segunda-feira, outubro 04, 2010

Exército em acção de divulgação em Resende

No dia 07 de Outubro de 2010, uma equipa de divulgação do Gabinete de Atendimento ao Público da Cidade de Lamego estará presente em frente à Câmara Municipal de Resende (junto ao coreto do Jardim 25 de Abril), com o Stand Institucional (autocaravana), onde prestará toda a informação e apoio relacionados com o Regime de Voluntariado e Contrato no Exército, bem como outras informações do âmbito militar.
Informação remetida pelo:  CENTRO DE RECRUTAMENTO DE VILA REAL/GABINETE DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO - LAMEGO

domingo, outubro 03, 2010

S. Martinho de Mouros empatou a 4 bolas com o G. Mangualde

A equipa de futsal de S. Martinho de Mouros empatou, ontem, a 4 bolas com o G. de Mangualde. No próximo sábado, às 17h00,  jogará com o Balsa Nova, no Pavilhão do Inatel de Viseu.

sábado, outubro 02, 2010

Quem guardará a guarda?

Como diz A. Comte-Sponville, não é necessário nem possível fundamentar a ética. Como se fundamenta a razão? Mas fazemos a experiência ética: se virmos uma criança a afogar-se, sabemos o que devemos fazer. É uma exigência. Trata-se de não sermos indignos da nossa humanidade e de estarmos de bem connosco.
Eis um excerto do artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode ler aqui

sexta-feira, outubro 01, 2010

Jornal "Sê"...Outubro de 2010

É o jornal editado pelo Agrupamento de Escuteiros de Resende. O número de Outubro será distribuído na missa das 12h00 do próximo domingo, a celebrar na igreja paroquial, podendo ser lido e impresso aqui.

É já amanhã: todos em S. Martinho de Mouros

quinta-feira, setembro 30, 2010

Câmara atribui nome de Humberto Coelho a rua*

Humberto Coelho, cuja mãe é natural deste concelho do norte do distrito de Viseu, vai também receber a medalha de honra do município durante uma cerimónia que assinalará o feriado municipal. "Esta distinção tem para mim um significado muito grande. É uma honra e uma grande distinção", disse à Lusa o antigo seleccionador nacional. Humberto Coelho lembrou também que, durante a sua juventude, muitas férias e festas, como o Natal, eram passadas em Resende, junto com a sua família. "Vinha cá muitas vezes. Tenho daqui recordações extraordinárias. É bom voltar às raízes que tenho nesta terra", salientou. Para Humberto Coelho, a homenagem de ontem deve ser também entendida como um sinal do reconhecimento à sua família materna que reside na freguesia de Cárquere. O presidente da Câmara de Resende, António Borges, considerou esta homenagem como "um sinal de admiração" que Resende tem por alguém que tem as suas origens no concelho. "Sempre o consideramos como um dos nossos", disse António Borges. O autarca considera que o município está "a fazer justiça" a Humberto Coelho, porque "percebe que este filho da terra é um exemplo de enorme elegância no trato". Para António Borges, Humberto Coelho "sempre teve um comportamento irrepreensível que até contrasta com os sons dominantes do futebol português".

*Transcrição do Diário de Viseu (link)

Festa em honra de S. Miguel-Padroeiro de Anreade

Dia 30 de Setembro (5.ª feira)
07h30-Alvorada com salva de morteiros
14h00-Transmissão de música gravada
Dia 1 de Outubro (6.ª feira)
07h30-Alvorada com salva de morteiros
21h00-Arraial nocturno abrilhantado pela banda "Raio de Sol" até às 2h da manhã
Dia 2 de Outubro (sábado)
07h30-Alvorada com salva de morteiros
21h00-Arraial nocturno abrilhantado pela banda "MYLLENIO"
21h30-Grande descarga de Fogo de Artifício a cargo do Lança Fogo "O Careca". Segue-se o arraial até às 2h da manhã
Dia 3 de Outubro (domingo)
07h30-Alvorada com salva de morteiros
08h00-Entrada das bandas musicais de S. Cipriano "A Nova" e "A Velha"
10h00-Grandiosa procissão com andores e insígnias sagradas com saída da capela de Santa Luzia, em Caldas de Aregos, em direcção à igreja matriz de S. Miguel de Anreade
11h30-Santa Missa Solene cantada e abrilhantada pela banda de música de S. Cipriano "A Velha" e sermão em honra de S. Miguel
16h30-Procissão da tarde com andores e insígnias sagradas e Santo Lenho
17h00-Concerto musical pelas duas bandas de música até ao pôr-do-sol
20h00-Encerramento das festividades com descarga de fogo de artifício

quarta-feira, setembro 29, 2010

Homenagem ao Sr. Cón. Acácio Soares

Cinfães, por iniciativa do respectivo pároco (irmão do nosso estimado Padre José Augusto), prestou uma justa homenagem ao Sr. Cón. Acácio Soares. Leia aqui a notícia, remetida pelo Dr. Adão Sequeira, e que foi publicada na Voz de Lamego.

terça-feira, setembro 28, 2010

Casas do Benfica e do FC Porto, em Resende, organizam torneios de sueca

As inscrições para o torneio de sueca, organizado pela Casa do SLB, deverão ser efectuadas até ao próximo dia 1 de Outubro, podendo ser feitas na sede ou através do Tlm: 933 265 750. O sorteio terá lugar no dia seguinte, dia 2, no decurso de um jantar. O início do torneio ocorrerá no dia 8 de Outubro.
Por sua vez, o torneio, organizado pela Casa do FCP, admite inscrições até dia 10 de Outubro, sendo o sorteio a 12 e o início a 15. O regulamento está exposto na sede, onde os interessados se poderão inscrever, sendo constituídas no máximo 16 equipas.

Resende homenageia Humberto Coelho

Humberto Coelho será homenageado,  no próximo dia 29 de Setembro,  com a entrega da Medalha de Honra do Município, em sessão que terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal às 11h00.
Pelas 12h00, será descerrada a placa da rua com o nome do homenageado.
Refira-se que Humberto Coelho (uma das maiores glórias do Benfica: só por isso acho bem esta homenagem...) nasceu em Cedofeita, Porto, mas tem as suas raízes  em Cárquere, onde tem vários familiares.

segunda-feira, setembro 27, 2010

Sábado em "Labareda"


O que é preciso é animar a malta, sobretudo nesta altura em que as finanças se afundam. As Festas da Labareda são bem-vindas  neste início de Outono. Antes de nos tirarem o subsídio de Natal ou cometerem uma maldade semelhante. Na noitada de sábado passado, os "Raios de Sol" aqueceram os motores para a entrada em acção dos "Blind Zero", que estiveram em grande. O numeroso público correspondeu. Apesar do acidente com uma carrinha, que transportava material para o concerto, do qual ninguém saiu ferido, a banda não acusou o toque em palco. A expressão do desconforto ficou para os membros da comitiva.

domingo, setembro 26, 2010

Religião e (in)felicidade

O tema e programa são aliciantes. Os conferencistas são de primeira água. Consulte aqui o programa e inscreva-se.
Refira-se que Anselmo Borges é o responsável pela organização do Colóquio.

sábado, setembro 25, 2010

Bento XVI no Reino Unido

Contra todas as previsões, a visita de Bento XVI ao Reino Unido foi um êxito. Os próprios media britânicos foram unânimes nesse reconhecimento. Até a sua imagem pessoal saiu suavizada: já não "Rottweiler de Deus" nem um intelectual frio, mas um ancião sábio e simpático. 
Assim começa a reflexão de Anselmo Borges no DN de hoje, que pode ler aqui

sexta-feira, setembro 24, 2010

Labareda: começa hoje

Clique no cartaz para ampliar.

Escola Secundária D. Egas Moniz-Resende distinguida com galardão Eco-Escolas

O dia da bandeira verde 2010 e a entrega dos prémios decorrerão hoje em Ourém.
O programa "Eco-Escolas" é um programa internacional que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade pelas escolas no âmbito da educação ambiental.

Joaquim Pinto (Pinto's Cabeleireiros) na TVI

Este nosso conterrâneo irá estar na próxima segunda-feira, dia 27 de Setembro, no programa "Você na TV", programa das manhãs da TVI, entre as 10h e as 13h, conduzido por Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira.
Irá explicar com a sua mestria a evolução das artes da barbearia ao longo dos tempos.

quinta-feira, setembro 23, 2010

Avenida das Tìlias

Termas exigem árvores e sombra. É assim na generalidades das termas. A água trata das maleitas do corpo. As árvores são necessárias para descansar, conversar, passear. O espaço à beira rio,  os bares e as esplanadas  deram uma nova  roupagem  a Caldas de Aregos, tornando-a mais atractiva e geradora de animação e de encontro. Mas a Avenida das Tílias é o seu contra-ponto. Em todas as estações.
Quantos segredos não guardará? Quantos sonhos não alimentou? Quantas decisões não desencadeou? Quantos amores não despertou?
Sempre gostei de passear pela Avenida das Tílias. Só ou acompanhado. De me sentar naqueles bancos.De me imiscuir no seu silêncio. De sentir o seu equilíbrio.
Finalmente deparamos com um espaço minimamente reabilitado. Neste Verão, já encontrei os bancos arranjados, candeeiros em posição erecta e novas tílias plantadas. 
Jazem lá ainda, contudo, três atrelados para barcos. E há lâmpadas fundidas no fim da Avenida.

terça-feira, setembro 21, 2010

Dia do Diploma na Escola Secundária Dom Egas Moniz*

A Escola Secundária Dom Egas Moniz – Resende assinalou, no passado dia 15 de Setembro, o “Dia do Diploma”, uma iniciativa do Ministério da Educação, com o objectivo de premiar os melhores alunos dos cursos científicos e profissionais, bem como o de valorizar a importância da conclusão do ensino secundário, nível que o Governo estabeleceu como referência para a qualificação da população portuguesa.

Estiveram presentes na cerimónia várias entidades, nomeadamente António Borges, Presidente da Câmara Municipal de Resende (CMR), Dulce Pereira, Fernando Teixeira e Albano Santos, Vereadores da CMR, Cristina Correia, da Equipa de Apoio às Escolas do Douro Sul e em representação da DREN, Casimiro Veloso, Presidente da Assembleia da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Gina Antas, Presidente do Conselho Geral, entre outras individualidades.

Receberam os prémios de mérito Pedro Leonel Frias Couraça Carvalho de Almeida (Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias) e Tânia Raquel Rabaça Alexandre (Curso Profissional de Turismo), alunos que obtiverem a melhor média de conclusão do ensino secundário, sendo recompensados com um prémio de mérito de 500 euros e um diploma alusivo à distinção.

A ocasião foi aproveitada, também, para distinguir os melhores alunos, de acordo com o artigo 3.º, do anexo ao Despacho n.º 120/90, de 12 de Setembro e, nos termos do ponto 2, do artigo 184.º, do Regulamento Interno, que conseguiram atingir o Quadro de Excelência da Escola Secundária Dom Egas Moniz. Aqui ficam os seus nomes: Cristiana Pinto (7.º A); Márcia Monteiro (7.º A); Cândido Truta (7.º B); Patrícia Ribeiro (7.º B); Liliana Gomes (7.º C); Raquel Almeida (8.º A); Sandra Torre (8.º A); Manuel Veloso (9.º A); Patrick Monteiro (9.º B); Sidonie Monteiro (9.º B); Adriana Ferreira (9.º C); André Veloso (10.º B); Liliana Almeida (11.º A); Ana Dias (12.º A); Cristiana Costa (12.º A); Daniela Almeida (12.º A); Pedro Almeida (12.º A); Fernanda Lourenço (1 C); Agathe Pedersen (2 A).

*Apontamento de Paulo Sequeira, docente da ES Dom Egas Moniz

"Amigos de S. Cristóvão" organizam 3.º percurso pedestre

Consulte o site da AASC (link) e inscreva-se. O corpo agradece, a paisagem convida e a malta é porreira. E há sempre surpresas. Falo por experiência própria.

segunda-feira, setembro 20, 2010

António Pedro na Rádio Clube de Armamar

Este meu primo, a residir em Lamego, sempre foi um apaixonado da rádio. Agora tem um programa, aos sábados, das 15h às 18h, na Rádio Clube de Armamar, que pode sintonizar aqui.
Para não se esquecer fica "linkado" no blogue.