terça-feira, novembro 02, 2010

Carlos Coelho cria letra de música que está a concorrer no Festival da Canção da Suiça

Carlos Coelho, natural de Resende, escreveu uma canção que se chama "L'Égoiste". Foi gravada pela Evelyne Filipe e está a concorrer no Festival da Canção da Suíça.
Já não é a primeira vez que Carlos Coelho concorre neste tipo de festivais. No ano de 2008, cria a letra da música "Senhora do Mar" cantada por Vânia Fernandes que atinge o 13.º lugar na final do Festival Eurovisão da Canção 2008, na Cidade de Belgrado, na Sérvia.
No ano de 2010, escreve ainda outra música intitulada de "Canta por Mim", em que a vocalista da canção é Catarina Pereira, ficando no 2.º lugar no Festival da Canção, não conseguindo passagem para o Festival Eurovisão da Canção 2010. Esta última música referida foi a mais preferida pelo público português, ficando em 2.º lugar por votação do júri, levando muitas críticas por parte do povo português.

Artigo elaborado por,
Rafael Barbosa
(Do Blogue Notícias de Resende)
Nota: A canção pode ser ouvida aqui

domingo, outubro 31, 2010

HALLOWEEN/Noite das Bruxas

É   mais um pretexto para uma noite de convívio, organizado pela Casa de Resende do Futebol Clube do Porto, que terá lugar logo à noite,  pelas 21h30. Haverá uma sessão de karaoke com "John Pererá" e muitas kaipirinhas.

sexta-feira, outubro 29, 2010

A implantação da República em Resende

Aqui se pode inteirar da forma como  foi reportada e vivida a implantação da República em Resende, num texto de Paulo Sequeira, docente de história na Escola Secundária D. Egas Moniz e redactor do Jornal de Resende, onde foi publicado no número de Outubro, saído recentemente.

Sobre o último livro de Anselmo Borges

Não posso deixar de assinalar este post (link), escrito por um conterrâneo por quem tenho a maior estima e admiração (pela sua envergadura intelectual e moral e pela sua bagagem cultural).

quinta-feira, outubro 28, 2010

De Vinha Velha de Paus a Pimeirol: um percurso memorável

 Os artistas (carpinteiros, pintores, trolhas, pedreiros, mineiros…) trabalhavam normalmente a seco, isto é, a comida e bebida corriam por conta própria. Levavam as refeições numa marmita ou, quando o local de trabalho era mais perto,  eram levadas na hora por algum familiar. Também me coube,  uma certa vez , esta incumbência. E recordo-a por a caminhada ser bem longa. Tinha eu nove anos, trabalhava o meu pai na casa de Monsenhor Manuel de Almeida, em Pimeirol. A povoação de Moumiz era-me familiar. A Pimeirol nunca tinha ido, mas com as indicações recebidas lá fui ter direitinho. Ficou-me sempre viva na memória a eira (agora chamada Largo Monsenhor Manuel Almeida) e a capela, agora revisitadas com emoção aquando do 3.º percurso pedestre, organizado pela Associação de Amigos de S. Cristóvão.  Tive também oportunidade de visitar a casa onde nasceu e viveu Monsenhor Almeida, uma figura corajosa que se destacou, aquando dos conturbados tempos da 1.ª República, como estudante candidato ao sacerdócio em Lamego, , pelo direito da Igreja exercer livremente o seu múnus e de as pessoas poderem manifestar publicamente as opções e práticas religiosas. Foi durante vários anos o braço direito de vários bispos e o vigário geral da diocese de Lamego. Foi ele que me crismou. Recordo a sua chegada à capela das Quintãs, montado num cavalo, onde o esperava um arco de palmeiras e meia dúzia de foguetes.

Andebol no Pavilhão de Anreade

quarta-feira, outubro 27, 2010

Estrada Resende/Bigorne

Ainda estamos nesta fase? Venham já os camartelos, as gruas, as picaretas...porra!

CM de Resende demora em média 105 dias a pagar aos fornecedores

De acordo com uma lista divulgada pela Direcção Geral das Autarquias Locais, referente ao 2.º trimestre deste ano, a Câmara Municipal de Resende demora em média 105 dias a pagar aos fornecedores. A encabeçar a lista do distrito de Viseu encontra-se Tarouca (293 dias), seguida de Moimenta da Beira (202 dias) e Armamar (196 dias). De acordo com os limites fixados por lei, os municípios deveriam efectuar os pagamentos dentro do prazo de 90 dias.

terça-feira, outubro 26, 2010

Histórias de uma vida, contadas pela D. Adelaide das Quintãs

É  nossa vizinha e grande amiga da família. Quando vou a Paus, tenho mesmo de a visitar. Aprecio nela a grande alegria e o incomensurável  amor à vida. S. Pedro pode esperar.
O seu percurso de vida, contado para o Jornal e Resende (número de Setembro último), pode se lido aqui.

segunda-feira, outubro 25, 2010

Resultados do GDResende e de S. Martinho de Mouros

Na 2.ª Jornada da 1.ª Divisão Norte da AF de Viseu, o Grupo Desprtivo de Resende perdeu em Castro Daire por 4-1. Por sua vez, na 4.ª Jornada da Divisão de Honra da AF de Viseu/Futsal, o S. Martinho de Mouros perdeu por 3-2, em Viseu, frente a S. Martinho de Orgens.

domingo, outubro 24, 2010

Parabéns! Félicitations! Congratulations!

Antes de se deitar, deixou esta surpresa,  num dia muito especial, para uma pessoa muito especial que chegaria já noite dentro da Bélgica.

Junta de Freguesia de S. João de Fontoura apoia natalidade

"Foi hoje  atribuído por esta autarquia o montante de 300€,  no âmbito do projecto "Ser Fontourense", aos jovens casais, pais das seguintes crianças:
1º Bruno Miguel Pinto Fonseca
Pais Rui Miguel Oliveira da Fonseca e Tânia Raquel Pinto da Silva, residentes no lugar de Porto de Rei.
2º Adriano Miguel Azevedo Pinto
Pais Manuel António de Azevedo Pinto e Maria Ofélia Lavrador Pinto, residentes no lugar de São João
É uma politica social que esta autarquia, a única no concelho de Resende a fazê-lo,  tem vindo a implementar.
Uns prometeram e nós realizamos".
 Fernando Manuel, Presidente da Junta

sábado, outubro 23, 2010

Saramago e Deus

A negação determinada não significa negação real. A pergunta é, portanto, se Saramago negou realmente Deus ou se, pelo contrário, na negação do deus arbitrário e sanguinário, não está dialecticamente presente o clamor pelo único Deus verdadeiro, o do Anti-mal. De qualquer modo, segundo Saramago, "Deus é o silêncio do universo, e o ser humano o grito que dá sentido a esse silêncio". "Esta definição de Saramago é a mais bela que alguma vez li ou ouvi", escreveu o teólogo Juan José Tamayo.
Assim termina o artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode ler aqui

sexta-feira, outubro 22, 2010

Ténis de Mesa-Torneio de Abertura em S. Martinho de Mouros

Clique no cartaz para ampliar.

quinta-feira, outubro 21, 2010

11,5 Milhões de euros modernizam Escola Secundária D. Egas Moniz*

"Cerca de 11,5 milhões de euros vão ser investidos na requalificação e modernização da Escola Secundária D. Egas Moniz, em Resende. O anúncio foi transmitido na cerimónia de apresentação pública do projecto de modernização da Escola Secundária D. Egas Moniz de Resende, que decorreu no dia 19 de Outubro, nas instalações daquela Escola, na presença do director Regional da Educação do Norte, António Leite, e do presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges.
(...)O projecto desenvolvido pela Parque Escolar para a Escola Secundária D. Egas Moniz prevê a beneficiação do Pavilhão Gimnodesportivo e do edifício pré-existente que contempla 25 Salas de Aulas, a construção de um novo edifício com funções sociais e lectivas, implantado paralelamente à Rua da Ermida que definirá um novo pátio de entrada. Apresentará uma implantação em L, na qual o braço paralelo ao arruamento albergar o programa de natureza administrativa, serviços de apoio, refeitório, sala polivalente com bancada retráctil com 200 lugares sentados, pequeno auditório com lotação de 90 lugares e biblioteca. O programa do braço perpendicular à entrada destina-se a 21 salas de aula, incluindo laboratórios, oficinas de informática, electricidade, electrotecnia e expressão dramática, estúdios multimédia, salas de TIC e música, espaço de curso de termalismo e estufas para o curso de jardinagem.
A frente urbana da escola, voltada para a Rua da Ermida e para a Av. Dr. Francisco Sá Carneiro será valorizada, atribuindo-lhe uma maior representatividade e melhores condições de acesso, assim como os espaços exteriores serão objecto de beneficiação"
*Do Gabinete de Comunicação e Imagem da CM 

Padre José António, natural de Paus, partiu em missão para o Brasil

É meu vizinho, pois nasceu ali ao lado na Eira Velha. Tem desenvolvido uma acção notável na paróquia de Penedono. Podia ter tirado um ano sabático para um descanso merecido, mas resolveu partir para o Brasil como missionário. É obrigatório ler aqui o seu testemunho.

quarta-feira, outubro 20, 2010

Anselmo Borges apresentou “Ciência e Mito”, em Coimbra


Anselmo Borges apresentou ontem, na Galeria Sete, em Coimbra, o livro “Ciência e Mito”, da autoria de António Amorim da Costa, Professor Catedrático Jubilado do Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra. Esta obra é editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra e integra a colecção “Ciências e Cultura”.
Anselmo Borges fez um enquadramento conceptual e estabeleceu as características distintivas do mito, filosofia e ciência. “O mito é uma narrativa, que utiliza a linguagem simbólica, e que trata das grandes questões do mundo e do homem; a criação, como vem escrita na Bíblia,  insere-se neste tipo de narrativa”, referiu. Explicou que a filosofia nasce da razão autónoma, quando o homem pensa por si mesmo sobre os grandes problemas e tem um discurso sobre os mesmos. Chamou a atenção para o contributo das ciências humanas e defendeu o diálogo em pé de igualdade destas com as ciências naturais. Criticou o cientismo/”cientifismo” por pretender ter o exclusivismo explicativo da realidade. Disse que esta tem de ser entendida à luz dos diferentes olhares/perspectivas e planos da razão (ciência, filosofia, ética, estética, religião…), o que deverá constituir uma exigência para acabar com as explicações mágicas e supersticiosas que por aí ainda pululam.
Na sua intervenção, o autor do livro, António Amorim da Costa, confidenciou que conheceu Anselmo Borges há já bastantes anos, numa conferência proferida em Coimbra, quando ainda o mesmo estava no então Seminário de Tomar. “Fiquei fascinado; falei com ele no fim acerca de um livro de Simone Beauvoir, que então andava a ler e nunca mais o larguei, lendo os seus livros e artigos”, referiu. Acrescentou que se têm cruzado entre as Faculdades ou no Instituto Justiça e Paz, mas pouco têm falado. Disse nunca lhe ter dito isto. Fez questão de que fosse ele o apresentador do livro e “nunca lhe perdoaria se não aceitasse”.

Junta de Freguesia de S. João de Fontoura oferece novamente vacina da gripe sazonal

Clique no cartaz para ampliar.

terça-feira, outubro 19, 2010

Peregrinação da Paróquia de Resende a N. Sra. do Viso, no domingo passado, mobilizou cerca de 400 pessoas*

A peregrinação a Nossa Senhora do Viso insere-se na planificação pastoral da paróquia  de Resende há alguns anos. É realizada duas vezes por ano: no 1º domingo de Maio e no 3º domingo de Outubro. Lembra assim os dois meses com especial significado mariano e que marcam também o início e o encerramento das peregrinações marianas em Fátima.
Tem como objectivos são:
-Fomentar o sentido espiritual da peregrinação;
-Desenvolver e estimular a devoção mariana, assinalando os meses mais significativos;
-Intensificar o sentido da unidade da paróquia;-
-Assinalar o início do ano pastoral, pedindo a protecção de Nossa Senhora (Outubro);
-Celebrar o dia da Mãe e consagrar todas as mães à Mãe do Céu (Maio)...
A peregrinação começa com uma caminhada a partir de dois pontos da paróquia - igreja paroquial / Arco - às 14h (Outubro) ou 15h (Maio) dirigindo-nos para a capela de Nossa Senhora do Viso. Pelo caminho,  os  canta-se, reza-se, fazem-se meditações, colocam-se intenções, fazem-se espaços de silêncio... A caminhada demora cerca de 1 hora. Chegados à capela de Nossa Senhora do Viso,  é celebrada a missa campal com a participação do grupo coral da paróquia, escuteiros, acólitos e outros grupos paroquiais... No fim faz-se a procissão com o andor de Nossa Senhora do Viso (às vezes juntam-se outros andores, conforme as promessas - Nossa Senhora, Santa Quitéria, etc),  saindo da capela até ao cruzeiro e regresso à capela. Termina a peregrinação com encomendação dos planos de pastoral à mãe do céu (Outubro) ou com a benção das mães (Maio).
No fim, fica ainda durante algum tempo a música transmitida pelos altifalantes enquanto algumas famílias se juntam nos espaços verdes à volta para partilharem o lanche e confraternizarem mais um pouco.
Costumam participar entre 300 a 500 pessoas. Ontem, domingo,  estavam cerca de 400.
A finalidade engloba as três dimensões - religiosa em primeiro lugar, mas também é uma oportunidade de convívio e de encontro (há pessoas da comunidade que só se encontram nestas ocasiões - os do Enxertado e Paredes, com os de Mirão e Loureiro, por exemplo, dada a distância que os separa) e indirectamente também se promovem hábitos saudáveis (a caminhada faz sempre bem e no meio da natureza pura, ainda melhor).
A tradição já é antiga, mas esteve algo esmorecida durante muitos anos. Há cerca de meia dúzia de anos fizemos o restauro da capela e do espaço exterior e fizemos renascer o espírito da peregrinação.
*Notícia remetida pelo Padre José Augusto, a meu pedido, a quem agradeço.

segunda-feira, outubro 18, 2010

3.ª Caminhada d' "Os Amigos de S. Cristóvão"


 Após o fim da missa, a caminhada prosseguiu pelo meio da aldeia de Felgueiras, com explicações relativas a histórias de algumas casas e observação de canastros, eiras, artefactos e utensílios da lavoura. Seguidamente, retomou-se a saída e o antigo caminho para Pimeirol. Pelo meio, os participante puderam ver vários gasalhos numa propriedade do Eng. Jorge Oliveira ( daqui natural, a residir no Porto e o grande obreiro e entusiasta destes eventos) e um pequeno rebanho de ovelhas e cabras. Chegados ao destino, Pimeirol, aguardava-nos uma surpresa: uma desfolhada com os residentes (com muita música,  danças e cantares)  e uma merenda de fazer crescer água na boca (bola, presunto, salpicão...). 
Na aldeia razoavelmente preservada, os caminhantes puderam observar a capela, a casa onde nasceu Monsenhor Manuel Almeida, as muitas casas de  granito e canastros e,  sobretudo, testemunhar a simpatia e arte de bem acolher das cerca de vinte pessoas que ainda aqui residem.
O percurso de volta retomou uma antiga vereda  que cruza a estrada municipal para Moumiz, tendo-se prosseguido depois ao longo da mesma cerca de 700 metros até virar à direita e  apanhar um caminho que servia as tapadas, indo  entroncar em Felgueiras.
A caminhada terminou exactamente às 13h30, dando-se depois início a um lauto almoço (com arroz  e batatas no forno) e a uma tarde de convívio.
 Esta iniciativa, que contou com participação de mais de meia centena de pessoas (muitas vindas do Porto),  teve o apoio da Câmara Municipal de Resende e da Junta de Freguesia de Felgueiras. Todos estão gratos a Nuno Pereira, presidente da direcção da AASC(Associação dos Amigos de S. Cristóvão), ao Eng. Jorge Oliveira e à restante equipa, que tudo fizeram e efectivamente proporcionaram uma jornada inesquecível.