segunda-feira, fevereiro 14, 2011
Neve corta ligação entre Bigorne/S. Cristóvão/Resende
Devido à queda de neve, encontra-se cortada a estrada que liga Bigorne a Resende.
sábado, fevereiro 12, 2011
Anselmo Borges comentou, esta manhã, notícias da semana na RTP1
Anselmo Borges foi o convidado desta semana do programa Bom Dia Portugal, onde comentou a actualidade da semana. A intervenção, que começou às 10h27, pode ser vista aqui
Nota: após aceder ao programa, direccione o cursor para o lado esquerdo, onde aparecem 3 pequenos rectângulos; clique no rectângulo 3.
"Declaração universal dos deveres humanos"
Para superar a crise e para que a esperança não seja mera ilusão, wishfull thinking, precisamos todos de ser fiéis às nossas responsabilidades e cumprir os nossos deveres.
É em torno disto que reflecte Anselmo Borges no artigo hoje publicado no DN e que pode ler aqui.
sexta-feira, fevereiro 11, 2011
Em destaque
Toda a gente reparou no destaque dado ao Eng. António Borges na última reunião da Comissão Política Nacional do PS, que apareceu na mesa ao lado do Secretário-Geral, José Sócrates.
Por sua vez, na secção "quentes e boas" do Douro Hoje, desta semana, é referido que "nos bastidores da Convenção Distrital do PS de Viseu, comentava-se insistentemente que o futuro de António Borges passa por Lamego...".
Como diria o outro, o grande Arquitecto premeia os pedreiros que se destacam na construção do Templo.
Incêndio em Moumiz*
Em Moumiz, na Calçada da Fonte, deflagrou um incêndio num antigo palheiro pertença de Rosinda Duarte, que se encontra ausente temporariamente em Lisboa, e na casa dos seus familiares.
O incêndio começou, ontem a meio da tarde, no interior do palheiro, que há anos tem vindo a ter o destino de arrumos e dispensa de géneros alimentares.
Alertados pela mãe de Luís Branquinho, os poucos populares que residem na zona, na sua maioria idosos, acabaram por chamar os bombeiros voluntários de Resende, que acorreram ao local.
Alertados pela mãe de Luís Branquinho, os poucos populares que residem na zona, na sua maioria idosos, acabaram por chamar os bombeiros voluntários de Resende, que acorreram ao local.
Deste incêndio ficaram somente as paredes do palheiro, tendo perecido boa parte dos muitos produtos agrícolas ali depositados.
A origem de tal incêndio deve-se a um curto circuito na antiga instalação eléctrica. Do local conseguiram salvar alguns alimentos hortícolas e uma arca congeladora meia queimada, que deverá estar na origem do incêndio, devido ao sobreaquecimento de uma extensão de tomadas.
A origem de tal incêndio deve-se a um curto circuito na antiga instalação eléctrica. Do local conseguiram salvar alguns alimentos hortícolas e uma arca congeladora meia queimada, que deverá estar na origem do incêndio, devido ao sobreaquecimento de uma extensão de tomadas.
Deste incidente não existem feridos nem quaisquer animais mortos. Somente a perda de bens materiais e do imóvel, cuja proprietária pretende regressar o mais rápido possível de Lisboa para se inteirar da situação.
*Notícia elaborada e remetida por Luís Branquinho, a quem agradeço.
Prova do Campeonato Nacional de Remo na "Douro Verde.TV"
Pode ver aqui o vídeo da prova da regata pontuável para o Campeonato Nacional de Remo, realizada nas Caldas de Aregos, no passado dia 5 de Fevereiro.
segunda-feira, fevereiro 07, 2011
Anselmo Borges: "A religião oprime quando impede a alegria a nível sexual"*
Pode ler aqui a grande entrevista que Anselmo Borges concedeu a António Marujo e publicada na Pública de ontem.
Nela são abordadas questões como a visão da Igreja sobre a sexualidade e seus mal-entendidos, aborto, eutanásia, celibato obrigatório, poder na igreja, papel do sacrifício na religião, a mensagem originária cristã, dimensões da ética, actualidade de Marx, dualismo corpo-alma, sacralização das funções sacerdotais, a esperança na ressureição...
*Transcrição da Pública, de 06.02.2011
*Transcrição da Pública, de 06.02.2011
domingo, fevereiro 06, 2011
Resende em pleno Inverno
sábado, fevereiro 05, 2011
"Semana Mundial da Harmonia Inter-Religiosa"
É este o título da reflexão de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.
sexta-feira, fevereiro 04, 2011
Eventos desportivos: Remo em Caldas de Aregos e Andebol em Anreade
Amanhã, dia 5 de Fevereiro, entre as 10h30 e as 13h30, irão decorrer em Caldas de Aregos provas para o Campeonato Nacional de Fundo-Remo.
Logo a seguir, no domingo, dia 6, às 15h00, no Pavilhão Municipal de Anreade, a equipa do FCPorto irá defrontar o ABC Andebol SAD no âmbito do Campeonato Nacional de Andebol de Juniores Masculino.
quinta-feira, fevereiro 03, 2011
Estudo aponta para diminuição de turmas no Externato D. Afonso Henriques/Resende
O estudo sobre o ensino particular e cooperativo com contratos de associação (link), coordenado pelo Prof. António Rochette, da Universidade de Coimbra, sugere uma redução do número de turmas para o 3.º Ciclo. A proposta é de 5 turmas para o ano lectivo de 2011/2012.
Quanto ao ensino secundário, o estudo propõe 5 turmas para o ano lectivo de 2011/2012, levando a curto prazo "ao equacionar da resolução do contrato de associação com este estabelecimento", pelo menos neste nível de ensino.
quarta-feira, fevereiro 02, 2011
Festa de S. Brás
As gentes de Resende cumpriram a tradição. Em manhã fria, acorreram ao lugar de de S. Brás, onde foi celebrada missa. Cá fora, os forasteiros puderam saborear as deliciosas falachas de S. Brás. Mas não faltaram grelhados para todos os gostos, muita broa e doces.
Paulo Sequeira, autor destas fotos, irá fazer o registo desta festa e das suas características tão peculiares para o número de Fevereiro do Jornal de Resende. Num estilo a que já nos habitou, retratando usos e tradições que perduram, será mais um postal ilustrado das nossas gentes, das nossas paisagens.
terça-feira, fevereiro 01, 2011
Para que conste: Intervenções/posições em reuniões da Câmara Municipal de Resende
I
Sobre a proposta de aprovação de contrato de comodato e do projecto de um Centro Interpretativo, referente ao edifício da Escola Primária de Feirão, a celebrar com a Associação dos Amigos de Feirão (Reunião de Câmara realizada em 15.11.2010-Acta n.º 23/2010):
O Sr. Vereador Joaquim Rodrigo de Matos F. P. Pereira (PSD): Disse que esta proposta de cedência do edifício da Escola Primária à Associação os Amigos de Feirão é bem elucidativa da forma discricionária como o Sr. Presidente faz a gestão destes equipamentos. Este edifício já foi pedido por várias vezes pela Junta de Feirão e nunca, sequer, os pedidos tiveram resposta ou chegaram a ser analisados em reunião de Câmara. Como se não bastasse, o Sr. Presidente da Junta de Feirão informou-nos, na hora reservada ao público, da existência de um novo pedido efectuado no dia oito deste mês, onde refere que pretende criar um equipamento social nas instalações da referida escola, pedido esse que também não foi incluído na ordem de trabalhos desta reunião. Se a Câmara pretende, como diz, instalar um Centro Interpretativo da Serra do Montemuro, deveria escolher para parceira uma Associação com experiência na área e nós não conhecemos nem dinâmica, nem competências intrínsecas à Associação os Amigos de Feirão para ser parceira neste projecto. O que está em causa é que o Sr. Presidente da Junta de Feirão foi eleito pelo PSD e o presidente da Associação Os Amigos de Feirão foi o candidato do PS à mesma Junta. Este tipo de discriminação não é tolerável.
II
No seguimento de uma proposta do vereador Joaquim Rodrigo de M. F. P. Pereira relativa às implicações no Externato D. Afonso Henriques das alterações nos Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo com contrato de associação (Reunião realizada em 06.12.2010-Acta n.º 24/2010):
O Senhor Presidente da Câmara: A propósito desta intervenção deu conta que o Senhor Director do Externato tem mantido consigo contactos sobre esta temática do novo financiamento do ensino cooperativo e particular, tendo-lhe sido transmitido que o Presidente da Câmara acompanhará a evolução da situação e diligenciará concertadamente com a Direcção do Externato no sentido de se garantir aquilo que se reconhece de justiça a este estabelecimento de ensino, à semelhança do que já aconteceu no passado em face de outras dificuldades que surgiram. Entende por isso que a Câmara deve acolher as preocupações vertidas na proposta do Senhor Vereador e nesta fase em que decorrem ainda contactos e negociações sobre a matéria, delegar no seu Presidente o acompanhamento da situação nos termos explanados. A Vereação concordou.
III
Na sequência da apresentação da tabela de preços para 2011 a praticar pela Companhia das Águas das Caldas de Aregos, EM, SA (Reunião realizada em 21.12.2010-Acta n.º 25/201):
O Senhor Presidente da Câmara proferiu a seguinte declaração de voto: “Para que se perceba todo o esforço que estamos a fazer, queria referenciar que no turismo de lazer, pelos dados já conhecidos, as Termas de Caldas de Aregos foram aquelas que mais cresceram neste segmento em 2010 e que são as únicas Termas no país que estão abertas todo o ano.”.
segunda-feira, janeiro 31, 2011
Lar de S. Martinho de Mouros
Estão praticamente terminadas as obras do Lar de Idosos da Irmandade de S. Francisco Xavier, em S. Martinho de Mouros. Falta só mobilar e ajardinar.
Embora a obra tenha sido comparticipada pela Segurança Social e tenha um contributo da Câmara Municipal, há uma forte "fatia" da responsabilidade da Irmandade (cerca de 500.000 euros), que para isso teve de fazer um empréstimo à banca. Contudo, graças à generosidade de muitos (incluindo emigrantes), que têm correspondido aos apelos, actos de sensibilização e iniciativas várias da Irmandade, e a uma boa gestão, as contas estão controladas e as finanças de boa saúde.
Parabéns à Irmandade e ao dinamismo do seu Juiz, António Fonseca!
Este equipamento terá capacidade para receber 30 utentes em valência lar/regime de internamento, para apoiar 20 em regime de centro de dia e 40 em domicílio.
Parabéns à Irmandade e ao dinamismo do seu Juiz, António Fonseca!
Este equipamento terá capacidade para receber 30 utentes em valência lar/regime de internamento, para apoiar 20 em regime de centro de dia e 40 em domicílio.
domingo, janeiro 30, 2011
"Mulheres da Serra de Montemuro", logo à noite, às 21h00, na RTP2
Este documentário retrata mulheres das aldeias da serra de Montemuro que fazem do trabalho na arte do artesanato o seu meio de subsistência.
Além das cooperativas de mulheres artesãs das aldeias de Campo Benfeito, Picão, Relva e Mezio, este documentário lança ainda um olhar ao Grupo de Teatro da serra de Montemuro que é outro dos exemplos do trabalho desenvolvido nesta comunidade com excelentes resultados e que já é uma marca da serra de Montemuro.
A não perder! Pena é que no Montemuro resendense (Feirão, Panchorra, Ovadas...) não haja iniciativas semelhantes. "Interpretar" é preciso, realizar muito mais...
sábado, janeiro 29, 2011
Externato D. Afonso Henriques/Resende apresenta contas em nome da verdade e da transparência
Eis o teor do ofício com que o Padre José Augusto (que muito estimo) fez acompanhar as contas apresentadas no post anterior:
“Para quem não quer ver, não há nada que convença”Como, “quem não deve, não teme” e, porque estamos fartos de tanta mentira e falsidade em nome da mais pura das verdades, não há como apresentar os dados reais. É este exercício que faço no anexo que envio. Convido-vos a meditar sobre ele e a divulgá-lo para alunos, pais, amigos, inimigos, comunicação social, poderes políticos, etc. Se, mesmo assim permanecer a dúvida, podem procurar os comprovativos na Escola, porque não temos medo de entregar cópias a quem o desejar.
Somos pessoas de bem, com princípios e valores, não temos medo da verdade e da transparência.
O Director
José Augusto Marques
Em nome da verdade e da transparência: Externato D. Afonso Henriques apresenta números
Somos uma escola de valores e prezamos a verdade e a transparência. Em nome destes princípios, convidamos as pessoas de boa fé a fazerem connosco uns simples exercícios de matemática:
Preço por aluno na Escola Pública (Dados da OCDE) | 5.200€/aluno/ano |
Preço por aluno nas Escolas de Ensino Particular e Cooperativo | 4.200€/aluno/ano |
Preço por aluno no Externato D. Afonso Henriques (2010/11) * | 3.450€/aluno/ano |
* Estes dados são baseados no montante já atribuído e previsto até Agosto, ou seja:
1.093.422€ : 317 alunos = 3.450€ por aluno (por arredondamento) |
Em 2011/12, a manter-se o número de alunos e o preço/turma estipulado de 80.080€, o preço por aluno/ano no Externato D. Afonso Henriques será de 3.031,42€, ou seja:
80.080€ x 12 Turmas = 960.960€/ano : 317 alunos = 3.031,42€ | 3.031,42€/aluno/ano |
Preço por aluno/ano previsto para o Ensino Oficial (segundo a Sra. Ministra) – 3.750€
Apenas mais um exercício simples:
Dados reais do Externato D. Afonso Henriques de Janeiro de 2011: *
Vencimentos pagos aos 30 professores (líquido) | 35.854,72€ | |
Vencimentos pagos aos 13 funcionários (líquido) | 8.464,53€ | |
Encargos Sociais (Entidade + Pessoal) | CGA | 8.481,61€ |
S. Social | 8.267,66€ | |
Impostos (Pessoal) | IRS | 6.940,00€ |
Total | 68.008,52€ | |
* Estes dados podem ser disponibilizados na escola para quem estiver interessado
Financiamento previsto a partir de 2011/12:
80.080€ x 12 Turmas = 960.960€/ano : 14 meses = 68.640€/mês | 68.640,00€ |
Conclusão – Do financiamento que o Ministério quer atribuir-nos a partir de Setembro, depois de pagos vencimentos, encargos sociais e impostos, restam-nos 613,48€.
E as despesas de manutenção, apoio pedagógico, modernização e remodelação de espaços?
Já não falamos sequer em rendas para construção, porque se tivéssemos que pagar o preço que o Estado paga a partir de Janeiro de 2011 à Parque Escolar (1,6€/m2/mês) então teríamos de pagar à entidade patronal mais 15.598,40€/mês (assim daria certamente para, a curto prazo, disponibilizarmos aos nossos alunos equitação, golfe, piscina e muito mais…)
Perante estes dados, se a Sra Ministra ou qualquer gestor do Ensino Público conseguem fazer o milagre da multiplicação… (eu que sou padre, não consigo…) agradece-se que, com a mesma transparência, apresentem os seus dados para nós aprendermos como se faz.
O Director
José Augusto Marques
"711-2011. 1300 anos depois"
"Na noite de 31 de Dezembro passado, a explosão de uma bomba diante de uma igreja cristã copta, em Alexandria, à saída da celebração do Ano Novo, causou 23 mortos e 79 feridos. Um grupo ligado à Al-Qaeda no Iraque, responsável pelo ataque sangrento da catedral de Bagdad em Outubro, já tinha apontado os coptas como alvo. Independentemente de quaisquer considerações ideológicas, políticas ou religiosas, é legítimo perguntar-se pelas consequências do incêndio que alastraria pelo mundo inteiro, se algo de semelhante acontecesse, diante de uma mesquita, no Ocidente".
Assim começa o artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode ler aqui.
sexta-feira, janeiro 28, 2011
Directores da Escola Secundária e Externato falam ao "Público"*
"(...)O mesmo acontece em Resende. António Carvalho, director da secundária D. Egas Moniz, começa por dizer que tem "boas relações" com o Externato D. Afonso Henriques - criado 24 anos antes da escola pública. Reconhece que os "melhores alunos inscrevem-se no externato". São os filhos dos "pais com maior ambição e que também foram lá alunos". Por isso, "há concorrência desleal". "Uma coisa é trabalhar com os melhores, outra é ser uma escola inclusiva." Se o externato fechasse, a secundária podia ser mais rentabilizada, diz. José Augusto Marques, director do externato, teme o seu encerramento porque o apoio definido pelo Estado é "insuficiente".
*No âmbito da reportagem "Escolas públicas dizem que privadas fazem concorrência", que pode ser consultada aqui.
Subscrever:
Mensagens (Atom)






