quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Acompanhados pelo PSD Resende, deputados do PSD Viseu visitaram o concelho*

Numa acção articulada com a Comissão Política de Secção, deputados do Partido Social Democrata na Assembleia da República eleitos pelo círculo eleitoral de Viseu, visitaram no dia 21 de Fevereiro, o concelho de Resende.
A comitiva, constituída pelo Vice-Presidente da Bancada Parlamentar, Dr. Almeida Henriques e pelos deputados, Dr. João Carlos Figueiredo e Dra. Teresa Santos, reuniu inicialmente na Câmara Municipal de Resende, onde, para além de contactar com a actividade desenvolvida, trocaram impressões sobre alguns dos assuntos que constituem as maiores preocupações e prioridades para o desenvolvimento local, em especial o tema das “acessibilidades”. Sobre este assunto, os Srs. Deputados apontaram uma solução de financiamento para a ansiada EN 222-2, em sintonia com a posição já assumida na moção apresentada pela bancada do PSD na Assembleia Municipal.
Já acompanhados pelo Presidente da Comissão Política de Secção, Arq. Paulo Moura e por dois membros do mesmo órgão, a Enf.ª. Elsa Rodrigues e o Eng. Rui Valdemar Cardoso, visitaram as instalações do Externato D. Afonso Henriques e debateram com o responsável pela instituição a conjuntura relacionada com a revisão dos contratos de associação, tendo os representantes manifestado a posição de princípio assumida pelo PSD, que contraria o que tem vindo a ser a política seguida pelo actual Ministério da Educação.
De seguida, a comitiva teve a oportunidade de verificar in loco  o excelente trabalho que tem vindo a ser feito ao longo dos anos pela Santa Casa de Misericórdia de Resende, que a tornou um referencial de sucesso nos domínios dos serviços prestados à população local ao nível do “terceiro sector”.
A visita terminou com uma reunião na nova sede do PSD Resende, com os membros da Comissão Política recentemente eleita, onde foram abordados assuntos relacionados com o funcionamento e orgânica interna dos diferentes estratos do partido e  a necessidade imperiosa de, correspondendo à estratégia local, colocar o tema, como prioritário, da Agricultura e do Mundo Rural na agenda política.
Desta profícua jornada, ficou o compromisso de continuidade de trabalho intenso e estreita cooperação com os nossos representantes na Assembleia da República, em prol, neste caso, dos superiores interesses da população Resendense.
*Notícia elaborada e remetida pelo PSD Resende

terça-feira, fevereiro 22, 2011

Aldeia de Formigal



 A placa a indicar  Rua (porquê Rua?) de Formigal e as caixas de correio lá estão. Mas todos os habitantes  partiram e  as cartas não chegam. Onde antes havia vida, agora há abandono. 
Quando me apetece falar em silêncio, pego em mim e vou por aí abaixo.
O último que partiu não desligou a luz. Como sempre, as lâmpadas continuam a alumiar a eira e as ruelas para quem nelas quiser aventurar-se.

HISTÓRIAS DE UMA VIDA DE UM RESENDENSE… EM SINTRA: Chamo-me Joaquim de Jesus e nasci em Passos, Cárquere, há 75 anos

Conheci este nosso conterrâneo na última festa de Natal da Casa de Resende em Sintra. Após cumprir o serviço militar foi para Sintra e aqui ficou. O seu percurso de vida, publicado no Jornal de Resende (número de Janeiro de 2011),  pode ser lido n' O Canastro.

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

2.º Torneio Mundial "Benfiquista" tem início em Resende a 25 de Fevereiro

Inscreva-se até amanhã na Casa do Benfica em Resende.

sábado, fevereiro 19, 2011

"O que fazemos com a linguagem?"

É o título do artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

JF de S. João de Fontoura continua a apoiar a natalidade

No passado dia 15 de Fevereiro, a Junta de Freguesia de S. João de Fontoura atribuiu  150€ ao jovem casal, Casimira de Jesus Pereira Gonçalves e Carlos Quintino da Silva Carneiro, residentes no Areeiro, pelo nascimento da filha Ana Rita Gonçalves Carneiro,  no âmbito do apoio à natalidade.
Parabéns aos pais. Ainda bem que esta autarquia resolveu  apostar no futuro, dando um sinal de incentivo aos pais para que tenham filhos, a maior fonte de alegria.

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Director do Externato D. Afonso Henriques rebate dados do estudo sobre rede escolar respeitantes à situação deste estabelecimento

A propósito do estudo de diagnóstico e de reorganização da rede escolar do ensino particular e cooperativo, recentemente divulgado pelo ME, o Director Pedagógico do Externato D. Afonso Henriques/Resende, Padre José Augusto Marques, em análise remetida à Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo e outras entidades,  refuta evidentes erros que viciam os resultados. Eis a transcrição do teor da mesma:
........................................................................
"O recente estudo da Rede Escolar apresenta uma proposta de redução de duas turmas (uma no 3º Ciclo, outra no Ensino Secundário), o que tornaria a nossa situação muito difícil e a curto prazo levaria ao encerramento da Escola, uma vez que nós só temos duas turmas por ano e deixaríamos de ter sequência natural dos alunos desde o 7º ao 12º ano. Por outro lado, isso iria fazer com que não conseguíssemos garantir um corpo docente minimamente estável, uma vez que, grande parte dos docentes, ficariam com horários incompletos e não se estabilizariam na Escola. O estudo, porém, tem evidentes erros que viciam os resultados. Assim, passamos a apresentar:

1. No Estudo referente ao 3º Ciclo aparecem dentro do perímetro da rede 4 escolas (o Externato e mais 3 escolas públicas), sendo que uma delas tem apenas 2º Ciclo e outra está situada a 10Km e não a 4Km. A única escola com 3º Ciclo dentro do perímetro da Rede Escolar é a Escola ES/3 D. Egas Moniz.
2. A taxa de ocupação da Escola ES/3 D. Egas Moniz aparece com 80% para o 3º Ciclo e 60% para o Secundário. Como é que, sendo uma escola única, sem blocos independentes para cada Ciclo, pode apresentar taxas de ocupação diferentes? A Escola funciona com um bloco único de salas de aula e está superlotada. Tem 31 turmas para 21 salas gerais + laboratórios e salas específicas, sendo que, neste momento, por falta de espaços, estão a dar aulas na Biblioteca, em algumas arrecadações e até o Palco do polivalente foi adaptado para sala de aula. O atendimento dos Directores de Turma aos Encarregados de Educação tem sido feito no refeitório. Como podem ser verdade as taxas de ocupação definidas?
3. O número de alunos com Necessidades Educativas Especiais no 3º Ciclo não é 1, mas 2.
O conhecimento da realidade “in loco” teria sido uma mais-valia para a elaboração deste estudo que não apresenta os dados reais das nossas Escolas.
Como os números comprovam, a nossa média de alunos por turma no 3º Ciclo é de 28,8 e a do Secundário é de 24. As nossas turmas estão com números de ocupação acima da média, portanto, não estamos a desperdiçar dinheiros públicos.
O nosso preço aluno já neste ano lectivo é de 3.450€, bastante abaixo do que se prevê para o ensino público, pelo que não nos enquadramos no contexto daqueles que gastam mais que as Escolas Públicas.
Achamos que, no nosso caso particular, a nossa Escola deveria manter as turmas existentes, pela antiguidade, pela qualidade de ensino, pela questão económica, pela lotação da rede, pela opção dos pais e dos alunos."

Externato D. Afonso Henriques aposta na formação integral dos alunos: Jornada de Formação sobre prevenção e segurança

O dia 16 de Fevereiro foi aprovado pelo Conselho Pedagógico como um dia dedicado à formação de toda a Comunidade Escolar para as problemáticas da Prevenção, Segurança e Emergência em contexto Escolar.
A jornada começou pelas 9h15m com um simulacro de incêndio utilizando fumo artificial que obrigou à evacuação de toda a escola. O simulacro contou com a participação dos Bombeiros Voluntários de Resende, da GNR e da Protecção Civil Municipal. Os Bombeiros fizeram um exercício de evacuação de um aluno pela janela utilizando as escadas e a saída de emergência no sector de aulas do Secundário. Nas escadas do Pavilhão do 3º Ciclo fizeram ainda a imobilização de um ferido que caíra no exercício de evacuação. Ambos os alunos foram transportados ao Centro de Saúde local e regressaram à escola. Fizeram, ainda, a vistoria em todas as salas e a todas as instalações no sentido de verificar se tinham sido usados todos os procedimentos previstos no Plano de Segurança. Reposta a normalidade em todos os sectores, os alunos, professores e funcionários regressaram às suas salas.
Este exercício teve como objectivo a preparação de toda a comunidade escolar para saber como actuar em situações de emergência neste contexto de escola. A preparação desta actividade foi feita pela Direcção da Escola, ao nível interno, com os professores e funcionários, e a nível externo com os Bombeiros Voluntários, Protecção Civil Municipal e GNR. Na sala de aula, todos os alunos tiveram formação prévia com os seus Directores de Turma e, nas salas específicas, com os respectivos professores. Toda a comunidade escolar demonstrou estar preparada para o exercício realizado e os objectivos foram atingidos plenamente.
A partir da 10h30m decorreu uma acção de formação em 6 painéis distintos com a presença da Protecção Civil Distrital (com dois painéis, um teórico e outro prático), com a Protecção Civil Municipal (painel teórico sobre prevenção em caso de incêndio e de queda de neve), com o Governo Civil (painel teórico sobre prevenção rodoviária), com o Comando Regional da GNR (painel teórico sobre a actuação das forças de segurança) e com os Bombeiros Voluntários de Resende (painel prático sobre exercícios de imobilização, primeiros socorros e demonstração de actuação em casos de emergência).
Os vários painéis decorreram em sistema rotativo, desde as 10h30m até às 15h30m (com intervalo para o almoço), de modo a todos os alunos poderem participar em todas as formações, divididos por anos de escolaridade. Foi um dia de formação abrangente em todas as áreas da protecção civil, da segurança e da preparação em casos de emergência.
Pelas 15h30m, para encerrar esta jornada, a GNR fez no pavilhão desportivo, para todos os alunos da escola, uma demonstração cinotécnica para detecção de estupefacientes. As habilidades dos cães impressionaram toda a comunidade educativa.
Foi uma jornada muito positiva, quer pela forma como decorreu, quer pelos objectivos alcançados em termos de formação e preparação da comunidade escolar.
Agradecemos à Protecção Civil Distrital e Municipal, ao Governo Civil Distrital, ao comando distrital e local da GNR e aos Bombeiros Voluntários de Resende pela colaboração e apoio na realização desta actividade.

                                                                                                        O Director, José Augusto Marques

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Anselmo Borges no ciclo de debates "Vidas e Vozes/Diálogos Comtemporâneos"

É uma iniciativa do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, que "pretende projectar e debater de uma forma panorâmica, simultaneamente analítica, polémica e didáctica, e junto de um público que se deseja o mais alargado possível, as vidas, as obras e as escolhas de autores/as – pensadores, cientistas, políticos, teólogos, escritores, artistas – com uma intervenção relevante para os processos de compreensão, de representação e de revisão crítica do mundo contemporâneo".
Em cada sessão dois intervenientes debruçar-se-ão sobre dois autores, se possível colocados em confronto, seguido de debate. 
 A 2.º sessão decorrerá na próxima 3.ª feira, dia 22 de Fevereiro, com início às 21h15, na Galeria Santa Clara, em Coimbra. Os dois autores em confronto serão Hans  Küng, a cargo de Anselmo Borges  e Elisabeth Schüssler Fiorenza, a cargo de  Teresa Toldy.
Refira-se que Hans Küng (1928- ) é um teólogo suíço, filósofo, professor de teologia, escritor e sacerdote católico, muito polémico no interior da Igreja.  Em 1960, Küng foi nomeado professor de teologia em Tubinga, Alemanha. Juntamente com o seu colega Joseph Ratzinger (futuro Papa Bento XVI), foi nomeado pelo Papa João XXIII consultor teológico para o Concílio Vaticano II. No final da década de 1960, Küng iniciou uma reflexão rejeitando o dogma da infalibilidade Papal, publicando em 1970 Infallible? Em consequência disso, foi impedido pela Igreja Católica Apostólica Romana de oficialmente ensinar teologia em nome dela, mas permaneceu sacerdote. Küng defende o fim da obrigatoriedade do celibato eclesiástico, maior participação laica e feminina na Igreja Católica e o retorno da teologia baseada na mensagem da Bíblia.

terça-feira, fevereiro 15, 2011

Congresso de animação para o desenvolvimento*

            Os Cursos Profissionais de Animação Sociocultural, Psicossocial, Termalismo e Turismo Ambiental e Rural, da Escola Secundária Dom Egas Moniz – Resende, organizaram um congresso, denominado “Animação para o desenvolvimento”, que decorreu no Auditório Municipal de Resende, nos dias 10 e 11 de Fevereiro, com o objectivo de sensibilizar toda a comunidade para a importância da animação no desenvolvimento humano, pessoal, cultural, social, territorial e turístico.
Considerando que animação é «...uma série de actividades encaminhadas a alertar, a colocar em marcha a possibilidade dos indivíduos estabelecerem elos de relacionamento fecundando o desenvolvimento de potencialidades a todo o nível», segundo Maillo (1979), os painéis temáticos foram os seguintes:
– “Desafios da Profissão, Regulação e Regulamentação do Exercício da Animação” (pela Prof.ª Cristina Correia, da Equipa Educativa de Apoio às Escolas – DREN);
– “A Animação Cultural para o Desenvolvimento Turístico e Territorial” (por Eduardo Correia, do Teatro do Montemuro);
– A “Dramatização no Desenvolvimento Humano” – Workshop de Expressão Corporal (por Inês Correia, da Escola Secundária Dom Egas Moniz);
– “A importância da Animação dos Tempos Livres – Campos de Férias” (pela Dra. Natália Mendes, do Instituto Português da Juventude);
– “A Animação Sociocultural em Portugal - passado, presente e futuro” (pelo Dr. Marcelino Sousa Lopes, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro);
– “Workshop - Terapias expressivas” (por Inês Correia, da Escola Secundária Dom Egas Moniz);
– “Novos conceitos, novos produtos e novos mercados” (pela Dra. Suzan Fartaj, da Escola Secundária Dom Egas Moniz).
De salientar a forma participada e animada como decorreu todo o congresso, assim como a pertinência e apresentação das temáticas, abordadas de uma forma clara e incentivadora, que abriram novos horizontes, em termos de actividades, para o trabalho futuro dos jovens técnicos.
Presidiu à abertura da iniciativa a Prof.ª Dulce Pereira, Vereadora da Cultura, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, e ao encerramento o Prof. Miranda de Carvalho, Director da Escola Secundária Dom Egas Moniz – Resende.
*Notícia elaborada por Paulo Sequeira

Jornal "Sê...", de Fevereiro de 2011

Ainda vai a tempo de ler aqui o número de Fevereiro deste interessante jornal dos escuteiros de Resende, que já vai no número 173 e se publica há 15 anos.

segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Dia da protecção civil e realização de simulacro no Externato D. Afonso Henriques

O evento, com a seguinte organização, terá lugar no próximo dia 16 de Fevereiro, 4.ª feira:
1. 09h30m – Simulacro a envolver toda a escola com a participação da Protecção Civil Municipal, dos Bombeiros e da GNR;
2. 10h30m – Acção de formação em sistema rotativo com 6 grupos de cerca de 50 elementos cada:
a. Sistema de Protecção Civil – Protecção Civil Distrital (Auditório)
b. Incêndios florestais e prevenção – Protecção Civil Municipal (Sala 3)
c. Segurança Rodoviária – Governo Civil Distrital (Sala 4)
d. Actuação da GNR – GNR (Sala 7)
e. Demonstração Prática – Bombeiros (Campo de Futebol)
f. Demonstração prática – Protecção Civil Distrital (Campo de Futebol)
3. 15h30m – Demonstração cinotécnica para todos os alunos (Campo de Futebol)

Recinto Megalítico de S. Cristóvão classificado Sítio de Interesse Púbico*

O Ministério da Cultura classificou o Recinto Megalítico de S. Cristóvão como Sítio de Interesse Público, através da portaria n.º 1050/2010, publicada em Diário da República, 2.ª Série, de 13 de Dezembro de 2010.
Os fundamentos do Ministério da Cultura para tal classificação, como consta na referida portaria, são os seguintes: “O Recinto Megalítico de São Cristóvão faz parte do conjunto megalítico do planalto de São Cristóvão, na serra de Montemuro, num local de grande beleza paisagística.
Trata-se de cromeleque com cerca de 40 monólitos, que constitui um dos poucos vestígios monumentais sobreviventes das sociedades neolíticas da região e é por isso um documento de maior importância para o conhecimento do período Pré-Histórico. A raridade, antiguidade e importância científica do sítio, fazem dele um valor patrimonial de excepção, merecedor de reconhecimento e protecção legal”.

Neve corta ligação entre Bigorne/S. Cristóvão/Resende

Devido à queda de neve, encontra-se cortada a estrada que liga Bigorne a Resende.

sábado, fevereiro 12, 2011

Anselmo Borges comentou, esta manhã, notícias da semana na RTP1

 Anselmo Borges foi o convidado desta semana do programa Bom Dia Portugal,  onde comentou a actualidade da semana. A intervenção, que começou  às 10h27, pode ser vista aqui 
Nota: após aceder ao programa, direccione o cursor para o lado esquerdo, onde aparecem 3 pequenos rectângulos; clique no rectângulo 3. 

"Declaração universal dos deveres humanos"

Para superar a crise e para que a esperança não seja mera ilusão, wishfull thinking, precisamos todos de ser fiéis às nossas responsabilidades e cumprir os nossos deveres.
É em torno disto que reflecte Anselmo Borges no artigo hoje publicado no DN e que pode ler aqui

sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Em destaque

Toda a gente reparou no destaque dado ao Eng. António Borges na última reunião da Comissão Política Nacional do PS, que apareceu na mesa ao lado do Secretário-Geral, José Sócrates.
Por sua vez, na secção "quentes e boas" do Douro Hoje, desta semana, é referido que "nos bastidores da Convenção Distrital do PS de Viseu, comentava-se insistentemente que o futuro de António Borges passa por Lamego...".
Como diria o outro, o grande Arquitecto premeia os pedreiros que se destacam na construção do Templo.

Incêndio em Moumiz*

Em Moumiz,  na Calçada da Fonte,  deflagrou um incêndio num antigo palheiro pertença de Rosinda Duarte,  que se encontra ausente temporariamente em Lisboa,  e na casa dos seus familiares.
O incêndio começou,  ontem a meio da tarde,  no interior do palheiro,  que há anos tem vindo a ter o destino de arrumos e dispensa de géneros alimentares.
Alertados pela  mãe de Luís Branquinho,  os poucos populares que residem na zona,  na sua maioria idosos, acabaram por chamar os bombeiros voluntários de Resende,  que acorreram ao local.
Deste incêndio  ficaram somente as paredes do palheiro,  tendo perecido boa parte dos muitos produtos agrícolas ali depositados.
A origem de tal incêndio deve-se a um curto circuito na antiga instalação eléctrica. Do local conseguiram salvar alguns alimentos  hortícolas e uma arca congeladora meia queimada, que deverá  estar na origem do incêndio,  devido ao sobreaquecimento de  uma extensão de tomadas.
Deste incidente não existem feridos nem quaisquer animais mortos. Somente a perda de bens materiais e do imóvel, cuja  proprietária pretende regressar o mais rápido possível de Lisboa para se inteirar da situação.
*Notícia elaborada e remetida por Luís Branquinho, a quem agradeço.

Prova do Campeonato Nacional de Remo na "Douro Verde.TV"

Pode ver aqui o vídeo da  prova da regata pontuável para o  Campeonato Nacional de Remo, realizada nas Caldas de Aregos, no passado dia 5 de Fevereiro.

segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Anselmo Borges: "A religião oprime quando impede a alegria a nível sexual"*

Pode ler aqui a grande entrevista que Anselmo Borges concedeu a António Marujo e publicada na Pública de ontem.
Nela são abordadas questões como a visão da Igreja sobre a sexualidade e seus mal-entendidos, aborto, eutanásia, celibato obrigatório, poder na igreja, papel do sacrifício na religião, a mensagem originária cristã, dimensões da ética, actualidade de Marx, dualismo corpo-alma, sacralização das funções sacerdotais, a esperança na ressureição...
*Transcrição da Pública, de 06.02.2011

domingo, fevereiro 06, 2011

Resende em pleno Inverno




Quem observar com olhos de ver também encontra paisagens bem bonitas no nosso concelho no Inverno, como acontece com António Fernando, residente em Faro, mas que vem cá muitas vezes visitar familiares, a quem agradeço estas fotos.
Clique  nas mesmas para ampliar.

sábado, fevereiro 05, 2011

"Semana Mundial da Harmonia Inter-Religiosa"

É este o título da reflexão de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Eventos desportivos: Remo em Caldas de Aregos e Andebol em Anreade

Amanhã, dia 5 de Fevereiro, entre as 10h30 e as 13h30, irão decorrer em Caldas de Aregos provas para o Campeonato Nacional de Fundo-Remo.
Logo a seguir, no domingo, dia 6, às 15h00, no Pavilhão Municipal de Anreade, a equipa do FCPorto irá defrontar o ABC Andebol SAD no âmbito do Campeonato Nacional de Andebol de Juniores Masculino.

quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Estudo aponta para diminuição de turmas no Externato D. Afonso Henriques/Resende

O estudo sobre o ensino particular e cooperativo com contratos de associação (link), coordenado pelo Prof. António Rochette, da Universidade de Coimbra, sugere uma redução do número de turmas para o 3.º Ciclo. A proposta é de 5 turmas para o ano lectivo de 2011/2012.
Quanto ao ensino secundário,  o estudo propõe 5 turmas para o ano lectivo de 2011/2012, levando a curto prazo "ao equacionar da resolução do contrato de associação com este estabelecimento", pelo menos neste nível de ensino.

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Festa de S. Brás




As gentes de Resende cumpriram a tradição. Em manhã fria, acorreram  ao lugar de de S. Brás, onde foi celebrada missa. Cá fora, os forasteiros puderam saborear as deliciosas falachas de S. Brás. Mas não faltaram grelhados para todos os gostos, muita broa e doces.
Paulo Sequeira, autor destas fotos, irá fazer o registo desta festa e das suas características tão peculiares para o número de Fevereiro do Jornal de Resende. Num estilo a que já nos habitou, retratando usos e tradições que perduram, será mais um postal ilustrado das nossas gentes, das nossas paisagens.

Cavalhão-S. Martinho de Mouros: Cerejal em tempo de inverno

Clique na foto para ampliar.

terça-feira, fevereiro 01, 2011

Para que conste: Intervenções/posições em reuniões da Câmara Municipal de Resende

I
Sobre a proposta de aprovação de contrato de comodato e do projecto de um Centro Interpretativo, referente ao edifício da Escola Primária de Feirão, a celebrar com a Associação dos Amigos de Feirão (Reunião de Câmara realizada em 15.11.2010-Acta n.º 23/2010):
O Sr. Vereador Joaquim Rodrigo de Matos F. P. Pereira (PSD): Disse que esta proposta de cedência do edifício da Escola Primária à Associação os Amigos de Feirão é bem elucidativa da forma discricionária como o Sr. Presidente faz a gestão destes equipamentos. Este edifício já foi pedido por várias vezes pela Junta de Feirão e nunca, sequer, os pedidos tiveram resposta ou chegaram a ser analisados em reunião de Câmara. Como se não bastasse, o Sr. Presidente da Junta de Feirão informou-nos, na hora reservada ao público, da existência de um novo pedido efectuado no dia oito deste mês, onde refere que pretende criar um equipamento social nas instalações da referida escola, pedido esse que também não foi incluído na ordem de trabalhos desta reunião. Se a Câmara pretende, como diz, instalar um Centro Interpretativo da Serra do Montemuro, deveria escolher para parceira uma Associação com experiência na área e nós não conhecemos nem dinâmica, nem competências intrínsecas à Associação os Amigos de Feirão para ser parceira neste projecto. O que está em causa é que o Sr. Presidente da Junta de Feirão foi eleito pelo PSD e o presidente da Associação Os Amigos de Feirão foi o candidato do PS à mesma Junta. Este tipo de discriminação não é tolerável.
II
No seguimento de uma proposta do vereador Joaquim Rodrigo de M. F. P. Pereira relativa às implicações no Externato D. Afonso Henriques das alterações nos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo com contrato de associação (Reunião realizada em 06.12.2010-Acta n.º 24/2010):
O Senhor Presidente da Câmara: A propósito desta intervenção deu conta que o Senhor Director do Externato tem mantido consigo contactos sobre esta temática do novo financiamento do ensino cooperativo e particular, tendo-lhe sido transmitido que o Presidente da Câmara acompanhará a evolução da situação e diligenciará concertadamente com a Direcção do Externato no sentido de se garantir aquilo que se reconhece de justiça a este estabelecimento de ensino, à semelhança do que já aconteceu no passado em face de outras dificuldades que surgiram. Entende por isso que a Câmara deve acolher as preocupações vertidas na proposta do Senhor Vereador e nesta fase em que decorrem ainda contactos e negociações sobre a matéria, delegar no seu Presidente o acompanhamento da situação nos termos explanados. A Vereação concordou.
III
Na sequência da apresentação da tabela de preços para 2011 a praticar pela Companhia das Águas das Caldas de Aregos, EM, SA (Reunião realizada em 21.12.2010-Acta n.º 25/201):
O Senhor Presidente da Câmara proferiu a seguinte declaração de voto: “Para que se perceba todo o esforço que estamos a fazer, queria referenciar que no turismo de lazer, pelos dados já conhecidos, as Termas de Caldas de Aregos foram aquelas que mais cresceram neste segmento em 2010 e que são as únicas Termas no país que estão abertas todo o ano.”.