domingo, julho 31, 2011

Os múltiplos interesses do ser humano

É o título do artigo de Anselmo Borges, publicado na edição electrónica de hoje do DN, que pode aqui.

sexta-feira, julho 29, 2011

Junta de Freguesia de Felgueiras organiza passeio

Amanhã, com itinerário por Tomar, Castelo Branco, Guarda e Viseu. Crianças/adolescentes e adultos a partir de 60 anos não pagam nada. Os restantes pagam 8 euros.

S. Martinho de Mouros com lar de idosos e centro de dia: Irmandade S. Francisco Xavier assina protocolo com Segurança Social

Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, presidiu à cerimónia de assinatura de protocolo de cooperação celebrado entre a Irmandade S. Francisco Xavier e o Instituto da Segurança Social, I.P., que decorreu no dia 24 de Julho e que contou, ainda, com a presença do Director do Centro Distrital da Segurança Social de Viseu, Manuel João Dias.
O protocolo assinado entre as duas entidades prevê o desenvolvimento de respostas sociais nas valências de Lar de Idosos, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário. Assim, a Irmandade S. Francisco Xavier garante o funcionamento de lar de idosos com capacidade para 30 utentes, centro de dia para 22 utentes e apoio domiciliário para responder às necessidades de 40 utentes, garantindo ainda a criação de 30 postos de trabalho.
Durante a cerimónia, António Borges salientou que “é um momento muito importante para S. Martinho de Mouros e também para o concelho. Estamos a criar agora importantes respostas para as populações mais idosas, mas não deixa de ser igualmente importante o reforço da oferta de emprego permanente na economia social, reforçando um significativo investimento feito nestas áreas, nos últimos anos”.
O Juiz da Irmandade S. Francisco Xavier, António Fonseca, agradeceu o apoio da Segurança Social, da Câmara Municipal e de todas as pessoas anónimas que contribuíram para que o projecto do lar de idosos avançasse no terreno e acrescentou que “com a assinatura deste protocolo a vida social dos nossos idosos, irá ter uma qualidade tal que lhes permitirá não só momentos de alegria e lazer como sentirem mais segurança e menos solidão, para além de um serviço que envolve toda a comunidade a que pertencemos”.
Recorde-se que a Irmandade S. Francisco Xavier é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) situada na Freguesia de S. Martinho de Mouros, em Resende. Para além da vertente social, dinamiza actividades culturais, sendo de referir o Grupo de Bombos “Bommouros”, que tem participado em festas populares por toda a região e pelo país; a escola de música “Musijovem”, com o objectivo de criar hábitos musicais nos mais jovens e publica, mensalmente, o Jornal “Ventos da Mogueira”.
Nos últimos anos tem organizado em colaboração com a Câmara Municipal a animação de verão em S. Martinho de Mouros com uma oferta diversificada de actividades culturais durante os meses de Julho e Agosto.

quinta-feira, julho 28, 2011

Festa em honra de Nossa Senhora dos Vales, em Vila Pouca-Ovadas

Decorrerá no fim de semana que se aproxima. No domingo, haverá missa campal, seguida de procissão ao Senhor da Boa Morte, em Rossão,  e retorno ao recinto da capela de Vila Pouca.
A festa será abrilhantada com a actuação da Banda de Música de S. Cipriano "A Velha".

quarta-feira, julho 27, 2011

Benção da 1.ª pedra da nova igreja em Bodas de Diamante Sacerdotais do Padre Martins*

O passado dia 24 de Julho foi dia de festa para a comunidade de Resende. Foi benzida a 1ª pedra da nova igreja já em início de construção na vila e celebrámos as Bodas de Diamante Sacerdotais do senhor Pe. Martins.
As celebrações começaram pelas 16h com a bênção da 1ª pedra da nova igreja no local onde as obras decorrem. Presidiu à cerimónia o senhor Vigário Geral da nossa Diocese e tomaram parte o senhor Presidente da Câmara, Presidente da Assembleia Municipal, Vereadores, Presidentes de Junta, Párocos, pessoal dos serviços técnicos da autarquia, membros do Conselho de Pastoral da Paróquia, arquitectos que conceberam o projecto, empreiteiro e demais membros da comunidade. As autoridades civis e religiosas, bem como o construtor, assinaram um pergaminho que foi colocado debaixo da primeira pedra assinalando a data do início da construção do templo. Depois decorreu a bênção, à qual se seguiram as palavras do Pe. Martins que lembrou rapidamente o historial deste projecto e agradeceu o empenho pessoal e institucional do senhor Presidente da Câmara para que este sonho antigo se tornasse realidade. Ao encerrar a cerimónia o senhor Presidente da Câmara lembrou a importância deste novo espaço de culto no contexto geográfico de Resende, mas sobretudo no contexto social e religioso das suas gentes.
Pelas 17h teve início a eucaristia de acção de graças pelos 60 anos de vida sacerdotal do senhor Pe. Martins. A igreja paroquial encheu-se com a presença amiga de todos quantos quiseram demonstrar a sua amizade e reconhecimento por aquele que tem sido o timoneiro espiritual desta comunidade há 44 anos. A introdução deu o mote do espírito da celebração pelo seu significado, pelo seu simbolismo, pela sua oportunidade e justiça. Foi traçado um breve historial do senhor Pe. Martins acentuando o reconhecimento pelo muito que ele tem dado a esta terra que adoptou como sua. A eucaristia foi presidida pelo senhor Vigário Geral e concelebrada por quase todos os sacerdotes do arciprestado. Tomaram parte muitas autoridades civis, muitos familiares do senhor padre Martins e paroquianos de Resende e Felgueiras, sobretudo, participaram muitos amigos que quiseram manifestar o seu reconhecimento e sentido de gratidão àquele que tem servido Resende como poucos. Na sua homilia o senhor Vigário Geral fez referência ao reconhecimento pessoal e do senhor Bispo pela pessoa e pelo sacerdote e agradeceu ao senhor Presidente da Câmara pelo empenho e apoio na construção da nova igreja. Pediu ainda a todos que se empenhassem na construção da igreja material, mas principalmente na Igreja de pedras viva que somos.
Ponto alto da celebração foi o momento simbólico da entrega de um arranjo com 60 rosas vermelhas alusivas aos 60 anos de doação e serviço sacerdotais. Foi momento de emoção pelo simbolismo e significado. A eucaristia foi animada pelo grupo coral da paróquia de forma brilhante dando ritmo e alegria a esta celebração festiva.
Para encerrar as celebrações foi serviço um lanche-convívio na actual sede dos escuteiros em Minhães. Da ementa faziam parte dois porcos no espeto, arroz de feijão, uma grande variedade de aperitivos, bebidas para todos os gostos, bem como as sobremesas diversificadas entre bolos e fruta. Não faltou o caldo verde e o bolo de aniversário. Tudo concorreu para que se tornasse um fim de tarde muito agradável. Durante algumas horas, o convívio esteve animado e prolongou-se pela noite dentro. Não faltou a comida e a bebida, como não faltaram os amigos que, à volta do senhor Pe. Martins quiseram manifestar a sua alegria por tão memorável data.
Em meu nome pessoal quero agradecer à Câmara Municipal, na pessoa do senhor Presidente, por todo o apoio dado para a realização destas celebrações, bem como pela presença massiva de toda a vereação. Agradecer aos colegas sacerdotes, aos senhores presidentes de junta e demais autoridades civis, aos familiares do senhor Pe. Martins, aos diversos grupos paroquiais envolvidos na sua dinamização de modo muito particular ao Grupo Coral e aos Escuteiros e a toda a comunidade que se envolveu e quis marcar a sua presença. Por último, e porque os últimos são os primeiros, ao senhor Nelson Rodrigues e esposa pelo delicioso toque de culinária que a todos deliciou.
Que Deus a todos abençoe e conceda ao Senhor Pe. Martins muitos anos de vida e saúde para continuar connosco servido com o sorriso de sempre.
*Padre José Augusto

Ecos de Resende no suplemento "DN" Verão

O Diário de Notícias iniciou a publicação de um suplemento de Verão (férias à volta dos nossos rios), com saída às sextas-feiras. O 2.º número, publicado no dia 22 de Julho,   é dedicado ao Douro. O nosso concelho é destacado por duas vezes.
Na secção "Pelas Margens do Douro), são focados distintamente Caldas de Aregos e o Penedo de S. João, sendo cada um dos apontamentos ilustrados por uma foto. Quanto a este último refere: "O miradouro de São João, no monte de São Romão, no concelho de Resende, permite mais uma vista surpreendente do rio Douro. Mas o que não deixa de ser menos surpreendente é a forma como o penedo se mantém equilibrado no alto do monte, permitindo as mais variadas explicações. Nem todas científicas". De facto (acrescento eu) , precisamos de relevar este miradoiro, em complemento ao de São Leonardo da Galafura. Do Penedo de São João os olhos também desfrutam de "um excesso de natureza".
Na secção "Produtos", também ilustrada com uma foto de grande destaque, é referida a cereja de Resende, "(...) responsável por 24 por cento da produção nacional de cereja, ou seja, cerca de 3 500 toneladas..."
É pena que as cavacas de Resende não apareçam, à semelhança da Broa de Avintes ou dos Rebuçados da Régua.

terça-feira, julho 26, 2011

Festa dos 50 anos do Seminário da Boa Nova, Valadares

 As duas quintas contíguas (quinta da Boa Nova ou da Calçada e quinta do Penedo) foram adquiridas nos inícios de 1961 pela Sociedade Missionária Portuguesa,  então com seminários em Tomar (Convento de Cristo), Cernache do Bonjardim e Cucujães. Logo em Setembro desse mesmo ano, 25 alunos, na sua maioria  naturais de Trás-os-Montes e Douro, deram vida a uma vivenda (a Casa da Condessa) e a um anexo, tendo à frente uma equipa formadora, constituída pelo Reitor, Prefeito, Vice-Prefeito e Director Espiritual), onde fizeram o então 2.º ano, correspondente ao actual 6.º ano. No ano seguinte, veio nova "leva" do Convento de Cristo, onde fizeram também o então 2.º ano. A construção de raiz do novo seminário iniciar-se-ia anos mais tarde. 
 Foi para comemorar estes primeiros tempos do Seminário da Boa Nova de Valadares, com início em 1961, que se realizou uma festa no passado domingo, 24 de Julho, impulsionada pela ARM-Associação Regina Mundi (dos Antigos Alunos da Sociedade Missionária Portuguesa), cujo dinamismo muito se deve ao seu presidente, José dos Santos Ponciano. Esta iniciativa teve uma grande participação. A Sociedade Missionária e concretamente o Seminário de Valadares estão umbilicalmente ligados à Santa Sé e ao Papa. Por isso, o Núncio Apostólico, D. Rino Passigato, fez questão de participar nestas comemorações. Recorde-se que Paulo VI aquando da peregrinação a Fátima nas comemorações do cinquentenário das Aparições ofereceu um cheque de 150.00 dólares como contributo para a construção do novo Seminário.
O programa integrou uma vertente religiosa, de convívio e cultural. A missa,  presidida pelo Sr. Núncio Apostólico e concelebrada por 13 sacerdotes,  foi o momento alto. O almoço serviu de reencontro e para  irmanar os presente com o bolo e os parabéns dos 50 anos, acompanhados de espumante.  Uma sessão, onde se fez alguma história, foi aproveitada para apresentar um pequeno livro alusivo à efeméride "50 anos: Lembranças dos primeiros tempos" (edição da ARM), coordenado pelo Prof. Doutor Aires Nascimento, com textos de Aires Nascimento e André Marcos e de antigos alunos ( José Abílio Quina, Marinho Borges e Joaquim Alves Pereira).  A marcar esta data fica um cruzeiro no exterior, benzido por D. Rino Passigato.

Anselmo Borges intervém em Semana de Estudos de Teologia em Universidade Espanhola

Anselmo Borges (na foto com o Núncio Apostólico,  por ocasião da festa dos 50 anos do Seminário de Valadares, realizada no passado domingo) será um dos intervenientes da Semana de Estudos dedicada ao tema "Transformación de la teologia en la situación actual: pluralismo religioso y laicidad", organizada pela UIMP (Universidad International Menéndez Pelayo), e que decorrerá de 1 a 5 de Agosto em Santander.

segunda-feira, julho 25, 2011

Jornal de Resende – Edição de Julho

 A Taça de Portugal de Remo, realizada nas Caldas de Aregos, a apresentação pública do novo Agrupamento Escolar de Resende, no Auditório Municipal de Resende, e a luta do resendense Marco Almeida pelo campeonato nacional de Slalom, são os temas centrais da edição de Julho do Jornal de Resende (JR).
Na publicação, a sair no final desta semana, destaca-se, também, a inauguração da nova sede dos Escuteiros de Resende, a geminação das freguesias de Resende e Montelavar (Sintra), o lançamento do livro “Anjo emprestado”, da autoria de Cristina Magalhães, e uma caminhada por terras de Felgueiras.
Nesta edição, Marinho Borges brinda os leitores do JR com uma nova rubrica intitulada “ Ao café com...”, iniciada com Amadeu Vasconcelos, Presidente da Junta de Freguesia de Cárquere. Terá, ainda, oportunidade de ler um artigo sobre o Dr. Brito de Matos, da autoria de Joaquim Correia Duarte, e uma publireportagem sobre “A Tília”, o novo restaurante bar da Avenida das Tílias, em Caldas de Aregos.
Outras notícias e os habituais artigos de opinião encerram a edição de Julho.

domingo, julho 24, 2011

Bênção da 1.º pedra da nova igreja de Resende

A paróquia de Resende esteve hoje em festa. Além da cerimónia da bênção da 1.a pedra da nova igreja, os paroquianos e amigos do Padre Martins celebraram os seus  60 anos de sacerdócio, dos quais 44 em Resende.

sábado, julho 23, 2011

Religião na responsabilidade

Anselmo Borges comenta no artigo, publicado hoje no DN, que pode ler aqui, o livro recentemente editado de Helmut Schmidt.

sexta-feira, julho 22, 2011

Festa e feira de S. Cristóvão

Serviço religioso
11h00-Missa campal
Feira de gado bovino
09h30 - Início do Concurso Pecuário de Bovinos de Raça Arouquesa
12h00 - Entrega de prémios relativos ao incentivo da criação de Bovinos de Raça Arouquesa do concelho de Resende
13h30 - Entrega de prémios relativos ao concurso pecuário de Bovinos de Raça Arouquesa
16h00 – Entrega de Prémios relativos à Mostra de Reprodutores

quinta-feira, julho 21, 2011

Rancho de Anreade comemora em 2011 25 anos da sua fundação

O programa está a ser elaborado e será dado a conhecer brevemente. Refira-se que a próxima deslocação do Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade ocorrerá a 30 de Julho e terá como destino Felgueiras, onde participará no 32.º Festival Internacional de Folclore desta cidade, organizado pelo Rancho Folclórico de Varziela.

quarta-feira, julho 20, 2011

Animação de Verão em S. Martinho de Mouros

É aguardada com grande expectativa a actuação,  no dia 12 de Agosto,  do mítico "PELE e OSSO", o inesquecível grupo dos anos 80. Volta com os seguintes elementos: Amadeu (baixo), João Faria (bateria), Jorge Rabaça (guitarra), Manuel João(teclas), Miguel Pimenta (guitarra), Quim Moreira (voz), Mourão (baixo), Tónio Vintém (guitarra) e Zé-Zé (guitarra e sax).

terça-feira, julho 19, 2011

Festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, em Granja, Ovadas

Dia 22 de Julho (6.ª feira)-Abertura das festas com música de instalação sonora
Dia 23 de Julho (sábado)-Grandioso arraial nocturno com a actuação do conjunto "TGV" até às 02h00 da madrugada
Dia 24 de Julho (domingo)-09h00: Entrada das bandas de música de Tarouca e d' "A Velha" de S. Cipriano, que percorrerão as povoações de Vila Pouca até à Panchorrinha; 11h30: Missa solene e Sermão, seguidos de Majestosa Procissão até ao Cruzeiro; 15h00: Concerto pelas famosas bandas e leilão de salpicões e restante fumeiro serrano; 21h00: Encerramento

segunda-feira, julho 18, 2011

Sons de Verão em Porto de Rei*

Resende é um concelho festeiro e rico em música tradicional, possui bandas musicais de renome nacional, vários grupos folcorico-etnográficos e uma diversidade juvenil que investe em música contemporânea, nacional e estrangeira.
Esta última encontrava-se num vazio promocional, com acesso limitado ao conhecimento público.
Em 2009 dois jovens resendenses, percebendo a necessidade de dar visibilidade ás bandas de garagem, grupos musicais e os artistas de entretimento existentes no Concelho de Resende, apostaram num Festival diversificado e aliados ao Município, que apoiou e aplaudiu a ideia fazem a sua primeira edição, que viria a manifestar-se um pequeno sucesso.
O local escolhido seria o melhor; com características naturais e paisagísticas bastante atractivas, parque de merendas e infra-estruturas de apoio à restauração, piscinas de acesso gratuito, praia fluvial e bons acessos e estacionamento, a configuração escolhida rivaliza ainda com qualquer recinto de festivais de Verão que se realizam pelo país.
Encontra-se na confluência da rede viária regional, estando a meio caminho entre os concelhos de Resende, Baião, Mesão Frio, Régua e Lamego, servido com marina de atracagem pela via fluvial do rio Douro, é por ultimo a porta de entrada para o Douro Vinhateiro Património Classificado da UNESCO.
2010 é o ano de concretização e de marca da presença do festival que passou a ser uma necessidade inequívoca para a juventude da região, contando com a presença de sensivelmente 1000 pessoas no festival realizado.
Surge agora em 23 de julho a terceira grandiosa edição, desta feita, com maior visibilidade regional a grande aposta mantêm-se com mais brilho, mais cor e um cartaz ainda mais atractivo, com o intuito de valorizar e fazer crescer o já Famoso festival de Porto de Rei – Sons de Verão 2011.
*Apontamento transcrito do semanário "Douro Hoje", edição de 13-07-2011

domingo, julho 17, 2011

5o anos do Seminário de Lamego

Estando o Seminário Maior de Lamego a comemorar os 50 anos da abertura do actual edifício, a ASEL (associação dos antigos alunos dos Seminários de Lamego) vai associar-se activamente  nestas comemorações do cinquentenário com a comparticipação das despesas inerentes a algumas actividades e celebrações previstas (lançamento de um livro, Recital Jubilar_Rão Kyao, etc),  uma vez que, como é do conhecimento de todos, o Seminário de Lamego não tem receitas próprias que o permitam fazer.
Neste sentido, a ASEL  lança um CAMPANHA de sensibilização a todos os aselistas e a todos os interessados para que, na medida das suas possibilidades, possam dar o seu contributo através de transferência bancária para a conta com o NIB 0035 0390 0004 7275 7309 8.
Para emissão de recibo é favor solicitar directamente para o endereço de email asel.seminario@gmail.com
         Para mais informações:
         (Lisboa) António Cândido Teixeira - 966 426 363
         (Porto)  Dr. Adão Sequeira da Fonseca - 963 510 210
         (Geral)  Avelino Pereira - 962 748 871
         (SML-Reitor) Pe Paulo Alves - 964 344 565 

sábado, julho 16, 2011

sexta-feira, julho 15, 2011

Bodas de Diamante Sacerdotais do senhor Pe. Martins e Benção da 1ª pedra da nova igreja de Resende*

No próximo dia 24 de Julho a paróquia de Resende está em festa. Celebramos dois grandes acontecimentos. Em primeiro lugar, damos graças a Deus pelas Bodas de Diamante Sacerdotais do senhor Pe. Martins. Em segundo lugar, fazemos a bênção da 1ª pedra da nova igreja, cujo projecto foi recentemente aprovado e já se encontra em execução.
Queremos, com o senhor Pe. Martins, dar graças a Deus pelo dom do seu sacerdócio que ao longo de 60 anos tem servido o povo de Deus na nossa diocese, dos quais 44 em Resende. Quis a vontade de Deus e dos homens que esta celebração coincidisse com o início dos trabalhos para a construção da nova igreja na vila de Resende. Por isso, quisemos associar à celebração das Bodas de Diamante, a bênção da 1ª pedra deste novo templo. Esta feliz coincidência é a “prenda” mais que merecida duma luta de várias décadas que sempre mobilizou o senhor Pe. Martins. Estamos felizes por poder conciliar este duplo acontecimento e celebrar com alegria o passado, pelo dom de 60 anos de sacerdócio e o futuro, pela esperança de uma nova dinâmica pastoral a partir da nova igreja que começa a ser uma realidade.
O programa das celebrações é o seguinte:
16h – Benção da 1ª pedra (no lugar da nova igreja)
17h – Eucaristia de acção de graças (na igreja paroquial)
18h – Lanche-convívio (na nova sede dos Escuteiros, em Minhães)
Contamos com a presença das autoridades locais, da comunidade, bem como dos familiares e amigos do senhor Pe. Martins.

*Pe. José Augusto

quinta-feira, julho 14, 2011

Paróquia de Anreade com blogue

É o blogue do pulsar da vida da Paróquia de Anreade. É o espelho da dedicação e do empenho pastoral do Padre Joaquim Correia Duarte. Dele ressalta a programação e a  organização, que é dada a conhecer nas suas múltiplas vertentes. Nele está patente a aposta na catequese e na formação das crianças e jovens, a base do futuro sustentado da Igreja.
Pode ser consultado aqui e será colocado na coluna dos links deste blogue.