quinta-feira, maio 26, 2011
Livro do Prof. Doutor Paulo Alves "A Sabedoria-Definição, Multidimensionalidade e Avaliação" será apresentado em Viseu
O livro em epígrafe, da autoria do Padre Doutor Paulo Alves, sobejamente conhecido no nosso concelho, pois foi durante vários anos Vice-Reitor do Seminário de Resende, será apresentado em Viseu, no próximo dia 7 de Junho, pelas 16h15, no decorrer das VI Jornadas de Psicologia, cujo programa pode ser visto aqui.
Refira-se que o autor é actualmente Reitor do Seminário de Lamego e Professor e Coordenador do Curso de Psicologia do Instituto Piaget-Viseu.
O livro é, com algumas adaptações, a publicação da tese de doutoramento, defendida na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra.
quarta-feira, maio 25, 2011
Inauguração da Barca d' Aregos em Resende
Hoje, dia 25 de Maio, pelas 17h30, no Cais Fluvial de Caldas de Aregos vai ter lugar a cerimónia de inauguração da travessia da Barca d' Aregos.
A Barca d' Aregos vai iniciar o serviço regular da travessia do Rio Douro entre Baião e Resende, tornando-se num evento importante para os dois concelhos.
terça-feira, maio 24, 2011
Empreendedorismo na Escola Secundária Dom Egas Moniz: Uma realidade cada vez mais presente*
Decorreu no passado dia 20 de Maio, no Auditório Municipal de Resende, entre as 10 e as 16 horas, a apresentação pública dos projectos de empreendedorismo, realizados na Escola Secundária Dom Egas Moniz, no presente ano lectivo.
Tudo começou no ano passado, quando foi implementado o PNEE (Projecto Nacional de Educação para o Empreendedorismo), uma iniciativa do Ministério da Educação e da DGIDC (Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular) abraçada pela Escola Secundária. Teve, desde logo, a colaboração da Net Porto e Bic Minho e também os parceiros ACER, APROCER, Embalagens Namora e Câmara Municipal de Resende. Da comissão fazem ainda parte a Direcção da Escola, os serviços especializados de Apoio Educativo/Serviços de Psicologia e Orientação, um representante de cada ano escolar do 3.º ciclo e do ensino secundário, um representante dos pais e Encarregados de Educação, um Assistente Operacional e, a partir deste ano, um representante da UTAD.
Dessa primeira fase, surgiram diversos projectos, em que um em especial, o CERCAIXARES, desenvolvido pelo aluno Fernando Vieira (9.º A), em parceria com o seu primo Jorge e o produtor de caixas Sr. Namora, teve um êxito quase inesperado. Conceberam uma caixa para cerejas de tal maneira inovadora que está já em vários mercados nacionais, com um volume de vendas considerável. O registo da patente foi feito na UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), no dia 24 de Fevereiro, com o número 2252, e a apresentação aos produtores de cereja realizou-se no dia 12 de Abril.
Foi este o exemplo divulgado por toda a comunidade escolar e acreditamos que pode ter servido de incentivo para que no presente ano fossem realizados projectos absolutamente fantásticos. Desenvolveram-se na Área de Projecto e envolveram alunos de diversas turmas. Presidiram à sessão de abertura o Director da Escola Dom Egas Moniz, Dr. António Carvalho; o Sr. Vereador da Câmara Municipal, Albano Santos; o Coordenador da Equipa de Apoio às Escolas, Dr. César Carvalho e, em representação da UTAD, a Dr.ª. Carla Gonçalves. Antes das apresentações, fomos brindados com uma extraordinária coreografia, com caixas de cereja, executada pelo grupo “Ceranima” (11.º D).
Sob a orientação do Professor Adérito Lopes tomámos conhecimento dos diferentes projectos. A iniciar, uma extraordinária história infantil, do projecto “Ler é Ver” (12.º B), escrita em Braille e lida por um colaborador invisual, Sr. José Borges; “Licorcer” (8.º D), que produziu um delicioso licor de cereja; “Biscoitos de Cereja” (7.º A), que nos criaram, desde logo, água na boca; “Cherry Doll” (10.º B), apresentou-nos uma engraçada boneca com enchimento de caroços de cereja; “Psicodominó” (10.º B), um dominó em madeira com desenhos de cerejas. Pelo meio, ainda tivemos tempo de provar o licor e os biscoitos deliciosos, que serviram de aperitivo para o almoço.
À tarde fomos brindados com mais uma animação proporcionada pelo grupo “Ceranima” (11.º D), desta vez uma amostra de um baile tradicional. Foi uma maneira descontraída de reiniciar os trabalhos. Seguiu-se “Bancas e Uniformes” (11.º C), deu-nos a conhecer uma maqueta de banca para venda de cereja e um avental para ser utilizado como uniforme no processo de venda; “Cercaixares” (9.º A), pela voz do Fernando, do Jorge e do Sr. Namora, mais um testemunho da sua bem sucedida criação; outra caixa diferente, concebida para um determinado cliente, foi apresentada pelo Sr. Namora, enquanto parceiro do PNEE e entusiasta desta ideia do empreendedorismo. “Guloseimas de Resende” (9.º C) foi outra das grandes novidades. Trata-se de uma loja de venda de produtos de referência de Resende, nos diversos campos: artesanato, gastronomia, frutos, vinhos, recordações, livros. “Cerdoce” (7.º D), um delicioso doce de cereja; “Cerise” (8.º D), que teve como entidade parceira a pastelaria “O Sonho”, não ficou atrás de nenhum outro, já que nos apresentou um excelente bolo de cereja. “Cherry Ice Cream” (7.º D), foi mais uma tentação, porquanto quando provámos aquele saboroso gelado soube-nos a pouco. “Acessórios de Moda” (7.º B), uma ideia bonita, concebida para criar bijutarias: anéis, pulseiras e brincos, com materiais leves, acondicionados numa caixa com um desenho de cereja. A terminar, nada melhor que “Cereja Fashion” (7.º D). O grupo ornamentou t-shirts com motivos de cereja pintados à mão.
Mais palavras para quê? São jovens com dinamismo, ideias promissoras e marcam a sua posição, de forma determinada, na defesa dos seus princípios. São ingredientes fundamentais para se ter sucesso na vida. O essencial já possuem, oxalá não se deixem vencer ao primeiro obstáculo.
Está concluída a segunda fase do PNEE, para o ano os trabalhos prosseguirão.
*Texto elaborado pela Prof. Orísia Olhero Macedo
Escola Profissional de Resende, entregou diplomas de Formação Modular Creditada*
Na passada 6.ª feira, dia 20 de Maio, a Escola Profissional de Resende, com o apoio do Sindicato dos Profissionais de Seguros de Portugal, entregou diplomas a 23 formandos, que frequentaram o modular”Organização e Manutenção de Arquivo” com a carga horária de 25 horas, que terminou em Dezembro de 2010.
Para além dos responsáveis da Escola Profissional de Resende, marcaram presença na cerimónia de entrega de diplomas, a Coordenadora Nacional dos Modulares, do SISEP (Sindicato dos Profissionais de Seguros de Portugal) Ana Moitas e os Vereadores da Autarquia de Resende, Dulce Pereira e Albano Santos.
*Notícia elaborada por Aquilino Rocha Pinto
Alunos do 9.º ano do Externato D. Afonso Henriques participaram na I Jornada de Museologia em Resende*
No dia 21 de Maio, Sábado, realizou-se no Auditório Municipal de Resende a I Jornada de Museologia em Resende subordinada ao tema "A importância dos museus locais e regionais".
A iniciativa, numa organização da Câmara Municipal de Resende, contou com a presença do Dr. António Nabais (Presidente da Assembleia da APOM – Associação Portuguesa de Museologia e Professor Universitário de Museologia), Dr. Agostinho Ribeiro (Director do Museu de Lamego) e Dr. Arménio Vasconcelos (Director do Museu de Território do Vale do Paiva).
No âmbito da disciplina de Educação Visual, mais concretamente no seguimento do trabalho anteriormente desenvolvido no Museu Municipal de Resende, que consistiu numa visita diferente ao museu, onde os alunos puderam passar mais tempo a observar as peças desenhando-as, foram convidados a participar na jornada, por forma a ficarem a conhecer melhor o conceito de "Museu".
Os alunos do 9º Ano (Ana Beatriz, Henrique, Pedro, Rui Fernandes, Ana Raquel, Afonso, Sandra, José Sabença, Duarte Ramalho e Miguel Saraiva) foram exemplares na participação, demonstraram o sentido de responsabilidade e educação a que todos estamos habituados no Externato.
Foram várias vezes elogiados pelos oradores pela sua presença na jornada e pelo seu interesse na preservação da identidade cultural de Resende.
Estes alunos contribuíram de forma exemplar pelo interesse que demonstraram em participar na actividade, uma vez que esta se realizou num sábado e colheram um pouco mais de cultura, ferramenta indispensável para quem o estudo não é apenas um pretexto para ir á escola.
*Texto do Prof. José Vicente
«O Milagre do Frade Fradinho»
Como vem sendo hábito anualmente, os professores, funcionários e alguns alunos do Externato D. Afonso Henriques reunirem-se para representarem uma peça a apresentar à comunidade escolar.
O ano de 2011 não foi excepção. A peça encenada e representada este ano intitula-se de «O Milagre do Frade Fradinho» e deve-se a sua autoria ao professor Francisco Magalhães.
Depois de suas semanas de ensaios, a peça foi representada no dia 6 de Maio em duas sessões, uma primeira à tarde, para toda a comunidade escolar (alunos, professores e funcionários) e outra à noite, pelas 21h30 para todos os interessados.
De cariz cómico, a história da peça incide sobre um mosteiro de frades, agora dirigido por três frades vindos de Roma. São estes que procuram deixar bem vincada a sua forma de ser, que vai contra os princípios que até então se viviam no Mosteiro, chefiado pelo abade Matias, que se ausentou por motivos de saúde graves. Há que continuar, e os novos frades, os noviços, têm que ser ordenados. Mas como? Surgiu a ideia por parte dos três malvados de os obrigar a fazerem milagres. Para conseguirem, os noviços recorreram a todos os rendeiros das terras do Mosteiro, para tentarem enganar os maus. Assim se desenrola a peça, que tem o seu ponto alto perto do final, quando aparece junto de todos, o abade Matias, curado por um milagre do Frade Fradinho.
A representação contou com a presença de 26 actores que se empenharam para satisfazer as vontades exigentes de um público, nem sempre fácil de dominar.
A peça foi bem executada e sucedida e por isso raiaram novos convites, um de a representarmos em Souselo, a convite do professor Bruno Rocha como acção de solidariedade para a construção de um lar de idosos; uma outra para a população de Barrô, a convite do Padre Vasco.
A actuação em Souselo decorreu na tarde do dia 15 de Maio para uma plateia agradável. Foram bastantes os Souselenses que se associaram a esta nobre causa.
Em Barrô, será no próximo dia 27 de Maio que todos os interessados podem viver duas horas de verdadeira emoção, onde a gargalhada está sempre presente!
Agradecemos a todos os que nos têm apoiado, nomeadamente o professor Francisco Magalhães por nos ter convidado a entrar mais uma vez na peça anual.
Texto de José Pereira;Sara Alves;Susana Silva;Tatiana Loureiro, alunos do 12ºA do Externato D. Afonso Henriques (Resende)
segunda-feira, maio 23, 2011
Presença de Resende na ARM
Decorreu no passado fim de semana, em Fátima e Tomar, o Encontro Nacional da ARM (Associação Regina Mundi, que congrega os antigos alunos da Sociedade Missionária da Boa Nova), em que participaram dois elementos de Resende, o autor deste blogue e o seu irmão Vítor Borges.
No sábado, dia 21, teve lugar em Fátima a Assembleia Geral, que elegeu os órgãos sociais para o triénio 2011/2014. No domingo, a ARM transferiu-se para o Convento de Cristo, em Tomar, onde foi celebrada missa e foi servido o almoço. Importa referir que parte do Convento de Cristo foi, até aos inícios dos anos noventa do século passado, um dos Seminários da Sociedade Missionária, onde estudavam os alunos dos 1.º e 2.º anos. Essas instalações tinham sido cedidas pelo Estado e retornaram ao Estado. A missa foi celebrada na antiga capela e o almoço foi servido no grande refeitório dos "frades", onde voltaram a comer os antigos alunos que por aqui passaram.
Esta associação encontra-se num patamar de grande dinamismo, estando a concretizar projectos de apoio em terras de missão, designadamente o projecto "Um Sorriso Para Ti", que tem como objectivo ajudar crianças carenciadas, o que levou a que muitas delas tivessem acesso à escola. Tem editado vários livros. E colabora nas actividades da Sociedade Missionária. Devido ao óptimo trabalho desenvolvido nos últimos três anos, todos os participantes foram unânimes na recondução do presidente cessante, José Domingues dos Santos Ponciano, que integrou nos órgãos sociais muitos dos elementos da equipa anterior, entre os quais Vìtor Borges.
Uma palavra de grande apreço, dirigida ao Superior Geral da Sociedade Missionária, Padre Albino dos Anjos, que acompanhou em permanência este Encontro. Presidiu aos trabalhos da Assembleia Geral; acompanhou os armistas na visita ao Convento de Cristo; celebrou a missa; e almoçou com todos os presentes.
Uma palavra de grande apreço, dirigida ao Superior Geral da Sociedade Missionária, Padre Albino dos Anjos, que acompanhou em permanência este Encontro. Presidiu aos trabalhos da Assembleia Geral; acompanhou os armistas na visita ao Convento de Cristo; celebrou a missa; e almoçou com todos os presentes.
No próximo fim de semana: Festival da Cereja de Resende
Mais de uma centena de produtores e vendedores de cereja são esperados no Largo da Feira, em Resende, onde venderão toneladas de cereja a preços convidativos, a partir das 10 horas de sábado, dia 28 de Maio, sempre acompanhados pela animação de rua e animação musical.
Tal como no ano passado, também este ano a autarquia de Resende estabeleceu uma parceria com a CP e a empresa de autocarros JoaltoDouro para facilitar a viagem até à festa. Assim, a CP durante os dois dias disponibilizará horários de comboio especiais entre as estações do Porto e da Ermida, sendo que os visitantes terão à sua espera na estação um autocarro que fará a ligação até ao centro da Vila e, no final da tarde, o mesmo transporte assegurará a ligação de Resende à estação.
Recorde-se que Resende é responsável por 24% da produção nacional de cereja, ou seja, cerca de 3500 toneladas por ano, e esta é uma forma de valorizar um produto diferenciador e que tem uma grande repercussão na economia local.
domingo, maio 22, 2011
Apresentação dos projectos de educação para o empreendedorismo
A apresentação dos projectos de empreendedorismo dos alunos da Escola Secundária D. Egas Moniz teve lugar na passada sexta-feira, no Auditório Municipal. Tal como no ano transacto, os projectos tiveram como tema "A Cereja", o fruto emblemático de Resende, tendo tido grande adesão por parte dos alunos e dos professores e a colaboração e apoio de várias entidades. Um dos projectos "incubados" já está ao serviço dos empresários, dos vendedores e de todos os resendenses , que é uma sugestiva caixa de transporte de cerejas.
Jardim em Maio
Como diria o outro, eu também falo com as plantas. Fico contente por estar com elas e elas ficam ainda mais contentes, sobretudo em Maio.
sábado, maio 21, 2011
"A Igreja ainda tem salvação?"
É este o título do artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode ler aqui.
sexta-feira, maio 20, 2011
Dr. Francisco Borges publica "O Crime de Desobediência à Luz da Constituição", na Almedina
O objecto deste estudo é a delimitação do conteúdo normativo do crime de desobediência à luz da Constituição, mais precisamente do princípio da legalidade e do princípio da necessidade da pena. Parecendo ser elevada a frequência do crime de desobediência, uma eventual questão de constitucionalidade apresenta, desde logo, um interesse prático imediato. Contudo, na medida em que a rigorosa delimitação do conteúdo de princípios constitucionais é sempre uma tarefa difícil, que exige a aplicação prática dos princípios em casos concretos, pretende-se que este estudo não seja apenas relevante para quem se interesse particularmente pelo crime de desobediência, mas também que contribua para a discussão em torno dos dois princípios constitucionais em causa.
Este livro é, com pequenas alterações, a publicação da tese de mestrado do Dr. Francisco Borges, defendida na Universidade Nova de Lisboa e classificada com 18 valores, tendo sido considerada de grande relevância pelos seus mestres e de grande interesse para os magistrados, advogados e todos os que têm de ponderar, avaliar e debater-se com estas matérias e, por isso, agora publicada. No âmbito das obras de direito, tem sido o livro mais vendido pela Almedina (link).
Recorde-se que Francisco Borges, doutorando em direito, é filho de Vítor Borges, natural de Paus-Resende, e advogado em Lisboa. Francisco Borges está muito ligado ao nosso concelho, onde passou muitos dos seus períodos de férias e onde continua a deslocar-se com muita frequência.
Biscoitos de cereja é um dos projectos do Programa Empreendedorismo da Escola Secundária D. Egas Moniz
Ingredientes:
100 gramas de manteiga
125 gramas de açúcar
260 gramas de farinha de trigo
1 ovo
Preparação:
Misturar bem todos os ingredientes até que não agarre nas mãos. Fazer “cobrinhas” com a massa sobre o tabuleiro e usar farinha para salpicar. Cortar a “cobrinha” do tamanho necessário para fazer o “biscoito cereja”. De seguida, passar por açucar refinado e colocar tudo num tabuleiro para ir ao forno. Após estar obtido uma cor dourada, retirar do forno e rechear com doce de cereja. Depois é só meter à boca…
Nota: Esta é uma receita original da autoria da Ana Teixeira, Joel Nunes, Luís Miguel e Tânia Lamego, alunos do 7.º A, devidamente assessorados pelo Professor Paulo Sequeira.
quinta-feira, maio 19, 2011
"Jornal de Resende" – Edição de Maio
O Concurso Público Internacional das Caldas de Aregos, a lançar brevemente pela Câmara Municipal de Resende, tendo por objectivo a escolha de um parceiro privado para desenvolver, conjuntamente com a autarquia, o “Empreendimento Turístico das Caldas Aregos” é o tema central da edição de Maio do Jornal de Resende.
Na edição, a sair no final desta semana, destaca-se, também, a criação de uma caixa gourmet pelos alunos da Escola Secundária Dom Egas Moniz, as Jornadas Internacionais de Empreendedorismo, Ensino e Voluntariado, realizadas no Teatro Sérgio Conceição, em Lamego, que debateram Caldas de Aregos, a comemoração do 36.º Aniversário do 25 de Abril e histórias de uma vida… em Feirão.
Terá, ainda, oportunidade de ler sobre um grupo de Resendenses ao leme d’O Apeadeiro, em Sintra, dois jovens resendenses, Hugo Rabaça e José Pereira, premiados pela Federação Portuguesa de Voleibol, o Encontro Nacional da ASEL, em Castro Daire, entre outras notícias e artigos de opinião.
quarta-feira, maio 18, 2011
XII ANIVERSÁRIO DRAGÕES DE RESENDE: Dia 22 de Maio
Programa:
09h15-6.ª Caminhada Azul Branca (inscrições na sede)
11h00-Bombos pelas ruas da vila
11h30-Concerto musical na sede pela Orquestra da Banda "A Nova" de S. Cipriano
12h30-Hastear da bandeira na sede dos Dragões
13h00-Almoço: porco no espeto e churrasco (inscrições na sede: sócios grátis; acompanhantes 3 euros)
14h30-Bombos pelas ruas
17h00- Final da Taça de Portugal entre o FC Porto-Guimarães
09h15-6.ª Caminhada Azul Branca (inscrições na sede)
11h00-Bombos pelas ruas da vila
11h30-Concerto musical na sede pela Orquestra da Banda "A Nova" de S. Cipriano
12h30-Hastear da bandeira na sede dos Dragões
13h00-Almoço: porco no espeto e churrasco (inscrições na sede: sócios grátis; acompanhantes 3 euros)
14h30-Bombos pelas ruas
17h00- Final da Taça de Portugal entre o FC Porto-Guimarães
terça-feira, maio 17, 2011
Anselmo Borges na Madeira para conferência e apresentação de livro
Na próxima quinta-feira, dia 18 de Maio, Anselmo Borges proferirá na Universidade da Madeira uma conferência subordinada ao tema "Religião/Religiões e Diálogo Intercultural e Inter-religioso".
No domingo, dia 22 de Maio, pelas 17h30, apresentará o livro E Deus Criou a Mulher, coord. Anselmo Borges e Isabel Caldeira, edição Nova Delphi , no Átrio do Teatro, no âmbito da 37.ª Feira do Livro, do Funchal.
Um colóquio, organizado por Anselmo Borges, está na origem deste livro. A partir de uma colaboração da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – no quadro do Mestrado e Doutoramento em Estudos Feministas, que integra também um seminário sobre “Mulheres e Religiões” – e do Instituto Universitário Justiça e Paz, teve lugar na Faculdade de Letras um Colóquio subordinado ao tema “Mulheres e Teologia”. E Deus Criou a Mulher – Mulheres e Teologia é o resultado desse colóquio que a Nova Delphi agora apresenta.
domingo, maio 15, 2011
Cerejas de Resende
Fotos tiradas esta manhã para fazer inveja a quem não teve a sorte de nascer em Resende. Com este calor, as cerejas têm de ser escoadas rapidamente. Estão a ser vendidas no produtor a um euro. No Continente, em Coimbra, eram compradas, ontem, a três euros e noventa cêntimos.
sábado, maio 14, 2011
"Deus e o mal"
É este o título do artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que vale a pena ler, podendo-o fazer aqui.
sexta-feira, maio 13, 2011
Colecção de Joaquim Pinto (no Museu Municipal até 22 de Maio) em destaque no Jornal de Resende*
Foram muitas as pessoas que estiveram presentes na inauguração da exposição de peças de barbearia e cabeleireiro, de Joaquim Pinto, que teve lugar no passado dia 15 de Abril. Vários clientes e amigos deslocaram-se de vários pontos do país para o evento. Entre as personalidades da vida local, marcaram presença Maria Teresa Pais dos Santos, Presidente da Assembleia Municipal, Dulce Pereira, Fernando Teixeira e Albano Santos, Vereadores da Câmara Municipal, e Manuel Chaves, Presidente da Junta da Freguesia de Paus. Dulce Pereira, em nome do Executivo Camarário, enalteceu a originalidade e a riqueza das peças em exposição, tendo referido que a mesma irá permitir a todos os visitantes, designadamente aos alunos das escolas, conhecer as actividades que foram sendo acometidas aos barbeiros ao longo da história e os vários instrumentos que foram sendo utilizados. Joaquim Pinto mostrou-se muito emocionado por, finalmente, poder expor na sua terra e dar a conhecer aos seus conterrâneos algumas das peças da sua numerosa colecção. Durante cerca de quarenta minutos explicou aos presentes para que serviam e como se usavam os diversos instrumentos, tendo contextualizado historicamente cada um deles.
Esta colecção, fruto da pesquisa e muita dedicação de Joaquim Pinto, foi iniciada há cerca de 30 anos e é considerada, dentro do seu género, uma das mais completas do mundo, estando disponível na Net, em forma de museu digital. “As peças aqui expostas servem também para mostrar a evolução do ofício de barbeiro ao longo dos tempos. Antigamente este profissional fazia pequenas cirurgias e curativos e era ele que tirava, tratava e fazia a limpeza dos dentes. Em séculos passados, havia também barbeiros ambulantes, que andavam de terra em terra a oferecer os seus serviços, que chegavam a incluir sangrias, aluguer de sanguessugas, vendas de raízes e benzeduras para os males do espírito”, contou Joaquim Pinto no decurso da visita à exposição.
Joaquim Pinto nasceu na freguesia de S. Martinho de Mouros, em 1942, onde viveu até aos 18 anos. Aqui tratou das terras, guardou gado e chegou a ir ao Douro carregar cestos vindimos. Aos 24 anos teve o primeiro emprego numa barbearia, o seu sonho de sempre, que lhe adveio do contacto com um tio, barbeiro em S. Martinho de Mouros. Em 1976, com 34 anos, instalou-se por conta própria, primeiro com o irmão e depois sozinho, no Centro Comercial Apolo 70, em Lisboa, onde transformou o salão Pinto’s Cabeleireiros numa referência nacional nas artes de bem pentear e cortar cabelos.
*Notícia publicada no número de Abril de 2011
quinta-feira, maio 12, 2011
Escola Secundária D. Egas Moniz ficou em 1.º lugar no Concurso Inês de Castro
Nos 2.º e 3.º lugares, ficaram respectivamente a Escola Básica e Secundária Prof. Mendes dos Remédios, de Nisa, e a Escola Secundária D. Inês de Castro, de Alcobaça. Estas posições respeitam ao ensino secundário, já que foram estabelecidos também três vencedores para o 2.º ciclo e outros três vencedores para o 3.º ciclo.
Refira-se que o Concurso Inês de Castro é uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura e da Fundação Inês de Castro, com o patrocínio da YDreams. Os Percursos de Pedro e Inês, na modalidade de Caça ao Tesouro, foram o desafio proposto para o concurso respeitante ao ano lectivo 2010/2011.
Parabéns ao Professor responsável, Dionísio Alberto Ferreira, e aos valorosos alunos concorrentes, que assim prestigiam Resende.
quarta-feira, maio 11, 2011
"Douro Azul" promove campanha da cereja de Resende em cruzeiros
A partir do dia 14 de Maio, nos cruzeiros diários da Douro Azul, vai decorrer a campanha das cerejas, em que os clientes serão surpreendidos com a oferta daquele fruto nos programas Porto/Régua/Porto e Porto/Pinhão/Porto.
A empresa portuguesa de cruzeiros fluviais privilegiou para esta campanha as cerejas de Resende, comprando directamente ao produtor, reforçando assim os valores de responsabilidade social.
A campanha que irá durar até 12 de Junho visa promover junto dos turistas nacionais e internacionais a cereja do Douro, um fruto de qualidade e tradicional da região.
Mais informações sobre os programas e reservas de cruzeiros diários estão disponíveis on-line em http://www.douroazul.pt/, através do nº. 22 340 25 00 ou na Loja DouroAzul na Estação de S. Bento nº. 22 201 42 92.
Viagens e momentos de sonho, que passam por Caldas de Aregos e pelo veleiro "Libertu's"
É uma organização do operador turístico Entremares (link). Esta sugestão foi apresentada no suplemento "Fugas"/Público do último sábado.
terça-feira, maio 10, 2011
I Jornada de Museologia em Resende
Clicar no cartaz para ampliar.
Descarregue aqui a ficha de inscrição, a qual deverá ser feita até ao dia 20 de Maio via email para o seguinte endereço: museu@cm-resende.pt ou enviada para o Museu Municipal de Resende ao cuidado de Carla Vicente.
segunda-feira, maio 09, 2011
"A lição de Resende" * (Ou a abençoada publicidade de Miguel Esteves Cardoso às cerejas de Resende)
Aprendo com os meus erros. Mas não é à primeira nem à segunda. Passo a palavra ao meu novo jornal favorito, o Notícias de Resende (http://www.noticiasderesende.com) que me deu um exemplo de cortesia, pena e de bom humor, com uma aristocrática condescendência sob a qual me permitiu esconder a minha vergonhosa ignorância.
No título da generosa notícia, é impossível não sorrir com a elegância do "tenta": "Num gesto de honestidade, Miguel Esteves Cardoso tenta reparar o seu erro sobre Resende."
Segue o texto que me deixou respirar de alívio: "No dia 2 de Maio, uma notícia de Miguel Esteves Cardoso é publicada no PÚBLICO, tendo como assunto o afamado fruto da nossa região, a Cereja. Na mesma notícia, tendo o título "As cerejas são bem-vindas", é referida Resende como sendo uma freguesia do Fundão. Face a este erro, no dia 5 de Maio é publicada uma crónica do mesmo escritor, onde este de forma honesta e arrependida repara o seu erro, em que nós os resendenses agradecemos e perdoamos. Embora ainda seja referido Resende como sendo freguesia do concelho de Viseu, o que na realidade é apenas o Distrito do concelho de Resende, sendo este erro menos grave que o anteriormente cometido."
Segue o texto que me deixou respirar de alívio: "No dia 2 de Maio, uma notícia de Miguel Esteves Cardoso é publicada no PÚBLICO, tendo como assunto o afamado fruto da nossa região, a Cereja. Na mesma notícia, tendo o título "As cerejas são bem-vindas", é referida Resende como sendo uma freguesia do Fundão. Face a este erro, no dia 5 de Maio é publicada uma crónica do mesmo escritor, onde este de forma honesta e arrependida repara o seu erro, em que nós os resendenses agradecemos e perdoamos. Embora ainda seja referido Resende como sendo freguesia do concelho de Viseu, o que na realidade é apenas o Distrito do concelho de Resende, sendo este erro menos grave que o anteriormente cometido."
Entretanto, provámos, maravilhados, muitas cerejas das freguesias do concelho de Resende: que deliciosa surpresa! Cada cereja é diferente da outra. Têm muito mais personalidade e doce acidez - pelo menos neste mês de Maio - do que as concorrentes do Fundão.
*Crónica de Miguel Esteves Cardoso, publicada no "Púbico" de hoje, dia 9 de Maio
domingo, maio 08, 2011
Prelectores de Jornadas Internacionais sobre Empreendedorismo visitaram Caldas de Aregos
A convite de Paulo Sequeira e Pedro Ferreira, os dezoito prelectores das Jornadas Internacionais sobre Empreendedorismo, organizadas pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, deslocaram-se na tarde da passada quinta-feira a Caldas de Aregos, onde visitaram o complexo do balneário das termas, os espaços envolventes e a zona ribeirinha. Tiveram ainda a oportunidade de desfrutar de um passeio pelo rio no veleiro Libertu's (cujo proprietário se associou à iniciativa, tendo sido também um dos prelectores), de provar as nossas cavacas, acompanhadas de vinho do Porto, e de saborear as primeiras cerejas de Resende.
Todos os participantes ficaram encantados com as belezas e potencialidades de atracção turística de Caldas de Aregos e prometeram voltar.
sábado, maio 07, 2011
"Manifesto dos teólogos alemães"
É este o título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.
Teatro da Serra de Montemuro estará hoje na Figueira da Foz
O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta esta tarde, em duas sessões, às 15h00 e às 17h00, o espectáculo "Perdido no monte", pelo Teatro da Serra de Montemuro.
Em palco, a história que se conta é a seguinte: perdida no meio da imensidão do monte, entre as serras O Uivo do Lobo e O Casco do Cavalo, uma pequena floresta aparentemente deslocada resiste às intempéries que ameaçam a sua existência...O que se conta são rumores, ecos que se ouvem pela serra....
O espectáculo destina-se a um público a partir dos seis anos. O preço dos bilhetes, à venda na bilheteira do CAE e em www.cae.pt, é de cinco euros.
sexta-feira, maio 06, 2011
Jornal "Sê"...Maio 2011
Pode ler aqui o n.º 176 do jornal "Sê...", correspondente ao mês de Maio. É o jornal dos escuteiros de Resende, com as notícias e a dinâmica da paróquia.
quinta-feira, maio 05, 2011
"Urdir"* (ou um gesto airoso de Miguel Esteves Cardoso a propósito das cerejas de Resende)
Um almoço bom é um almoço urdido. Urdir dá gosto conjugar e significa "preparar ardilosamente". Como se urde um almoço? Será preciso ser-se urdimaças para consegui-lo?
Anteontem, urdi um bom almoço para a Maria João. Ela chegava tarde de Lisboa, à espera de almoçar à pressa em casa. Mas eu, já há muito instalado num restaurante de praia, provoquei-a a vir ter comigo; que não se arrependeria. Rimo-nos muito ao telemóvel: "Mas o que é que tu me urdiste, coração meu?" "Apenas urdi o que achei mereceres, alma minha". Na verdade, para o almoço ser bem urdido, não basta a atmosfera, sempre apetitosa, de intriga e de mentiroso silêncio.
Havia, no excelso restaurante, onde todos e tudo são tão bons que me escuso de repetir o sagrado nome, uma garoupa boa, a pedir para ser cozida. Mas não chegava.
Às onze da manhã comecei a caçar cúmplices: dois tomates gigantes e prematuros, daqueles que nascem uns dentro dos outros, que cheiravam ao Verão que aí vem. Dois pimentos encarnados e verdes-laranja que, pelo sabor, devem vir de estufas muito sabidas. Finalmente, umas cerejas, maravilhosas, de Resende, concelho de Viseu que eu muito estúpida, vergonhosa e ignorantemente desconsiderei como freguesia do Fundão. ("bold" da responsabilidade do autor deste blogue)
Somei depois uma braçada de segurelha e outra de poejo, para temperar a salada de tomate. Quando a amada chegou, estava tudo urdido e mais do que perfeito.
Almoçou bem; eu assisti. Urdimos um banquete repetido que nos reuniu à luz mais uma vez.
*Título e crónica de Miguel Esteves Cardoso, publicada no Público de hoje, dia 5 de Maio de 2011
Nota: Face à nobreza deste gesto e a esta saída bem urdida, o MEC está perdoado.
quarta-feira, maio 04, 2011
No Museu Municipal até 22 de Maio
Este é o desdobrável explicativo (clicar para ampliar) desta memorável exposição de artigos de barbearia e cabeleireiro, da colecção de Joaquim Pinto, que tem atraído muitos visitantes ao Museu Municipal de Resende.
Este desdobrável poderá ser consultado aqui em PDF.
Joaquim Pinto quis partilhar no seu blogue (link) algumas fotos de amigos e pessoas significativas que com ele estiveram presentes na inauguração deste evento.
Centro Escolar de Resende ganha 1.º Prémio em concurso a nível nacional: “Perigos Reais” é o título do trabalho desenvolvido pela turma do 4.º ano
O Centro Escolar de Resende obteve o 1.º prémio no concurso “Gigabyte Seguro: Navega em segurança à tua maneira!”, organizado pela Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), em parceria com a equipa de Recursos e Tecnologias na Escola/Plano Tecnológico da Educação (ERTE/PTE).
A Turma R11 do 4.º ano de escolaridade concorreu com o nome de equipa “Os Virtureais”, tendo desenvolvido um trabalho durante as aulas de TIC que compreendeu a realização de um vídeo intitulado “Perigos Reais” onde foi abordada a questão da segurança na internet.
Cada aluno premiado vai receber um diploma de participação e material escolar/informático SeguraNet sendo que à turma dos alunos vencedores vai ser atribuída uma licença do programa educativo SERE, uma câmara Flip e uma visita de estudo à sede da Microsoft Portugal (Tagus Park), no dia 3 de Junho, com oferta de material promocional da empresa.
O concurso pretendeu fomentar a discussão e a implementação de práticas seguras na utilização da Internet, através da sensibilização dos alunos para os desafios e riscos inerentes à navegação na rede.
Retirado do sítio da CMR (link)
terça-feira, maio 03, 2011
Pedro Ferreira e Paulo Sequeira apresentam comunicação "Douro-Memória das Caldas de Aregos" em Jornadas Internacionais
Pedro Ferreira e Paulo Sequeira, docentes da Escola Secundária Dom Egas Moniz, em Resende, irão apresentar amanhã nas Jornadas Internacionais Empreendedorismo, Ensino e Voluntariado, organizadas pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, a comunicação "Douro-Memória das Caldas de Aregos", o testemunho empreendedor de um projecto, orientado para a investigação e vertido em livro, já publicado, cuja importância para a história da nossa terra nunca é de mais realçar.
É de referir que na quinta-feira, dia 5 de Maio, os participantes deste evento deslocar-se-ão a Caldas de Aregos, a convite de Pedro Ferreira e Paulo Sequeira, onde terão oportunidade de saborear as nossas cavacas, acompanhados por vinho do Porto, e conhecer aquelas paisagens no veleiro "Libertus". Uma óptima acção de promoção das Caldas de Aregos e de Resende, da iniciativa destes dois jovens conterrâneos!
O programa destas jornadas pode ser consultado aqui.
"As cerejas bem-vindas"* (Ou a ignorância de Miguel Esteves Cardoso sobre Resende)
No sábado comemos as primeiras cerejas do ano. Eram da freguesia de Alcongosta, cujo nome dá quase tanto gosto pronunciar como comer as cerejas que lá magicam.Eram verdes, verdinhas e eram caras: dez euros o quilo. Comprámos, pacatamente, meio quilo, mas a despesa rendeu-nos 50 cerejas gordas e luzidias, a cinco cêntimos cada bochecha, já que cada cereja tem duas, que até às vezes são marcadas, como as bochechas dos rabos.
Nunca tínhamos comido cerejas tão cedo. A senhora a quem comprámos avisou-nos que eram "um bocadinho amargas" e que mais valia esperarmos uns dias, até chegarem as cerejas de Resende, essoutra distinta freguesia do Fundão, que viriam mais doces e mais baratas. (sublinhado autor deste blogue)
"Pode provar", consentiu, como quem diz "quem te avisa, teu amigo é". Desafiei-a e puxei de uma delas. Que ácida e carnuda luxúria experimentei! Voltei ao século XIX - transportei-me. Os caroços eram verdes e as cerejas, cantou a Maria João, sabiam a flor - à sakura japonesa - e a chuva. O sol e o açúcar já estavam apaixonados e já eram noivos, mas ainda não se tinham casado com cereja nenhuma. Que boas eram estas cerejas ainda solteiras mas já prometidas, boas de pleno direito, perfeitas para quem gosta mais de presenças do que de esperanças.
Não são as cerejas doces, baratas, abundantes e deliciosas que aí vêm. São estas ácidas, caras, raras e deliciosas que aí andam agora que estão prestes a desaparecer. Ambas são, desigualmente, bem-vindas.
*Cónica de Miguel Esteves Cardoso, publicada no jornal Público, de 2 de Maio de 2011
Nota: Proponho que o sr. Presidente da Cãmara convide esta ilustre criatura para estar presente no próximo festival da cereja, para um banho de imersão sobre Resende.
Mais um incêndio em Moumiz
Muito recentemente deflagraram mais incêndios em Moumiz. Um aconteceu numa casa de habitação de uma senhora, que reside junto da eira de Fundo de Vila, e que só por sorte não atingiu uma outra habitação por aí se encontrarem familiares de visita. Um outro incêndio teve lugar mais acima, num palheiro, que é propriedade de uma familiar da senhora a quem também já ardeu um palheiro.
Refira-se que, em menos de um ano, já arderam em Moumiz dois palheiros, uma casa de habitação e uma viatura. Parece haver algo de estranho em tudo isto...
Fonte da notícia: Luís Branquinho
segunda-feira, maio 02, 2011
Protesto pelo estado do Caminho das Moutas
No fundo da Avenida das Tílias, em Caldas de Aregos, onde começa o Caminho das Moutas, alguém afixou este protesto numa tília.
domingo, maio 01, 2011
Acção de Formação Creditada (25 horas) a realizar no Externato D. Afonso Henriques
Consulte aqui a data, horários e condições de inscrição.
Subscrever:
Mensagens (Atom)





















