terça-feira, agosto 31, 2010

HISTÓRIAS DE UMA VIDA EM FREIGIL: Chamo-me Maria Alice Teixeira de Sousa e nasci em Freixo de Cima, Amarante, há 82 anos

Leia aqui a história de vida deste simpático casal de Freigil, que foi publicada no Jornal de Resende, número de Julho de 2010.

segunda-feira, agosto 30, 2010

Festival de Folclore em Paus

Dia 4 de Setembro
21h30-Música de Baile com Zé-Tó Teixeira
Dia 5 de Setembro
11h30-Concentração dos Grupos junto ao Quartel dos Bombeiros V. de Resende
12h00-Almoço na Escola Secundária D. Egas Moniz - Resende
15h30-Desfile e entrega de lembranças em S. Pedro de Paus
16h00-Início do Festival em S. Pedro de Paus
Ordem de actuação
1.º-Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus
2.º-Rancho Regional de Olival-Vila Nova de Gaia
3.º-Grupo Etnográfico de Corticeira de Cima-Cantanhede
4.º-Rancho Folclórico de S. Pedro da Raimonda-Paços de Ferreira
5.º-Rancho Folclórico de S. Pedro de Roriz-Santo Tirso
6.º-Grupo Folclórico da Casa do Povo de Lanheses-Viana do Castelo

domingo, agosto 29, 2010

A pereira do Bruno

Antes de iniciar a plantação do nico do quintal, em Anreade, pedi ao Bruno, ao Ivo e à Filipa que escolhessem uma árvore que aí gostassem de ver crescer. O Bruno escolheu uma pereira, (em pequeno só gostava de pêras; devorava-as), o Ivo uma palmeira e a Filipa um pinheiro nórdico. Lá estão.
A pereira não tem crescido lá muito direita. Mas foi um regalo vê-la este ano dar tantas pêras. Até foi preciso ampará-la com espeques. E convém referir que este vigor não se ficou a dever ao viagra de adubos nem a tratamentos de químicos.

sábado, agosto 28, 2010

Há receitas para a felicidade?

É o tema e o título da reflexão de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, agosto 27, 2010

Omissões do Guia de Portugal/Expresso

Resende integrou o caderno "10 Beira Interior/Guia de Portugal", distribuído com o EXPRESSO na semana passada.
Lamentamos que, tal como a maioria dos concelhos, não tivesse direito a uma descrição autónoma, não se entendendo que viesse "misturado" com Cinfães. Embora refira a reabertura das Termas de Caldas de Aregos, em 2009, "depois de uma completa renovação", e as potencialidades do cais fluvial, nada diz, ao contrário do Fundão que é denominada como "Senhora Cereja", sobre a importância deste fruto no nosso concelho.
Ainda mais lamentável é ter omitido, no capítulo final "À Beira dos Paladares", as Cavacas de Resende.

quinta-feira, agosto 26, 2010

Actuações do Rancho de Paus em 2010

Para que conste aqui ficam as actuações do Rancho de Paus durante o presente ano. Clique na imagem para ampliar.

quarta-feira, agosto 25, 2010

Religião e (in)felicidade

Organizado por Anselmo Borges, este colóquio irá ser o grande evento cultural do próximo Outono. Veja aqui o programa e inscreva-se.

terça-feira, agosto 24, 2010

Hábitos de Verão (3): Festival Altitudes-Teatro de Montemuro









Praticamente, rumo a Campo Benfeito desde o início do Festival Altitudes. No passado domingo, dia de encerramento do festival, lá estive mais uma vez. O programa consistiu num espectáculo de rua Charanga/Circulando, que começou no meio da aldeia e foi desenvolvido no largo, junto ao café. Houve muita pedalada, lama, sede, cansaço, sofrimento...Depois, já perto da meia-noite, teve lugar o concerto pelos Virgem Suta.
Quando menos se esperava , para animar a malta, lá aparecia o humor imperdível dos elementos do "Natural Theatre Company".
Até para o ano!

Habitos de Verão (2): Parque fluvial da Ponte da Lagariça










Em dias de muito calor, nada há como a água refrescante da Ponte da Lagariça. Água límpida, sombras convidativas, um moinho ainda a trabalhar e um rebanho de ovelhas ali ao lado.

Hábitos de Verão (1): Visita a Lamego

Não falho uma visita a Lamego por alturas das festas de Nossa Senhora dos Remédios ou em data próxima. O meu avô paterno era de lá originário, tendo aí nascido o meu pai e tios. Aí se estabeleceram a tia Antoninha e o tio António Sousa. Aí continuam a viver alguns primos. Aí fiz o antigo 5.º e 7.º anos. Aí casei.
Aí vou sempre com emoção. Este ano, teve de ser a 20 de Agosto, data um pouco distante do início das festas de Nossa Senhora dos Remédios, que começam oficialmente no próximo dia 26. O programa integrou uma visita ao Santuário, jantar e passeio pela cidade.
Era bom que o Santuário tivesse afixado o horário de abertura e encerramento e o programa religioso.
O repasto (designação bem apropriada) foi uma revisitação de uma antiga casa de pasto, situada na Rua Virgílio Correia, 68 (atrás da Sé), que conheci bem nos finais dos anos sessenta, agora transformada num pequeno restaurante e que mantém o nome do antigo proprietário "Casa Filipe". Dedica-se à gastronomia regional, que serve com simplicidade, mas bem. Comemos cabritinho assado no forno, acompanhado de batatas grelhadas, que recomendo. O preço médio anda à volta dos 10/12 euros.
Constatei que, tal como antigamente, no Verão, os lamecenses continuam a sair e a passear após o jantar.

segunda-feira, agosto 23, 2010

Futsal: Jogo de apresentação aos sócios do São Martinho de Mouros



Pavilhão Municipal de São Martinho de Mouros - Resende

Sábado, 28 de Agosto, 16 horas (Festa do Sr. Calvário)
Vem conhecer o plantel, os novos reforços e sentir o ambiente e a mística do SMM. Para esta época o objectivo assumido por dirigentes, treinadores e jogadores está definido: SUBIR À 3ª DIVISÃO NACIONAL.
Embora sejam ainda especulações, fala-se em alguns reforços muito importantes, nomeadamente no Luís (guarda-redes que já jogou na 1ª divisão pela UTAD/REAL FUT), noutro jovem ala (ex-júnior do Rio Ave) e ainda num pivôt que faz a diferença...
Retirado do blogue do Prof. Rui Rebelo

Dispensa de motorista

A Filipa e a amiga Maria resolveram ir ontem a pé à piscina. Deixaram-nos o seguinte bilhete:
"Caros residentes:
Vimos por este meio informar que podem voltar para a cama. O vosso serviço como motoristas foi dispensado.
É importante salientar que as recomendações acerca da segurança rodoviária serão tidas em consideração.
Os nossos contactos são:
96....../91..........
Atenciosamente
Ass......."
Nota: A deslocação demorou cerca de 45 minutos.


domingo, agosto 22, 2010

1.º Torneio de Voleibol ao ar livre

Numa organização do Clube Náutico de Caldas de Aregos, irá decorrer nos próximos dias 28 e 29 de Agosto o 1.º Torneio de Voleibol ao ar livre. Os interessados deverão ter mais de 14 anos, devendo as inscrição ser apresentadas por equipas até 24 de Agosto (valor: 25 bolas). Os prémios são os seguintes: 1.º prémio-75 bolas; 2.º prémio-50 bolas; e 3.º prémio-25 bolas.
Contactos: 966 014 793/916 732 880/917 076 675
A organização oferecerá o almoço do dia 28 aos participantes.

sábado, agosto 21, 2010

Encostar os feriados

"É um paradoxo. As pessoas que trabalham, ali pela quinta-feira, já começam, aliviadas, a desejar umas às outras bom fim-de-semana. Cá está a constatação do trabalho como maçada e sofrimento. Mas, por outro lado, de vez em quando, lá volta o debate sobre a diminuição do número dos feriados e a necessidade de encostá-los à segunda ou à sexta-feira. Porque é preciso trabalhar e produzir mais. Por causa da concorrência e da crise.

É sobre isso que queria reflectir hoje, começando por esclarecer que até posso ser favorável à diminuição do número de feriados, mas não concordo com que passem automaticamente para a segunda ou para a sexta-feira. A razão dessa oposição não está propriamente na defesa dos dias santos da Igreja Católica, mas essencialmente na antropologia e na simbólica dos feriados".

Assim começa o artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode ler aqui.

"Remédios santos sem princípios activos

Claro que já subimos até Campo Benfeito, como não podia deixar de ser. Foi na passada quinta-feira para assistir à peça apresentada pelo grupo Peripécia Teatro. Queríamos assistir ao concerto de Jorge Palma, no dia anterior, mas a lotação já estava esgotada.
Muitos dos problemas de indisciplina, má educação e de agitação nas escolas são precipitadamente diagnosticados por distúrbios de hiperactividade com défice de atenção e resolvidos com ritalina. Todos os professores e pais deveriam assistir à representação do Peripécia Teatro para que estas questões sejam devidamente ponderadas. Há dez mil crianças a tomar ritalina em Portugal...
Uma peça divertida, mas que dá que pensar.

sexta-feira, agosto 20, 2010

Comissão de Festas 2010 de Anreade organiza torneio de futsal

As inscrições poderão ser efectuadas até 1 de Setembro pelo valor de 125 bolas. O sorteio terá lugar no dia seguinte, pelas 21h00, na sede da Junta de Freguesia de Anreade. O torneio decorrerá nos dias 3, 4 e 5 de Setembro, no Pavilhão Gimnodesportivo de Anreade. Os prémios são os seguintes: 1.º prémio-500 bolas, 2.º prémio-250 bolas e 3.º prémio-150 bolas.
Contactos: 916 229 474/919 603 779

Degustações

A matéria prima dos almoços, em Resende, vem da peixaria da D. Maria Assunção. Hoje, servi-me de umas deliciosas petingas, com as quais pus à prova os meus dotes de cozinheiro na confecção de uma caldeirada. O manjar foi acompanhado de um espumante tinto "Terras do Demo", da Cooperativa Agrícola do Távora-Moimenta da Beira, um vinho concentrado, de cor púrpura. No inverno, acompanhará lindamente um fartote de "sarrabulho e torresmos", como diria Aquilino Ribeiro.
Nestas férias de Verão, , o fartote têm sido as sardinhas, sempre acompanhadas de um espumante tinto. "Murganheira", "Vértice" (das Caves Transmontanas-Alijó) ou "Raposeira" , invariavelmente, porque são os melhores e são da região. À nossa!
Don Perignon, o frade vinhateiro, que em 1650 descobriu a magia do champanhe, fruto da segunda fermentação em garrafa, já há muito deveria estar canonizado.

quinta-feira, agosto 19, 2010

Festas em honra do Senhor do Calvário, S. Martinho de Mouros

Dia 7 de Agosto (sábado)

22h00-3.º Grande Noite do Fado, dedicada a todos os emigrantes

Dia 22 de Agosto (domingo)

11h00-Hastear da bandeira com uma remessa de fogo

17h00-Leilão a favor das festas

Dia 26 de Agosto (quinta-feira)

21h00-Inauguração da iluminação

Dia 27 de Agosto (sexta-feira): Organização da Junta de Freguesia

21h00-Actuação do grupo musical “CS”

21h30-18.º cortejo etnográfico de carros e figuras em representação dos povos da freguesia com grupos de bombos: Grupo de bombos “BomMouros” de S. Martinho de Mouros; Grupo de bombos de Campeã-Vila Real; Grupo de bombos de Ferreiros-Lamego; Grupo de bombos de Vilarinho-Samardã e Grupo de bombos "BomRomãos" de S. Romão

22h30-Actuação dos grupos de bombos no Largo da Feira Nova

24h00-Continuação da actuação com o grupo musical “CS”

Dia 28 de Agosto (sábado)

08h00-Feira anual do senhor do Calvário

09h00-2.º passeio motorizado

18h00-Missa de acção de graças pelos emigrantes, seguindo-se a procissão de andores da capela do Senhor do Calvário para a igreja matriz

23h30-Actuação do grupo musical “K304”

24h00-Sessão de fogo de artifício

Dia 29 de Agosto (domingo)

09h00-Chegada da banda de música de S. Cipriano “A Nova”

11h30-Missa solene

16h00-Procissão da igreja matriz para a capela do Senhor do Calvário

17h30-Concerto pela banda de música “A Nova” de S. Cipriano

22h00-Actuação da orquestra “Salsa Show”

24h00-Sessão de fogo de artifício

02h00-Encerramento das festas

quarta-feira, agosto 18, 2010

Festa em honra de Santa Luzia, em Moumiz-Paus

Dia 20 de Agosto (sexta-feira)
22h00-Actuação do grupo musical "Nova Cor"
Dia 21 de Agosto (sábado)
22h00-Actuação do grupo musical "3.º Milénio"
00h05-Sessão de fogo de artifício
Dia 22 de Agosto (domingo)
06h00-Salva de morteiros
08h00-Chegada da banda de música de Eira Queimada-Tarouca
11h00-Missa solene e sermão pelo Padre José Tomás Borges
14h00-Actuação da banda de música
17h00-Procissão
19h00-Saída da banda de música
20h00-Encerramento das festas

segunda-feira, agosto 16, 2010

Festas em honra de S. Romão

Dia 19 de Agosto (5.ª feira)

21h00-Abertura das festas com o grupo de bombos “BOMROMÃOS”; 22h00-Cantares ao desafio com “Eduardo Lobo e Camila Moreira”; 00h30-Actuação do organista “Rui Assembleia”

Dia 20 de Agosto (6.ª feira)

22h00-Actuação do conjunto “Vozes do Tâmega, que actuará até às 2 horas da madrugada

Dia 21 de Agosto (sábado)

22h00-Actuação do conjunto “Ritmo Douro”, que actuará até às 2 horas da madrugada; 23h45-Brilhante sessão de fogo de artifício pelo pirotécnico “O Careca”-Resende

Dia 22 de Agosto (domingo)

07h30-Salva de morteiros; 08h00-Chegada das bandas de música de S. Cipriano “A Nova” e “A Velha”, que darão entrada no adro da igreja paroquial; 09h30-Entrada das mesmas bandas de música no adro da capela de Nossa Senhora da Piedade; 10h30-Procissão com andores da capela de Nossa Senhora da Piedade para a igreja paroquial; 11h30-Missa solene abrilhantada pela banda “A Nova” de S. Cipriano; 15h30-Actuação das bandas de música, que executarão os seus melhores reportórios até às 20h00;16h30-Leilão de ofertas; 22h00-Actuação do grupo musical “As Delícias d’Ouro”, que encerrará as festas