Clique na reprodução para ampliar.
quinta-feira, junho 30, 2011
Escritos de Anselmo Borges são tema da conversa de Júlio Machado Vaz com Inês Meneses "O Amor é..."
Esta conversa radiofónica ( programa diário na Antena 1, com maior duração nos fins de semana ) teve lugar no passado sábado, com repetição ao domingo, e pode ser ouvida aqui.
quarta-feira, junho 29, 2011
Jornal "Dom Egas"-Junho 2011
É o jornal da Escola Secundária Dom Egas Moniz. Já vai no n.º 31 e diz respeito ao 3.º período. Muito atractivo e "sumarento". Pode ser consultado aqui.
XADREZ HUMANO NA EB 2/3 DE SANTA MAINHA DE ZÊZERE, CONCELHO DE BAIÃO*
No dia 22 de Junho, realizou-se um jogo de Xadrez ao vivo, inserido nas actividades de final de ano lectivo.
O Agrupamento faz parte pelo segundo ano consecutivo do Projecto TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária. Este projecto permitiu a criação do clube de Xadrez (Xeque-mate) e um maior envolvimento dos alunos. De facto motivar os alunos e promover o seu sucesso educativo é a prioridade de todos os intervenientes neste projecto.
Neste contexto, o Clube de Xadrez, promovido pelo docente Fernando Valentim contou com os apoios necessários à dinamização do referido clube.
Este clube teve várias vertentes de trabalho ao longo deste ano lectivo. Em primeiro lugar a aprendizagem das regras de jogo e consequente aplicação em vários torneios internos, nomeadamente o campeonato da escola e a taça da rainha, aonde se realizaram cerca de mil jogos.
A segunda vertente relaciona-se com o Xadrez para os mais novos, envolvendo assim cinco escolas do 1º Ciclo: Fonseca, Teixeira, Teixeiró, Senhora e Gestaçô. As quatro primeiras escolas receberam aulas de aprendizagem nas suas próprias instalações, enquanto a quinta escola se deslocou à escola sede, numa visita articulada com a Biblioteca Escolar.
A terceira vertente prende-se com o Xadrez Humano, desenhado no presente ano lectivo, contando com duas apresentações públicas, uma na Escola Preparatória de Resende e esta agora, na sede do Agrupamento.
O clube conta já com um património que lhe permite encarar futuras participações em espectáculos, estando já previstas deslocações a outras escolas do país no inicio do próximo ano lectivo.
Para o responsável pelo clube, este conjunto de actividades permite aos alunos criar uma maior motivação para a escola, propiciando uma maior atenção e concentração em sala de aula; o planeamento; a memória; a vontade de vencer; o autocontrolo; a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético; a criatividade e inteligência.
Finalmente, e em termos competitivos, como refere o docente, pretende-se abrir os horizontes da competição saudável deste alunos, através da participação no campeonato de Desporto Escolar da modalidade.
*Apontamento elaborado pelo Prof. Aquilino Rocha Pinto
Academia de Música de Resende apresenta Audição: 80 alunos demonstraram o seu talento musical*
O Auditório Municipal de Resende foi palco da III Audição da Academia de Música, que decorreu no dia 28 de Junho, num espectáculo onde 80 alunos demonstraram as suas capacidades musicais.
No espectáculo apresentado, os alunos da Academia tiveram oportunidade de mostrar o seu talento perante um público entusiasta que encheu por completo o auditório. Esta foi também uma oportunidade para apresentarem o trabalho desenvolvido com os professores ao longo do último ano, numa audição que contou com a interpretação de diversos temas musicais bem conhecidos do grande público nas áreas instrumentais de violino, guitarra, piano, órgão, baixo, bateria e acordeão.
Recorde-se que a Academia de Música foi fundada em Setembro de 2008 por iniciativa da Câmara Municipal de Resende. No dia 30 de Junho de 2009 apresentou a sua primeira audição e desde então tem realizado vários concertos de música, onde os alunos têm demonstrado as suas capacidades musicais.
O objectivo é proporcionar às crianças e jovens do concelho uma formação musical integral, promovendo qualitativamente a aprendizagem do ensino artístico da música, com vista à criação de uma Orquestra Ligeira Municipal.
*Notícia remetida pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da CMR
segunda-feira, junho 27, 2011
sábado, junho 25, 2011
As 'sopas' do Espírito Santo
Pode ler aqui a crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje e com o título em epígrafe.
sexta-feira, junho 24, 2011
JORNAL DE RESENDE – Edição de Junho
O X Festival da Cereja (incluindo a Festa da Cereja de Resende em Sintra), a oferta de uma viatura de apoio ao Centro de Saúde e a (re)activação da travessia do rio Douro, em Aregos, são os temas centrais da edição de Junho do Jornal de Resende.
Na publicação, a sair no final desta semana/princípio da próxima, destaca-se, também, a vitória do PSD nas eleições legislativas (a nível concelhio, distrital e nacional), a disputa da fase final do campeonato nacional de andebol Next21, em Anreade, e a inauguração da Rota dos Cerejais, em S. João de Fontoura.
Terá, ainda, oportunidade de ler sobre a mobilização de Felgueirenses através do Facebook, o I Colóquio sobre Liderança, a I Gala do Desporto, a Conferência sobre prevenção do alcoolismo, notícias da Escola Secundária Dom Egas Moniz, publicações, entre outras notícias e artigos de opinião.
Nota: O jornal poderá ser comprado na Papelaria Borges (Edifício da Livração, junto à sede dos bombeiros). A assinatura e o pagamento da mesma poderão ser feitos na "Barbearia Sílvio" e na empresa "Coelho e Diogo, Contabilidade e Serviços, Lda.", sedeada no Edifício da Livração. Informações para os telefs. 254877358/254871276 e e-mail: jornalderesende@iol.pt
quinta-feira, junho 23, 2011
Hoje, a noite de S. João será festejada nas esplanadas do Bar Aquas Calidas e do Bar do Rio, nas Caldas de Aregos
Haverá animação musical e o repasto será excelente: porco no espeto, sardinhada, caldo verde, pimentos, salada e pão. Lá estarão as caras mais bonitas do concelho. E, claro, a vista e a brisa do Douro...
quarta-feira, junho 22, 2011
terça-feira, junho 21, 2011
Festa em honra de S. João, Felgueiras
Dia 24 (6.ª feira)-15H00: leilão e sardinhada no largo da festa (campo de futebol)
Dia 25 (sábado)-15H00: jogos tradicionais; 21H30: actuação de grupo de concertinas; 23H00: actuação do grupo "Diapasão"; 24H00: grandiosa sessão de fogo de artifício a cargo do lança fogo "O Careca"
Dia 26 (domingo)-07H00: alvorada; 08H00: entrada da banda de música de Lalim que percorrerá a freguesia; 11H00: missa, seguida de procissão; 15H00: actuação da banda de música; 16H30: festival de folclore (Grupo de Danças e Cantares "Os Moleiros" de Cárquere; Grupo Etnográfico e Folclórico da Gralheira); 20H00: encerramento
segunda-feira, junho 20, 2011
Festas em honra de S. João
-Em Seara/Barrô (dias 19, 24, 25 e 26 de Junho): além da festa religiosa, a vertente "profana" inclui actuações dos conjuntos "Vozes do Vale de Sousa" e "Vozes do Tâmega")
-Em Felgueiras (dias 24, 25 e 26 de Junho)
-Em S. João de Fontoura (dias 25 e 26 de Junho)
Nota: No âmbito das festas de S. João, a Irmandade de S. Francisco Xavier realizará uma festa/convívio com os seus utentes no dia 24 de Junho
domingo, junho 19, 2011
JF de S. João de Fontoura apoia e fomenta natalidade
A Junta de Freguesia de S. João de Fontoura concedeu mais um subsídio de 150 euros pelo nascimento de uma criança, no caso concreto João Pedro Pereira dos Santos, filho de Manuel Joaquim Almeida dos Santos e Maria Benedita Pereira dos Santos, residentes no Bairro.
Parabéns e felicidades a esta família!
sábado, junho 18, 2011
O reconhecimento e as suas esferas
É o título do artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode ler aqui.
sexta-feira, junho 17, 2011
FESTIVAL DA CANÇÃO “NASCI P’RÁ MÚSICA” na Escola Secundária Dom Egas Moniz*
A comunidade escolar da Escola Secundária Dom Egas Moniz em Resende assistiu, no passado dia 9 de Junho, à realização do II Festival da Canção “Nasci P’rá Música”, uma iniciativa do Departamento de Expressões e do Clube de Música.
Envolvidos num ambiente fantástico de som e luz, os presentes tiveram a oportunidade de ouvir, na primeira parte do Festival, a interpretação das doze canções finalistas, acompanhadas ao vivo por uma banda residente.
Na segunda parte, foi a vez da Banda da Escola, formada por alunos que frequentaram ao longo do ano o Clube de Música, interpretar cinco temas, recebendo da parte do público uma estrondosa ovação.
Segundo o Director da Escola, Prof. Miranda de Carvalho, “esta iniciativa permite abrir as portas da escola à comunidade, mostrando as capacidades dos alunos e o trabalho desenvolvido pelo Clube de Música”.
Por sua vez, a Vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Resende, Prof. Dulce Pereira, enalteceu a actividade desenvolvida, fazendo votos para que esta se repita nos próximos anos.
De referir, por último que a canção vencedora foi interpretada pela aluna Isabel Campelo (Angel – Sarah Mclachlan). Em segundo lugar ficou a aluna Márcia Pinto que interpretou o tema (Killing me softly) e em terceiro lugar, a aluna Ana Sofia Almeida com o tema (Todas as ruas do amor - Flor do Lis).
*Jorge Pinto (Prof. Música/Departamento de Expressões)
Apresentação do livro (tese de doutoramento) do Padre Paulo Alves
Leia aqui o apontamento do Dr. Adão Sequeira relativo à apresentação do livro do Padre Doutor Paulo Alves, figura estimada em Resende, onde foi Vice-Reitor do Seminário.
quinta-feira, junho 16, 2011
110 remadores disputam Taça de Portugal em Resende: Competição realiza-se dia 18 de Junho, em Caldas de Aregos*
No rio Douro estarão em prova 35 equipas em representação de diversos Clubes provenientes de todo o país, na categoria absolutos.
As provas iniciam-se às 15h00 com as eliminatórias, sendo que a prova rainha da Taça de Portugal é o Shell de 8 Masculino (8+), a última prova que se inicia às 16h40. Esta prova tem, além do vencedor por prova, um troféu para o clube que for mais pontuado nos femininos e o clube mais pontuado dos masculinos.
Esta é a quinta vez que Resende acolhe a Taça de Portugal de Remo, resultado do protocolo de colaboração assinado entre a Câmara Municipal e a Federação Portuguesa de Remo, com a colaboração da Tur Aregos E.M., S.A..
*O Gabinete de Comunicação e Imagem da CMR.
NOTA: Neste mesmo dia, durante a manhã, decorrerá no Douro Park Hotel, Caldas de Aregos, a Conferência "Turismo Termal e Desenvolvimento", cujo programa poderá ser consultado aqui.
Subscrever:
Mensagens (Atom)








