É o tema do artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode ler aqui, como momento de ócio.sábado, agosto 07, 2010
O trabalho e o ócio
É o tema do artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode ler aqui, como momento de ócio.sexta-feira, agosto 06, 2010
quinta-feira, agosto 05, 2010
Jornal "Sê"...Agosto de 2010
O número de Agosto pode ser lido aqui.
Cinema no Auditório Municipal de Resende-Agosto de 2010
quarta-feira, agosto 04, 2010
Animação de Verão em S. Martinho de Mouros
Espectáculo Musical Grupo "BATFOLIA"
Dia 7 de Agosto (sábado)
III Grande Noite de Fado
Dia 11 de Agosto (quarta-feira)
Rancho de Danças e Cantares de S. Cipriano
Dia 18 de Agosto (quarta-feira)
Actuação da Fadista Florencia
Dia 23 de Agosto (segunda-feira)
Grupo de Danças e Cantares "Os Moleiros" de Santa Maria de Cárquere
Dia 24 de Agosto (terça-feira)
Noite de Karaoke
Dia 26 de Agosto (quinta-feira)
Grupo "Revolução XXI"
Nota: eventos a partir das 21h30, no Largo da Feira Nova. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Resende em parceria com a Irmandade de S. Francisco Xavier
terça-feira, agosto 03, 2010
Melhor época de sempre para o Ténis de Mesa Federado/Distrito de Viseu
"A época 2009/2010 foi a melhor de sempre para a Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu, sedeada no Norte do Distrito, nomeadamente no Concelho de Resende, conseguiu pela primeira vez, passados dez anos de existência, ultrapassar a barreira de 100 atletas inscritos e consequentemente no aumento do número de clubes filiados (12).Para além destes excelentes resultados, a Associação, conseguiu, por mérito de 2 clubes filiados, A.V. Lamego e Currelos/Carregal do Sal, disputar na próxima época, os Campeonatos Nacionais de equipas da 3.ª Divisão Nacional (Centro/Norte).Para o Presidente da Direcção, Aquilino Pinto, “considera que a actual época desportiva, acabou em grande, perspectivand
o-se assim, um futuro emergente da modalidade, nos Distritos de Viseu e Guarda. Não esquecendo de referir que nesta época que acabou, o Estado Português, reconheceu em Diário da República, esta Associação, atribuindo-lhe assim, como Instituição de Utilidade Pública". domingo, agosto 01, 2010
IV Semana Cultural de Barrô
1 de Agosto
15h30-Música Portuguesa com a Banda "Hora de Ponta"
3 de Agosto
21h00-Quim Barreiros de Lamego e as Concertinas de Barrô
5 de Agosto
21h00-Actuação do Grupo de Dança "As Divinas"
7 de Agosto
21h00-Noite de Teatro, pelo Grupo de Teatro do Prof. Francisco José de Almeida Magalhães
10 de Agosto
21h00-Palestra sobre a cinegética de Barrô, proferida pela Associação de Caçadores das Quelhas
22h00-Noite de Fados com o Grupo de Fados "DouroFado"
12 de Agosto
21h00-Musica Tradicional Portuguesa-Encerramento
O Presidente da Junta
Francisco Tuna
sábado, julho 31, 2010
O diabo não está no Credo
Eis um excerto do artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode ler aqui.
sexta-feira, julho 30, 2010
Rancho de Paus organiza festa/convívio em honra do emigrante
Resendense à frente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Apesar de ter nascido em Angola, em 12 de Julho de 1954, os pais do novo Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) são naturais de Resende, tendo o mesmo feito a então escola primária em S. Romão. O seu pai era natural de S. Cipriano e a sua mãe de S. Romão, tendo estes fixado residência no nosso concelho após o regresso de Angola em 1975.Carlos Alberto Sequeira concluiu o ensino secundário na então Nova Lisboa, hoje cidade do Huambo, Angola. É licenciado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, tendo feito o mestrado em ciência de nutrição animal nos Estados Unidos e o doutoramento em engenharia zootécnica na UTAD. É Professor Catedrático desde 1993. Merece destaque enquanto investigador, tendo sido responsável científico de importantes projectos de investigação e autor e co-autor de várias dezenas de publicações científicas e técnicas nacionais e internacionais, especialmente na área da Nutrição Animal. Ocupou vários lugares de destaque na UTAD, designadamente como Pró-Reitor e Vice-Reitor.
quinta-feira, julho 29, 2010
Em torno do trabalho
Os professores davam aulas; os alunos estudavam; os médicos atendiam doentes; os advogados defendiam causas; os guarda-livros tratavam da contabilidade; os escriturários mexiam e tratavam da papelada; os paquetes faziam recados. Estes profissionais consideravam-se uns privilegiados. Sabiam distinguir a natureza das funções e actividades que desenvolviam, não as confundindo com o trabalho nos campos, oficinas e fábricas.
Actualmente, todos são uns moiros de trabalho. Se alguém tem o atrevimento de exclamar “com que então mudaste de carro?”, é mimado com uma resposta do género “sim, mas saiu-me do pêlo”. Se um amigo felicita outro pelo périplo de férias, sujeita-se a ouvir “também tenho direito, não é só vergar a mola, não achas?”. Se um companheiro de escola graceja para outro “gostava de ter a tua sorte, já reformado e com saúde”, receberá como resposta “já não era sem tempo, passei a vida a aturar incompetentes e a suar as estopinhas”.
Face à chaga do desemprego, ninguém dá graças pela sua situação. Face ao mourejar de muitos ao sol e à chuva, ninguém enfatiza as condições do seu escritório, gabinete, repartição ou sala de aulas. O testemunho da dureza do trabalho é apregoado com orgulho.
Quem questionar a premência de encharcar o mundo com cada vez mais produção inútil, o actual modelo de desenvolvimento ou a possibilidade de diminuição do tempo de trabalho, face à sofisticação das máquinas, sujeita-se a ser postergado para a valeta dos malandros e dos irresponsáveis.
Houve um objectivo de vida, traçado pelo meu pai, que foi cumprido: “estudar para não ficar agarrado à enxada”. Há um outro, condão dos outrora fidalgos, dificilmente alcançável, “não ter de aturar patrões”.
quarta-feira, julho 28, 2010
Empreendedorismo de Nelson Lopes Vieira, um resendense a viver em Sintra*
Com apenas 12 anos, no fim do 6.º ano, começou a trabalhar numa serralharia. O fascínio pelas máquinas sempre o fascinou. E desde muito cedo teve um sonho: ser construtor de máquinas. Por isso, inscreveu-se em cursos de formação teórico-prática na área de hidráulica mecânica e pneumática para conhecer melhor o seu funcionamento. Com 18 anos, transferiu-se para a fábrica de mármores “Mármores do Condado”, onde trabalhou na área de mecânica durante 10 anos. Entretanto, aliciado por um melhor vencimento, mudou-se para uma outra fábrica, onde permaneceu 8 anos. Saiu para responder ao desafio de ajudar a construir um campo de aviação militar israelita no deserto de Neguebi, tendo integrado uma equipa de operários especializados encarregados de assentar as condutas de combustível para abastecer os aviões. Aqui trabalhou durante 6 meses, tendo chegado a chefe de equipa. Durante esta permanência, visitou por três vezes os lugares santos. Da primeira vez, refere ter experimentado uma sensação extraordinária, pois tudo o que via lhe parecia familiar e o que lhe estava a acontecer era uma revisitação.
Chegado a Portugal, com o dinheiro amealhado, estabeleceu-se com o objectivo de realizar o sonho de criança. Tinha então 33 anos. Começou com uma empresa de reparações de máquinas, evoluindo depois para a construção das mesmas. Actualmente fabrica oito máquinas para o corte e polimento de mármores e granitos. Três delas foram totalmente concebidas por Nelson Vieira, tendo funcionalidades muito específicas. Como é um criativo prático, imagina a máquina e executa a construção da mesma, fazendo o desenho e o protótipo respectivo depois da obra feita e de ter a certeza que funciona.
A empresa tem actualmente 12 empregados. Fabrica à volta de
Este nosso conterrâneo, que em criança veio para Sintra, só voltou a Resende aos 29 anos para revisitar, com a mãe, a terra onde nasceu e a família. Adorou. A partir daí, não perde uma estada anual no nosso concelho.
terça-feira, julho 27, 2010
Festa em honra de Santa Luzia, em Feirão
22h30-Actuação do grupo "Ivason" até às 02h00 da manhã
Dia 7 de Agosto (sábado)
09h30-Salva de morteiros. Durante a tarde ocorrerão jogos tradicionais
22h00-Actuação do grupo "Del Mar" até às 02h00 da manhã
23h30-Grandioso espectáculo de fogo de artifício
Dia 8 de Agosto (domingo)
06h00-Alvorada com salva de morteiros
15h00-Arraial com actuação da banda filarmónica "Verdi Cambrense". Decorrerá um leilão
22h00-Actuação da banda "TGV" até às 02h00 da manhã
23h00- Sorteio de rifas
Nota: No dia 6 (sexta-feira), terá lugar um jantar de convívio. Diariamente haverá quermesse.
domingo, julho 25, 2010
sexta-feira, julho 23, 2010
Feira de S. Cristóvão
Programa- Dia 24 de Julho
- Dia 25 de Julho
quinta-feira, julho 22, 2010
HISTÓRIAS DE UMA VIDA...EM CÁRQUERE: Chamo-me Manuel Augusto Alves (Manuel Guerra) e nasci em Cárquere há 70 anos
quarta-feira, julho 21, 2010
Vereadores da oposição
terça-feira, julho 20, 2010
António Borges não será o sucessor de José Junqueiro
Retirado do Diário de Viseu (link)


