esta jornada de convívio, que contou com a maior participação de sempre (cerca de 80 pessoas, muitas delas residentes fora do concelho).
terça-feira, julho 05, 2011
"O Doente na Doença Funcional Digestiva: Visão Antropológica e Cultural" foi tema de conferência de Anselmo Borges*
*Integrada em Reunião Científica, promovida pelo Núcleo de Motilidade Digestiva da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia, que se realizou no passado sábado no Centro de Congressos dos HUC
António Borges inaugura sede dos Escuteiros de Resende: Nova sede situa-se na antiga escola de Minhães*
O Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, presidiu à inauguração da nova sede do Agrupamento de Escuteiros 1096 de Resende, numa cerimónia que decorreu no dia 2 de Julho.
As novas instalações, situadas no edifício da antiga Escola de Minhães, foram cedidas pela Câmara Municipal ao Agrupamento, através de contrato de comodato assinado entre as duas entidades, conforme deliberações camarárias de 15 de Abril de 2008 e 6 de Dezembro de 2010.
A cerimónia de inauguração integrou-se nas comemorações dos 15 anos do Agrupamento que decorreu durante todo o fim-de-semana com um programa de actividades diversificado. Assim, entre os dias 1 e 3 de Julho, na zona envolvente da sede decorreu um acampamento destinado a todos os escuteiros, no sábado para além da cerimónia oficial de inauguração e visita às novas instalações, teve lugar uma Missa Campal e um lanche convívio e no domingo procedeu-se à investidura de novos Guias.
O Chefe do Agrupamento, José Augusto Marques, agradeceu à Câmara Municipal o apoio monetário e logístico que tem permitido levar a cabo o plano de acção e proporcionar às crianças e jovens melhores actividades e acrescentou que temos primado por desenvolver uma cultura de participação e serviço na comunidade e fora dela. Sempre alerta para servir foi o lema que o nosso fundador nos deixou e que não esquecemos (...) e a comunidade de Resende tem evidências da nossa disponibilidade e deste espírito que vai deixando marcas de serviço.
Para António Borges esta é uma forma de, por um lado, criar novas dinâmicas nas freguesias e, por outro, voltar a utilizar com utilidade antigos edifícios escolares. É a partir do investimento associativo e dos cidadãos que conseguimos mobilizar as nossas populações.
*Gabinete de Comunicação e Imagem da CMR
Nova Unidade de Gestão Escolar: Agrupamento de Escolas de Resende
Todos os estabelecimentos de ensino, envolvendo a educação pré-escolar, ensino básico e secundário, encontram-se agrupados desde o passado dia 1 de Julho numa única unidade de gestão, com sede na Escola Secundária Dom Egas Moniz. O Presidente da Comissão Administrativa Provisória desta nova estrutura (Agrupamento de Escolas de Resende) é o Eng. Tuna, que era o Director do Agrupamento Vertical de Escolas. O Dr. António Carvalho, que era o Director da Escola Secundária Dom Egas Moniz, integra esta Comissão.
segunda-feira, julho 04, 2011
Festa em honra de S. Pedro de Paus
Decorreu no passado fim de semana. A missa e procissão foram abrilhantadas pela Banda de Música de Castro Daire. O sermão esteve a cargo do Sr. Cónego Esteves. A sessão de fogo de artifício foi espectacular e foi vista por mim em lugar estratégico, entre o Abadico e o Cimo das Lajes.
A missa teve um significado especial para algumas famílias, pois, durante a mesma, decorreu a comunhão solene de algumas crianças. A procissão foi muito concorrida.
Algumas pessoas, residentes fora de Paus, participaram nesta festa. Foi o caso de Felisberto Almeida, residente na Amadora, filho do Sr. Zé da Moça, que já não vinha à festa de S. Pedro há 59 anos.
domingo, julho 03, 2011
Festa em honra de Nossa Senhora da Visitação, na Talhada
Decorre tradicionalmente no primeiro domingo de Julho. O programa deste ano prolongou-se pelos dias 1, 2 e 3 de Julho. A missa e a procissão foram abrilhantadas pela Banda de Música "A Nova" de S. Cipriano. Muitas pessoas da Talhada, residentes fora, sobretudo em Lisboa, deram o seu contributo e estiveram presentes. Os residentes oferecem produtos da terra, sobretudo fumeiro, que é leiloado.
sábado, julho 02, 2011
A sociedade líquida
É este o título do artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode ler aqui.
sexta-feira, julho 01, 2011
Notícias do "Jornal de Resende" n' O Canastro
Os apontamentos relativos à Festa da Cereja em Sintra, da inauguração da Rota dos Cerejais em S. João de Fontoura e do convívio de Felgueirenses (mobilizados pelo facebook), publicados no Jornal de Resende (n.º de Junho de 2011) , podem ser consultados aqui.
Fim de semana em Felgueiras com teatro (sábado) e caminhada (domingo)
Clique na imagem para ampliar.
A inscrição ainda pode ser feita aqui (site da AASC-Associação Amigos de S. Cristóvão).
A inscrição ainda pode ser feita aqui (site da AASC-Associação Amigos de S. Cristóvão).
Subscrever:
Mensagens (Atom)























