terça-feira, abril 05, 2011

O nosso folclore na Festa da Cerejeira em Flor


A tarde do passado domingo estava convidativa. As cerejeiras em flor apresentavam-se no seu máximo esplendor pelas encostas de S. João de Fontoura, Barrô,  S. Martinho de Mouros, Paus  e outras freguesias do concelho. Por isso, muitas pessoas foram até Paus, onde tradicionalmente são celebrados  com cantares e danças do nosso folclore os tons únicos da paisagem branqueada das cerejeiras em flor.
Actuaram os Grupos Folclóricos e Etnográficos de Santa Maria de Cárquere, de S. Miguel de Anreade e de S. Pedro de Paus, do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ermesinde e da Tuna Social e Cultural de Órgens-Viseu.
A festa contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal,  Eng. António Borges, da Vereadora da Cultura, Prof. Dulce Pereira,  e do representante da Federação Portuguesa de Folclore, Dr. Albino Brito de Matos.

segunda-feira, abril 04, 2011

II Passeio em motos 4/2 "Na Rota da Cerejeira em Flor", organizado pela JF de Paus*

A Junta de Freguesia de Paus organizou,  no dia 2 de Abril,  o II Passeio da Cerejeira em Flor em moto 4 e 2 rodas, este ano mais participado,  com 24 inscrições. Teve a particularidade do traçado do passeio ter sido efectuado pelos motards da freguesia, tendo por isso ficado isentos de pagamento de inscrição. A concentração foi às 9 horas na sede da Junta de Paus, onde foi servido aos participantes o pequeno-almoço. O almoço volante  foi servido na barragem de Pretarouca, com fêveras e entrecosto grelhado.  O passeio prosseguiu e a chegada à sede da Junta deu-se pelas 17h e 30m, onde aguardava os participantes um saboroso porco no espeto. Por fim,  foram entregues aos participantes um certificado de participação neste passeio. De salientar que não houve qualquer incidente, tendo os motards da freguesia demonstrado todo o interesse em continuar este evento nos próximos anos.
 *Remetido por Manuel Chaves, Presidente da Junta de Freguesia de Paus
Nota: Este mesmo texto e mais fotos podem ser vistos no recém-criado blogue da Junta de Freguesia de Paus (link)

domingo, abril 03, 2011

"O reino da irrazão"

O artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de ontem, versou o tema em epígrafe, que pode ler aqui.

Anselmo Borges em dia (próxima 3.ª feira) com três conferências

Anselmo Borges proferirá no próximo dia 5 de Abril três palestras: 

1. No Auditório da Casa da Cultura de Oliveira do Hospital:
- 10h30: "Os valores hoje"
- 14h15: "Relação entre Ciência, Filosofia, Arte e Religião"
2. Na Escola Secundária de Oliveira de Frades
- 17h15: "Existência e Morte"

sábado, abril 02, 2011

sexta-feira, abril 01, 2011

PAUS: Fim de semana de Festa da Cerejeira em Flor

 Amanhã, sábado, terá lugar o 2.º Passeio "Cerejeira em Flor", em motas de 2 e 4 rodas, com início pelas 09h30 e final pelas 17h00, seguindo-se um convívio com porco no espeto. É uma iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Paus.
No domingo, com início às 15h00, numa organização do Rancho de Paus, haverá um espectáculo de folclore, com actuações dos Grupos Folclóricos e Etnográficos  de Santa Maria de Cárquere, de S. Miguel de Anreade e de S. Pedro de Paus,  do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ermesinde e da Tuna Social e Cultural de Órgens-Viseu.

quinta-feira, março 31, 2011

Colecção ( de peças de barbearia e cabeleireiro) de Joaquim Pinto exposta no Museu Municipal de Resende*

A inauguração desta original e muito interessante exposição decorrerá às 18h00 de 15 de Abril, no Museu Municipal de Resende, estando patente ao público até 22 de Maio. Das cerca de 500 peças expostas, será uma oportunidade para ver, por exemplo, a navalha que barbeou o rei D. Carlos, uma taça e pincel em prata, uma peça rara de frisar bigodes ou um estojo de limpeza de boca de barbeiro dentista. É uma selecção da colecção de Joaquim Pinto (“Pinto’s Cabeleireiros”, com salão no Centro Comercial Apolo 70, em Lisboa), constituída por mais de 2.000 artigos, alguns dos quais poderão ser vistos no seu museu digital (www.museudobarbeiroecabeleireiroonline.com).
“O próximo dia 15 de Abril será uma data muito importante para mim, pois será a realização de um desejo antigo: a partilha deste meu espólio com os nossos conterrâneos; já expus a colecção 29 vezes, em múltiplos eventos e localidades, mas esta iniciativa é a que me dá mais alegria; por coincidência, no dia da inauguração, faz 50 anos que saí de S. Martinho de Mouros em busca de uma vida melhor”, confidenciou-nos Joaquim Pinto. Refira-se que este nosso conterrâneo é detentor de vários troféus nacionais e internacionais (medalhas de ouro e prata) e dezenas de diplomas no âmbito da sua profissão e é presença assídua nas televisões e jornais,  sendo considerado o cabeleireiro da classe política e dos famosos (actual Presidente da República, 3 ex-Primeiro-Ministros,  8 antigos ou actuais Ministros/Secretários de Estado, muitos deputados, vários diplomatas, dezenas de profissionais liberais, jogadores, apresentadores e vedetas da televisão…).
*Notícia transcrita do Jornal de Resende, edição de Março de 2011

quarta-feira, março 30, 2011

Rotary Club de Resende homenageou o Dr. Albino Brito de Matos

A cerimónia decorreu no âmbito de um jantar, que teve lugar no passado dia 18 de Março.
O Dr. Albino Brito de Matos exerceu a actividade de  advogado entre 1958 e 1977, foi provedor da Santa Casa da Misericórdia de 1981 a 1993 e destacou-se,  sobretudo,  como presidente da Câmara, ao longo de 25 anos, de 1976 a 2001.
Foi um reconhecimento merecido num  percurso sem vaidades. À frente dos destinos do município, foram construídos,  com dinheiros camarários ou  sob o seu impulso e influência,  entre outras obras e melhoramente,  as muitas estradas,  a ligar os lugares mais recônditos, a piscina municipal, ampliação do edifício camarário,  jardins de infância, escolas primárias, fontanários, sedes de junta de freguesia e vários equipamentos culturais e sociais. E, sobretudo, bateu-se afincadamente para que a ponte da Ermida, uma obra estruturante para Resende,  fosse uma realidade.
O seu longo consulado permitiu que  à sua sombra fosse sendo construída uma teia de interesses egoístas. Por isso, foi pena que não se tivesse apeado mais cedo do poder.  O slogan da sua campanha das autárquicas de 1997 “Resende vai mudar” já era um prenúncio de desgaste  e descolagem da realidade, vindo de um candidato que estava à frente do município desde 1976. Depois, em 2001, aconteceu o que se sabe.
Conheci pessoalmente o Dr. Brito de Matos há apenas 4 anos. Vi nele uma pessoa reconfortada com a obra feita, movida por um grande amor à sua terra e ao concelho. Imagino que tenha há muito concluído que em política a memória é curta e muita selectiva e a gratidão inexistente.

terça-feira, março 29, 2011

Teatro em Felgueiras

Clique no cartaz para ampliar.

Cerimónia de Crisma em Resende

Numa cerimónia presidida pelo Bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho, que teve lugar na igreja matriz de Resende, no passado domingo,  dia 27 de Março, foram crismados 45 jovens (40 de Resende, 4 de Felgueiras e 1 de S. Martinho de Mouros).
Refira-se  que o Cisma ou Confirmação é um dos Sacramentos da Igreja, que pressupõe maturidade de fé e formação cristã.

Robótica na Medicina: alunos do12.º do Externato D. Afonso Henriques fazem visita de estudo à Universidade de Coimbra

No âmbito da disciplina de Área de Projecto, leccionada pela professora Sandra Guedes, nós, alunos do 12.ºA do Externato D. Afonso Henriques, estamos a desenvolver um projecto intitulado “Robótica na Medicina”.
Após várias pesquisas na internet descobrimos que, nesta área, o Prof. Dr. Rui Cortesão está a coordenar uma equipa de 7 investigadores da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra na construção de um robô manipulador para cirurgia minimamente invasiva. Por isso, para enriquecer o nosso projecto e o nosso conhecimento acerca da robótica na medicina, estabelecemos contacto com este investigador com o intuito de visitar as instalações da faculdade para poder ver o robô e fazer-lhe algumas perguntas a fim de obtermos mais informações assim como para fomentar o contacto com entidades exteriores à escola que é um dos objectivos da disciplina.
O Prof. Dr. Rui Cortesão desde logo se mostrou disponível para nos receber e mostrar o robô. Por incompatibilidade de horários essa visita só foi possível no passado dia 9 de Março.
Neste dia partimos com destino a Coimbra, à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade desta cidade, situada no Pólo II desta centenária Universidade. Chegados a este Pólo dirigimo-nos ao Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, o qual ainda exploramos superficialmente antes do encontro com o Prof. Dr. Rui Cortesão que nos recebeu por volta das 11h e 45min e nos acompanhou até ao seu laboratório. Neste espaço encontravam-se cerca de 13 jovens investigadores a desenvolver projectos desde cadeiras de rodas inteligentes até projectos para a CIMPOR.
Após a visualização de alguns vídeos disponibilizados pelos investigadores, tivemos o primeiro contacto com o WAM (o robô) o qual tivemos oportunidade de manusear. Para além desta experiência tivemos ainda a oportunidade de respirar um pouco da sabedoria e do interesse, fascínio e amor do Prof. Dr. Rui Cortesão pela ciência.
Esta visita constituiu, sem dúvida, uma aprendizagem imensa nos meandros da tecnologia e uma prova de que “o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha o mundo pula e avança”.

                                                                                              Fábio Pinto
                                                                                                          Marisa Rodrigues

segunda-feira, março 28, 2011

António Borges revela futuro político ao Jornal de Resende

Em entrevista ao Jornal de Resende, edição de Março, conduzida por Paulo Sequeira, o Eng. António Borges, no 3.º e último mandato à frente dos destinos da Câmara Municipal, dá a conhecer o que irá fazer daqui a dois anos e meio. É na última pergunta.
Recorde-se, a propósito, que Paulo Campos, Secretário de Estado das Obas Públicas, na sua recente deslocação a Resende para apresentação da moção (do Secretário-Geral do PS),  foi portador de uma mensagem de José Sócrates: "que transmitisse um grande abraço ao seu grande amigo e camarada António Borges e que lhe afirmasse que este era, em seu entender, o melhor autarca do país".

domingo, março 27, 2011

Cerejeiras em flor*

O fim de semana chuvoso contrastou com o espectáculo das cerejeiras em flor, que se vislumbra por todo o concelho de Resende.
*Fotos tiradas neste fim de semana.

sábado, março 26, 2011

"Homem: animal que fala"

É este o título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

10 de Abril: Festa das Cavacas

sexta-feira, março 25, 2011

DVD e livro com música e tradições, recriadas há 40 anos para a RTP, foram apresentados em Paus

Pode ler aqui o apontamento sobre o evento em epígrafe, publicado no Jornal de Resende, edição de Fevereiro de 2011.

quarta-feira, março 23, 2011

Destaques do Jornal de Resende – Edição de Março (a sair no final desta semana)

No seu terceiro mandato à frente dos destinos do município de Resende, o autarca socialista António Borges, numa grande entrevista ao Jornal de Resende, aborda os grandes temas da actualidade nacional e concelhia. Investimentos, situação financeira da autarquia, acessibilidades, concurso público internacional das Caldas de Aregos, oposição, políticas na área social e na educação são alguns dos principais tópicos abordados, não faltando a alusão a uma “operação à Robin Hood”…
O carnaval de Loureiro, Ernesto Ferreira – um Resendense que regressou do “inferno” Líbio, histórias de uma vida… em S. Martinho de Mouros e a celebração dos dezasseis anos do Agrupamento 1096 do CNE, entre outras notícias e artigos de opinião, poderão, também, ser lidas na edição de Março do Jornal de Resende, a sair no final da semana.

terça-feira, março 22, 2011

Investimento de 12 milões de euros na requalificação da Escola Secundária de Resende

Decorreu ontem, no Polivalente da Escola Secundária D. Egas Moniz , a assinatura do auto de consignação das obras de requalificação deste estabelecimento de ensino, que abarcará também a escola do 2.º ciclo e o pavilhão gimnodesportivo, cujos custos  rondarão 12,8 milhões de euros, o maior investimento público no concelho. 
Com a construção do Centro Escolar de S. Cipriano, cujo concurso decorre, fica requalificado todo o parque escolar do concelho de Resende, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário. 

Caso de homicídio ocorreu no Enxertado

O triste episódio do homem, de 61 anos, Mateus Rodrigues, que matou por engano o vizinho e amigo, Fernando Ruas, de 44 anos, por julgar que estava a ser assaltado, ocorreu  ontem no Enxertado.
Como medidas de coacção, o arguido terá de se apresentar diariamente no posto de GNR, não se pode ausentar do concelho de Resende e fica impedido de utilizar armas.

segunda-feira, março 21, 2011

Tragédia em Resende: Homem mata amigo que confundiu com ladrão*

Um homem de 62 anos foi identificado e detido pela Polícia Judiciária (PJ) em colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR) pela autoria de crimes de homicídio e posse de arma ilegal, depois de ter atingido mortalmente um vizinho e amigo na madrugada de domingo, em Resende.
A vítima, de 43 anos, era residente na zona de Resende, distrito de Viseu, e foi atingida no tórax e no pescoço por um tiro de caçadeira.
Uma fonte da PJ explicou ao tvi24.pt que o detido alegou ter pensado que o amigo que atingiu «se tratava de um ladrão», que estava à sua porta.
O homem, um reformado sem «antecedentes criminais», foi presente a tribunal esta segunda-feira para interrogatório judicial e para que lhe fosse aplicadas «medidas de coação pelos crimes de homicídio consumado e posse de arma ilegal».
*Notícia transcrita daqui.