terça-feira, agosto 24, 2010

Habitos de Verão (2): Parque fluvial da Ponte da Lagariça










Em dias de muito calor, nada há como a água refrescante da Ponte da Lagariça. Água límpida, sombras convidativas, um moinho ainda a trabalhar e um rebanho de ovelhas ali ao lado.

Hábitos de Verão (1): Visita a Lamego

Não falho uma visita a Lamego por alturas das festas de Nossa Senhora dos Remédios ou em data próxima. O meu avô paterno era de lá originário, tendo aí nascido o meu pai e tios. Aí se estabeleceram a tia Antoninha e o tio António Sousa. Aí continuam a viver alguns primos. Aí fiz o antigo 5.º e 7.º anos. Aí casei.
Aí vou sempre com emoção. Este ano, teve de ser a 20 de Agosto, data um pouco distante do início das festas de Nossa Senhora dos Remédios, que começam oficialmente no próximo dia 26. O programa integrou uma visita ao Santuário, jantar e passeio pela cidade.
Era bom que o Santuário tivesse afixado o horário de abertura e encerramento e o programa religioso.
O repasto (designação bem apropriada) foi uma revisitação de uma antiga casa de pasto, situada na Rua Virgílio Correia, 68 (atrás da Sé), que conheci bem nos finais dos anos sessenta, agora transformada num pequeno restaurante e que mantém o nome do antigo proprietário "Casa Filipe". Dedica-se à gastronomia regional, que serve com simplicidade, mas bem. Comemos cabritinho assado no forno, acompanhado de batatas grelhadas, que recomendo. O preço médio anda à volta dos 10/12 euros.
Constatei que, tal como antigamente, no Verão, os lamecenses continuam a sair e a passear após o jantar.

segunda-feira, agosto 23, 2010

Futsal: Jogo de apresentação aos sócios do São Martinho de Mouros



Pavilhão Municipal de São Martinho de Mouros - Resende

Sábado, 28 de Agosto, 16 horas (Festa do Sr. Calvário)
Vem conhecer o plantel, os novos reforços e sentir o ambiente e a mística do SMM. Para esta época o objectivo assumido por dirigentes, treinadores e jogadores está definido: SUBIR À 3ª DIVISÃO NACIONAL.
Embora sejam ainda especulações, fala-se em alguns reforços muito importantes, nomeadamente no Luís (guarda-redes que já jogou na 1ª divisão pela UTAD/REAL FUT), noutro jovem ala (ex-júnior do Rio Ave) e ainda num pivôt que faz a diferença...
Retirado do blogue do Prof. Rui Rebelo

Dispensa de motorista

A Filipa e a amiga Maria resolveram ir ontem a pé à piscina. Deixaram-nos o seguinte bilhete:
"Caros residentes:
Vimos por este meio informar que podem voltar para a cama. O vosso serviço como motoristas foi dispensado.
É importante salientar que as recomendações acerca da segurança rodoviária serão tidas em consideração.
Os nossos contactos são:
96....../91..........
Atenciosamente
Ass......."
Nota: A deslocação demorou cerca de 45 minutos.


domingo, agosto 22, 2010

1.º Torneio de Voleibol ao ar livre

Numa organização do Clube Náutico de Caldas de Aregos, irá decorrer nos próximos dias 28 e 29 de Agosto o 1.º Torneio de Voleibol ao ar livre. Os interessados deverão ter mais de 14 anos, devendo as inscrição ser apresentadas por equipas até 24 de Agosto (valor: 25 bolas). Os prémios são os seguintes: 1.º prémio-75 bolas; 2.º prémio-50 bolas; e 3.º prémio-25 bolas.
Contactos: 966 014 793/916 732 880/917 076 675
A organização oferecerá o almoço do dia 28 aos participantes.

sábado, agosto 21, 2010

Encostar os feriados

"É um paradoxo. As pessoas que trabalham, ali pela quinta-feira, já começam, aliviadas, a desejar umas às outras bom fim-de-semana. Cá está a constatação do trabalho como maçada e sofrimento. Mas, por outro lado, de vez em quando, lá volta o debate sobre a diminuição do número dos feriados e a necessidade de encostá-los à segunda ou à sexta-feira. Porque é preciso trabalhar e produzir mais. Por causa da concorrência e da crise.

É sobre isso que queria reflectir hoje, começando por esclarecer que até posso ser favorável à diminuição do número de feriados, mas não concordo com que passem automaticamente para a segunda ou para a sexta-feira. A razão dessa oposição não está propriamente na defesa dos dias santos da Igreja Católica, mas essencialmente na antropologia e na simbólica dos feriados".

Assim começa o artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode ler aqui.

"Remédios santos sem princípios activos

Claro que já subimos até Campo Benfeito, como não podia deixar de ser. Foi na passada quinta-feira para assistir à peça apresentada pelo grupo Peripécia Teatro. Queríamos assistir ao concerto de Jorge Palma, no dia anterior, mas a lotação já estava esgotada.
Muitos dos problemas de indisciplina, má educação e de agitação nas escolas são precipitadamente diagnosticados por distúrbios de hiperactividade com défice de atenção e resolvidos com ritalina. Todos os professores e pais deveriam assistir à representação do Peripécia Teatro para que estas questões sejam devidamente ponderadas. Há dez mil crianças a tomar ritalina em Portugal...
Uma peça divertida, mas que dá que pensar.

sexta-feira, agosto 20, 2010

Comissão de Festas 2010 de Anreade organiza torneio de futsal

As inscrições poderão ser efectuadas até 1 de Setembro pelo valor de 125 bolas. O sorteio terá lugar no dia seguinte, pelas 21h00, na sede da Junta de Freguesia de Anreade. O torneio decorrerá nos dias 3, 4 e 5 de Setembro, no Pavilhão Gimnodesportivo de Anreade. Os prémios são os seguintes: 1.º prémio-500 bolas, 2.º prémio-250 bolas e 3.º prémio-150 bolas.
Contactos: 916 229 474/919 603 779

Degustações

A matéria prima dos almoços, em Resende, vem da peixaria da D. Maria Assunção. Hoje, servi-me de umas deliciosas petingas, com as quais pus à prova os meus dotes de cozinheiro na confecção de uma caldeirada. O manjar foi acompanhado de um espumante tinto "Terras do Demo", da Cooperativa Agrícola do Távora-Moimenta da Beira, um vinho concentrado, de cor púrpura. No inverno, acompanhará lindamente um fartote de "sarrabulho e torresmos", como diria Aquilino Ribeiro.
Nestas férias de Verão, , o fartote têm sido as sardinhas, sempre acompanhadas de um espumante tinto. "Murganheira", "Vértice" (das Caves Transmontanas-Alijó) ou "Raposeira" , invariavelmente, porque são os melhores e são da região. À nossa!
Don Perignon, o frade vinhateiro, que em 1650 descobriu a magia do champanhe, fruto da segunda fermentação em garrafa, já há muito deveria estar canonizado.

quinta-feira, agosto 19, 2010

Festas em honra do Senhor do Calvário, S. Martinho de Mouros

Dia 7 de Agosto (sábado)

22h00-3.º Grande Noite do Fado, dedicada a todos os emigrantes

Dia 22 de Agosto (domingo)

11h00-Hastear da bandeira com uma remessa de fogo

17h00-Leilão a favor das festas

Dia 26 de Agosto (quinta-feira)

21h00-Inauguração da iluminação

Dia 27 de Agosto (sexta-feira): Organização da Junta de Freguesia

21h00-Actuação do grupo musical “CS”

21h30-18.º cortejo etnográfico de carros e figuras em representação dos povos da freguesia com grupos de bombos: Grupo de bombos “BomMouros” de S. Martinho de Mouros; Grupo de bombos de Campeã-Vila Real; Grupo de bombos de Ferreiros-Lamego; Grupo de bombos de Vilarinho-Samardã e Grupo de bombos "BomRomãos" de S. Romão

22h30-Actuação dos grupos de bombos no Largo da Feira Nova

24h00-Continuação da actuação com o grupo musical “CS”

Dia 28 de Agosto (sábado)

08h00-Feira anual do senhor do Calvário

09h00-2.º passeio motorizado

18h00-Missa de acção de graças pelos emigrantes, seguindo-se a procissão de andores da capela do Senhor do Calvário para a igreja matriz

23h30-Actuação do grupo musical “K304”

24h00-Sessão de fogo de artifício

Dia 29 de Agosto (domingo)

09h00-Chegada da banda de música de S. Cipriano “A Nova”

11h30-Missa solene

16h00-Procissão da igreja matriz para a capela do Senhor do Calvário

17h30-Concerto pela banda de música “A Nova” de S. Cipriano

22h00-Actuação da orquestra “Salsa Show”

24h00-Sessão de fogo de artifício

02h00-Encerramento das festas

quarta-feira, agosto 18, 2010

Festa em honra de Santa Luzia, em Moumiz-Paus

Dia 20 de Agosto (sexta-feira)
22h00-Actuação do grupo musical "Nova Cor"
Dia 21 de Agosto (sábado)
22h00-Actuação do grupo musical "3.º Milénio"
00h05-Sessão de fogo de artifício
Dia 22 de Agosto (domingo)
06h00-Salva de morteiros
08h00-Chegada da banda de música de Eira Queimada-Tarouca
11h00-Missa solene e sermão pelo Padre José Tomás Borges
14h00-Actuação da banda de música
17h00-Procissão
19h00-Saída da banda de música
20h00-Encerramento das festas

segunda-feira, agosto 16, 2010

Festas em honra de S. Romão

Dia 19 de Agosto (5.ª feira)

21h00-Abertura das festas com o grupo de bombos “BOMROMÃOS”; 22h00-Cantares ao desafio com “Eduardo Lobo e Camila Moreira”; 00h30-Actuação do organista “Rui Assembleia”

Dia 20 de Agosto (6.ª feira)

22h00-Actuação do conjunto “Vozes do Tâmega, que actuará até às 2 horas da madrugada

Dia 21 de Agosto (sábado)

22h00-Actuação do conjunto “Ritmo Douro”, que actuará até às 2 horas da madrugada; 23h45-Brilhante sessão de fogo de artifício pelo pirotécnico “O Careca”-Resende

Dia 22 de Agosto (domingo)

07h30-Salva de morteiros; 08h00-Chegada das bandas de música de S. Cipriano “A Nova” e “A Velha”, que darão entrada no adro da igreja paroquial; 09h30-Entrada das mesmas bandas de música no adro da capela de Nossa Senhora da Piedade; 10h30-Procissão com andores da capela de Nossa Senhora da Piedade para a igreja paroquial; 11h30-Missa solene abrilhantada pela banda “A Nova” de S. Cipriano; 15h30-Actuação das bandas de música, que executarão os seus melhores reportórios até às 20h00;16h30-Leilão de ofertas; 22h00-Actuação do grupo musical “As Delícias d’Ouro”, que encerrará as festas

Ténis de Mesa


Clique no cartaz para ampliar.

domingo, agosto 15, 2010

O trabalho e as férias

É o tema da reflexão de Anselmo Borges, publicada no DN de ontem, que pode ler aqui.

sábado, agosto 14, 2010

"Visita a Porto de Rei"

"Em Porto de Rei, os verdadeiros reis e rainhas são, por estes dias, quem se estende ao ócio e do Sol se refresca nas águas do Douro, o rio que banha o concelho de Resende.

Em dias úteis são essencialmente turistas, emigrantes e locais em férias. Mas ao fim-de-semana o sítio torna-se ainda mais apetecido.

As infra-estruturas disponíveis neste parque fluvial, situado na freguesia de São João de Fontoura e desviado cerca de quatro quilómetros da Estrada Nacional 222, são convidativas: praia, piscina, solário, campo de jogos, parque de merendas com imensa sombra, campo de jogos, bar e restaurante, cais de acostagem para embarcações turísticas e de recreio, entre outras diversões.

É esta diversidade que atrai tanta gente. Elas e eles estendidos ao Sol, jovens que chapinham na água, casais que entram no rio até à cintura e voltam a sair, um almoço tardio num pequeno iate atracado no cais, pai e filho que se entretêm à pesca enquanto fazem a digestão, e muita gente à sombra, estendida a dormitar, a jogar à malha e às cartas, ou simplesmente a conversar. E há rapazes há jogar futebol: “João, passa! Passa João! Oh pá, passa a bola! Fogo…”

Perto do cais, na zona mas arredada do gentio, um grupo de patos belisca num molho de algas o que só eles devem saber. Algo de sustento, por certo. Ao longe, ouve-se o tronar do comboio sobre a linha do Douro. Um apito. Há quem se levanta e corra a registar a passagem do pouca-terra-pouca-terra. E depois, tudo volta à calma que uns dias de férias exige.

É o João que agita de novo os ares. Não o que não passou a bola ao colega. Outro mais crescido que avança pela água fora com uma rapariga ao colo, ela agarrada com força ao pescoço dele. “Larga-me, João. Larga-me! Em vão. Se o objectivo dele era desassossegar a moça, conseguiu. Se o objectivo dela era vingar-se ali mesmo, não o alcançou. Aonde já ia o João… É assim, o lazer aproveitado ao máximo em Porto de Rei"".

Apontamento transcrito do Jornal de Notícias de hoje, secção Viva +

sexta-feira, agosto 13, 2010

Clube Náutico de Caldas de Aregos organiza Megaférias

Sob o lema "Aregos tem vida", o Clube Náutico de Caldas de Aregos leva a efeito de 16 a 20 de Agosto um conjunto de actividades, destinadas a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos. Estão previstos jogos tradicionais, carrinhos de rolamentos, passeios de BTT, coloraquall, paintball, idas à piscina e canoagem.
As inscrições terminam amanhã e podem ser feitas pelos telefones: 966 014 793/916 732 880/917 076 675.

No próximo domingo

Clique no cartaz para ampliar.

quinta-feira, agosto 12, 2010

Festas em honra de Nossa Senhora da Guia-S. João de Fontoura

Dia 14 de Agosto (sábado)
Início da Novena
Dia 15 de Agosto (domingo)-Festa do emigrante
09h15-Missa solene pelos emigrantes
15h00-Porco no espeto (gratuito)-Leilão
21h00-Actuação do conjunto "Grupo CS"
24h00-Sessão de fogo
Dia 20 de Agosto (sexta-feira)
20h30-Procissão de velas desde a igreja matriz à capela de N. Sra. da Guia
22h30-Actuação do conjunto "Os Aguedenses"
Dia 21 de Agosto (sábado)
0800-Entrada do grupo "Bom Mouros" de S. Martinho de Mouros, que percorrerá as povoações da freguesia
22h30-Actuação do conjunto "As Delícias" e o artista "Iran Costa" com a sua banda
24h00-Sessão de fogo de artifício a cargo de: O Lança Fogo "O Careca"
Dia 22 de Agosto (domingo)
08h00-Alvorada com salva de morteiros
09h00-Chegada da Banda Marcial de Ancêde-Baião
11h00-Missa solene
17h00-Majestosa Procissão da igreja matriz à capela de N. Sra. da Guia, acompanhada pela Fanfarra da Associação Recreativa e Cultural de Paços de Gaiolo
22h00-Actuação do grupo musical "Jorge Manuel"
02h00-Encerramento das Festas
Com o apoio da Junta de Freguesia de S. João de Fontoura (www.saojoaofontoura.com

quarta-feira, agosto 11, 2010

Dragões de Resende organizam festa do emigrante

Decorrerá no próximo sábado, dia 14 de Agosto, com início pelas 21h30, no Largo da Feira. A festa será animada pelo grupo musical "Dança Mais".

terça-feira, agosto 10, 2010

Festa em honra de Santa Maria de Barrô

Dia 1 de Agosto

Hastear da bandeira

Dia 12 de Agosto

09h00-Início das festividades com o grupo Bom’Mouros, que percorrerá toda a freguesia

22h00-Actuação surpresa

Dia 13 de Agosto: Dia consagrado ao emigrante

09h00-Concentração no Campo do Barreiro para o torneio de malha e convívio

22h00-Actuação do grupo musical “Showband”

Dia 14 de Agosto

08h00-Chegada da banda de música de S. Cipriano “A Nova”, seguida da recolha de andores

15h00-Concerto pela banda de música de S. Cipriano “A Nova”

22h00-Arraial com o grupo “Raio de Sol”

23h00-Sessão de fogo de artifício

24h00-Actuação do famoso artista “Luís Manuel e Elas”

Dia 15 de Agosto

09h00-Entrada das bandas de música de Tarouca e de S. Cipriano “A Nova”

11h00-Missa solene, que será transmitida pela TVI

16h00-Majestosa procissão de triunfo

20h00-Encerramento das festividades

segunda-feira, agosto 09, 2010

Festival Altitudes em Campo Benfeito

Férias sem Festival Altitudes sabem a pouco. Subir a encosta e participar, em plena serra de Montemuro, em ateliês ou assistir a espectáculos de teatro ou música, é sempre uma experiência única. Veja aqui o programa, que tem início no próximo dia 14 de Agosto.

domingo, agosto 08, 2010

Caldas de Aregos e Resende à vela

"Deixamos aqui uma sugestão para conhecer o Douro de uma forma diferente: a bordo de um veleiro. Durante cinco horas, sinta-se um marinheiro a bordo do veleiro Libertu's, desfrute das paisagens únicas desta região (entre a Ponte de Mosteirô e Régua), mergulhe no rio, participe nas tarefas de navegação (leme, velas e manobras com o veleiro) e delicie-se com um almoço a bordo. O porto de partida e de chegada é no Cais de Caldas de Aregos, no concelho de Resende.Preços: 120€, até ao limite de oito pessoas, incluindo crianças; 140€ para cinco pessoas; e 170€ para uma ocupação de quatro pessoas".
Douro à vela
http://www.douro-a-vela.pt/
Uma sugestão do suplemento Fugas/Público de ontem

Mais um livro de Anselmo Borges

Há quem anuncie o fim da religião. Outros, porém, constatam o seu regresso. Mas o que é a religião? Donde provém? Pode-se ser religioso e ateu ao mesmo tempo? Por que há muitas religiões? A religião está vinculada à violência? Qual o lugar da religião na escola pública? As sociedades são cada vez mais multiculturais e multi-religiosas. Tornou-se claro, como há anos vem proclamando Hans Küng, que não haverá paz no mundo sem paz religiosa. Mas não pode haver paz entre as religiões sem diálogo inter-religioso e uma ética mundial. Este livro responde a estas e outras questões. Na primeira parte, percorre o caminho para uma definição de religião. Na segunda, estuda as condições de possibilidade para o diálogo entre as religiões. Uma síntese rigorosa e acessível sobre uma temática candente.
Pode ser adquirido on line:
http://www.livrariadaimprensa.com

sábado, agosto 07, 2010

O trabalho e o ócio

É o tema do artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode ler aqui, como momento de ócio.

sexta-feira, agosto 06, 2010

No Adro da Igreja de Anreade


Cartaz retirado do blogue Notícias de Resende

quinta-feira, agosto 05, 2010

Jornal "Sê"...Agosto de 2010

É dos jornais, editados por um organismo católico e ligados a uma paróquia, mais apelativos e interessantes a nível nacional. Estão de parabéns o grupo de escuteiros de Resende e a paróquia de Resende.
O número de Agosto pode ser lido aqui.

Cinema no Auditório Municipal de Resende-Agosto de 2010

Durante o mês de Agosto, pelas 21:30 horas, venha assistir aos filmes mais recentes no Auditório Municipal de Resende.Os bilhetes têm o valor de 1,20 euros e estão à venda no Museu Municipal, de terça a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e no Auditório Municipal uma hora antes da sessão. Podem ainda ser reservados através do n.º 254 877 200 (bilhetes a levantar no Auditório Municipal uma hora antes das sessões).
Consulte aqui o programa.

quarta-feira, agosto 04, 2010

Animação de Verão em S. Martinho de Mouros

Dia 4 de Agosto (quarta-feira)
Espectáculo Musical Grupo "BATFOLIA"
Dia 7 de Agosto (sábado)
III Grande Noite de Fado
Dia 11 de Agosto (quarta-feira)
Rancho de Danças e Cantares de S. Cipriano
Dia 18 de Agosto (quarta-feira)
Actuação da Fadista Florencia
Dia 23 de Agosto (segunda-feira)
Grupo de Danças e Cantares "Os Moleiros" de Santa Maria de Cárquere
Dia 24 de Agosto (terça-feira)
Noite de Karaoke
Dia 26 de Agosto (quinta-feira)
Grupo "Revolução XXI"

Nota: eventos a partir das 21h30, no Largo da Feira Nova. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Resende em parceria com a Irmandade de S. Francisco Xavier

terça-feira, agosto 03, 2010

Melhor época de sempre para o Ténis de Mesa Federado/Distrito de Viseu

"A época 2009/2010 foi a melhor de sempre para a Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu, sedeada no Norte do Distrito, nomeadamente no Concelho de Resende, conseguiu pela primeira vez, passados dez anos de existência, ultrapassar a barreira de 100 atletas inscritos e consequentemente no aumento do número de clubes filiados (12).
Para além destes excelentes resultados, a Associação, conseguiu, por mérito de 2 clubes filiados, A.V. Lamego e Currelos/Carregal do Sal, disputar na próxima época, os Campeonatos Nacionais de equipas da 3.ª Divisão Nacional (Centro/Norte).Para o Presidente da Direcção, Aquilino Pinto, “considera que a actual época desportiva, acabou em grande, perspectivando-se assim, um futuro emergente da modalidade, nos Distritos de Viseu e Guarda. Não esquecendo de referir que nesta época que acabou, o Estado Português, reconheceu em Diário da República, esta Associação, atribuindo-lhe assim, como Instituição de Utilidade Pública".
Artigo remetido pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da ATM Distrito de Viseu

domingo, agosto 01, 2010

IV Semana Cultural de Barrô

31 de Julho
21h30-Sessão solene de abertura com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Resende, Eng. António Borges
21h45-Actuação do Grupo Coral de Resende
1 de Agosto
15h30-Música Portuguesa com a Banda "Hora de Ponta"
3 de Agosto
21h00-Quim Barreiros de Lamego e as Concertinas de Barrô
5 de Agosto
21h00-Actuação do Grupo de Dança "As Divinas"
21h30-Palestra sobre o ensino escolar no decorrer dos tempos, pelo Prof. Manuel Tuna
22h00-Actuação do Grupo de Dança "As Divinas"
7 de Agosto
21h00-Festival Etnográfico com a actuação dos seguintes Ranchos Folclóricos: Rancho Folclórico de Santa Maria de Barrô, Rancho Folclórico St.º Estevão de Regadas (Fafe), Grupo Etnográfico de Valbom (Gondomar), Rancho Regional do Cabo "Catraias de Assequins (Águeda), Rancho Folclórico dos Serradores do Monte de Vila Fria (Viana do Castelo)
9 de Agosto
21h00-Noite de Teatro, pelo Grupo de Teatro do Prof. Francisco José de Almeida Magalhães
10 de Agosto
21h00-Palestra sobre a cinegética de Barrô, proferida pela Associação de Caçadores das Quelhas
22h00-Noite de Fados com o Grupo de Fados "DouroFado"
12 de Agosto
21h00-Musica Tradicional Portuguesa-Encerramento
Organização: Junta de Freguesia de Barrô e Rancho Folclórico de Santa Maria de Barrô
Apoio: Câmara Municipal de Resende
Convite
Temos a honra de convidar V. Ex.ª e família para a nossa IV Semana Cultural a realizar de 31 de Julho a 12 de Agosto. Com mais este evento, pretendemos continuar a divulgação da nossa cultura e tradições e o enriquecimento cultural do nosso povo.
Contamos com a sua presença.
O Presidente da Junta
Francisco Tuna