sábado, agosto 07, 2010

O trabalho e o ócio

É o tema do artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode ler aqui, como momento de ócio.

sexta-feira, agosto 06, 2010

No Adro da Igreja de Anreade


Cartaz retirado do blogue Notícias de Resende

quinta-feira, agosto 05, 2010

Jornal "Sê"...Agosto de 2010

É dos jornais, editados por um organismo católico e ligados a uma paróquia, mais apelativos e interessantes a nível nacional. Estão de parabéns o grupo de escuteiros de Resende e a paróquia de Resende.
O número de Agosto pode ser lido aqui.

Cinema no Auditório Municipal de Resende-Agosto de 2010

Durante o mês de Agosto, pelas 21:30 horas, venha assistir aos filmes mais recentes no Auditório Municipal de Resende.Os bilhetes têm o valor de 1,20 euros e estão à venda no Museu Municipal, de terça a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, e no Auditório Municipal uma hora antes da sessão. Podem ainda ser reservados através do n.º 254 877 200 (bilhetes a levantar no Auditório Municipal uma hora antes das sessões).
Consulte aqui o programa.

quarta-feira, agosto 04, 2010

Animação de Verão em S. Martinho de Mouros

Dia 4 de Agosto (quarta-feira)
Espectáculo Musical Grupo "BATFOLIA"
Dia 7 de Agosto (sábado)
III Grande Noite de Fado
Dia 11 de Agosto (quarta-feira)
Rancho de Danças e Cantares de S. Cipriano
Dia 18 de Agosto (quarta-feira)
Actuação da Fadista Florencia
Dia 23 de Agosto (segunda-feira)
Grupo de Danças e Cantares "Os Moleiros" de Santa Maria de Cárquere
Dia 24 de Agosto (terça-feira)
Noite de Karaoke
Dia 26 de Agosto (quinta-feira)
Grupo "Revolução XXI"

Nota: eventos a partir das 21h30, no Largo da Feira Nova. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Resende em parceria com a Irmandade de S. Francisco Xavier

terça-feira, agosto 03, 2010

Melhor época de sempre para o Ténis de Mesa Federado/Distrito de Viseu

"A época 2009/2010 foi a melhor de sempre para a Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu, sedeada no Norte do Distrito, nomeadamente no Concelho de Resende, conseguiu pela primeira vez, passados dez anos de existência, ultrapassar a barreira de 100 atletas inscritos e consequentemente no aumento do número de clubes filiados (12).
Para além destes excelentes resultados, a Associação, conseguiu, por mérito de 2 clubes filiados, A.V. Lamego e Currelos/Carregal do Sal, disputar na próxima época, os Campeonatos Nacionais de equipas da 3.ª Divisão Nacional (Centro/Norte).Para o Presidente da Direcção, Aquilino Pinto, “considera que a actual época desportiva, acabou em grande, perspectivando-se assim, um futuro emergente da modalidade, nos Distritos de Viseu e Guarda. Não esquecendo de referir que nesta época que acabou, o Estado Português, reconheceu em Diário da República, esta Associação, atribuindo-lhe assim, como Instituição de Utilidade Pública".
Artigo remetido pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da ATM Distrito de Viseu

domingo, agosto 01, 2010

IV Semana Cultural de Barrô

31 de Julho
21h30-Sessão solene de abertura com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Resende, Eng. António Borges
21h45-Actuação do Grupo Coral de Resende
1 de Agosto
15h30-Música Portuguesa com a Banda "Hora de Ponta"
3 de Agosto
21h00-Quim Barreiros de Lamego e as Concertinas de Barrô
5 de Agosto
21h00-Actuação do Grupo de Dança "As Divinas"
21h30-Palestra sobre o ensino escolar no decorrer dos tempos, pelo Prof. Manuel Tuna
22h00-Actuação do Grupo de Dança "As Divinas"
7 de Agosto
21h00-Festival Etnográfico com a actuação dos seguintes Ranchos Folclóricos: Rancho Folclórico de Santa Maria de Barrô, Rancho Folclórico St.º Estevão de Regadas (Fafe), Grupo Etnográfico de Valbom (Gondomar), Rancho Regional do Cabo "Catraias de Assequins (Águeda), Rancho Folclórico dos Serradores do Monte de Vila Fria (Viana do Castelo)
9 de Agosto
21h00-Noite de Teatro, pelo Grupo de Teatro do Prof. Francisco José de Almeida Magalhães
10 de Agosto
21h00-Palestra sobre a cinegética de Barrô, proferida pela Associação de Caçadores das Quelhas
22h00-Noite de Fados com o Grupo de Fados "DouroFado"
12 de Agosto
21h00-Musica Tradicional Portuguesa-Encerramento
Organização: Junta de Freguesia de Barrô e Rancho Folclórico de Santa Maria de Barrô
Apoio: Câmara Municipal de Resende
Convite
Temos a honra de convidar V. Ex.ª e família para a nossa IV Semana Cultural a realizar de 31 de Julho a 12 de Agosto. Com mais este evento, pretendemos continuar a divulgação da nossa cultura e tradições e o enriquecimento cultural do nosso povo.
Contamos com a sua presença.
O Presidente da Junta
Francisco Tuna

sábado, julho 31, 2010

O diabo não está no Credo

"É essencial perceber que Jesus anunciou Deus e o seu Reino e não Satanás. O diabo não faz parte do Credo cristão. O diabo apenas pode aparecer como símbolo personificado de todo o mal que ainda aflige a humanidade, mas que Deus combate e a que há-de pôr termo, segundo a Boa Nova de Jesus".
Eis um excerto do artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, julho 30, 2010

Rancho de Paus organiza festa/convívio em honra do emigrante

O Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus irá levar a efeito, no próximo domingo, dia 1 de Agosto, um convívio em homenagem ao emigrante. O mesma terá lugar na sede do rancho, próximo das Alminhas, com início por volta das 14h30. Esta iniciativa, aberta a toda a comunidade, será animada pelo animador/artista Helder Mariano. Não faltarão deliciosos petiscos (moelas, salpicão, chouriço, orilheira, bola, batatas fritas...) e bebidas frescas.
É de referir que o rancho de Paus se desloca amanhã, sábado, ao concelho de Viana do Castelo, a fim de participar no XXXI Festival Nacional de Folclore, organizado pelo Grupo Folclórico da Casa do Povo de Lanheses.

Resendense à frente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Apesar de ter nascido em Angola, em 12 de Julho de 1954, os pais do novo Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) são naturais de Resende, tendo o mesmo feito a então escola primária em S. Romão. O seu pai era natural de S. Cipriano e a sua mãe de S. Romão, tendo estes fixado residência no nosso concelho após o regresso de Angola em 1975.
Carlos Alberto Sequeira concluiu o ensino secundário na então Nova Lisboa, hoje cidade do Huambo, Angola. É licenciado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, tendo feito o mestrado em ciência de nutrição animal nos Estados Unidos e o doutoramento em engenharia zootécnica na UTAD. É Professor Catedrático desde 1993. Merece destaque enquanto investigador, tendo sido responsável científico de importantes projectos de investigação e autor e co-autor de várias dezenas de publicações científicas e técnicas nacionais e internacionais, especialmente na área da Nutrição Animal. Ocupou vários lugares de destaque na UTAD, designadamente como Pró-Reitor e Vice-Reitor.
A tomada de posse como Reitor ocorreu no passado dia 23 de Julho.
A eleição deste nosso conterrâneo para tão elevadas funções foi destacada pelo Eng. António Borges, que apresentou um voto de congratulações na reunião de Cãmara de 5 de Julho, sendo o mesmo aprovado por unanimidade.

quinta-feira, julho 29, 2010

Em torno do trabalho

Antigamente, a vida de fidalgo era vista com respeito e até inveja. Vida equiparada só a de abade. Só os insensatos diziam gostar de fossar a terra de sol a sol ou “ganhar o pão com o suor do rosto”. O incentivo ao estudo tinha como objectivo ultrapassar este destino. Bastava ter a 4.ª classe para arranjar uma ocupação num escritório ou repartição. Os outros tinham de trabalhar.
Os professores davam aulas; os alunos estudavam; os médicos atendiam doentes; os advogados defendiam causas; os guarda-livros tratavam da contabilidade; os escriturários mexiam e tratavam da papelada; os paquetes faziam recados. Estes profissionais consideravam-se uns privilegiados. Sabiam distinguir a natureza das funções e actividades que desenvolviam, não as confundindo com o trabalho nos campos, oficinas e fábricas.
Actualmente, todos são uns moiros de trabalho. Se alguém tem o atrevimento de exclamar “com que então mudaste de carro?”, é mimado com uma resposta do género “sim, mas saiu-me do pêlo”. Se um amigo felicita outro pelo périplo de férias, sujeita-se a ouvir “também tenho direito, não é só vergar a mola, não achas?”. Se um companheiro de escola graceja para outro “gostava de ter a tua sorte, já reformado e com saúde”, receberá como resposta “já não era sem tempo, passei a vida a aturar incompetentes e a suar as estopinhas”.
Face à chaga do desemprego, ninguém dá graças pela sua situação. Face ao mourejar de muitos ao sol e à chuva, ninguém enfatiza as condições do seu escritório, gabinete, repartição ou sala de aulas. O testemunho da dureza do trabalho é apregoado com orgulho.
Quem questionar a premência de encharcar o mundo com cada vez mais produção inútil, o actual modelo de desenvolvimento ou a possibilidade de diminuição do tempo de trabalho, face à sofisticação das máquinas, sujeita-se a ser postergado para a valeta dos malandros e dos irresponsáveis.
Houve um objectivo de vida, traçado pelo meu pai, que foi cumprido: “estudar para não ficar agarrado à enxada”. Há um outro, condão dos outrora fidalgos, dificilmente alcançável, “não ter de aturar patrões”.

quarta-feira, julho 28, 2010

Empreendedorismo de Nelson Lopes Vieira, um resendense a viver em Sintra*

Chama-se Nelson Lopes Vieira e nasceu na vila de Resende há 54 anos. Com apenas 4 anos veio com os pais para a região de Sintra, onde já cá trabalhavam dois tios na indústria de mármores. O pai, deixando para trás uma oficina de pichelaria, tradição e negócio continuados por um seu irmão em Resende, preferiu tentar a sorte longe da terra. Não satisfeito, passados anos, emigrou para o Luxemburgo, levando a mulher e os quatro filhos. Mas Nelson não gostou da experiência, preferindo voltar para Sintra com a mãe e uma irmã mais nova.

Com apenas 12 anos, no fim do 6.º ano, começou a trabalhar numa serralharia. O fascínio pelas máquinas sempre o fascinou. E desde muito cedo teve um sonho: ser construtor de máquinas. Por isso, inscreveu-se em cursos de formação teórico-prática na área de hidráulica mecânica e pneumática para conhecer melhor o seu funcionamento. Com 18 anos, transferiu-se para a fábrica de mármores “Mármores do Condado”, onde trabalhou na área de mecânica durante 10 anos. Entretanto, aliciado por um melhor vencimento, mudou-se para uma outra fábrica, onde permaneceu 8 anos. Saiu para responder ao desafio de ajudar a construir um campo de aviação militar israelita no deserto de Neguebi, tendo integrado uma equipa de operários especializados encarregados de assentar as condutas de combustível para abastecer os aviões. Aqui trabalhou durante 6 meses, tendo chegado a chefe de equipa. Durante esta permanência, visitou por três vezes os lugares santos. Da primeira vez, refere ter experimentado uma sensação extraordinária, pois tudo o que via lhe parecia familiar e o que lhe estava a acontecer era uma revisitação.

Chegado a Portugal, com o dinheiro amealhado, estabeleceu-se com o objectivo de realizar o sonho de criança. Tinha então 33 anos. Começou com uma empresa de reparações de máquinas, evoluindo depois para a construção das mesmas. Actualmente fabrica oito máquinas para o corte e polimento de mármores e granitos. Três delas foram totalmente concebidas por Nelson Vieira, tendo funcionalidades muito específicas. Como é um criativo prático, imagina a máquina e executa a construção da mesma, fazendo o desenho e o protótipo respectivo depois da obra feita e de ter a certeza que funciona.

A empresa tem actualmente 12 empregados. Fabrica à volta de 25 a 30 máquinas por ano para o mercado nacional, Marrocos, Inglaterra, Espanha e Cabo Verde. Começou recentemente a exportação para Angola, cujas potencialidades pretende agarrar, diversificando as exportações nesta altura de crise.

Este nosso conterrâneo, que em criança veio para Sintra, só voltou a Resende aos 29 anos para revisitar, com a mãe, a terra onde nasceu e a família. Adorou. A partir daí, não perde uma estada anual no nosso concelho.


Nelson-Construções Mecânicas, Lda.
Rua Maestro Alferes A. Sousa, 19
MONTELEVAR
2715-666 Sintra
Telef. 219 671 181

*Apontamento publicado no Jornal de Resende, número de Julho de 2010

terça-feira, julho 27, 2010

Festa em honra de Santa Luzia, em Feirão

Dia 5 de Agosto (5.ª feira)
19h30-Abertura das festas com o grupo de bombos "Boinas Castanhas", que percorrerá a localidade. Segue-se uma salva de morteiros
22h00-Actuação da banda musical "Necallopes &Liliana" até às 02h00 da manhã
Dia 6 de Agosto (6.ª feira)
22h30-Actuação do grupo "Ivason" até às 02h00 da manhã
Dia 7 de Agosto (sábado)
09h30-Salva de morteiros. Durante a tarde ocorrerão jogos tradicionais
22h00-Actuação do grupo "Del Mar" até às 02h00 da manhã
23h30-Grandioso espectáculo de fogo de artifício
Dia 8 de Agosto (domingo)
06h00-Alvorada com salva de morteiros
08h00-Chegada da banda filarmónica "Verdi Cambrense", seguida de arruada
11h00-Missa solene, seguida de procissão
15h00-Arraial com actuação da banda filarmónica "Verdi Cambrense". Decorrerá um leilão
22h00-Actuação da banda "TGV" até às 02h00 da manhã
23h00- Sorteio de rifas
Nota: No dia 6 (sexta-feira), terá lugar um jantar de convívio. Diariamente haverá quermesse.

domingo, julho 25, 2010

Pedofilia e ordenação das mulheres

É o título do artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de ontem, que pode ler aqui.

sexta-feira, julho 23, 2010

S. Cristóvão: vertente religiosa

Será assinalada com a eucaristia às 11h de domingo. Durante esse dia, a capela estará aberta aos peregrinos para que a possam visitar e cumprir as suas promessas. No largo da entrada, haverá uma barraquinha para venda de algumas lembranças alusivas a S. Cristóvão.

Feira de S. Cristóvão

Programa
  • Dia 24 de Julho
22h00 - Actuação do Grupo "Arco do Bojo"
  • Dia 25 de Julho
09h30 - Início do Concurso Pecuário de Bovinos de Raça Arouquesa
12h00 - Entrega de prémios relativos ao incentivo da criação de Bovinos de Raça Arouquesa do concelho de Resende
13h30 - Entrega de prémios relativos ao concurso pecuário de Bovinos de Raça Arouquesa

quinta-feira, julho 22, 2010

HISTÓRIAS DE UMA VIDA...EM CÁRQUERE: Chamo-me Manuel Augusto Alves (Manuel Guerra) e nasci em Cárquere há 70 anos

Foi um dos prisioneiros aquando da invasão de Goa pela União Indiana. A sua história de vida, publicada no Jornal de Resende (número de Junho de 2010), pode ser recordada aqui.

quarta-feira, julho 21, 2010

Vereadores da oposição

Quem aceitou ir a jogo não pode ficar parado. Mesmo não podendo meter golos, espera-se que marquem posição honrosa. É o que esforçadamente têm feito os dois vereadores da oposição nas reuniões de Câmara, como se pode depreender da leitura das respectivas actas (link).

terça-feira, julho 20, 2010

António Borges não será o sucessor de José Junqueiro

Apontado e desejado por muitos para suceder a José Junqueiro, o Eng. António Borges, presidente da Câmara de Resende, não será o próximo candidato à liderança da Federação Distrital de Viseu do PS, cujo congresso se realizará em Outubro. O candidato será João Azevedo, presidente da Câmara Municipal de Mangualde, o qual encabeçará uma lista única. António Borges coordenará a moção que João Azevedo apresentará aos congressistas.
Retirado do Diário de Viseu (link)

segunda-feira, julho 19, 2010

HISTÓRIAS DE UMA VIDA...EM S. Cipriano: Chamo-me Vicente António Dias e nasci em S. Cipriano há 100 anos

Ao que consta é a pessoa mais idosa do concelho de Resende, cuja história, publicada no Jornal de Resende (número de Maio de 2010), pode ser lida aqui.