quarta-feira, julho 14, 2010

Anselmo Borges falou de ética à Ordem dos Engenheiros, em Coimbra

Integrado no ciclo de conferências “Para além do Colégio” (link), organizado pelo Colégio Regional de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros (da Região Centro), Anselmo Borges falou sobre o tema “Ética e Deontologia” , ontem à noite, a cerca de meia centena de engenheiros.
Deu início à sua comunicação, advertindo que iria usar indiferentemente os termos moral e ética, embora os mesmos sejam técnica e conceptualmente distintos (ética implica uma reflexão sobre comportamentos morais, que podem variar de acordo com os contextos culturais e civilizacionais). Começou por explicar por que se levanta a questão ética. Referiu que advém, em primeiro lugar, do facto de os humanos nascerem seres frágeis, totalmente dependentes, sempre em processo de desenvolvimento. Em segundo lugar, o seu percurso permite confrontar-se com experiências de liberdade e de tomadas de decisão, o que faz que se situe para além de mecanismos biológicos, capaz de ponderar frente às situações. Em terceiro lugar, realçou o papel do outro na formação da consciência, o outro como fazendo parte de nós. “A consciência nasce da existência do outro, é mediada pelo outro”, referiu.
Seguidamente, apresentou os critérios para que os nossos actos e acções sejam considerados éticos. O interesse, o medo, o prazer ou a salvaguarda da estima pessoal não poderão ser critérios norteadores de ética. O determinante é a dignidade humano. “Ajo assim, indo ao encontro do ditame da consciência, sendo os meus procedimentos válidos para todos”, acrescentou. Por isso, não podemos mentir ou roubar, exigindo aos outros que não mintam ou roubem, por exemplo. Cada acto deve ser questionado. Por exemplo, se eu posso mentir, então todos podem mentir. E que acontecerá se todos mentirem? O mesmo para o roubo, etc. Relembrou Kant quando o mesmo referiu que se deve agir de tal forma que a máxima de cada acção se possa tornar princípio de conduta universal.
“Como se fundamenta a ética?”, questionou. A religião não fundamenta a ética. Caso contrário, os ateus e agnósticos não poderiam agir eticamente. A ética é constituinte do ser humano. Para a fundamentar teria de se fundamentar a razão, o que não é possível. A ética é uma questão humana, autónoma, e não directamente religiosa, sendo deslocada a afirmação “ Se Deus não existir, tudo é permitido”.
Abordou a questão da política para referir que os estados e a consequente condução dos seus negócios são necessários para regular interesses contraditórios e egoísmos, impondo-se como uma questão de conservação dos indivíduos e das sociedades. Infelizmente, os homens não agem sempre de acordo com procedimentos éticos. Mas os governos e os políticos consubstanciam a acção na ordem jurídica através de leis e outros normativos, que nem sempre vão de encontro à dignidade humana e aos direitos da pessoa, não repondo e fazendo justiça. Por isso, a exigência de comportamentos éticos na política é cada vez mais necessária.
Debateu ainda as questões colocadas pelo desenvolvimento das tecnociências, suas implicações e limitações. “Vendo as coisas cientificamente, o que é a dignidade humana? Como justificar a igualdade?”, perguntou. São questões que não podem ser escamoteadas, integrando o domínio do pré-jurídico e do pré-político…e que a reflexão ética ajuda a balizar.
A sessão terminou com um debate animado, tendo algumas questões a ver com a conduta ética da actividade profissional dos engenheiros. “Já que estes profissionais projectam e são responsáveis pela construção de equipamentos para e ao serviços das pessoas, a sua formação académica deveria integrar uma cadeira de antropologia, em que as questões éticas aí seriam debatidas”, defendeu a rematar Anselmo Borges.

segunda-feira, julho 12, 2010

Junta de Freguesia de S. João de Fontoura organizou 5.º passeio sénior

Realizou-se, no passado dia 4 de Julho, o 5.º passeio sénior organizado por esta autarquia. Estes eventos pretendem desenvolver os seguintes objectivos junto dos fontourenses: i) Melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da população de idade igual ou superior a 60 anos; ii) Incentivar a participação dos “seniores” à prática de turismo; e iii) Estimular a interacção social, enquanto factor de combate à solidão e exclusão.
Participaram 127 fontourenses. A partida foi às 6h00 e 30m das Castanheiras, sendo o pequeno almoço tomado no Bom Jesus de Braga. O ponto alto foi o almoço oferecido aos seniores na Quinta Ruínas do Cerrado (Santo Tirso), o qual foi seguido de um bailarico. Seguidamente, a viagem prosseguiu rumo ao Santuário de São Bento das Pedras (Vizela) e Senhora da Penha, prosseguindo depois para a Nossa Senhora do Castelinho (Marco de Canavezes), onde teve lugar a merenda. A chegada a São João de Fontoura ocorreu às 22h00 e 30m.
O passeio integrou fontourenses de todas as idades, indo as mesmas desde os 86 até ao 2 anos. A autarquia está muito agradada pela forma como tudo decorreu.

sábado, julho 10, 2010

"Que queremos? Ser felizes"

Não há dúvida de que é realmente isso que queremos: ser felizes. Mas, quando se trata de dizer em que consiste a felicidade, encontramos tremendas dificuldades.
Assim começa a reflexão de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, julho 09, 2010

Comunicação do Dr. Vítor Borges na apresentação do livro "Nuno de Santa Maria:fragmentos de memória persistente"














Teve lugar em sessão realizada no Casino da Figueira da Foz, no passado dia 25 de Junho, podendo ser lida aqui.

quinta-feira, julho 08, 2010

IV Festival de Folclore do Grupo de Danças e Cantares "Os Moleiros" de Cárquere

Data: dia 10 de Julho, com início às 21h00
Local: Carvalhal
Actuações:
1. Grupo de Danças e Cantares "Os Moleiros" de Cárquere
2. Rancho Folclórico de Ciborro-Montemor-o-Novo
3. Rancho Folclórico de Retaxo-Castelo Branco
4. Grupo Cultural de Midões-Tábua
5. Rancho Folclórico Verde Gaio de Lordosa-Viseu

Eng. António Borges aposentado desde 1 de Julho

"(...) O presidente da Câmara de Resende, que se encontra no último mandato, está igualmente aposentado desde o dia 1. António Borges deverá receber cerca de 2.105 euros, mas só quando terminar o mandato, para o qual foi eleito nas últimas eleições autárquicas, em Outubro do ano passado. No ano passado, 40 elementos de executivos camarários do país pediram a reforma, 18 dos quais presidentes de Câmaras."
Ler notícia aqui (Diário de Viseu)

quarta-feira, julho 07, 2010

Padre Marcos Alvim lançou novo trabalho discográfico

Pode ler aqui a notícia, elaborada pelo Prof. Aquilino Rocha Pinto, relativa ao lançamento do novo trabalho discográfico do P. Marcos Alvim, que foi prefeito do Seminário de Resende e professor do Externato D. Afonso Henriques, tendo deixado por cá muitos amigos.

terça-feira, julho 06, 2010

Anselmo Borges, hoje, na Antena 1

Anselmo Borges vai estar daqui a umas horas, entre a meia noite e as duas, na Antena 1 no programa de Jorge Afonso. Para seguir à varanda, em noite quente.

Equipa de voleibol da Escola Secundária de Resende em França

A fim de disputar o 62.º torneio de jogos da FISEC, partiu ontem, dia 5, para Tours, França, a equipa de voleibol (juvenis masculinos) da Escola Secundária Dom Egas Moniz. Os jogos decorrem até 11 de Julho.
Refira-se que, no ano passado, coube a Portugal organizar e acolher o torneio da FISEC (Féderation Internationale Sportive de L'Ensegnement Catholique), organismo reconhecido pelo Comité Olímpico Internacional.

Festa de S. Pedro de Paus




















Os festejos começaram na 6.ª feira, à noite, com os cantares à desgarrada (Salvador de Castro Daire e Adília de Arouca) e continuaram no sábado, à tarde, com animação de bombos e gaitas de foles e, à noite, com a actuação do grupo musical "Banda Europa".
A verdadeira festa começou no domingo com a chegada , pelas 08h00, da banda de música de Castro Daire, a que se seguiu a recolha de andores. Às 11h00, teve início o momento mais alto, a missa cantada. Foi pregador o P. Anselmo Borges, que começou por referir a plêiade de pregadores que o precederam e que sempre procuraram enaltecer a figura de S. Pedro, que deu o nome à nossa terra. Afirmou que os mesmos, caso estivessem no seu lugar, talvez não se esquecessem de chamar a atenção para a distinção que deve ser feita entre a festa religiosa e festa profana (com conjuntos e cantares). A ênfase da sua reflexão, contudo, foi posta na qualificação de Pedro como santo, Pedro que é precedido de são, S. Pedro. O nosso padroeiro é são, porque foi portador de saúde, de harmonia no corpo e no espírito, referiu. Ser santo é, assim, viver bem consigo, com os outros e com Deus. Afirmou ainda que S. Pedro foi amigo de Jesus, um amigo do peito. Quando Este morreu, acreditou que Deus O tinha ressuscitado, estando vivo para sempre. Por isso, não parou de anunciar esta Boa Nova, que haveria de mudar o mundo, tendo dado a vida por esta causa.
Durante a tarde, os apreciadores puderam assistir à actuação da banda de música de Castro Daire.
Às 17h00, teve lugar a tradicional procissão até às Alminhas. Foi um momento de manifestação pública de fé e de religiosidade.
Os festejos terminaram com a actuação, à noite, de "Bruno Rua e sua banda".










segunda-feira, julho 05, 2010

Quinquénio Tomasiano



















Na tarde de domingo, houve festa nas Quintãs. Foi o momento de levantar a taça pelos 72 anos do P. Tomás Borges. A Filipa foi convidada a discursar, tendo começado por afirmar que as deslocações a Paus, feitas desde pequenina, lhe ensinaram as origens e inculcaram a experiência da família alargada, da qual merece destaque especial o tio Tomás, o qual sempre viu como referência. O homenageado manifestou grande regozijo pelo encontro, já que não é todos os anos que o dia 4 de Julho calha a um domingo e se pode vir a Paus.
A data já tinha sido recordada da parte da manhã. Num gesto de grande simpatia, à saída da missa em honra de S. Pedro, a banda de música de Castro Daire executou "os parabéns a você " em homenagem ao aniversariante.
Refira-se que esta festa familiar integra o quinquénio tomasiano declarado aquando do seu 70.º aniversário.
Nesta sequência, o conselho familiar manifestou o propósito de festejar condignamente o centenário do nascimento da nossa mãe, que faria 100 anos, caso fosse viva, no dia 25 de Maio do próximo ano. O evento será "encostado" ao sábado, dia 28 de Maio.

domingo, julho 04, 2010

Festas neste fim de semana

Além da festa em honra de S. Pedro de Paus, decorreu, neste fim de semana, a festa em honra de S. Pedro, no Enxertado, e a festa em honra de Nossa Senhora da Visitação, na Talhada.

sábado, julho 03, 2010

O que faz falta? Pensar

O pensar exige esforço, tenacidade, mas sem ele não se vive humanamente. Aliás, é nos tempos mais difíceis que se ergue a urgência de pensar. Julgo que foi Cícero que escreveu que todo o pensador é melancólico e, como repetia o filósofo Ernst Bloch: "Not lehrt denken", é a necessidade que ensina a pensar. É fundamentalmente aqui que temos de encontrar a nossa cura.

Assim termina o artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, julho 02, 2010

Jornal "Sê"...Julho de 2010

Irá ser distribuído na missa das 12h00 do próximo domingo, na igreja de Resende, pelos escuteiros. É o jornal mensal do Agrupamento 1096 do CNE, que pode ler e imprimir a partir daqui.

HISTÓRIAS DE UMA VIDA COMO PADRE… EM RESENDE: Chamo-me António Martins Teixeira e nasci em Touro, Vila Nova de Paiva, há 84 anos

Pode ler aqui o apontamento sobre o Padre António Martins Teixeira, pároco da paróquia de Resende, arcipreste de Resende, refundador e ex-director e professor do Externato D. Afonso Henriques, a quem o nosso concelho tanto deve. A persistência, optimismo e alegria são as suas armas. Verseja com a mesma naturalidade com que a água corre nas fontes. Ofereceu-me um livro autobiográfico em verso, que adorei.

quinta-feira, julho 01, 2010

Festa em honra de S. Pedro de Paus

Dia 2 de Julho (sexta-feira)
21h30-Cantares à desgarrada
Dia 3 de Julho (sábado)
21h30- Animação com conjunto musical
24h00- Sessão de fogo de artifício
Dia 4 de Julho (domingo)
08h00- Chegada da banda de música de Castro Daire ao lugar das Alminhas
o8h30-Recolha do andor de S. Gonçalo (Quintãs) com percurso até à igreja
11h00-Missa cantada e sermão pelo Padre Anselmo Borges
15h00-Actuação da banda de música
17h00-Procissão solene
20h00-Encerramento da festa

Desafio: A Fruta da Minha Região

Este mês de Verão, sabe sempre bem algo saudável e nenhum de nós dispensa trincar uma boa fatia de melão ou uma ameixa coradinha. Daí, o blog da Aldeia da Minha vida(http://www.aldeiadaminhavida.blogspot.com) decidiu lançar-vos este desafio de descreverem “a Fruta da vossa Região”. E por que não promover a cereja de Resende?
De 10 a 30 de Julho, vale tudo! Participar com um texto de 25 linhas e 1 foto já não é obrigatório, podem ser criativos e originais à vontade com imagens, vídeos, cartazes, poemas, apresentações de festivais, receitas… (Cuidado! Nada de demasiado extenso!) Dêem asas à vossa imaginação, mostrando assim o que a vossa terra tem de melhor!Podem enviar a vossa participação para o mail: aminhaldeia@sapo.pt (de preferência até dia 8).
Para saber mais, consulte o nosso post: http://aldeiadaminhavida.blogspot.com/2010/06/blogagem-de-julho.html
Aguardo por noticias vossas.

Susana Falhas

Do blogue Notícias de Resende (link)

Medalha de Honra para o Professor José Dias Gabriel

Decorrerá amanhã, dia 2 de Julho, pelas 18h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de entrega da Medalha de Honra do Município de Resende ao Dr. José Dias Gabriel pelos altos serviços prestados ao concelho.
Refira-se que o Dr. Dias Gabriel, entre outras funções, foi Presidente da Comissão Instaladora e sucessivamente Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária de Resende até ao fim do ano lectivo transacto, Presidente da Assembleia Municipal durante vários mandatos e fundador e Presidente do Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade. Actualmente, é Provedor da Santa Casa da Misericórdia, funções que vem desempenhando há vários anos.

quarta-feira, junho 30, 2010

FESTA DA CEREJA DE RESENDE EM SINTRA*



















A cereja de Resende foi mais uma vez vedeta em terras de Sintra e da Grande Lisboa, nos passados dias 5 e 6 de Junho. Dois mil e trezentos quilos do nosso fruto mais emblemático, vindos de S. Martinho de Mouros e transportados durante a noite, começaram a ser postos à venda a partir das 09h00. Para tal, as pessoas acorreram ao recinto exterior da sede do Sporting Clube de Lourel, a poucos quilómetros de Sintra, onde puderam adquirir embalagens de dois quilos ao preço de 7€50. No fim do primeiro dia, poucas sobraram.
Tem sido assim há vários anos. No fim de semana seguinte à festa da cereja, realizada na sede do nosso concelho, a Casa de Resende em Sintra promove uma outra festa, que é anunciada de boca em boca pelos resendenses e através de cartazes colocados em sítios estratégicos. Os sócios, em número de quinhentos, são avisados através de carta.
Os nossos conterrâneos e amigos puderam também matar saudades com outros produtos de Resende e da região. Dispostos em várias barracas, estiveram à venda 180Kg de doce da Teixeira, 200Kg de fumeiro (presunto, salpicão, moiras e chouriças), 80Kg de cavacas e 20Kg de pão. Para quem o desejasse havia um serviço de bar, que disponibilizava petiscos e almoços, que podiam ser acompanhados por vinho de Anreade.
No domingo, dia 6 de Junho, com início às 09h30, teve lugar uma missa campal, abrilhantada pelo Grupo Coral da Casa do Concelho de Resende, em que participaram cerca de 300 pessoas. O momento alto desta festa foi a realização do almoço, pelas 12h30, que teve a participação de 90 resendenses, descendentes, familiares e amigos e que contou também com a presença de vários convidados, entre os quais o Dr. Fernando Seara e o Eng. Marco de Almeida, respectivamente Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sintra, e Albano Santos, Vereador da Câmara Municipal de Resende.
A propósito, refira-se que o Dr. Fernando Seara teve palavras de muita simpatia para com os nossos conterrâneos, incentivando-os a manter a ligação a Resende e a visitar o nosso concelho frequentemente, pelo menos uma vez por ano. “No mesmo berço nascemos, no mesmo berço morremos. Também eu, natural de Viseu, vou lá muitas vezes e é lá que quero morrer. E já estou a ensinar isto ao meu neto, para ir ganhando consciência das suas origens”, salientou. Disse também que aproveitou a oportunidade para levar uma das caixas de cavacas, que lhe tinham sido oferecidas, para o programa desportivo “Prolongamento” da TVI/24, tendo as mesmas feito furor junto dos colegas do painel. Por sua vez, o Vereador Albano Santos manifestou grande satisfação por se encontrar pela primeira vez com os resendenses a viver na Grande Lisboa, dizendo ser portador das saudações muito especiais do Presidente da Câmara de Resende e da disponibilidade para continuar a apoiar a Casa do Concelho de Resende. Albano Santos chegou a meio da manhã, tendo sido acompanhado numa visita aos vários stands por Joaquim Pinto, Presidente da Direcção da Casa de Resende, que fez uma resenha histórica desta associação, realizações, objectivos e desafios.
A Casa do Concelho de Resende foi constituída para ser um factor de convívio e de unidade entre os resendenses, descendentes, familiares e amigos a viver e trabalhar na Região da Grande Lisboa. Contudo, a grande maioria dos associados reside no concelho de Sintra. Aqui encontra-se enraizada uma grande comunidade de resendenses, cujo núcleo inicial veio na década de cinquenta do século passado, aumentando nas décadas de sessenta e setenta. Há quem calcule que viverão no concelho de Sintra mais de três mil resendenses e descendentes. Trabalham, designadamente, na Câmara Municipal, sobretudo nos serviços de limpeza, jardinagem e oficinas, no sector de mármores e granitos de Pêro Pinheiro, fábricas, construção civil e pequeno comércio.
Estão bem inseridos no meio. Alguns até se tornaram líderes de instituições locais, como é caso de José Ribeiro, empresário, de 52 anos, que é Presidente desde há 16 anos, com um pequeno interregno, do Sporting Clube de Lourel, onde a Casa de Resende tem um pequeno escritório e realiza os seus eventos. Além desta associação desportiva, com 800 sócios, é também Presidente da Associação de Idosos, Reformados e Pensionistas de Lourel e autarca da Junta de Freguesia de Santa Maria e São Miguel de Sintra.
Outro exemplo de sucesso é o de Manuel Admar Rosário, natural de Anreade, que para aqui veio ainda jovem como aprendiz da construção civil, tendo subido a pulso na vida. Constituiu várias empresas, que já chegaram a empregar mais de 200 pessoas. Actualmente é dono de quatro, ligadas à caixilharia de alumínios, vidros, construção civil e exploração de bombas de gasolina, que dão trabalho a cerca de 60 pessoas. É uma figura prestigiada e respeitada, que muito tem feito pela comunidade e pelos resendenses que aqui vivem. Em Anreade, é proprietário de uma quinta, que adquiriu para manter viva a ligação às origens. O seu amor a Resende não pede meças.
*Apontamento publicado no Jornal de Resende, número de Junho de 2010

"Falem com Queiroz"

Liguei imediatamente, mesmo sabendo que o benfiquista Fábio Coentrão foi sem dúvida o nosso melhor jogador deste mundial, sem contar, é claro, com o Eduardo. Ambos entraram e sairam do campo sempre em fato macaco.

sábado, junho 26, 2010

Vítor Borges no Casino da Figueira da Foz:"O livro do Prof. Aires Nascimento é imprescindível para a compreensão rigorosa de São Nuno de Santa Maria"









Foi apresentado ontem, no Casino da Figueira da Foz, o livro do Prof. Doutor Aires Nascimento "Nuno de Santa Maria: fragmentos de memória persistente". Nesta sessão, o nosso conterrâneo Dr. Vítor Borges fez o elogio do autor, que é Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa e que se notabilizou por ter iniciado e desenvolvido em Portugal campos específicos, designadamente no âmbito da Codicologia, Filologia e Literatura Latina Medieval e Informatização de textos clássicos. Do seu extenso currículo referiu ter sido Presidente do Instituto Português de Arquivos, Director ( durante 25 anos) da revista "Euphrosyne", Director do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras (durante 15 anos) e autor e tradutor de centenas de livros e artigos.
"Ninguém mais indicado do que o Prof. Aires Nascimento para fazer a história rigorosa deste nosso herói e santo através do estudo de documentos e testemunhos escritos dispersos", referiu. Relembrou a feliz coincidência da data desta apresentação, pois D. Nuno Álvares Pereira nasceu a 25 de Junho e não no dia 24 como até aqui se pensava. Isto porque "o cronista Fernão Lopes disse que o Condestável do Reino , no dia 6 de Abril de 1385, tinha 24 anos, 9 meses e 12 dias". Este facto constitui um bom exemplo do rigor do autor.
Na sessão de apresentação, estiveram também presentes, além do autor, Santos Ponciano, Presidente da Associação Regina Mundi (dos antigos alunos da Sociedade Missionária Portuguesa, que estudaram no Seminário de Cernache do Bonjardim, local onde nasceu Nuno Álvares Pereira), responsável pela edição e distribuição da obra.
Quem desejar adquiri-la poderá fazê-lo para o e-mail: regina.mundi@hotmail.com ou para o telef. 218 851 546 e telem. 927 651 424 ou por carta para ARM (R. da Bempostinha, 30*1150-066 Lisboa. O produto da venda reverte a favor do projecto "Um sorriso para ti" , de apoio a crianças das Escolas das Missões.

Católico e questões fracturantes

Com este título, pode ler aqui o artigo de de Anselmo Borges, hoje publicado no DN.

quinta-feira, junho 24, 2010

Festa em honra de S. João, em Felgueiras

Dia 26, sábado
15h00-Tarde desportiva
22h00-Actuação do grupo musical "Inovação"
23h45-Sessão de fogo de artifício a cargo d' "O Careca"
Dia 27, domingo
07h00-Alvorada de morteiros
08h00-Entrada da banda de música de Magueija, que percorrerá a freguesia
11h00-Missa cantada e sermão
15h00-Concerto pela banda de música de Magueija
19h00-Encerramento da festa

Sardinhada na Casa de Resende do FCP

Tendo como pretexto os festejos de S. João, a Casa do FCP, em Resende, organiza uma sardinhada no próximo sábado, dia 26, pelas 20h00. As inscrições são limitadas. O repasto incluirá broa, vinho e caldo verde. O convívio terá animação musical, estando previsto um baile.

terça-feira, junho 22, 2010

Anselmo Borges no "Público": Deus está no cérebro?

A partir de uma conversa e troca de e-mails com Anselmo Borges, saiu no Público de sábado passado este interessante apontamento que vale a pena ler, o que pode ser feito aqui.

"Amigos de Loureiro e Ermida" festejam S. João

segunda-feira, junho 21, 2010

Porque hoje começou o Verão

Giestal em Ovadas no último dia da Primavera.

Freigil festejou santos populares

Antecipando o dia de S. João, a Junta de Freguesia de Freigil organizou no passado sábado, com início às 19h00, no Pavilhão Gimnodesportivo, uma sardinhada para a população. Com animação musical, os convivas tiveram também à disposição caldo verde, broa e vinho.

sábado, junho 19, 2010

O declínio da Europa

Pode ler aqui o artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje.

1.ª Taça da Cereja

O GD de Resende disputará amanhã, às 16h00, com o CD da Penajóia, no campo da Abelheira, Penajóia, freguesia em que a cereja também é rainha, a 1.º Taça da Cereja.

sexta-feira, junho 18, 2010

Festa em honra de S. João da Seara-Barrô

Dia 19 de Junho
11h45-Hastear da bandeira
26 de Junho
22h00-Actuação do grupo musical "Brisa do Marão"
23h30-Sessão de fogo de artifício
Dia 27 de Junho
11h00-Missa solene e sermão em honra de S. João
15h00-Majestosa procissão
17h00-Actuação do Rancho Folclórico de Santa Maria de Barrô
21h00-Actuação do duo musical Augusto e Paulo-Resende
24h00-Encerramento da festa

quinta-feira, junho 17, 2010

Prémio para o Centro Escolar de S. Martinho de Mouros

O Centro Escolar de S. Martinho de Mouros foi um dos vencedores do concurso "Conta-nos uma história-Podcast na Educação", promovido no âmbito do Plano Tecnológico da Educação (PTE), através da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), que contou com 521 histórias submetidas.
Com a história "A viagem do Ruca", classificou-se em 5.º lugar da sua categoria (1.º e 2.º ano).

"Explicar mudanças é chave do sucesso em Resende"

Antes de ser vereadora da Educação na Câmara de Resende, Dulce Pereira foi professora. Começou a leccionar em 1987. A experiência de décadas de docência, sempre em escolas do Interior, levam-na a contestar sem rodeios os que se opõem à “revolução” em curso no 1.º ciclo do ensino básico e no pré-escolar.
“Parem com isso. A transferência das crianças para modernos centros escolares é o melhor que lhes pode acontecer”, assevera. Dulce Pereira recorre à experiência pessoal para mostrar que sabe do que fala.
“Cheguei a percorrer 30 quilómetros, anos a fio, para ir de Tabuaço ao Pereiro dar aulas a cinco alunos. Passavam o dia com um pão e um pacote de leite no estômago. E tinham de esfregar as mãos enregeladas para conseguirem escrever”, lembra.
Resende foi pioneiro na elaboração da Carta Educativa que preconizou a construção de três centros escolares. O primeiro, a funcionar desde 2007, foi o de S. Martinho de Mouros. “Fechou nove escolas do 1.º Ciclo e cinco jardins de infância. Actualmente, tem 222 alunos”, explica o coordenador António Azevedo.
“Resende tem muitas obras, mas esta é a mais gratificante. A Câmara tem sabido envolver toda a comunidade neste projecto com uma dimensão social ímpar”, diz Marcos Antunes, presidente da Associação de Pais de S. Martinho de Mouros.
“O segredo do sucesso da mudança está na capacidade de explicarmos aos parceiros as suas vantagens”, afirma António Borges, presidente da Câmara de Resende.
A preparar a entrada em funcionamento do Centro Escolar na sede do concelho – um investimento de dois milhões de euros que vai acolher mais de 400 alunos de 10 escolas –, António Borges passa ao lado da polémica nos municípios que se opõem ao fecho das que têm menos de 21 alunos.
?Não nos deixamos confrontar com calendários que não são os nossos. O projecto educativo de Resende é concertado e tem um único objectivo: dar aos nossos jovens todas as oportunidades.?Um terceiro centro escolar, em zona de montanha, acolherá no futuro os alunos das últimas quatro escolas que ainda ficam por encerrar em S. Romão, Freigil, S. Cipriano e Ovadas.
Transcrito do Jornal de Notícias (edição de ontem)

quarta-feira, junho 16, 2010

Agrupamento de Escolas de Resende em Semana Cultural

O evento começou, no passado dia 14, com a inauguração da feira do livro. Nesse mesmo dia, à noite, teve lugar, no Auditório Municipal, o espectáculo "Arca do tempo". Ontem, houve várias actividades (confecção de cavacas, construção de um painel, conto de lendas, interpretação de peças musicais e de teatro, finais das XIV Olimpíadas das Ciências Sociais e Humanas...). Hoje, tem lugar uma visita de estudo a Guimarães e Braga. Amanhã, haverá mais animação com as finais de Futsal, concursos, música, sessão de despedida dos alunos do 6.º ano e um jogo de futebol entre pais e professores.
O Agrupamento Vertical de Escolas de Resende integra a Escola Básica do 2.º Ciclo, o Centro Escolar de S. Martinho de Mouros e todos os Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo da rede pública do concelho. Convém referir, a propósito, que o Jardim de Infância de Resende obteve uma brilhante "Menção Honrosa" no âmbito do Prémio Fundação Ilídio de Pinho "Ciência na Escola" (Edição 2009/10).

segunda-feira, junho 14, 2010

Padre Marcos Alvim edita 3.º CD

Foi com grande júbilo que recebi um email do P. Marcos Alvim, que deixou um grande rasto de simpatia e amizade nas gentes de Resende, designadamente entre a juventude, a anunciar o seu terceiro trabalho discográfico"Bom Mestre...". A apresentação ocorrerá no próximo dia 2 de Julho, sexta-feira, às 21h00, no Auditório do Centro Paroquial de Almacave, em Lamego. Este CD recolhe as 11 canções criadas para assinalar as 11 Jornadas Diocesanas da Juventude da Diocese de Lamego. Tem a colaboração do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Lamego e é editado pelas Edições Salesianas.

domingo, junho 13, 2010

Alunos do 1.º Ciclo de S. João de Fontoura visitaram estádio do Dragão








Numa iniciativa da Junta de Freguesia de S. João de Fontoura, os alunos do Centro Escolar de São Martinho de Mouros, residentes nesta freguesia, tiveram oportunidade de visitar o estádio do Dragão no passado dia 10 de Junho. Esta visita integrou-se na comemoração do dia Mundial da Criança. Segundo refere Jorge Silvestre Duarte, Secretário da Junta, as crianças são o futuro da nossa terra e estas merecem que as acarinhemos.
A partida deu-se às 14 horas na Senhora da Guia, tendo a chegada ao estádio do Dragão acontecido pelas 16h. As crianças puderam observar, durante uma hora, todos os compartimentos do estádio, designadamente a tribuna presidencial, as bancadas, os balneários, a sala de imprensa e o relvado. Foi visível o deslumbramento perante este equipamento desportivo, cuja visita não esquecerão.
De regresso, parou-se em Penafiel, em cujo McDonald's foi oferecido um pequeno lanche, tendo-se chegado a S. João de Fontoura cerca das 20h.
Refira-se que, da parte de manhã, como também já vem sendo hábito, foi celebrada uma missa em memoria daqueles que faleceram pela pátria.

Junta de Freguesia de S. João de Fontoura apoia natalidade

No passado dia 9 de Junho, esta autarquia procedeu à entrega de mais 150€ euros relativos ao segundo nascimento ocorrido neste ano em S. João de Fontoura. A criança contemplada foi Tiago Francisco Pereira Sequeira, filho de António de Sequeira e de Maria Alda Rodrigues Pereira Sequeira, residente no lugar do Bairro. A Junta de Freguesia congratula-se com mais este nascimento, dando os parabéns aos pais e desejando a este novo Fontourense as maiores felicidades.

sábado, junho 12, 2010

Divindade impessoal e o Deus pessoal

É frequente ouvir pessoas que se afirmam cristãs dizerem: sim, eu acredito, "ele há qualquer coisa de superior que nos governa". Pergunta-se: essas pessoas acreditam no Deus cristão? Realmente não, já que, na perspectiva cristã, Deus é invocável, da ordem do pessoal e não do impessoal.
Assim começa a reflexão de Anselmo Borges no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, junho 11, 2010

Jornal "Sê"...Junho de 2010

É o jornal mensal do Agrupamento de Escuteiros de Resende, que pode ler aqui.

Festa de Santo António, em Fazamões

Dia 12 (sábado)
22h00-Baile com a actuação do grupo musical TGV
23h00-Sessão de fogo de artifício
Dia 13 (domingo)
07h00-Salva de morteiros
09h00-Chegada da banda de música de Gouviães
11h00-Missa e sermão pelo Padre Anselmo Borges
Nota: No final, haverá leilão de ofertas
17h00-Início da procissão até à capela de N. Senhor dos Desamparados
20h00-Encerramento da festa

quinta-feira, junho 10, 2010

1.º Festival da Canção da Escola Secundária Dom Egas Moniz

Foi um grande espectáculo, com casa cheia, aquele que nos foi proporcionado. A Escola engalanou-se para receber Resende dentro de portas e assistir às magnificas actuações dos 12 finalistas os 27 participantes neste concurso. Foi sem dúvida um momento inesquecível para aqueles que "Nasceram para a Música" e para todos os que lhes deram força. Com a apresentação dos professores Alice e Paulo Carvalho, a banda do professor Jorge Albino que orquestrou e acompanhou as músicas, com a actuação do Grupo " Resende em Marcha" que abrilhantou a festa, com as surpresas da actuação dos professores Dionísio e António Loureiro, da assistente operacional, D.ª Sónia e do conjunto PoPRock da Escola, esteve criado o ambiente para um evento inesquecível. Ao Clube de Música, aos seus professores, ao Departamento de Expressões e à sua Coordenadora, Professora Delfina Veloso e aos patrocionadores da actividade, a saber, Junta de Freguesia de Resende, C.G.D., C.M.R. e casas comerciais de Resende, o nosso Muito Obrigado.
Transcrito daqui.

Cereja de Resende será vedeta no Porto

Nos próximos três dias, 11, 12 e 13 de Junho, 12 produtores de Resende estarão presentes na Quinta da Bonjóia para vender cereja aos visitantes da Feira do Mundo Rural do Porto. No sábado, a presença de Resende também se fará sentir com os grupos de bombos de S. Martinho de Mouros ("Bom Mouros") e com o grupo de fados "Douro Fado", respectivamente às 16h00 e 21h30. Ontem, numa acção de promoção da Cereja de Resende, o Município de Resende distribuiu centenas de quilos na Rua de Santa Catarina, Avenida dos Aliados e Ribeira do Porto.
Esta Feira é uma iniciativa da Fundação Porto Social (uma instituição instrumental da Câmara Municipal do Porto para a área da educação , cultura e solidariedade), organizada em conjunto com a Câmara Municipal de Resende.

quarta-feira, junho 09, 2010

Festival da Canção na Escola Secundária de Resende

Já com casa cheia, vai-se realizar hoje à noite, às 21.30h, o I.º Festival da Canção, organizado pelo Clube da Música do Departamento de Expressões. Boa sorte aos Finalistas apurados após a realização de casting.

Casa do Benfica de Resende festeja Santos Populares

A Casa do Benfica de Resende irá festejar, no próximo sábado, dia 12 de Junho, os Santos Populares (Santo António). O convívio incluirá as tradicionais sardinhas, entrecosto, broa e caldo verde. A entrada é 2€50 para sócios e 5€00 para acompanhantes.

segunda-feira, junho 07, 2010

Festa da cereja de Resende em Sintra

















Decorreu, no passado fim de semana, mais uma festa da cereja, organizada pela Casa do Concelho de Resende em Sintra. Dois mil e trezentos quilos de cerejas foram postas à venda, a partir das 09h00 de sábado, na sede do Sporting Clube de Lourel, próximo de Sintra. Disponibilizadas em caixas de 2Kg, ao preço de 7€50, poucas restaram para os desprevenidos de domingo. Vieram de um produtor de S. Martinho de Mouros e apresentavam-se deliciosas.
Foram também disponibilizados outros produtos de Resende e da região. Dispostos em vários stands, estiveram à venda 180Kg de doce da Teixeira, 200Kg de fumeiro (presunto, salpicão, moiras e chouriças), 80Kg de cavacas e 20Kg de pão.
No domingo, às 09h30, teve lugar uma missa campal, abrilhantada pelo Grupo Coral de Resende, em que participaram cerca de 300 pessoas. Ao meio da manhã, chegou de Resende um convidado muito especial, o Vereador Albano Santos, que percorreu os vários stands e foi posto ao corrente das actividades e desafios da Casa de Resende pelo Presidente desta associação, Joaquim Pinto. O momento alto desta festa/convívio foi o almoço, que teve a participação de 90 resendenses, familiares e amigos e que contou com a presença de vários convidados, entre os quais, o Dr. Fernando Seara e o Eng. Marco de Almeida, respectivamente Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sintra, e Albano Santos, Vereador da Câmara Municipal de Resende.
A tarde de domingo foi animada pelo Rancho Folclórico "As Vendedeiras Saloias de Sintra", de Mem-Martins.

Escola Secundária brilha no voleibol

No âmbito das provas de apuramento de várias modalidades do desporto escolar, realizadas recentemente no Pavilhão Municipal da Pampilhosa/Mealhada, a equipa de voleibol de juvenis masculinos (com idades entre os 13 e 16 anos) da Escola Secundária Dom Egas Moniz sagrou-se campeã nacional. Está de parabéns este estabelecimento de ensino e o Dr. Fernando Almeida, docente de matemática e grande entusiasta e impulsionador desta modalidade desportiva entre as crianças e jovens do nosso concelho.

domingo, junho 06, 2010

Ao mesmo tempo religioso e ateu?

Pode ler aqui o artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de sábado.

sexta-feira, junho 04, 2010

Cereja de Resende irá invadir a Região da Grande Lisboa

No âmbito da Festa da Cereja, promovida pela Casa de Resende em Sintra, sairão, na próxima madrugada, do nosso concelho dois mil quilos de cerejas para serem vendidas, a partir das 09h00, na sede do Sporting Clube de Lourel, próximo de Sintra, a um preço que deverá rondar os 3€50.

Festa do Campeão 2010 na Casa do Benfica de Resende

Dia 5 de Junho
09h45-Hastear da bandeira
10h00-Concentração para passeio em bicicleta
10h30-Início do passeio
13h00-Porco assado no espeto
14h00-Arruada de bombos pelas ruas da vila com o grupo de bombos "BomRomãos"
16h00-Entrega dos troféus do torneio da sueca
16h30-Jogos tradicionais
20h00-Animação musical ("Star Music")
23h00-Partida de fogo de artifício
Nota: A entrada para sócios e adeptos do Benfica é gratuita.
Esta iniciativa tem a cobertura de Benfica TV
.

Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu com estatuto de Utilidade Pública









A Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu, fundada em 1999, sedeada na vila de São Martinho de Mouros, Concelho de Resende, fundada pelo actual Presidente da Direcção, Aquilino Pinto, foi considerada por despacho de 1 de Junho de 2010, publicado no Diário da República, uma Instituição de Utilidade Pública. É uma boa notícia para esta associação que muito tem lutado para a promoção da modalidade no nosso distrito.
“ A Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu agradece a todas as entidades Públicas e Privadas de vários pontos do País, que passaram as declarações abonatórias, para a elaboração do complexo e exigente dossier”, refere o Prof. Aquilino Pinto.

quinta-feira, junho 03, 2010

HISTÓRIAS DE UMA VIDA… EM FELGUEIRAS: Chamo-me Ilídio de Almeida e nasci em Felgueiras há 64 anos

Pode ler aqui mais um testemunho de "Histórias de uma vida", desta vez pela voz de Ilídio de Almeida, natural de Felgueiras, um jovem com uma memória prodigiosa. Esteve na tropa em Angola, viveu uns tempos em Moçambique e foi funcionário da Câmara Municipal de Resende até se aposentar, continuando a viver calmamente em Felgueiras.

quarta-feira, junho 02, 2010

Noite de Teatro na Escola Secundária de Resende

Os alunos do Clube de Teatro da Escola Secundária Dom Egas Moniz irão levar a palco na próxima sexta-feira, dia 4 de Junho, a partir das 21h30, as peças que foram escritas e "trabalhadas" ao longo do presente ano lectivo.