sábado, maio 07, 2011

"Manifesto dos teólogos alemães"

É este o título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

Teatro da Serra de Montemuro estará hoje na Figueira da Foz

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta esta tarde, em duas sessões, às 15h00 e às 17h00, o espectáculo "Perdido no monte", pelo Teatro da Serra de Montemuro.
Em palco, a história que se conta é a seguinte: perdida no meio da imensidão do monte, entre as serras O Uivo do Lobo e O Casco do Cavalo, uma pequena floresta aparentemente deslocada resiste às intempéries que ameaçam a sua existência...O que se conta são rumores, ecos que se ouvem pela serra....
O espectáculo destina-se a um público a partir dos seis anos. O preço dos bilhetes, à venda na bilheteira do CAE e em www.cae.pt, é de cinco euros.

sexta-feira, maio 06, 2011

Jornal "Sê"...Maio 2011

Pode ler aqui o n.º 176 do jornal "Sê...", correspondente ao mês de Maio. É o jornal dos escuteiros de Resende, com as notícias e a dinâmica da paróquia.

quinta-feira, maio 05, 2011

"Urdir"* (ou um gesto airoso de Miguel Esteves Cardoso a propósito das cerejas de Resende)

Um almoço bom é um almoço urdido. Urdir dá gosto conjugar e significa "preparar ardilosamente". Como se urde um almoço? Será preciso ser-se urdimaças para consegui-lo?
Anteontem, urdi um bom almoço para a Maria João. Ela chegava tarde de Lisboa, à espera de almoçar à pressa em casa. Mas eu, já há muito instalado num restaurante de praia, provoquei-a a vir ter comigo; que não se arrependeria. Rimo-nos muito ao telemóvel: "Mas o que é que tu me urdiste, coração meu?" "Apenas urdi o que achei mereceres, alma minha". Na verdade, para o almoço ser bem urdido, não basta a atmosfera, sempre apetitosa, de intriga e de mentiroso silêncio.
Havia, no excelso restaurante, onde todos e tudo são tão bons que me escuso de repetir o sagrado nome, uma garoupa boa, a pedir para ser cozida. Mas não chegava.
Às onze da manhã comecei a caçar cúmplices: dois tomates gigantes e prematuros, daqueles que nascem uns dentro dos outros, que cheiravam ao Verão que aí vem. Dois pimentos encarnados e verdes-laranja que, pelo sabor, devem vir de estufas muito sabidas. Finalmente, umas cerejas, maravilhosas, de Resende, concelho de Viseu que eu muito estúpida, vergonhosa e ignorantemente desconsiderei como freguesia do Fundão. ("bold" da responsabilidade do autor deste blogue)
Somei depois uma braçada de segurelha e outra de poejo, para temperar a salada de tomate. Quando a amada chegou, estava tudo urdido e mais do que perfeito.
Almoçou bem; eu assisti. Urdimos um banquete repetido que nos reuniu à luz mais uma vez.
*Título e crónica de Miguel Esteves Cardoso, publicada no Público de hoje, dia 5 de Maio de 2011
Nota: Face à nobreza deste gesto e a esta saída bem urdida,  o MEC está perdoado.

quarta-feira, maio 04, 2011

No Museu Municipal até 22 de Maio

Este é o desdobrável explicativo (clicar para ampliar) desta memorável exposição de artigos de barbearia e cabeleireiro, da colecção de Joaquim Pinto, que tem atraído muitos visitantes ao Museu Municipal de Resende.
Este desdobrável poderá ser consultado aqui em PDF. 
Joaquim Pinto quis partilhar   no seu blogue (link)  algumas fotos de amigos e pessoas significativas que com ele estiveram presentes na inauguração deste evento.

Centro Escolar de Resende ganha 1.º Prémio em concurso a nível nacional: “Perigos Reais” é o título do trabalho desenvolvido pela turma do 4.º ano

O Centro Escolar de Resende obteve o 1.º prémio no concurso “Gigabyte Seguro: Navega em segurança à tua maneira!”, organizado pela Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), em parceria com a equipa de Recursos e Tecnologias na Escola/Plano Tecnológico da Educação (ERTE/PTE).
A Turma R11 do 4.º ano de escolaridade concorreu com o nome de equipa “Os Virtureais”, tendo desenvolvido um trabalho durante as aulas de TIC que compreendeu a realização de um vídeo intitulado “Perigos Reais” onde foi abordada a questão da segurança na internet.
Cada aluno premiado vai receber um diploma de participação e material escolar/informático SeguraNet sendo que à turma dos alunos vencedores vai ser atribuída uma licença do programa educativo SERE, uma câmara Flip e uma visita de estudo à sede da Microsoft Portugal (Tagus Park), no dia 3 de Junho, com oferta de material promocional da empresa.
O concurso pretendeu fomentar a discussão e a implementação de práticas seguras na utilização da Internet, através da sensibilização dos alunos para os desafios e riscos inerentes à navegação na rede.

terça-feira, maio 03, 2011

Pedro Ferreira e Paulo Sequeira apresentam comunicação "Douro-Memória das Caldas de Aregos" em Jornadas Internacionais

Pedro Ferreira e Paulo Sequeira, docentes da Escola Secundária Dom Egas Moniz, em Resende, irão apresentar amanhã nas Jornadas Internacionais  Empreendedorismo, Ensino e Voluntariado, organizadas pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, a comunicação "Douro-Memória das Caldas de Aregos", o testemunho empreendedor de um projecto,  orientado para a investigação e vertido em livro, já publicado, cuja importância para a história da nossa terra nunca é de mais realçar.
É de referir que na quinta-feira, dia 5 de Maio, os participantes deste evento deslocar-se-ão a Caldas de Aregos,  a convite de Pedro Ferreira e Paulo Sequeira, onde  terão oportunidade de saborear as nossas cavacas, acompanhados por vinho do Porto, e conhecer aquelas   paisagens no veleiro "Libertus". Uma óptima acção de promoção das Caldas de Aregos e de Resende, da iniciativa destes dois jovens conterrâneos!
O programa destas jornadas pode ser consultado aqui.

"As cerejas bem-vindas"* (Ou a ignorância de Miguel Esteves Cardoso sobre Resende)

No sábado comemos as primeiras cerejas do ano. Eram da freguesia de Alcongosta, cujo nome dá quase tanto gosto pronunciar como comer as cerejas que lá magicam.
Eram verdes, verdinhas e eram caras: dez euros o quilo. Comprámos, pacatamente, meio quilo, mas a despesa rendeu-nos 50 cerejas gordas e luzidias, a cinco cêntimos cada bochecha, já que cada cereja tem duas, que até às vezes são marcadas, como as bochechas dos rabos.
Nunca tínhamos comido cerejas tão cedo. A senhora a quem comprámos avisou-nos que eram "um bocadinho amargas" e que mais valia esperarmos uns dias, até chegarem as cerejas de Resende, essoutra distinta freguesia do Fundão, que viriam mais doces e mais baratas. (sublinhado autor deste blogue)
"Pode provar", consentiu, como quem diz "quem te avisa, teu amigo é". Desafiei-a e puxei de uma delas. Que ácida e carnuda luxúria experimentei! Voltei ao século XIX - transportei-me. Os caroços eram verdes e as cerejas, cantou a Maria João, sabiam a flor - à sakura japonesa - e a chuva. O sol e o açúcar já estavam apaixonados e já eram noivos, mas ainda não se tinham casado com cereja nenhuma. Que boas eram estas cerejas ainda solteiras mas já prometidas, boas de pleno direito, perfeitas para quem gosta mais de presenças do que de esperanças.
Não são as cerejas doces, baratas, abundantes e deliciosas que aí vêm. São estas ácidas, caras, raras e deliciosas que aí andam agora que estão prestes a desaparecer. Ambas são, desigualmente, bem-vindas.
*Cónica de Miguel Esteves Cardoso, publicada no jornal Público,  de 2 de Maio de 2011
Nota: Proponho que o sr. Presidente da Cãmara convide esta ilustre criatura para estar presente no próximo festival da cereja, para um banho de imersão sobre Resende.

Mais um incêndio em Moumiz

Muito recentemente deflagraram mais incêndios em Moumiz. Um aconteceu numa casa de habitação de uma senhora, que reside junto da eira de Fundo de Vila, e que só por sorte não atingiu uma outra habitação por aí se encontrarem familiares de visita. Um outro incêndio teve lugar mais acima, num palheiro, que é propriedade de uma familiar da senhora a quem também já ardeu um palheiro.
Refira-se que,  em menos de um ano, já arderam em Moumiz dois palheiros, uma casa de habitação e uma viatura.  Parece haver algo de estranho em tudo isto...
Fonte da notícia: Luís Branquinho

segunda-feira, maio 02, 2011

Protesto pelo estado do Caminho das Moutas

No fundo da Avenida das Tílias, em Caldas de Aregos, onde começa o Caminho das Moutas, alguém afixou este protesto numa tília.

Passeio pela Avenida das Tílias, Caldas de Aregos


domingo, maio 01, 2011

Acção de Formação Creditada (25 horas) a realizar no Externato D. Afonso Henriques

Consulte aqui a data, horários e  condições de inscrição.

sábado, abril 30, 2011

"Beatificação de João Paulo II"

É o título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, abril 29, 2011

Entrevista de António Borges ao "Douro Hoje"

O semanário "Douro Hoje"  destaca,  no seu último número (edição de 27-04-2011),  uma grande entrevista  concedida pelo Eng. António Borges, presidente da Associação dos Municípios  do Vale do  Douro Sul, presidente da Câmara Municipal de Resende e destacado militante socialista, e que foi conduzida por Iolanda Vilar.
Esta entrevista pode ser lida n' O Canastro (link), tendo a respectiva transcrição  sido feita , com  a devida vénia,  a partir da edição electrónica daquele semanário, só acessível a assinantes.

Concerto da Academia de Música: Auditório Municipal (30 de Abril às 21h30)

O Auditório Municipal recebe os alunos da Academia de Música de Resende para um Concerto que se realizará dia 30 de Abril (sábado), pelas 21h30.
Os alunos vão apresentar um concerto que mostrará ao público todo o trabalho desenvolvido no âmbito da Academia.
Não perca!

Iniciativas da casa do SLB de Resende

 Consulte o facebook da Casa do Benfica em Resende (link)  para se inteirar das respectivas iniciativas. Aliás, só consulto o facebook para isso.

EB2 de Resende vence concurso "Escola Alerta"*

A EB2 de Resende obteve o 1.º prémio na categoria um (1.º e 2.ª Ciclos) do concurso “Escola Alerta” a nível do Distrito de Viseu, e recebeu o prémio numa cerimónia promovida pelo Governo Civil que decorreu no Auditório Municipal de Resende, no dia 28 de Abril.
Ultrapassando Barreiras é o título do projecto apresentado pela EB2 de Resende, onde os alunos procederam ao levantamento de obstáculos à livre circulação de cadeira de rodas e barreiras arquitectónicas, apresentando um conjunto de sugestões de forma a ultrapassar essas barreiras presentes em diversos locais públicos da Vila de Resende, nomeadamente na própria Escola, na Biblioteca Municipal, no Museu Municipal, na Sta. Casa da Misericórdia e na Câmara Municipal.
A EB2/3 de Lamego ganhou o 1.º prémio na categoria dois (3.º Ciclo e Ensino Secundário) com o projecto “Por uma Escola sem Barreiras” e a Escola Secundária de Sta. Comba Dão recebeu uma Menção Honrosa pelo trabalho de elevada qualidade desenvolvido no âmbito do concurso.
As escolas vencedoras receberam um troféu e um prémio pecuniário no valor de 600,00 euros, que foram atribuídos nesta 2.ª fase do concurso de âmbito distrital, seguindo-se a 3.ª fase onde estes trabalhos concorrem por um prémio a nível nacional.
O Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, considera que há neste projecto um grande mérito, pois trata-se de um trabalho desenvolvido pelos nossos alunos e professores que sensibiliza para questões imediatas como são as dificuldades do dia a dia de concidadãos nossos que são como nós, mas que têm maiores dificuldades. Deixa a ideia que temos de estender a mão àqueles que mais precisam de nós, por uma sociedade mais solidária e mais fraterna.
O Director do Agrupamento Vertical de Escolas de Resende, Manuel Luís Tuna, agradeceu o empenho dos professores na concretização do projecto afirmando que com o desenvolvimento deste tipo de trabalhos são princípios de cidadania que pretendemos incutir nos nossos alunos, pois todos devemos contribuir para que a nossa sociedade melhore e cresça mais em cidadania e solidariedade.
O Concurso Escola Alerta! Acessibilidades para todos foi lançado em 2003/2004 pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.). O objectivo do concurso é sensibilizar as crianças e os jovens do Ensino Básico e Secundário para as questões da deficiência, mobilizando-os para o combate à discriminação de que são alvo as pessoas com incapacidade, através da eliminação das barreiras urbanísticas e arquitectónicas, de informação e de comunicação que dificultam ou impedem a sua autonomia, participação e pleno gozo de cidadania.
*Notícia remetida por Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Resende

quarta-feira, abril 27, 2011

Colecção de Joaquim Pinto no Museu de Resende até 22 de Maio


Anselmo Borges organiza Colóquios ‘Igreja em Diálogo’: QUEM FOI (É) JESUS CRISTO?*

Data: 8 e 9 de Outubro de 2011
Local: Seminário da Boa Nova de Valadares/V. N. de Gaia

CONFERÊNCIAS/DEBATES

De Jesus a Jesus Cristo
Anselmo Borges
(Organização)

Uma biografia (impossível) de Jesus
Xabier Pikaza
(Universidade de Salamanca)

Jesus e a Gnose
Antonio Piñero
(Universidade Complutense, Madrid)

Jesus e Deus
Juan Antonio Estrada
(Universidade de Granada)

Jesus e o Dinheiro
J. I. González-Faus
(Faculdade de Teologia da Catalunha)

Jesus e a Política
Paulo Rangel
(Universidade Católica Portuguesa)

Jesus e a Igreja
José María Castillo
(Universidade de Granada)

Jesus e as Religiões
Juan José Tamayo
(Universidade Carlos III, Madrid

Jesus e as Mulheres
Isabel Allegro de Magalhães
(Universidade Nova de Lisboa)

Que quer dizer: ‘ressuscitar dos mortos’?
Andrés Torres Queiruga
(Universidade de Santiago de Compostela)

*O acontecimento cultural do próximo outono

CEREJA INSPIRA PROJECTO DE EMPREENDEDORISMO: Alunos da Escola Secundária de Resende criaram caixa gourmet*

No dia 20 de Abril, a Escola Secundária D. Egas Moniz procedeu à apresentação pública do projecto CERCAIXARES desenvolvido no âmbito do Plano Nacional de Educação para o Empreendedorismo (PNEE), pelos alunos Fernando Vieira e Jorge Miranda.
Partindo da cereja como inspiração, já que se trata de um produto que é a marca da região e uma das principais atracções turísticas do concelho, os alunos, em parceria com a empresa Embalagens Namora, criaram uma caixa gourmet para acondicionar o precioso fruto de Resende.
A embalagem, que se encontra registada com o Modelo Nacional n.º 2252 apresenta as cerejas em destaque onde o caule e a folha são a pega, facilitando o seu transporte. Esta caixa apresenta uma série de características que a diferenciam das habituais embalagens de transporte de cereja, tais como: é prática e mais resistente, sendo também resistente ao frio, podendo ser colocada no frigorífico; permite o encaixe das caixas umas sobre as outras; é auto-armável; fácil de transportar e concretizada com material resistente e da melhor qualidade, tornando-se mais atractiva para o comprador.
O Município congratula-se com a concretização deste projecto, já que esta caixa pode vir a ser uma imagem de marca de Resende, provando que os jovens do concelho são criativos e são capazes de empreender, de trabalhar e criar produtos que se destacam pela qualidade e originalidade. Os jovens Fernando Vieira e Jorge Miranda deram um exemplo de trabalho em equipa e são um exemplo de grande esforço, dedicação e humildade para Resende e para o País.
Recorde-se que o PNEE baseia-se na máxima “Aprender-Fazendo”, o que implica que o aluno faça todo um trabalho de casa de pesquisa e organização para posteriormente pôr em prática. A iniciativa engloba ideias inovadoras e empreendedoras como é o caso desta caixa gourmet apresentada.
O objectivo do projecto é que as escolas desenvolvam iniciativas, com a intenção de incutir na comunidade educativa competências e atitudes que incentivem o espírito empreendedor e de iniciativa como forma de responder aos desafios futuros do desenvolvimento da União Europeia no que concerne à competitividade
* Notícia elaborada e remetida pel' O Gabinete de Comunicação e Imagem da CMR