quarta-feira, novembro 17, 2010

"AS TRÊS RELIGIÔES DO LIVRO"

É um  Colóquio Internacional da iniciativa  da Imprensa da Universidade de Coimbra, que irá ter lugar amanhã na Faculdade de Letras, cujo programa pode ser consultado aqui. Será um debate alargado sobre o diálogo inter-religioso e inter-cultural. Estarão em discussão, não apenas a relação entre as três religiões monoteístas e o problema do fundamentalismo religioso dos nossos dias, mas também o diálogo entre as religiões proféticas e as religiões místicas.
Refira-se que o programa teve o aconselhamento e acompanhamento de Anselmo Borges, que moderará uma das mesas-redondas.

terça-feira, novembro 16, 2010

Magusto em Paus

Hoje pelas 18h30 no CRC, Anselmo Borges participa no colóquio " As Religiões e a Paz: O Diálogo Inter-Religioso"

Este II Colóquio, promovido  pelo Centro de Reflexão Cristã (link), constituirá um pretexto para apresentar o recente livro de Anselmo Borges "Religião e Diálogo Inter-Religioso" (link), cujo índice pode ser visto aqui.  
A reflexão, seguida de debate, contará com os contributos do P. Juan Masiá, s.j., e de Miguel Oliveira da Silva.  
Local: Centro Nacional de Cultura – Galeria Fernando Pessoa
Largo do Picadeiro, nº 10, 1º - Lisboa.
[Metro: Baixa-Chiado]
ENTRADA LIVRE

segunda-feira, novembro 15, 2010

Peça de teatro ensinou crianças dos Centros Escolares de Resende e S. Martinho a poupar água

Telma Dias, aluna da Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Porto, a estagiar na Câmara Municipal de Resende, num trabalho de parceria com alunos do 12.º ano do Externato D. Afonso Henriques, apresentou às crianças dos Centros Escolares de Resende e de S. Martinho de Mouros a peça de teatro "Eu poupo água!". Descrição e fotos podem ser vistas aqui.

sábado, novembro 13, 2010

Realização de teatro/debate sobre temas da sexualidade no Externato D. Afonso Henriques*

No dia 12 de Novembro de 2010 teve lugar na nossa escola o teatro-debate  “Nem muito simples… nem demasiado complicado”, no âmbito do Programa “Cuida-te” e da responsabilidade da companhia de teatro Usina, dinamizado  pelo Gabinete de Educação para a Saúde e Educação Sexual, destinada aos alunos do ensino secundário.
A actividade consistiu numa peça de teatro, com sete histórias relacionadas com a sexualidade que reproduzem situações do dia-a-dia dos adolescentes, onde foram retratadas relações entre rapazes e raparigas e diferentes conflitos que nelas surgem: a primeira abordagem e o início de uma relação, questão do ciúme e da autoridade nas relações, dúvidas/receios na primeira vez, papel de cada um na relação, a traição e importância da contracepção e prevenção.
A vinda desta peça à escola tem como objectivo levar os jovens a dialogar sobre as dificuldades de comunicação com que se deparam, bem como pôr em prática as suas ideias para modificar as situações problemáticas geradas em cena e ainda complementar o trabalho realizado pelos professores nas sessões destinadas à abordagem dos temas de Educação Sexual.
Os nossos alunos aderiram muito bem às propostas, participando sempre que solicitados e interagindo, em palco, com os actores convidados, assumindo o papel principal onde sugeriram diferentes soluções para os diversos conflitos.
*Texto da Professora Iolanda Bravo

Externato D. Afonso Henriques organizou magustos para docentes e funcionários e alunos

Na passada terça feira (dia 9), pelas 20h00,  decorreu o magusto dos professores e funcionários. Foi um convívio entre professores, funcionários e familiares,  que constou de um jantar,  onde não faltaram as castanhas e o bom vinho. Na quarta feira (dia 10),  decorreu o magusto para toda a comunidade escolar. Foram interrompidas as aulas a partir do meio dia. Os alunos juntaram-se no espaço do refeitório e polivalente por turmas, acompanhados pelos respectivos Directores de Turma e demais professores e funcionários. Foi servido o almoço confeccionado na cantina onde não faltaram as sobremesas trazidas pelos alunos. Foi um convívio de família para toda a comunidade escolar. No fim do almoço decorreu uma sessão de Karaoke no salão polivalente,  que envolveu toda a comunidade e teve muita participação durante mais de 2 horas sem interrupções. 
Algumas das fotos poderão ser vistas no site do Externato:   http://www.edah-resende.pt/site/

Tradição do Halloween no Externato D. Afonso Henriques

Os grupos de Inglês e de Educação Visual do Externato D. Afonso Henriques levaram a cabo um concurso de artes plásticas subordinado ao tema “Halloween”. Esta actividade abrangeu três categorias: Desenho, fotografia e 3 D.
Os trabalhos realizados nas aulas de Educação Visual estiveram em exposição durante a semana em que decorria a votação on-line no site do Externato.
A todos os alunos, foi dada a oportunidade de votar num trabalho de cada grupo. Depois de apurados os vencedores, foram atribuídos prémios aos três primeiros classificados de cada categoria.
            Este concurso teve como objectivo apelar à criatividade dos alunos, divulgar a tradição do Halloween, desenvolver veias artísticas e promover a participação dos discentes em eventos culturais.
            Os resultados do concurso estão no  site do Externato (link) , bem como os desenhos e caricaturas.

sexta-feira, novembro 12, 2010

Amanhã no Externato D. Afonso Henriques

É uma organização dos alunos finalistas e terá lugar no salão polivalente do Externato. Visa a angariação de fundos para a viagem de finalistas a realizar nas férias da Páscoa.
Além das bandas anunciadas no cartaz, irão actuar também a Orquestra Ligeira da Banda de S. Cipriano "A Nova" e o Paulo Almeida a solo.
Perante uma "ementa" destas, todos ao Externato, amanhã.

HISTÓRIAS DE UMA VIDA… EM MIOMÃES: Chamo-me Henrique Saraiva e nasci em Miomães, há 88 anos

Já se encontra no Canastro (link) o apontamento sobre as facetas de vida de Henrique Saraiva, o homem que tem encantado as crianças e jovens de Resende com as suas histórias. Este texto, escrito no Jornal de Resende, número de Outubro último,   mereceu o seguinte comentário de Joaquim Pinto (Pinto's Cabeleireiros), a quem agradeço.

quinta-feira, novembro 11, 2010

Castanhas de Resende em dia de S. Martinho

 Esta é castanha da Granja. Em tempos, havia muita em toda a encosta de Ovadas; agora, nem por isso. O preço andou à volta de 1€50.  Ultimamente, desceu para 1€20.

quarta-feira, novembro 10, 2010

Rancho de Paus realiza magusto no próximo domingo

Como já vem sendo hábito, o Rancho de Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus realiza na sua sede, junto às "Alminhas", o tradicional magusto. Será no próximo domingo a partir das 15h00.
Além de castanhas assadas, haverá grelhados confeccionados na hora para os muito amigos daquele que é o mais emblemático e genuíno grupo folclórico do concelho.

terça-feira, novembro 09, 2010

Sessão de formação sobre procedimentos anti-roubo na sede da Junta de Freguesia de S. João de Fontoura

Clique no cartaz para ampliar.

Magustos em tempo de S. Martinho

A maioria das instituições de Resende (associações, IPSS, Juntas de Freguesia...) irão realizar magustos por altura de S. Martinho, sendo pretexto para as pessoas conviveram. Do meu conhecimento irão ter lugar os seguintes magustos:
-Casa do FC do Porto: Dia 13 de Novembro, com início às 20h00, havendo castanhas (claro), caldo verde, pão e bebidas. Terá também lugar uma noite de fados.
-Casa do Benfica: Dia 13 de Novembro, a partir das 17h00, com castanhas, entrecosto, febras, pão, bebidas e caldo verde.
-Junta de Freguesia de Barrô: Dia 14 de Novembro, a partir das 16h00, com castanhas, grelhados, pão, bebidas e caldo verde. Haverá animação musical com o grupo de jovens "Hora de Ponta".
-Junta de Freguesia de S. João de Fontoura: Dia 21 de Novembro, a partir das 15h00, com castanhas, grelhados, pão, bebidas e caldo verde. Será o 4.º Magusto Comunitário e terá animação musical. Terá lugar no salão da Junta de Freguesia. 

segunda-feira, novembro 08, 2010

Joaquim Pinto (Pinto's Cabeleireiros) na RTP1

Este nosso conterrâneo marcou mais uma vez presença na televisão, desta feita, no passado dia 27 de Outubro, no programa "Portugal no Coração", apresentado por João Baião e Tãnia Rivas. Falou das artes e da história dos barbeiros e cabeleireiros, da possível exposição das peças do seu Museu do Barbeiro e Cabeleireiro, de que é detentor, no Museu Municipal de Resende e, claro, divulgou com orgulho a nossa terra.
Um abraço de parabéns!

Resende em tempo de outono chuvoso

 Também tem o seu encanto.

domingo, novembro 07, 2010

O desemprego em Resende subiu 26,51%*

Segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), durante o período decorrido entre os meses de Janeiro e Setembro deste ano, em Resende há mais 176 desempregados, o que significa uma subida de 26,51 por cento. 
*Notícia transcrita de Notícias de Resende

sábado, novembro 06, 2010

Tempo de Outono em terras de Resende

 A variedade e contraste das corres outonais valem bem um fim de semana em Resende.

sexta-feira, novembro 05, 2010

Jornal "Sê", Nov. 2010

O número de Novembro do Jornal Sê, editado pelo Agrupamento de Escuteiros de Resende e que será distribuído na missa das 12h00 do próximo domingo, a celebrar na igreja matriz, pode ser lido e impresso aqui.

quinta-feira, novembro 04, 2010

1.º Torneio de Futebol de 5, organizado pelo Rancho Folclórico de Santa Maria de Barrô

Este torneio terá lugar no Pavilhão Gimnodesportivo de S. Martinho de Mouros às sextas-feiras, entre as 22h00 e as 00h00.
Montante da inscrição: 50 bolas
Prémios: 1.º Prémio:  Monetário + Taça; 2.º Prémio: Monetário + Taça; 3.º Prémio: Taça
Data das inscrições: estão abertas até ao dia 13 de Novembro
Informações: 912 892 526

Acção de Formação Anti-Roubo em Paus

Numa organização da Junta de Freguesia de Paus, irá ter lugar, no próximo sábado, pelas 15h00,  na sede desta autarquia, uma acção de formação de procedimentos anti-roubo, orientada pela GNR.

terça-feira, novembro 02, 2010

Secundária de Resende num “meeting” em Sevillha*

Nos dias 26, 27, 28 e 29 de Outubro, o Director da Escola Secundária Dom Egas Moniz, António Carvalho, o Coordenador do Projecto Comenius, Dionísio Ferreira, e o Coordenador do Desporto Escolar, Alfredo Ferreira, participaram no 1.º Encontro do Projecto PYSA, realizado em Sevilha, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, patrocinado pela Agência Nacional PROALV. Este projecto da União Europeia, de parcerias Multilaterais Comenius, foi financiado pela referida Agência com o montante de 22 mil euros.
Nesse encontro com os restantes parceiros do Projecto (escolas de Espanha, Áustria, Turquia, Grécia, Roménia, Bulgária, Dinamarca e Itália) – cujo tema é “Actividades Físicas em Ambientes Diversos” – cada delegação fez a apresentação do sistema de ensino do país de origem, da respectiva escola e da vila ou cidade a que pertence. Ficou também decidido que o país acolhedor do 3.º “meeting” será a Dinamarca, em substituição da Grécia, devido a condicionalismos de alojamento das delegações. Decidiu-se ainda que cada escola participante deverá elaborar até Março um logotipo do projecto, vindo a ser seleccionado o melhor de todos no 2.º “meeting”, a realizar na Turquia, em Abril. Caberá ainda a cada escola realizar até Abril um jornal de parede onde constem informações diversas sobre os parceiros do projecto.
As reuniões de trabalho decorreram no “Instituto Enseñanza Secundaria Joaquín Romero Murube”, uma escola com cerca de 60% da população estudantil de origem cigana. Grupos de alunos acompanharam as apresentações das diferentes delegações de docentes, assim como num “tour” pela cidade, subordinado ao tema “Romantismo no séc. XIX” (destacando-se a passagem pela casa de Don Bartolo, onde vivia a amada do conde de Almaviva, da ópera “o Barbeiro de Sevilha”, de Rossini), e numa prova de orientação no Parque Maria Luísa. No último dia, as delegações dos diferentes países participantes foram ainda brindadas pelos alunos com uma representação teatral, uma peça musical e uma dança de flamenco.
Para além destas actividades de carácter cultural com a presença de alunos, aconteceram outras só para professores: visita guiada da Catedral de Sevilha (onde se encontra o túmulo de Cristóvão Colombo), um show de flamenco e uma prova de orientação num bairro típico de Sevilha (Bairro de Santa Cruz).
*Notícia remetida e elaborada por Paulo Sequeira, docente da Escola Secundária Dom Egas Moniz

Município de Resende recebeu Torneio de Abertura Época 2010/2011 da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu*

Decorreu no passado sábado, dia 30 de Outubro, no Pavilhão Municipal de São Martinho de Mouros, Concelho de Resende, o Torneio de Abertura Época 2010/2011 na modalidade de Ténis de Mesa, em todos Escalões/Sexo, marcando assim, o início do arranque da nova Época Desportiva a nível Federado, organizado pela Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu.
Marcaram presença 7 clubes dos 11 clubes filiados na presente Época, num total de 66 Atletas Federados, de vários pontos do Distrito de Viseu.
Este evento, teve a colaboração da Junta de Freguesia de São Martinho de Mouros e da Câmara Municipal de Resende.
Esteve presente o Vereador do Pelouro do Desporto, Fernando Teixeira e da parte da Associação Sérgio Sousa, Director Técnico Distrital  e Aquilino Pinto Presidente da Direcção da ATMDV.
*Artigo elaborado pelo Gabinete de Comunicação  e Imagem da ATMDV

Carlos Coelho cria letra de música que está a concorrer no Festival da Canção da Suiça

Carlos Coelho, natural de Resende, escreveu uma canção que se chama "L'Égoiste". Foi gravada pela Evelyne Filipe e está a concorrer no Festival da Canção da Suíça.
Já não é a primeira vez que Carlos Coelho concorre neste tipo de festivais. No ano de 2008, cria a letra da música "Senhora do Mar" cantada por Vânia Fernandes que atinge o 13.º lugar na final do Festival Eurovisão da Canção 2008, na Cidade de Belgrado, na Sérvia.
No ano de 2010, escreve ainda outra música intitulada de "Canta por Mim", em que a vocalista da canção é Catarina Pereira, ficando no 2.º lugar no Festival da Canção, não conseguindo passagem para o Festival Eurovisão da Canção 2010. Esta última música referida foi a mais preferida pelo público português, ficando em 2.º lugar por votação do júri, levando muitas críticas por parte do povo português.

Artigo elaborado por,
Rafael Barbosa
(Do Blogue Notícias de Resende)
Nota: A canção pode ser ouvida aqui