sábado, janeiro 22, 2011

Externato D. Afonso Henriques: Reunião geral, hoje às 18h00, para debater cortes financeiros

A reunião, destinada a informar os participantes sobre o novo enquadramento legal e financeiro dos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo com contratos de associação e subsequentes medidas a adoptar, terá lugar no Polivalente do Externato.
Pais e encarregados de educação, docentes, funcionários e população em geral são convidados a participar.

sexta-feira, janeiro 21, 2011

Anselmo Borges intervém em Simpósio nos Açores


Clique no cartaz para ampliar.

Desconto de 10% em cartão jovem municipal

Os jovens residentes no concelho de Resende, entre os 12 e 29 anos, vão poder adquirir o cartão jovem municipal, que oferecerá descontos na prestação de serviços  da Câmara Municipal e na compra de bens, produtos e serviços nos estabelecimentos sedeados no concelho, aderentes ao projecto.
Convém referir, contudo, que a oposição no anterior elenco camarário já tinha feito uma proposta semelhante, tendo sido chumbada.
Tenho lido as actas das reuniões da Câmara  Municipal e lamentavelmente tenho verificado que, enquanto o PSD tem aprovado ou se tem abstido em muitas das propostas apresentadas pela maioria ("absolutíssima")  que lidera os destinos do município, esta tem sistematicamente chumbado as iniciativas/alternativas da oposição, à excepção da apresentação (simpática) de votos de congratulações ou de condolências.

quinta-feira, janeiro 20, 2011

Acidente na estrada Bigorne/Resende mata homem de Cêtos/Barrô

Uma viatura,  que se dirigia para Resende,  despistou-se esta manhã por volta das 07h40 na curva imediatamente anterior ao campo de futebol de Felgueiras, cujo local é conhecido por Lamas. A viatura caiu numa ribanceira, tendo provocado a morte do único ocupante, um senhor que aparentava ter 35 anos,  residente  em Cêtos/Barrô. A estrada, ao que parece, apresentava  uma pequena camada de codo.

JF de S. João de Fontoura presta apoio na adesão à tarifa social da EDP

Clique no cartaz para ampliar.

quarta-feira, janeiro 19, 2011

Projectos de empreendedorismo do 7.º A da Escola Secundária Dom Egas Moniz

Entretanto, chegaram ao meu conhecimento 6 projectos do 7.º A. É obra!
Clique na imagem para ampliar.

Apresentação de 12 projectos de empreendedorismo na Escola Secundária Dom Egas Moniz

A Escola Secundária Dom Egas Moniz aderiu mais uma vez ao Plano Nacional de Empreendedorismo, destinado a desenvolver competências nos alunos no âmbito desta  área, tendo sido apresentados 12 projectos a executar até Maio. Todos têm como tema a cereja, fruto emblemático de Resende.
1. "Guloseimas de Resende": criação de uma loja multifuncional, onde os turistas e visitantes possam aceder a produtos, designadamente cerejas e derivados,  e  informações relativas ao nosso concelho.
2. "Doce de cereja": confecção de doce de cereja
3. "Gelocereja": confecção de gelados de cereja
4. "De Glamour": tem como lema "compre o que é nosso"
5. "Bugigangas": confecção de artigos de bijutaria e acessórios (pulseiras, colares, anéis e bandoletes...), ou seja, "o melhor para a sua beleza".
6. "Vasos enfeitados": decoração de vasos com cerejas.
7. "Chery cereja": confecção de acessórios de moda
8. "Cereja Fashion": apresentação de uma nova moda inspirada na cereja ("fashion a tua moda...).
9. "Caixas e caixinhas": contributo para o artesanato de Resende através da confecção de caixas e caixinhas.
10. "CEResende: elaboração de uma página Web, onde serão colocadas fotos, filmes e registos dos projectos dos colegas
11. "CERCAIXARES": criação de uma caixa em forma de cereja em que o caule e a folha serão a pega.
12. "CERANIMA": difusão da cereja através da técnica de animação.

Canos à mostra

Devido a uma derrocada em frente da sede da Junta de Freguesia de Paus. Quem diria que há tantos canos de água junto às bermas das estradas?

terça-feira, janeiro 18, 2011

"Dragões com tradição"

Como já vem sendo hábito, a Casa de Resende do Futebol Clube do Porto leva a efeito,  no próximo dia 29 de Janeiro, com início às 20h00, um jantar em que serão servidas as tradicionais "papas".
As inscrições são efectuadas na sede da Casa dos Dragões.

Corta-Mato Municipal

Dia 28 de Janeiro, pelas 10h00, junto à Escola Profissional. Participam no corta-mato os alunos da EB2 de Resende, Escola Secundária D. Egas Moniz, Externato D. Afonso Henriques e Escola Profissional de Resende.
Uma organização do Município de Resende em colaboração com a Escola Profissional de Resende, com o apoio dos Bombeiros Voluntários e GNR.

segunda-feira, janeiro 17, 2011

DVD com programa da RTP, gravado há 40 anos em Córdova, foi apresentado em Paus

Apaixonou-se em Paris por Isabel, uma nossa compatriota, e depois pela música e cantares tradicionais portugueses. Referimo-nos a Michel Giacometti, cidadão francês, nascido na Córsega em 1929, tendo ido para  Argélia, onde passou toda a juventude. Nesta fase, teve oportunidade de percorrer todos os países da bacia mediterrânea, o que lhe despertou uma vocação especial para se aproximar das diferentes  culturas e das suas músicas tradicionais. Com uma grande facilidade aprendeu a falar várias  línguas: espanhol, italiano, árabe, grego, sardo e norueguês, além do francês e corso. Em 1958, inscreveu-se em Etnologia na Sorbonne. No ano seguinte, mudou-se para Portugal a conselho de um médico, porque,  entretanto, contraiu uma pneumonia, e ele achava que os ares do Atlântico poderiam ajudá-lo a curar-se.
Nos anos 60 percorreu todas as zonas rurais do país, chegando aos locais mais recônditos e de difícil acesso, quase sem colaboradores, tendo efectuado o registo de 4.000 reportórios musicais (136 horas de gravação), elaborado  50.000 fichas informativas e tirado 6.000 fotografias de grande valor estético. Entre 1970 e 1974, foi responsável por um projecto inovador "Povo que Canta", destinado a ser exibido na RTP, constituído por uma série de programas sobre práticas musicais ditas tradicionais. As recolhas cinematográficas ocorreram entre 1970 e 1972, tendo passado na RTP entre 1971 e 1974 (o 25 de Abril levou ao abandono do projecto).
Vinte anos após a sua morte (Giacometti morreu em 1990), uma parceria entre a "TRADISOM," que assume a edição, a RTP, que liberta materiais de arquivo, e o jornal Público, como meio difusor, permitiu a reposição da Filmografia completa deste grande etnólogo, apaixonado pela música e cultura tradicional portuguesa. A colecção é composta por 12 Livros+DVD, que começou a ser vendida com o Público, às segundas-feiras (com início em 22 de Novembro de 2010 e fim em 7 de Fevereiro de 2011).
Ora o nosso concelho também esteve representado,  através de Paus ,  na referida série televisiva, precisamente no último programa, umas semanas antes do 25 de Abril, tendo  as cenas sido filmadas em Córdova. Os respectivos conteúdos integram o 9.º volume, que saiu com o Público de hoje, dia 17 de Janeiro.
Para assinalar este facto, o editor da TRADISOM, José Moças, deslocou-se propositadamente a Paus, ontem, dia 16, para apresentar o respectivo DVD e livro, o que aconteceu,  por volta das 15h00, na sede do rancho.
Alguns dos protagonistas do filme, entre eles Manuel Miguel (o "Manelzinho"), exímio tocador de rabeca, e muito público (cerca de 400 pessoas) puderam rever-se e reviver memórias de há 40 anos. Tiveram oportunidade de assistir a uma vessada, acompanhada do canto "Arrula, arrula", um "cremol", entoado a três vozes, e à interpretação musical da famosa chula e "valsas antigas".
Foi uma tarde repleta de emoções. O editor José Moças (da TRADISOM), um apaixonado pela música tradicional portuguesa,  ex-funcionário judicial em Macau e presentemente aposentado, estava encantado por ver tanta gente. "A editora sou eu com os meus 75Kg de peso e 1,80cm de altura", diz bem disposto.
 O senhor Manelzinho era um homem feliz por contemplar o jovem artista com vinte e poucos anos. Por diversas vezes, teve de conter as lágrimas. Perguntado como é que aprendeu a tocar rabeca, disse: "sozinho, de ouvido;  comecei por tocar gaita de beiços e depois concertina; seguidamente, pedi ao meu pai para me comprar um violino; apurei o toque com o Aniceto Marreta". E pronto. Mais palavras para quê?

domingo, janeiro 16, 2011

Anselmo Borges, hoje na homilia da missa em Paus: "Dediquem algum tempo a Deus e o mundo será melhor"

 A missa de hoje, na igreja paroquial de Paus,  foi celebrada pelo Padre Anselmo Borges, em fim de semana na sua terra natal, onde vem com muita frequência. Na homilia disse que iria ser breve. " Para o que proponho anunciar e chamar atenção, bastam cinco minutos", começou por referir. Em tempo de início do ano, disse que iria formular quatro votos para 2011. 
1. Um ano com saúde para todos foi o seu primeiro desejo. "Saúde corporal, mas também saúde que abarque a alma, condição para enfrentar os problemas que aí vêm".
2. Solidariedade  neste ano difícil; um por todos, todos por um. "Não podemos ficar à espera que o Estado nos venha apoiar; é necessário trabalhar e tomar a iniciativa para vencer a crise, ajudando os que mais precisam".
3. Um governo decente com políticos que ponham em primeiro lugar o bem comum e não os seus interesses partidários e pessoais. 
4. Dedicação de algum do nosso tempo a Deus. "Aconselho que dediquemos algum do nosso tempo a Deus, que dá sentido à nossa vida; aliás, este é o desejo que deveria estar em primeiro lugar", referiu. Acrescentou que pensar e meditar em Deus leva à transformação da vida,  à prática do bem "Em pequeno ouvia dizer que há horas do diabo; se dedicarmos algum do nosso tempo a Deus, esse perigo ficará afastado", rematou. 
Já no fim da celebração, partilhou o seu contentamento por ver bastantes crianças e jovens na igreja. "É o legado da verdadeira tradição e da  fé dos nossos pais e avós, que continua presente através dos mais novos", concluiu.

Elementos ligados ao rancho de Paus cantam as janeiras

 Elementos do rancho de Paus e  amigos (onde se encontrava um casal a residir em Leiria) fizeram da música convívio e percorreram,  ontem à noite, as povoações do Hospital e das Quintãs, cantando as janeiras. Tal como vem acontecendo,  a recolha de fundos destina-se à organização da festa do Carnaval, que terá lugar em 6 de Março.
As fotos mostram "os artistas" a actuar em casa da Maria dos Anjos, nas Quintãs.

sábado, janeiro 15, 2011

"O bispo no casino"

Eis o título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje e que pode ler aqui.

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Academia de Futsal começa a dar nas vistas

Os treinos para 10 crianças, sob a orientação do Prof. Rui Rebelo, já começaram e podem ser vistos aqui.

segunda-feira, janeiro 10, 2011

Filme com 40 anos será apresentado em Paus

Este trabalho sobre a chula de Paus e outras tradições, filmado em 1970 e posteriormente passado na RTP , constitui um documento histórico, sendo apresentado no próximo domingo, pelas 15h00, na sede do rancho de Paus.
Esta obra em DVD e livro insere-se na reposição da filmografia de Michel Giacometti, que está a ser vendida com o Público às 2.ªs feiras.
O cartaz pode também ser visto aqui.

JF de S. João de Fontoura apoia aquisição de manuais escolares

Clique no cartaz para ampliar.

sábado, janeiro 08, 2011

"O que diria Jesus hoje?"

Os dias de Natal são especiais. Há uma atmosfera diferente, o melhor de nós pode revelar-se: mais proximidade, mais intimidade, mais amor, mais solidariedade. Directa ou indirectamente, há uma presença inegável: o nascimento de um Menino, com "a mensagem mais bela e revolucionária da história mundial", no dizer de Heiner Geissler, que foi ministro do Governo Federal da Alemanha e que escreveu um livro admirável precisamente com o título: "O que diria Jesus hoje?"
Pode continuar a ler aqui a crónica de Anselmo Borges,  publicada no DN de hoje.

sexta-feira, janeiro 07, 2011

Transferências do Orçamento de Estado para as freguesias em 2011*

Anreade: 27 447; Barrô: 32 715; Cárquere: 27 980; Feirão: 16 531; Felgueiras: 24 363; Freigil: 24 363; Miomães: 24 363; Ovadas: 25 160; Panchorra: 27 373; Paus: 33 873; Resende: 57 118; S. Cipriano: 25 686; S. João de Fontoura: 24 363; S. Martinho de Mouros: 48 275; S. Romão: 24 363
*Origem dos dados: Lei do Orçamento de Estado para 2011

quinta-feira, janeiro 06, 2011

Resende mostra Cartão Vermelho à Violência Doméstica

Assinatura de protocolo

Amanhã, dia 7, pelas 12h00, será assinado no Auditório Municipal um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal e a Comissão para a Cidadania  e Igualdade do Género com vista à promoção de iniciativas de sensibilização sobre os fenómenos da violência doméstica, tendo em vista o direito à dignidade da pessoa humana. A cerimónia conta com a presença da Secretária de Estado para a Igualdade, Elza Pais.
 A assinatura do protocolo de cooperação vai decorrer durante a conferência subordinada ao tema "Mostra o Cartão Vermelho à Violência Doméstica", que vai estar em debate durante todo o dia.

Programa da Conferência
10h30 Recepção aos participantes e convidados
11h00 Sessão de Abertura
António Borges,  Presidente da Câmara Municipal de Resende
Elza Pais,  Secretária de Estado para a Igualdade
12h00 Assinatura do Protocolo “Mostra o Cartão Vermelho à violência Doméstica”
12h30 Almoço livre
14h30 O Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, Maria José Coutinho, Técnica da APAV de Vila Real
15h30 Violência e Saúde: Que resposta?, João Redondo, Psiquiatra do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra
6h30 Encerramento
Dulce Pereira,  Vereadora da Acção Social/Presidente da CPCJ de Resende

quarta-feira, janeiro 05, 2011

Projecto de Empreendedorismo da Escola Secundária em marcha acelerada

A informação sobre os respectivos objectivos tem circulado nas turmas da Escola Secundária Dom Egas Moniz, tentando mobilizar os alunos  para este interessante projecto, que tem como tema "a cereja", o fruto emblemático de Resende. A concretização dos planos deverá estar pronto até à 3.ª semana de Janeiro, a fim de que possam ser analisados por uma comissão previamente designada.

segunda-feira, janeiro 03, 2011

Doença dos lampiões ataca Av. das Tílias

Uma pandemia está a dizimar os candeeiros da Av. das Tílias, em Caldas de Aregos, aqui conhecidos por lampiões.. "Este ano é uma lástima; é por todo lado;já nem sei que hei-de fazer ao meu que tenho lá em casa", referiu uma transeunte.  "Têm muita garganta, mas já não nos dão qualquer gozo", arrematou desanimada.
Contactada a Câmara Municipal de Resende, um funcionário (que não quis ser identificado) informou que o resultado das biopsias apontava para "morte por velhice, simplesmente". 

domingo, janeiro 02, 2011

Caldas de Aregos no 1.º dia de 2011

Para começar bem o Ano de 2011 nada melhor que tomar o café no "Aquas Calidas" (a melhor qualidade em todas as estações) e passear junto ao rio e na Avenida das Tílias. 

sábado, janeiro 01, 2011

Boas Festas 2011

A nossa bem nobre vila de Resende nesta quadra festiva. Ontem, pelas 22hoo, apresentava-se assim.

sexta-feira, dezembro 31, 2010

Réveillon no Restaurante Douro À Vista

À semelhança dos anos anteriores o restaurante "Douro à Vista" organizará um réveillon de fim de ano.A festa terá início às 20h00 com jantar, seguido de animação musical ao vivo e bufete à 1h30. O lema é "Vem entrar connosco em 2011 e apreciar o amanhecer sobre o rio".
As marcações podem ser feitas pelos telefones: 254 877 900, 969 830 388 e 969 830 348.

Réveillon no Caldas Bar

terça-feira, dezembro 28, 2010

Casa do Concelho de Resende em Sintra organizou festa de Natal


 Já se encontra no Canastro (link) o apontamento sobre este convívio de Natal, realizado no passado dia 12 em Sintra, que foi publicado no último número do Jornal de Resende.

sábado, dezembro 25, 2010

Feliz Natal

sexta-feira, dezembro 24, 2010

Cá por casa: presépio e pinheiro de Natal

 O pinheiro mede dois metros e teve de ser serrado na base para poder caber na sala.  Pinheiros a fazer de conta, de plástico, aqui não entram. Foi cortado através de um desbaste ecológico por um senhor, que conheci no mercado municipal de Coimbra, dono de um pinhal. Todos os anos lhe telefono. Trá-lo numa camioneta. Dei por ele 70€. 
O musgo foi apanhado no passado domingo, dia 19, de manhã. O presépio foi feito à tarde.

quinta-feira, dezembro 23, 2010

Concerto de Natal pela Banda de Música de S. Cipriano "A Velha"

No dia de Ano Novo, como é de tradição, é a vez d' "A Nova".

quarta-feira, dezembro 22, 2010

"Resende Livre": Boletim do PSD Resende

A nova Comissão Política da Secção do PSD Resende , liderada pelo Arq. Paulo Moura,  quer imprimir uma nova dinâmica à vida política concelhia. O boletim "Resende Livre", cujo título é justificado a partir da analogia com o "Povo Livre", pretende dar conta das iniciativas e propostas apresentadas,  a fim de que sejam do conhecimento geral da população, não ficando confinadas a um registo institucional.
Todos têm a ganhar  com uma oposição forte e combativa, obrigando os actuais detentores do poder autárquico a fazerem mais e melhor.
O boletim poderá ser lido aqui.

terça-feira, dezembro 21, 2010

Regresso à escola: testemunho de uma aluna*

“Como não consegui arranjar trabalho quando terminei o 9.º ano de escolaridade na Escola Secundária Dom Egas Moniz, estive em casa, em S.Cipriano, até que me perguntaram se eu queria ir para o “Douro” trabalhar na vinha.
- Não pensei duas vezes, disse logo que sim!
A minha mãe achou que eu ia um dia e regressava no seguinte, porque não ia aguentar, mas enganou-se porque, quando se tem força de vontade, pode-se conseguir tudo.
Com a última vindima faz tês anos que ando a trabalhar na vinha. Faço sete dias por semana o trajecto de São Cipriano a Ervedosa do Douro para ir trabalhar. Levanto-me todos os dias, às 4:15h, para sair de casa às 4:45h. No tempo da vindima, começamos a trabalhar às 7:00h, tomamos o pequeno-almoço das 9:30h às 10:00h e depois vamos almoçar das 13:00h às 13:30h. Por fim, vamos trabalhar até às 16:00h, que é a hora de despegar do trabalho. No total, trabalho oito horas por dia, para poder ganhar 32,50€.
Há dias em que chegamos mais cedo a casa, há outros dias que chegamos mais tarde, porque nem sempre vamos todos juntos para o mesmo proprietário. Alguns colegas meus, às vezes, vão para mais longe e depois temos que estar à espera deles.
Por vezes, as condições atmosféricas não ajudam e eu não gosto quando chove na vindima, porque temos que andar a trabalhar com os fatos de chuva e chegamos ao final do dia todos molhados.
Chego a casa por volta das 18:00h, tomo banho a correr e preparo o saco para ir trabalhar no dia seguinte.
Há dias que ainda dá para comer alguma coisa antes de ir para a Escola, mas há outros que não.
Por volta das 19:00h, saio de casa para estar na Escola às 19:30h, altura em que já decorrem as aulas que começam às 19.15h.
O horário das aulas termina às 23:10h, mas os professores deixavam-me sair um pouco mais cedo, porque ao outro dia tenho que acordar cedo para ir trabalhar.
Pretendo concluir o 12.º ano porque, para além de ter mais formação, posso arranjar com mais facilidade trabalho na área que eu pretendo: ser auxiliar numa escola primária ou numa creche. Será uma forma, também, de ganhar um pouco mais, porque a qualidade de vida está cada vez mais cara e o desemprego aumenta de dia para dia.”
Sara Pereira, Turma EFA B2
*Retirado do último número do Jornal Dom Egas (link),  da Escola Secundária Dom Egas Moniz-Resende
Nota: É um testemunho que me impressionou, que deveria fazer reflectir alunos e professores desmotivados.

segunda-feira, dezembro 20, 2010

JF de S. João de Fontoura visita idosos do Lar da Santa Casa da Misericórdia

Num gesto de solidariedade  para com os idosos de S. João de Fontoura a viver no Lar da Santa da Misericórdia de Resende, a Junta de Freguesia de S. João de Fontoura visitou esta Instituição para lhes desejar Boas Festas, tendo partilhado com os mesmos e restantes utentes um bolo-rei.

domingo, dezembro 19, 2010

Cárquere e Caldas de Aregos numa viagem ao tempo de D. Afoso Henriques

É uma viagem para conhecer os lugares mais importantes relacionados com  D. Afonso Henriques, num passeio cultural de três dias, organizada pela Cistour (linK) , e baseada na biografia do monarca feita por José Mattoso. 
Começa em Lisboa, no Campo Grande e tem início no próximo dia 14 de Janeiro. Seguirá para S. Pedro do Sul, onde os participantes visitarão as ruínas onde terá permanecido o monarca em convalescença entre Setembro e Novembro de 1169,  após o acidente ocorrido durante o cerco de Badajoz em que ficou gravemente ferido, cujo local é hoje ocupado pelas "Piscinas Termais D. Afonso Henriques." Nessa tarde, partirão para Cárquere. "Nestes domínios passou D. Afonso Henriques parte da sua infância, tendo como aio Ermígio Moniz (futuro mordomo-mor do Reino)".  O grupo jantará e pernoitará no Hotel Douro Park das Caldas de Aregos. 
A excursão passará por Guimarães, berço da nacionalidade, e Castelo de Leiria.
O preço é de 365 euros por pessoa, em quarto duplo, e inclui duas noites de alojamento em hotéis em regime de pensão completa, circuito em autocarro de turismo, entradas em museus e instituições  e presença de um orador especializado em D. Afonso Henriques. Reservas até 30 de Dezembro.

sábado, dezembro 18, 2010

"Religião, felicidade e infelicidade"

É o título do artigo de Anselmo Borges no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, dezembro 17, 2010

Histórias de uma vida, contadas pela D. Henriqueta de Jesus, de Barrô

Caso não seja assinante do Jornal de Resende, pode ler aqui o apontamento em epígrafe, que foi publicado no número de Novembro último deste mensário.

quinta-feira, dezembro 16, 2010

Assinatura do Contrato de Financiamento para a Regeneração Urbana da Vila de Resende

Terá lugar no próximo dia 22 de Dezembro, pelas 11h30, no auditório do Centro Escolar de Resende, estando presente o Eng. Carlos Duarte, Gestor do QREN.

terça-feira, dezembro 14, 2010

Sede da Casa de Resende em Sintra

Será desta? Já esteve para ser construída em terreno que,  graças aos bons ofícios de Manuel Rosário(líder  influente da comunidade resendense),  foi cedido pela Câmara Municipal de Sintra. Por motivos vários, esta solução emperrou nos labirintos camarários, tendo sido abandonada. Presentemente, tudo aponta para que seja construída em terrenos cedidos por Manuel Rosário e um seu irmão. Já foi requerida autorização aos respectivos serviços da Força Aérea por se encontrarem próximos do aeródromo militar, esperando-se que sejam ultrapassados possíveis entraves dos serviços camarários, já que os mesmos terrenos se encontram em perímetro de construção industrial.
 Aqui se apresentam  dois desenhos do projecto de  arquitectura da eventual futura sede da Casa de Resende, cuja  fachada  de entrada pretende ser uma reprodução dos Paços do Município de Resende, que nos é tão familiar.  

domingo, dezembro 12, 2010

Convívio de Natal da Casa do Concelho de Resende em Sintra

 Terminou, cerca das 19h00 de hoje,  a tarde de convívio de Natal dos Resendenses, amigos e familiares que vivem no concelho de Sintra e na Região da Grande Lisboa, e  que decorreu na sede do Sporting Clube de Lourel, próximo de Sintra. Do programa  constou um almoço, confeccionado por voluntários da Casa,  ao qual compareceram 167 pessoas,  uma peça de teatro representada por jovens, a actuação do Grupo Coral da Casa de Resende, um momento de criatividade musical a cargo dos mais novos, número de palhaços,  entrega pelo Pai Natal de brinquedos às crianças e lanche.
Refira-se que a animação foi fruto da criatividade e empenho da "prata da casa", tendo contribuído para uma tarde bem agradável para toda a família resendense a viver naquelas paragens.

sábado, dezembro 11, 2010

Dr. Vítor Borges nomeado assessor da Sociedade Missionária da Boa Nova

Foi nomeado,  no passado dia 3 de Novembro,  pelo Superior Geral do Instituto em epígrafe.

"Ética ecológica"

É significativo que, até pela via etimológica, ética e ecologia estão relacionadas. De facto, ética vem do grego êthos, que significa costumes e morada; ecologia provém de duas palavras gregas (oikos, casa, e lógos, razão, discurso) e significa tratado da casa, também em conexão com economia (oikos e nómos, lei), a lei da casa. 
Assim começa o artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode continuar a ler aqui

quinta-feira, dezembro 09, 2010

"Jornal de Resende" marcará presença na Festa de Natal da Casa de Resende em Sintra

Devido à grande comunidade de resendenses em Sintra e Grande Lisboa e aos seus inúmeros leitores, o Jornal de Resende terá um enviado especial na Festa de Natal que a Casa de Resende levará a efeito no próximo domingo e que terá lugar na sede do Sporting de Lourel.
Do programa da  festa/convívio fará parte um almoço, uma representação de uma peça de teatro por um grupo de jovens, a actuação do Grupo Coral da Casa de Resende, distribuição de prendas às crianças e lanche.

quarta-feira, dezembro 08, 2010

Pedro Namora falou ao Jornal de Resende: "Trago sempre Resende no coração"

 Pode ler aqui o apontamento, publicado no Jornal de Resende (Outubro de 2010), onde Pedro Namora fala das suas origens e das suas ligações familiares ao no nosso concelho.

segunda-feira, dezembro 06, 2010

Desdobrável de promoção de ténis de mesa

É um documento pedagógico da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu, com sede em S. Martinho de Mouros, que pretende promover e  dar a conhecer esta modalidade lúdica e desportiva e será distribuída pelas escolas, autarquias, clubes e instituições dos Distritos de Viseu e da Guarda, podendo ser lida e imprimida aqui.

domingo, dezembro 05, 2010

Jornal "Sê"... Dez. 2010

Pode ler aqui o Jornal Sê...número de Dezembro, editado pelo Agrupamento de Escuteiros de Resende,  e que foi distribuído na missa,  celebrada hoje  às 12h00  na igreja matriz.

sábado, dezembro 04, 2010

Cristianismo e democracia

Pode ler aqui a reflexão  de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, em torno do pensamento do Padre Joaquim Alves Correia, grande figura do catolicismo da primeira metade do século passado.

sexta-feira, dezembro 03, 2010

III Percurso Pedestre dos Amigos de S. Cristóvão no "Jornal de Resende"

Clique na imagem para ampliar e poder ler. O apontamento é de minha autoria e tem um lapso de que me penitencio, pedindo desculpa. Mesmo no final, onde se lê Junta de Freguesia de S. Cipriano, deve ler-se Junta de Freguesia de Felgueiras.

Ceias/Festas de Natal

Estarão previstas muitas mais, mas são do meu conhecimento as seguintes:
1. Associação de Amigos de S. Cristóvão
Realizará uma Ceia de Natal, amanhã, dia 4 de Dezembro, pelas 19h00, na antiga Escola Primária, actual sede da Associação. Inscrições junto do Sr. Vítor Pereira (tesoureiro), através do Tlm 911 088 846
2. Casa do Benfica em Resende
Realizará uma Ceia de Nata no dia 11 de Dezembro, pelas 20h00, nas instalações do Externato D. Afonso Henriques, havendo troca de prendas. Inscrições até dia 4 de Dezembro
3. Casa do FC do Porto em Resende
Realizará uma Ceia de Natal no dia 11 de Dezembro, pelas 19h45, no Restaurante "Douro À Vista", com animação e baile. Inscrições até 8 de Dezembro
4. Associção da Casa do Concelho de Resende em Sintra
Realizará um Almoço de Natal no dia 12 de Dezembro, pelas 13h00, na sede do Sporting Clube de Lourel. O convívio,  destinado a todos os resendenses a viver na zona da Grande Lisboa, incluirá a representação de uma peça de teatro por jovens, actuação do Grupo Coral e entrega de prendas às crianças.
5. Paróquia de Resende
Realiza um Sarau Recreativo, no dia 18 de Dezembro, pelas 20h30, no Externato D. Afonso Henriques, destinado a toda a comunidade. Participam crianças da catequese, escuteiros, jovens, cursistas, catequistas...Serão cantadas canções de Natal, haverá representações teatrais, encenações, etc.
6. Santa Casa da Misericórdia
Realizará uma Ceia de Natal no dia 22 de Dezembro

quinta-feira, dezembro 02, 2010

Ainda o sequestro do jovem em Resende

Segundo se depreende da leitura de vários jornais, o jovem, de nome Joel, sequestrado a mando dos pais, tinha 23 anos e vivia em S. Martinho de Mouros, sendo detentor de uma empresa familiar, que se dedicava à prestação de serviços agrícolas, a qual se encontra com graves dificuldades financeiras.
O jovem fugiu de casa no Verão passado, indo ter com a namorada. Na passada sexta-feira, pelas 21h00, quando se encontrava com dois amigos no parque de estacionamento de um restaurante da Guarda, foi interceptado por três homens, que o obrigaram a entrar na viatura sob a ameaça de facas. Passadas 12 horas, foi encontrado pela PJ numa habitação de familiares para onde foi levado à força, segundo versão  do mesmo.

Deputados socialistas visitaram concelho de Resende

Os deputados do PS eleitos pelo Círculo Eleitoral de Viseu deslocaram-se no passado dia 29 de Novembro ao concelho de Resende, tendo reunido com o Presidente da Câmara Municipal, Eng. António Borges. Na sequência dos vários contactos, puderam aperceber-se do desenvolvimento que tem sido imprimido ao concelho e da construção e requalificação de equipamentos, cujo programa continua em implementação. Aliás, o dia da visita coincidiu com a inauguração do Centro Escolar de Resende  pela Ministra da Educação.
Foi comunicado aos deputados o empenho do executivo camarário no sentido de, após terem sido finalmente ultrapassados os constrangimentos ambientais, ser lançada a obra da estrada Resende/A24, prosseguindo nesse sentido a articulação com as Estradas de Portugal.

Marco Duarte estreia-se na baliza do Sporting de Lamego*

Iniciou a sua carreira nos infantis do Grupo  Desportivo de Resende,  em 2000/2001; em 2006/2007, atingiu a idade júnior, mas a sua grande qualidade catapultou-o directamente para os seniores; em 2009/2010, passou de promessa a  certeza e foi titularíssimo, sendo o segundo guarda-redes menos batido da prova; finalmente, nesta época, chegou ao Sporting de Lamego.
*Retirado do blogue "Desporto", do Prof. Rui Rebelo, cujo comentário pode ler aqui na íntegra.