À semelhança dos anos anteriores o restaurante "Douro à Vista" organizará um réveillon de fim de ano.A festa terá início às 20h00 com jantar, seguido de animação musical ao vivo e bufete à 1h30. O lema é "Vem entrar connosco em 2011 e apreciar o amanhecer sobre o rio".
As marcações podem ser feitas pelos telefones: 254 877 900, 969 830 388 e 969 830 348.
sexta-feira, dezembro 31, 2010
terça-feira, dezembro 28, 2010
Casa do Concelho de Resende em Sintra organizou festa de Natal
Já se encontra no Canastro (link) o apontamento sobre este convívio de Natal, realizado no passado dia 12 em Sintra, que foi publicado no último número do Jornal de Resende.
sábado, dezembro 25, 2010
sexta-feira, dezembro 24, 2010
Cá por casa: presépio e pinheiro de Natal
O pinheiro mede dois metros e teve de ser serrado na base para poder caber na sala. Pinheiros a fazer de conta, de plástico, aqui não entram. Foi cortado através de um desbaste ecológico por um senhor, que conheci no mercado municipal de Coimbra, dono de um pinhal. Todos os anos lhe telefono. Trá-lo numa camioneta. Dei por ele 70€.
O musgo foi apanhado no passado domingo, dia 19, de manhã. O presépio foi feito à tarde.
quinta-feira, dezembro 23, 2010
quarta-feira, dezembro 22, 2010
"Resende Livre": Boletim do PSD Resende
A nova Comissão Política da Secção do PSD Resende , liderada pelo Arq. Paulo Moura, quer imprimir uma nova dinâmica à vida política concelhia. O boletim "Resende Livre", cujo título é justificado a partir da analogia com o "Povo Livre", pretende dar conta das iniciativas e propostas apresentadas, a fim de que sejam do conhecimento geral da população, não ficando confinadas a um registo institucional.
Todos têm a ganhar com uma oposição forte e combativa, obrigando os actuais detentores do poder autárquico a fazerem mais e melhor.
O boletim poderá ser lido aqui.
terça-feira, dezembro 21, 2010
Regresso à escola: testemunho de uma aluna*
“Como não consegui arranjar trabalho quando terminei o 9.º ano de escolaridade na Escola Secundária Dom Egas Moniz, estive em casa, em S.Cipriano, até que me perguntaram se eu queria ir para o “Douro” trabalhar na vinha.
- Não pensei duas vezes, disse logo que sim!
A minha mãe achou que eu ia um dia e regressava no seguinte, porque não ia aguentar, mas enganou-se porque, quando se tem força de vontade, pode-se conseguir tudo.
Com a última vindima faz tês anos que ando a trabalhar na vinha. Faço sete dias por semana o trajecto de São Cipriano a Ervedosa do Douro para ir trabalhar. Levanto-me todos os dias, às 4:15h, para sair de casa às 4:45h. No tempo da vindima, começamos a trabalhar às 7:00h, tomamos o pequeno-almoço das 9:30h às 10:00h e depois vamos almoçar das 13:00h às 13:30h. Por fim, vamos trabalhar até às 16:00h, que é a hora de despegar do trabalho. No total, trabalho oito horas por dia, para poder ganhar 32,50€.
Há dias em que chegamos mais cedo a casa, há outros dias que chegamos mais tarde, porque nem sempre vamos todos juntos para o mesmo proprietário. Alguns colegas meus, às vezes, vão para mais longe e depois temos que estar à espera deles.
Por vezes, as condições atmosféricas não ajudam e eu não gosto quando chove na vindima, porque temos que andar a trabalhar com os fatos de chuva e chegamos ao final do dia todos molhados.
Chego a casa por volta das 18:00h, tomo banho a correr e preparo o saco para ir trabalhar no dia seguinte.
Há dias que ainda dá para comer alguma coisa antes de ir para a Escola, mas há outros que não.
Por volta das 19:00h, saio de casa para estar na Escola às 19:30h, altura em que já decorrem as aulas que começam às 19.15h.
O horário das aulas termina às 23:10h, mas os professores deixavam-me sair um pouco mais cedo, porque ao outro dia tenho que acordar cedo para ir trabalhar.
Pretendo concluir o 12.º ano porque, para além de ter mais formação, posso arranjar com mais facilidade trabalho na área que eu pretendo: ser auxiliar numa escola primária ou numa creche. Será uma forma, também, de ganhar um pouco mais, porque a qualidade de vida está cada vez mais cara e o desemprego aumenta de dia para dia.”
Sara Pereira, Turma EFA B2
*Retirado do último número do Jornal Dom Egas (link), da Escola Secundária Dom Egas Moniz-Resende
Nota: É um testemunho que me impressionou, que deveria fazer reflectir alunos e professores desmotivados.
Nota: É um testemunho que me impressionou, que deveria fazer reflectir alunos e professores desmotivados.
segunda-feira, dezembro 20, 2010
domingo, dezembro 19, 2010
Cárquere e Caldas de Aregos numa viagem ao tempo de D. Afoso Henriques
É uma viagem para conhecer os lugares mais importantes relacionados com D. Afonso Henriques, num passeio cultural de três dias, organizada pela Cistour (linK) , e baseada na biografia do monarca feita por José Mattoso.
Começa em Lisboa, no Campo Grande e tem início no próximo dia 14 de Janeiro. Seguirá para S. Pedro do Sul, onde os participantes visitarão as ruínas onde terá permanecido o monarca em convalescença entre Setembro e Novembro de 1169, após o acidente ocorrido durante o cerco de Badajoz em que ficou gravemente ferido, cujo local é hoje ocupado pelas "Piscinas Termais D. Afonso Henriques." Nessa tarde, partirão para Cárquere. "Nestes domínios passou D. Afonso Henriques parte da sua infância, tendo como aio Ermígio Moniz (futuro mordomo-mor do Reino)". O grupo jantará e pernoitará no Hotel Douro Park das Caldas de Aregos.
A excursão passará por Guimarães, berço da nacionalidade, e Castelo de Leiria.
O preço é de 365 euros por pessoa, em quarto duplo, e inclui duas noites de alojamento em hotéis em regime de pensão completa, circuito em autocarro de turismo, entradas em museus e instituições e presença de um orador especializado em D. Afonso Henriques. Reservas até 30 de Dezembro.
sábado, dezembro 18, 2010
"Religião, felicidade e infelicidade"
É o título do artigo de Anselmo Borges no DN de hoje, que pode ler aqui.
sexta-feira, dezembro 17, 2010
Histórias de uma vida, contadas pela D. Henriqueta de Jesus, de Barrô
Caso não seja assinante do Jornal de Resende, pode ler aqui o apontamento em epígrafe, que foi publicado no número de Novembro último deste mensário.
quinta-feira, dezembro 16, 2010
Assinatura do Contrato de Financiamento para a Regeneração Urbana da Vila de Resende
Terá lugar no próximo dia 22 de Dezembro, pelas 11h30, no auditório do Centro Escolar de Resende, estando presente o Eng. Carlos Duarte, Gestor do QREN.
terça-feira, dezembro 14, 2010
Sede da Casa de Resende em Sintra
Será desta? Já esteve para ser construída em terreno que, graças aos bons ofícios de Manuel Rosário(líder influente da comunidade resendense), foi cedido pela Câmara Municipal de Sintra. Por motivos vários, esta solução emperrou nos labirintos camarários, tendo sido abandonada. Presentemente, tudo aponta para que seja construída em terrenos cedidos por Manuel Rosário e um seu irmão. Já foi requerida autorização aos respectivos serviços da Força Aérea por se encontrarem próximos do aeródromo militar, esperando-se que sejam ultrapassados possíveis entraves dos serviços camarários, já que os mesmos terrenos se encontram em perímetro de construção industrial.
Aqui se apresentam dois desenhos do projecto de arquitectura da eventual futura sede da Casa de Resende, cuja fachada de entrada pretende ser uma reprodução dos Paços do Município de Resende, que nos é tão familiar.
domingo, dezembro 12, 2010
Convívio de Natal da Casa do Concelho de Resende em Sintra
Terminou, cerca das 19h00 de hoje, a tarde de convívio de Natal dos Resendenses, amigos e familiares que vivem no concelho de Sintra e na Região da Grande Lisboa, e que decorreu na sede do Sporting Clube de Lourel, próximo de Sintra. Do programa constou um almoço, confeccionado por voluntários da Casa, ao qual compareceram 167 pessoas, uma peça de teatro representada por jovens, a actuação do Grupo Coral da Casa de Resende, um momento de criatividade musical a cargo dos mais novos, número de palhaços, entrega pelo Pai Natal de brinquedos às crianças e lanche.
Refira-se que a animação foi fruto da criatividade e empenho da "prata da casa", tendo contribuído para uma tarde bem agradável para toda a família resendense a viver naquelas paragens.
Refira-se que a animação foi fruto da criatividade e empenho da "prata da casa", tendo contribuído para uma tarde bem agradável para toda a família resendense a viver naquelas paragens.
sábado, dezembro 11, 2010
"Ética ecológica"
É significativo que, até pela via etimológica, ética e ecologia estão relacionadas. De facto, ética vem do grego êthos, que significa costumes e morada; ecologia provém de duas palavras gregas (oikos, casa, e lógos, razão, discurso) e significa tratado da casa, também em conexão com economia (oikos e nómos, lei), a lei da casa.
Assim começa o artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode continuar a ler aqui.
quinta-feira, dezembro 09, 2010
"Jornal de Resende" marcará presença na Festa de Natal da Casa de Resende em Sintra
Devido à grande comunidade de resendenses em Sintra e Grande Lisboa e aos seus inúmeros leitores, o Jornal de Resende terá um enviado especial na Festa de Natal que a Casa de Resende levará a efeito no próximo domingo e que terá lugar na sede do Sporting de Lourel.
Do programa da festa/convívio fará parte um almoço, uma representação de uma peça de teatro por um grupo de jovens, a actuação do Grupo Coral da Casa de Resende, distribuição de prendas às crianças e lanche.
quarta-feira, dezembro 08, 2010
Pedro Namora falou ao Jornal de Resende: "Trago sempre Resende no coração"
Pode ler aqui o apontamento, publicado no Jornal de Resende (Outubro de 2010), onde Pedro Namora fala das suas origens e das suas ligações familiares ao no nosso concelho.
segunda-feira, dezembro 06, 2010
Desdobrável de promoção de ténis de mesa
É um documento pedagógico da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu, com sede em S. Martinho de Mouros, que pretende promover e dar a conhecer esta modalidade lúdica e desportiva e será distribuída pelas escolas, autarquias, clubes e instituições dos Distritos de Viseu e da Guarda, podendo ser lida e imprimida aqui.
Subscrever:
Mensagens (Atom)






