terça-feira, maio 31, 2011

Resendenses ao leme d’ “O Apeadeiro”, um restaurante de referência em Sintra*

É com um brilhozinho nos olhos que fala da qualidade e do sucesso do restaurante O Apeadeiro. “Felizmente, posso dizer-lhe que não temos sentido a crise. Tudo isto é fruto da excelência da qualidade da nossa cozinha e da relação de proximidade com os clientes. Quem experimenta uma vez volta depois e fica cliente, juntando-se a esta grande família. Muitos trouxeram os filhos e já vêm acompanhados com netos”, congratula-se Maria José Rodrigues Nogueira, nascida em Resende, que com o seu marido, Raul Nogueira, natural de Paradela, Tabuaço, e o casal José António de Almeida e Maria Luísa Reis Almeida, seus primos, ambos naturais do concelho de Resende, gerem o restaurante. Este é o local apetecido da classe média e média alta da região, na qual se contam, como clientes habituais, empresários, presidente, vereadores e técnicos da Câmara Municipal de Sintra, médicos, advogados, professores, reformados endinheirados e, claro, muitos turistas.
Nada faria prever que Maria José se tornasse na profissional exímia de relações públicas do seu próprio negócio. Com 62 anos, nasceu em Cotelo, freguesia de Resende, tendo frequentado a escola de Loureiro até perfazer a 4.ª classe. Depois, tal como os seus seis irmãos (um deles veio a falecer de acidente automóvel), ajudou os pais, caseiros na Quinta do Esporão. Aos 17 anos foi trabalhar na Casa Valente, em Resende, tendo vindo aos 19 anos, por influência de um tio que era então funcionário da Câmara Municipal de Sintra, para esta vila. Pouco depois da sua chegada, foi servir para o Hotel Central, onde permaneceu até 1970. Nesse ano, veio trabalhar para o restaurante “O Apeadeiro”, tendo exercido funções como ajudante de cozinheira e depois como empregada de mesa. Entretanto, o patrão e fundador, Humberto Parracho Penaforte, começou a investir mais numa pastelaria e confeitaria em detrimento do restaurante, manifestando vontade de o trespassar. É claro que Maria José e o marido, tendo consciência das potencialidades do negócio, não deixaram perder a oportunidade, tendo convidado para sócio o primo, José de Almeida, casado com Luísa Almeida, ambos aqui empregados, para este novo desafio.
Desde 1983, ano do trespasse, estes dois casais construíram um restaurante de sucesso. Para responder melhor à procura, realizaram obras de ampliação em 1988, tendo o mesmo passado de 40 para 120 lugares. Além dos dois casais detentores do negócio, trabalham aqui mais nove pessoas. Já agora, convém referir que Maria José Rodrigues Reis, que fundou o restaurante “Douro à Vista”, em Resende, de que continua proprietária juntamente com o marido, é prima de Maria José Nogueira, tendo trabalhado n’ “O Apeadeiro”, que funcionou como a sua grande escola.
O restaurante, nascido em 7 de Setembro de 1970, está localizado em zona privilegiada, perto da estação de comboios da linha de Sintra. O nome, a sua configuração original, com mesas dispostas ao comprido, fazendo lembrar um vagão, e a localização fazem jus à atmosfera fortemente ligada aos caminhos-de-ferro.
Tem havido uma grande estabilidade no que toca aos empregados, não tendo ocorrido alterações aquando do trespasse. Esta é também uma das causas para o seu sucesso. A actual cozinheira, Luísa Almeida, é que tomou conta deste lugar mais tarde, tendo vindo de uma fábrica de bolos, detida pelo fundador do restaurante.
Nesta casa nada é deixado ao acaso. Diariamente apresenta mais de 60 pratos à escolha, em que é privilegiada a cozinha tradicional portuguesa, e uma garrafeira invejável com apostas nos melhores vinhos do Douro, Alentejo, Dão e Verdes. Entre as especialidades, estão pratos como o bacalhau à Apeadeiro com raízes minhotas (região de onde era oriundo o cozinheiro inicial, tendo o prato ficado até hoje), o arroz de tamboril, a açorda de marisco, os filetes de peixe-espada, o cabrito assado, o bife à café, os escalopes à Archiduk ou a posta à mirandesa, não esquecendo a carne de porco à alentejana, a picanha e ainda muitas outras opções. Nas sobremesas, o destaque vai para o arroz doce, a mousse de morango e a taça do chefe (chantilly, mousse de chocolate e amêndoa ralada).
É de referir, por fim, que o restaurante apresenta um espaço muito acolhedor. Exibe peças decorativas alusivas aos caminhos-de-ferro, cedidas ao fundador por familiares e que aqui permanecem, e um telheiro sobre o balcão com motivos rurais pendurados, como cabaças, abóboras e tranças de cebolas e alhos.

Endereço:
Restaurante “O Apeadeiro”
Av. Miguel Bombarda, 3-A
Sintra Telef. 21 923 18 04

*Texto publicado no Jornal de Resende, número de Maio de 2011

segunda-feira, maio 30, 2011

Festa da Cereja de Resende em Sintra

Numa organização da Casa do Concelho de Resende, decorrerá no próximo fim de semana, nos dias 4 e 5 de Junho, na sede do Sporting Clube de Lourel, próximo  da Vila de Sintra, a Festa da Cereja. Estarão à venda centenas de quilos de cereja de Resende e de outros produtos do nosso concelho e da região. 
No domingo, dia 5, às 09h30,  haverá missa campal, animada pelo Grupo Coral da Casa de Resende. Às 12h30, terá lugar um almoço de convívio (inscrições para os Telem: 962 212 870 e 969 330 o74).A partir das 17h00, actuará a Banda União Mucifalense (do Mucifal-Sintra).

domingo, maio 29, 2011

Fotos da Festa das Cerejas



i) O Presidente da Câmara de Resende a falar ao "Porto Canal";  ii) o sempre simpático Fernando Pinto, de Anreade, com uma roca de cerejas;  iii)  venda de cerejas; iv)  e a chegada do Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, Valter Lemos.
Pelas 17h00, irrompeu uma ventania e faiscou, como se diz por aqui, mas,  depois de um pequeno susto, as vendas continuaram,  com as cerejas a 2 euros (em abundância e com muito bom aspecto). 

sábado, maio 28, 2011

Que Igreja ainda tem futuro?

É o título da reflexão de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

Nasceu há 100 anos

 








Se fosse viva,  a nossa mãe faria 100 anos no passado dia 25 de Maio. A data foi assinalada com uma missa, celebrada pelo Padre Anselmo no Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, hoje dia 28. 
 O Padre Anselmo referiu na breve homilia que recebeu uma carta da mãe já depois de ela ter morrido, onde fazia votos para que o Espírito Santo o continuasse a iluminar.

sexta-feira, maio 27, 2011

Inauguração da Rota dos Cerejais, em S. João de Fontoura

Para ver melhor clique aqui.

Menino de Felgueiras com leucemia precisa de ajuda*

Com apenas dois anos e meio, um menino residente em Felgueiras, Resende debate-se diariamente contra uma terrível doença: leucemia linfoblástica aguda. A família com poucos recursos financeiros para fazer face às despesas que acarretam os tratamentos e deslocações ao Porto, pede ajuda nesta dura fase das suas vidas.
Diogo Carvalho Almeida era um menino como tantos outros que apenas queria brincar e ser feliz. Mas, uma leucemia linfoblástica aguda atirou-o para um quarto no IPO do Porto onde é sujeito a um tratamento de quimioterapia para evitar o recurso ao transplante de medula.
Para agravar a situação da família, o pai está impossibilitado de trabalhar devido a um problema de saúde, e encontra-se de baixa médica desde setembro de 2010. A mãe de Diogo desdobra-se em cuidados com o filho mais novo, e com a tristeza de não conseguir apoiar como queria o outro filho do casal com 12 anos.
Familiares, amigos e vizinhos desdobram-se em cuidados e apoio a esta família, mas toda a ajuda é sempre positiva e necessária, explicaram os organizadores desta petição, que ressalvam as precárias condições financeiras que esta família atravessa, bem como a pressão psicológica que uma doença desta acarreta. O menino é sobrinho da Dona Luísa, funcionária da Pastelaria Solar do Espírito Santo, em Lamego.
Apesar de terem solicitado ajuda financeira ao Estado, a família continua a aguardar por uma resposta positiva, para que um pequeno apoio possa minimizar as despesas gerais desta família. Assim sendo, nasceu um apelo para que os interessados em contribuir ajudem através do NIB: 003506840001695940097 ou IBAN 50003506840001695940097. Para mais informações ou outro tipo de contributos é favor contatar o presidente da junta de freguesia de Felgueiras, Marco Jacinto de Almeida Matos pelos números 91 001 9457 ou para a sede da junta (quintas feiras das 17h30 às 18h30), sábados das 14 às 15 horas e domingos das 11h00 às 12h00, através do 254 871614.
*Transcrição do semanário "Douro Hoje" (edição de 25-05-2011)

quinta-feira, maio 26, 2011

Joaquim Pinto em grande destaque na contra-capa do "Jornal de Notícias" de hoje

 Clique para ampliar.

Livro do Prof. Doutor Paulo Alves "A Sabedoria-Definição, Multidimensionalidade e Avaliação" será apresentado em Viseu


O livro em epígrafe, da autoria do Padre Doutor Paulo Alves, sobejamente conhecido no nosso concelho, pois foi durante vários anos Vice-Reitor do Seminário de Resende, será apresentado em Viseu,  no próximo dia 7 de Junho, pelas 16h15,  no decorrer das VI Jornadas de Psicologia, cujo programa pode ser visto aqui.
Refira-se que o autor  é actualmente Reitor do Seminário de Lamego e Professor e Coordenador do Curso de  Psicologia do Instituto Piaget-Viseu. 
O livro é, com algumas adaptações, a publicação da tese de doutoramento, defendida na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra.

quarta-feira, maio 25, 2011

Inauguração da Barca d' Aregos em Resende

Hoje, dia 25 de Maio, pelas 17h30, no Cais Fluvial de Caldas de Aregos vai ter lugar a cerimónia de inauguração da travessia da Barca d' Aregos.
A Barca d' Aregos vai iniciar o serviço regular da travessia do Rio Douro entre Baião e Resende, tornando-se num evento importante para os dois concelhos.

terça-feira, maio 24, 2011

Empreendedorismo na Escola Secundária Dom Egas Moniz: Uma realidade cada vez mais presente*

Decorreu no passado dia 20 de Maio, no Auditório Municipal de Resende, entre as 10 e as 16 horas, a apresentação pública dos projectos de empreendedorismo, realizados na Escola Secundária Dom Egas Moniz, no presente ano lectivo.
Tudo começou no ano passado, quando foi implementado o PNEE (Projecto Nacional de Educação para o Empreendedorismo), uma iniciativa do Ministério da Educação e da DGIDC (Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular) abraçada pela Escola Secundária. Teve, desde logo, a colaboração da Net Porto e Bic Minho e também os parceiros ACER, APROCER, Embalagens Namora e Câmara Municipal de Resende. Da comissão fazem ainda parte a Direcção da Escola, os serviços especializados de Apoio Educativo/Serviços de Psicologia e Orientação, um representante de cada ano escolar do 3.º ciclo e do ensino secundário, um representante dos pais e Encarregados de Educação, um Assistente Operacional e, a partir deste ano, um representante da UTAD.
Dessa primeira fase, surgiram diversos projectos, em que um em especial, o CERCAIXARES, desenvolvido pelo aluno Fernando Vieira (9.º A), em parceria com o seu primo Jorge e o produtor de caixas Sr. Namora, teve um êxito quase inesperado. Conceberam uma caixa para cerejas de tal maneira inovadora que está já em vários mercados nacionais, com um volume de vendas considerável. O registo da patente foi feito na UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), no dia 24 de Fevereiro, com o número 2252, e a apresentação aos produtores de cereja realizou-se no dia 12 de Abril.
Foi este o exemplo divulgado por toda a comunidade escolar e acreditamos que pode ter servido de incentivo para que no presente ano fossem realizados projectos absolutamente fantásticos. Desenvolveram-se na Área de Projecto e envolveram alunos de diversas turmas. Presidiram à sessão de abertura o Director da Escola Dom Egas Moniz, Dr. António Carvalho; o Sr. Vereador da Câmara Municipal, Albano Santos; o Coordenador da Equipa de Apoio às Escolas, Dr. César Carvalho e, em representação da UTAD, a Dr.ª. Carla Gonçalves. Antes das apresentações, fomos brindados com uma extraordinária coreografia, com caixas de cereja, executada pelo grupo “Ceranima” (11.º D).
Sob a orientação do Professor Adérito Lopes tomámos conhecimento dos diferentes projectos. A iniciar, uma extraordinária história infantil, do projecto “Ler é Ver” (12.º B), escrita em Braille e lida por um colaborador invisual, Sr. José Borges; “Licorcer” (8.º D), que produziu um delicioso licor de cereja; “Biscoitos de Cereja” (7.º A), que nos criaram, desde logo, água na boca; “Cherry Doll” (10.º B), apresentou-nos uma engraçada boneca com enchimento de caroços de cereja; “Psicodominó” (10.º B), um dominó em madeira com desenhos de cerejas. Pelo meio, ainda tivemos tempo de provar o licor e os biscoitos deliciosos, que serviram de aperitivo para o almoço.
À tarde fomos brindados com mais uma animação proporcionada pelo grupo “Ceranima” (11.º D), desta vez uma amostra de um baile tradicional. Foi uma maneira descontraída de reiniciar os trabalhos. Seguiu-se “Bancas e Uniformes” (11.º C), deu-nos a conhecer uma maqueta de banca para venda de cereja e um avental para ser utilizado como uniforme no processo de venda; “Cercaixares” (9.º A), pela voz do Fernando, do Jorge e do Sr. Namora, mais um testemunho da sua bem sucedida criação; outra caixa diferente, concebida para um determinado cliente, foi apresentada pelo Sr. Namora, enquanto parceiro do PNEE e entusiasta desta ideia do empreendedorismo. “Guloseimas de Resende” (9.º C) foi outra das grandes novidades. Trata-se de uma loja de venda de produtos de referência de Resende, nos diversos campos: artesanato, gastronomia, frutos, vinhos, recordações, livros. “Cerdoce” (7.º D), um delicioso doce de cereja; “Cerise” (8.º D), que teve como entidade parceira a pastelaria “O Sonho”, não ficou atrás de nenhum outro, já que nos apresentou um excelente bolo de cereja. “Cherry Ice Cream” (7.º D), foi mais uma tentação, porquanto quando provámos aquele saboroso gelado soube-nos a pouco. “Acessórios de Moda” (7.º B), uma ideia bonita, concebida para criar bijutarias: anéis, pulseiras e brincos, com materiais leves, acondicionados numa caixa com um desenho de cereja. A terminar, nada melhor que “Cereja Fashion” (7.º D). O grupo ornamentou t-shirts com motivos de cereja pintados à mão.
Mais palavras para quê? São jovens com dinamismo, ideias promissoras e marcam a sua posição, de forma determinada, na defesa dos seus princípios. São ingredientes fundamentais para se ter sucesso na vida. O essencial já possuem, oxalá não se deixem vencer ao primeiro obstáculo.
Está concluída a segunda fase do PNEE, para o ano os trabalhos prosseguirão.
*Texto elaborado pela Prof. Orísia Olhero Macedo

Escola Profissional de Resende, entregou diplomas de Formação Modular Creditada*

Na passada 6.ª feira, dia 20 de Maio, a Escola Profissional de Resende, com o apoio do Sindicato dos Profissionais de Seguros de Portugal, entregou  diplomas a 23 formandos, que frequentaram o modular”Organização e Manutenção de Arquivo” com a carga horária de 25 horas, que terminou em Dezembro de 2010.
Para além dos responsáveis da Escola Profissional de Resende, marcaram presença na cerimónia de entrega de diplomas, a Coordenadora Nacional dos Modulares, do SISEP (Sindicato dos Profissionais de Seguros de Portugal) Ana Moitas e os Vereadores da Autarquia de Resende, Dulce Pereira e Albano Santos.
 *Notícia elaborada por Aquilino Rocha Pinto

Alunos do 9.º ano do Externato D. Afonso Henriques participaram na I Jornada de Museologia em Resende*

No dia 21 de Maio, Sábado, realizou-se no Auditório Municipal de Resende a I Jornada de Museologia em Resende subordinada ao tema "A importância dos museus locais e regionais".
A iniciativa, numa organização da Câmara Municipal de Resende, contou com a presença do Dr. António Nabais (Presidente da Assembleia da APOM – Associação Portuguesa de Museologia e Professor Universitário de Museologia), Dr. Agostinho Ribeiro (Director do Museu de Lamego) e Dr. Arménio Vasconcelos (Director do Museu de Território do Vale do Paiva).
No âmbito da disciplina de Educação Visual, mais concretamente no seguimento do trabalho anteriormente desenvolvido no Museu Municipal de Resende, que consistiu numa visita diferente ao museu, onde os alunos puderam passar mais tempo a observar as peças desenhando-as, foram convidados a participar na jornada, por forma a ficarem a conhecer melhor o conceito de "Museu".
Os alunos do 9º Ano (Ana Beatriz, Henrique, Pedro, Rui Fernandes, Ana Raquel, Afonso, Sandra, José Sabença, Duarte Ramalho e Miguel Saraiva) foram exemplares na participação, demonstraram o sentido de responsabilidade e educação a que todos estamos habituados no Externato.
Foram várias vezes elogiados pelos oradores pela sua presença na jornada e pelo seu interesse na preservação da identidade cultural de Resende.
Estes alunos contribuíram de forma exemplar pelo interesse que demonstraram em participar na actividade, uma vez que esta se realizou num sábado e colheram um pouco mais de cultura, ferramenta indispensável para quem o estudo não é apenas um pretexto para ir á escola.
*Texto do Prof. José Vicente

«O Milagre do Frade Fradinho»

Como vem sendo hábito anualmente, os professores, funcionários e alguns alunos do Externato D. Afonso Henriques reunirem-se para representarem uma peça a apresentar à comunidade escolar.
O ano de 2011 não foi excepção. A peça encenada e representada este ano intitula-se de «O Milagre do Frade Fradinho» e deve-se a sua autoria ao professor Francisco Magalhães.
Depois de suas semanas de ensaios, a peça foi representada no dia 6 de Maio em duas sessões, uma primeira à tarde, para toda a comunidade escolar (alunos, professores e funcionários) e outra à noite, pelas 21h30 para todos os interessados.
De cariz cómico, a história da peça incide sobre um mosteiro de frades, agora dirigido por três frades vindos de Roma. São estes que procuram deixar bem vincada a sua forma de ser, que vai contra os princípios que até então se viviam no Mosteiro, chefiado pelo abade Matias, que se ausentou por motivos de saúde graves. Há que continuar, e os novos frades, os noviços, têm que ser ordenados. Mas como? Surgiu a ideia por parte dos três malvados de os obrigar a fazerem milagres. Para conseguirem, os noviços recorreram a todos os rendeiros das terras do Mosteiro, para tentarem enganar os maus. Assim se desenrola a peça, que tem o seu ponto alto perto do final, quando aparece junto de todos, o abade Matias, curado por um milagre do Frade Fradinho.
A representação contou com a presença de 26 actores que se empenharam para satisfazer as vontades exigentes de um público, nem sempre fácil de dominar.
A peça foi bem executada e sucedida e por isso raiaram novos convites, um de a representarmos em Souselo, a convite do professor Bruno Rocha como acção de solidariedade para a construção de um lar de idosos; uma outra para a população de Barrô, a convite do Padre Vasco.
A actuação em Souselo decorreu na tarde do dia 15 de Maio para uma plateia agradável. Foram bastantes os Souselenses que se associaram a esta nobre causa.
Em Barrô, será no próximo dia 27 de Maio que todos os interessados podem viver duas horas de verdadeira emoção, onde a gargalhada está sempre presente!
Agradecemos a todos os que nos têm apoiado, nomeadamente o professor Francisco Magalhães por nos ter convidado a entrar mais uma vez na peça anual.
Texto de José Pereira;Sara Alves;Susana Silva;Tatiana Loureiro, alunos do 12ºA do Externato D. Afonso Henriques (Resende)

segunda-feira, maio 23, 2011

Presença de Resende na ARM

 
Decorreu no passado fim de semana,  em Fátima e Tomar,  o Encontro Nacional da ARM (Associação Regina Mundi, que congrega os antigos alunos da Sociedade Missionária da Boa Nova), em que  participaram dois elementos de Resende, o autor deste blogue e o seu irmão Vítor Borges. 
No sábado, dia 21, teve lugar em Fátima a Assembleia Geral, que elegeu os órgãos sociais para o triénio 2011/2014. No domingo, a ARM transferiu-se para o Convento de Cristo, em Tomar, onde foi celebrada missa e foi servido o almoço. Importa referir que parte do Convento de Cristo foi,  até aos inícios dos anos  noventa do século passado,  um dos Seminários da Sociedade Missionária, onde estudavam os alunos dos 1.º e 2.º anos. Essas instalações tinham sido cedidas pelo Estado e retornaram ao Estado. A missa foi celebrada na antiga capela e o almoço foi servido no grande refeitório dos "frades", onde voltaram a comer os antigos alunos que por aqui passaram.
Esta associação encontra-se num patamar de grande  dinamismo, estando a concretizar projectos de apoio em terras de missão, designadamente o projecto "Um Sorriso Para Ti", que tem como objectivo ajudar crianças carenciadas, o que levou a que muitas delas tivessem acesso à escola. Tem editado vários livros. E colabora nas actividades da Sociedade Missionária. Devido ao óptimo trabalho desenvolvido nos últimos três anos, todos os participantes foram unânimes na recondução do presidente cessante,  José Domingues dos Santos Ponciano, que integrou nos órgãos sociais muitos dos elementos da equipa anterior, entre os quais Vìtor Borges.
Uma palavra de grande apreço, dirigida ao Superior Geral da Sociedade Missionária, Padre Albino dos Anjos, que acompanhou em permanência este Encontro. Presidiu aos trabalhos da Assembleia Geral; acompanhou os armistas na visita ao Convento de Cristo; celebrou a missa; e almoçou com todos os presentes.

No próximo fim de semana: Festival da Cereja de Resende

Mais de uma centena de produtores e vendedores de cereja são esperados no Largo da Feira, em Resende, onde venderão toneladas de cereja a preços convidativos, a partir das 10 horas de sábado, dia 28 de Maio, sempre acompanhados pela animação de rua e animação musical. 
Tal como no ano passado, também este ano a autarquia de Resende estabeleceu uma parceria com a CP e a empresa de autocarros JoaltoDouro para facilitar a viagem até à festa. Assim, a CP durante os dois dias disponibilizará horários de comboio especiais entre as estações do Porto e da Ermida, sendo que os visitantes terão à sua espera na estação um autocarro que fará a ligação até ao centro da Vila e, no final da tarde, o mesmo transporte assegurará a ligação de Resende à estação.
Recorde-se que Resende é responsável por 24% da produção nacional de cereja, ou seja, cerca de 3500 toneladas por ano, e esta é uma forma de valorizar um produto diferenciador e que tem uma grande repercussão na economia local.

domingo, maio 22, 2011

Apresentação dos projectos de educação para o empreendedorismo









 A apresentação dos projectos de empreendedorismo dos alunos da Escola Secundária D. Egas Moniz teve lugar na passada sexta-feira, no Auditório Municipal. Tal como no ano transacto, os projectos tiveram como tema "A Cereja", o fruto emblemático de Resende, tendo tido grande adesão por parte dos alunos e dos professores e a colaboração e apoio de várias entidades.  Um dos projectos "incubados" já está ao serviço dos empresários,  dos vendedores e de todos os resendenses , que é uma  sugestiva caixa de transporte de cerejas.

Jardim em Maio

Como diria o outro, eu também falo com as plantas. Fico contente por estar com elas e elas ficam ainda mais contentes, sobretudo em Maio.

sábado, maio 21, 2011

"A Igreja ainda tem salvação?"

É este o título do artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, maio 20, 2011

Dr. Francisco Borges publica "O Crime de Desobediência à Luz da Constituição", na Almedina

O objecto deste estudo é a delimitação do conteúdo normativo do crime de desobediência à luz da Constituição, mais precisamente do princípio da legalidade e do princípio da necessidade da pena. Parecendo ser elevada a frequência do crime de desobediência, uma eventual questão de constitucionalidade apresenta, desde logo, um interesse prático imediato. Contudo, na medida em que a rigorosa delimitação do conteúdo de princípios constitucionais é sempre uma tarefa difícil, que exige a aplicação prática dos princípios em casos concretos, pretende-se que este estudo não seja apenas relevante para quem se interesse particularmente pelo crime de desobediência, mas também que contribua para a discussão em torno dos dois princípios constitucionais em causa.
Este livro é, com pequenas alterações,  a publicação  da tese de mestrado do Dr. Francisco Borges, defendida na Universidade Nova de Lisboa e classificada com 18 valores, tendo sido considerada de grande relevância pelos seus mestres  e de grande interesse para os magistrados, advogados e todos os que   têm de ponderar, avaliar e debater-se com  estas matérias e, por isso, agora publicada. No âmbito das obras de direito, tem sido o livro mais vendido pela Almedina (link).
Recorde-se que  Francisco Borges, doutorando em direito, é filho de Vítor Borges, natural de Paus-Resende, e advogado em Lisboa.   Francisco Borges está muito ligado ao nosso concelho, onde  passou muitos dos seus períodos de  férias e onde continua a  deslocar-se  com muita frequência.