segunda-feira, maio 31, 2010

Festa da Cereja da Casa do Concelho de Resende em Sintra

NA SEDE DO SPORTING CLUBE DE LOUREL, EM SINTRA
**************************************

Sábado, dia 5 de Junho

9h00: Início da festa

Com a abertura dos postos de venda de: cerejas, artesanato, fumeiro, cavacas, doces, pão e outros produtos do concelho de Resende e da região.

Nota: Decorrerá uma quermesse e estará aberto um serviço de bar.
A Direcção da Casa de Resende solicita aos associados que tragam ofertas para serem leiloadas e vendidas

Domingo, dia 6 de Junho

9h30: Missa Campal

10h30 : Abertura dos postos de venda

12h00: Almoço

16h30: Actuação do Rancho Folclórico “ As Vendedeiras Saloias de Sintra”, de Mem-Martins

19h00: Fim da festa

Escola Secundária na defesa do ambiente com a adesão à Escola Electrão

A Escola Electrão é um projecto da Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos Eléctricos e Electrónicos, que contou com o apoio do Ministério da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente. O principal objectivo deste projecto foi sensibilizar e envolver os professores, alunos, funcionários e comunidade em geral no esforço global da reciclagem e valorização dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos.
A dinamizadora deste projecto na Escola Secundária Dom Egas Moniz foi a Prof. Áurea Vaz , que contou com a colaboração das Prof. Célia Sequeira e Marisa Rebelo. A Câmara Municipal de Resende e o Sr. Vereador Albano Santos deram o seu prestimoso contributo.
A cerimónia do encerramento do projecto terá lugar, no próximo dia 2 de Junho, em Lisboa, no Centro de Congressos, na qual participará a Escola Secundária de Resende.

Comissão de Melhoramentos de S. Martinho de Mouros inaugura nova sede e faz entrega de diplomas

No próximo domingo, dia 6 de Junho, pelas 15h00, decorrerá a cerimónia da inauguração da nova sede da Comissão de Melhoramentos de S. Martinho de Mouros, que está instalada na antiga Escola Primária de Santa Eulália.
A sessão será aproveitada para a entrega de diplomas do Curso de Agente em Geriatria (Curso de Educação e Formação de Adultos-Curso EFA), que dará equivalência ao 9.º ano, organizado por esta associação e que decorreu de 12-12-2008 a 16-04-2010.
A população está convidada a participar neste evento.

domingo, maio 30, 2010

Combinação mais que perfeita

Em Covelas, S. João de Fontoura

Apanha das cerejas

Haverá melhor sensação que ver ramos e ramos de cerejas maduras através das nossas encostas? Haverá melhor combinação que o verde da folhagem e o rubi das cerejas?
Gosto de me disfarçar no meio das plantações das cerejeiras. De ver as cerejas de perto. De puxar os ramos; de os recolar no sítio. Lá no alto, as cerejas pertencem aos pássaros. Aos humanos só pertencem, se forem tratadas como princesas.
Escondido nas folhagens, assobiando aos pássaros, alheado das coisas comezinhas, olho-as, puxo os ramos, colho uma a uma, cuidadosamente e sem pressas.
As cerejas colhidas assim não podem ser transaccionadas. São para ser desfrutas do princípio ao fim. Um prazer que merece umas férias. Foi o que fiz.

Jardim em Maio

Só para ver o meu jardim, que, embora longe, trago sempre em cuidados, valeu a pena ir a Resende neste fim de semana.

sábado, maio 29, 2010

IX Festival da Cereja abre com muita animação e muitos visitantes










Resende abriu mais uma vez as portas à festa da cereja. Ainda não eram 15h e muitas centenas de visitantes já inundavam a vila para apreciar e comprar o fruto mais bonito e apetecido da época. Foi ao som do grupo conimbricense "Roncos e Curiscos" que o Largo da Feira se fez festa. Mais de 120 vendedores iam dando a provar e vender as caixinhas das nossas cerejas, cujo preço não podia ultrapassar os 3€00/Kg.
Às 15h30, já se encontravam estacionados 21 autocarros que demandaram Resende neste sábado.
Além das bancas da cereja, os visitantes podiam apreciar e comparar artigos de artesanato expostos em cerca de uma dúzia de stands.

Bento XVI em Portugal - 2

É possível fazer um balanço da viagem do Papa? O que fica não passa de breve tentativa.
Pode clicar aqui para continuar a ler esta reflexão de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje.

quinta-feira, maio 27, 2010

IX Festival da Cereja

Programa:

  • Dia 29 DE MAIO

15:00H – Início da Feira:

Venda de Cereja

Mostra e venda de produtos de artesanato ligados à cereja

Local: Largo da Feira

Animação de Rua e Animação Musical

“RONCOS E CURISCOS” - Grupo de Música Popular Portuguesa

“BRIGADA 14 DE JANEIRO” - Grupo de Música Popular Portuguesa

21:30H – “ANDARILHOS” Grupo de Musica Tradicional Portuguesa

Local: Frente à Câmara Municipal

23:45H – Lançamento de Fogo de Artifício


  • Dia 30 DE MAIO

10:00H – Início da Feira:

Venda de Cereja

Mostra e venda de produtos de artesanato ligados à cereja

Local: Largo da Feira

Animação de Rua e Animação Musical

“MOSCA TOSCA” - Grupo de Música Tradicional Portuguesa

“QUINTAROLAS” - Grupo de Música Tradicional Portuguesa

14:00H – “BARCA DOS CASTIÇOS” - Grupo de Música Portuguesa

15:00H – “HISTÓRIAS DE ENCANTAR NA TERRA DAS CEREJAS” - Cortejo Temático

17:00H - “O KARROSSEL” - Grupo de Música Portuguesa

18:30H – Final da Feira

Lançamento de Morteiros

Nota: Durante estes dois dias, há comboios especiais de S. Bento/Campanhã-Ermida e vice-versa. As ligações de e para a Ermida são garantidas pela empresa JoaltoDouro.


Infelizmente, a cereja parece não abundar. Ontem, no Continente de Coimbra, o preço/Kg era 6€99.

terça-feira, maio 25, 2010

segunda-feira, maio 24, 2010

Parabéns Ivo pelos teus 21 anos!

Homem morreu no sábado na praia fluvial da ponte da Lagariça

João Sequeira Linhas, 56 anos, morreu, sábado à tarde, quando se refrescava na praia da Ponte da Lagariça, em S. Cipriano, Resende. O homem residente no Porto, mas natural de Cárquere, no mesmo Concelho, estava de fim-de-semana na sua terra natal para participar na peregrinação arciprestal à Senhora de Cárquere. Às 15h30 ( uma hora após ter almoçado), o homem decidiu tomar banho no rio Cabrum. Mal mergulhou na água, sentiu--se mal.
Segundo testemunhas ouvidas pelo CM, João Linhas ainda tentou agarrar-se a algumas pedras, mas ninguém o conseguiu salvar. Algumas pessoas que estavam no local ligaram de imediato para o INEM.
O helicóptero aterrou pouco depois num campo próximo da Ponte da Lagariça. Apesar da rápida intervenção do socorro, o homem foi retirado sem vida da água do rio Cabrum.

domingo, maio 23, 2010

Educação para o empreendedorismo na Escola Secundária de Resende: Apresentação dos projectos ligados à cereja

Decorreu na passada sexta-feira, dia 21 de Maio, no Auditório Municipal de Resende, a apresentação dos projectos da iniciativa de alunos e docentes da Escola Secundária Dom Egas Moniz, integrados no Plano Nacional de Educação para o Empreendedorismo( PNEE). Estiveram presentes, entre outras entidades, a Prof. Dulce Pereira, em representação do Sr. Presidente da Câmara Municipal, representante da DREN, Sr. Vereador Albano Santos, alunos participantes, docentes coordenadores, instituições parceiras e pais.
Todos os presentes ficaram surpreendidos pelas ideias inovadoras, entusiasmo e envolvimento conseguidos.
O tema dos vários projectos foi a cereja. E justifica-se, já que este é um fruto emblemático do concelho de Resende, cujo potencial económico e comercial ainda não está devidamente explorado. Os produtores e arrendatários limitam-se a apanhar as cerejas e a enviá-las rapidamente para os mercados. Ainda não existe um aproveitamento dos seus derivados, como por exemplo: almofadas e luvas de caroços, aguardentes, licores, geleias, compotas, cristalização, pezinhos de chá, cereja em calda, cereja em vácuo, perfumes... E ainda há muito a fazer no que concerne a caixas de transporte, uniformes de venda e quiosques.
O Plano Nacional para o Empreendedorismo, lançado pelo Ministério da Educação, pretende incutir atitudes que incentivem o espírito empreendedor e de iniciativa nos jovens. Esperemos que as ideias desenvolvidas pelos alunos e apoiadas e coordenadas pelos docentes da Escola Secundária tenham aplicação prática em iniciativas empresariais, que ajudem a promover o desenvolvimento do nosso concelho.
Parabéns, pois, aos alunos participantes e aos docentes coordenadores dos vários projectos e, muito em especial ao Dr. Adérito Lopes, coordenador geral desta iniciativa, que (esperemos) irá ter repercussões no futuro empresarial de Resende.
Programa

Hora

Actividade


09.30H









10.20H





11.00H



11.30H



12.30H


14.00H






15.00H






16.00H

Manhã

Sessão de Abertura

- Director

- Presidente da Câmara Municipal

- Coordenando EAE

- Representante da DREN

- Coordenador PNEE – DGIDC

- Bic e net

- CERANIMA

Apresentações

- Coordenador PNEE – Apresentação do Projecto

- 1º Kerasion

- 2º AROMAS DE RESENDE

- 3º PASTELARIA CEREJA

- TEA BREAK (Pausa para apreciação dos chás de pé de cereja e dos bolos de cereja, elaborados pelos projectos Kerasion; Aromas de Resende e Pastelaria Cereja)

- 4º CERCAIXARES

- 5º DESIGNCAIXA

- 6º Projecto: PÉROLA DE RESENDE

- Interrupção para almoço

Tarde

- CERANIMA

Apresentações

- 7º Qtª PEDAGÓGICA

- 8º HIDROCREME

- 9º LUVARELAX

- 10º SABORES SEM FRONTEIRAS

(Pausa para apreciação do gelado de cereja, elaborado pelo projecto Sabores sem fronteiras)

- 11º CERPRO – CARIMBOS

- 12º ROTA DA CEREJA

- 13º Projecto: CERESENDE (Site do Projecto do PNEE)

- ENCERRAMENTO




Nota: A foto refere-se à apresentação dos projectos na Escola.

sábado, maio 22, 2010

Bento XVI em Portugal - 1

Fica aí o que, na minha perspectiva pessoal - as visões puras e neutras não existem -, o Papa disse de essencial na visita ao País. Retomarei o tema, em jeito de balanço, no próximo sábado.
Assim começa o artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, maio 21, 2010

HISTÓRIAS DE UMA VIDA...NA PANCHORRA: Chamo-me Serafim Pinto e nasci na Talhada há 82 anos

Mensalmente, é dada voz, transcrita para o Jornal de Resende, a uma pessoa de uma determinada freguesia (esperamos fazer a ronda pelas 15 freguesias do concelho), onde a mesma dá conta do seu percurso pessoal e profissional e faz o relato de factos interessantes ocorridos durante a vida. Aqui é contada a história de Serafim Pinto, da Talhada.

quarta-feira, maio 19, 2010

Escola Secundária Dom Egas Moniz adere ao projecto Empreendedorismo: Cereja de Resende é o tema de inspiração

A Escola Secundária Dom Egas Moniz, em Resende, apresenta publicamente, no dia 21 de Maio, no Auditório Municipal de Resende, o projecto “Investir no Futuro” no âmbito do Programa Nacional para o Empreendedorismo (PNEE), lançado pelo Ministério da Educação e pela Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular a toda a comunidade escolar e resendense.
A Escola Secundária Dom Egas Moniz aderiu ao PNEE de forma a envolver os alunos, professores e comunidade num projecto que fosse ao encontro de interesses comuns e simultaneamente aglutinador. A cereja é um produto de inspiração, é a marca da região, o principal chamariz turístico do concelho de Resende e um valor acrescentado no tecido económico local. A sua promoção é vista como um factor positivo.
Para além dos alunos o projecto envolve, ainda, vários parceiros: ACER (Associação de Cerejas de Resende), APROCER (Associação de Produtores de Cerejas de Resende), Embalagens Namora, Câmara Municipal de Resende e duas entidades especializadas NET Porto e Bic Minho.
O projecto que se baseia na máxima “Aprender-Fazendo” implica que o aluno faça todo um trabalho de casa de pesquisa e organização para posteriormente pôr em prática. A iniciativa tem um tempo de execução de quatro anos e engloba ideias inovadoras e empreendedoras como linhas de cosméticos, termalismo, pontos de venda personalizados, compotas, chás, caixas gourmet e sitio electrónico.
Numa linha geral o projecto pretende que as escolas desenvolvam iniciativas, com a intenção de incutir na comunidade educativa competências e atitudes que incentivem o espírito empreendedor e de iniciativa como forma de responder aos desafios futuros do desenvolvimento da União Europeia no que concerne à competitividade.
O Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Resende

terça-feira, maio 18, 2010

Festa cá em casa

Foi há 17 anos e veio em clima de grandes gargalhadas. E tanto assim é que as enfermeiras diziam que ainda não estava para já. Ouvi o sinal do noticiário das vinte e uma. Pouco minutos depois nascia a Filipa. Gritei para o médico e a enfermeira que viessem já. E assim foi.
Perguntado a que horas nasceu, respondi: ponha aí 21h00, a hora do início do telejornal. Sintoma da minha mania por ver e ouvir noticiários.
É a alegria da casa. Foi a terceira grande prenda.

Junta de Freguesia de S. João de Fontoura apoia a instrução de processos relativos a recursos hídricos/exploração de águas

A Junta de Freguesia de S. João de Fontoura assinou, em 12 de Maio passado, um protocolo com a Administração da Região Hidrográfica do Norte, permitindo assim ajudar os fontourenses a instruir os processos de pedidos de autorizações, licenças e concessões relativos a recursos hídricos/exploração de águas nos seus terrenos. Com esta iniciativa, evitam-se as deslocações ao Porto, com os custos e perdas de tempo inerentes.
No dia 21 de Maio, técnicos da ARH Norte, deslocaram-se a São João de Fontoura para promoverem nova acção de formação aos membros da Junta, no sentido destes actualizarem os conhecimentos técnicos, e facilitar ainda mais a organização dos processos, que terão de ser entregues até 31 de Maio de 2010, para todas as utilizações com motores de extracção de água, com potências iguais ou superiores a 5 cv e todas aquelas posteriores a 2007. Com a formação agora desenvolvida, a Junta de Freguesia passa a trabalhar directamente na plataforma informática da Administração da Região Hidrográfica do Norte, entidade que superintende a nossa região. A autarquia de São João de Fontoura, passa a estar também em condições de prestar novos serviços online, como por exemplo os pedidos de informação prévia, necessários para as novas explorações. De acordo com os técnicos da ARH Norte, esta iniciativa da Junta, reveste-se da maior importância para as populações, na medida em que, ao promover mais este serviço de proximidade vai ao encontro das necessidades das pessoas, principalmente das mais idosas e das que têm maior dificuldade em lidar com as novas tecnologias e com a burocracia que um processo desta natureza implica.

segunda-feira, maio 17, 2010

Para os alunos do 9.º ano e dos Cursos de Educação e Formação da Escola Secundária

Clique no cartaz para ampliar.

Nossa Senhora de Cárquere: 4.º Domingo de Maio de 2010

22 de Maio-Sábado/Festa da Catequese
10h00-Procissão em direcção à Igeja
10h30-Missa e Sermão na Igreja Paroquial (Cerimónia da 1.ª Comunhão/Cerimónia de entrega de Avé Maria-Pai Nosso-Bem-Aventuranças)
16h00-Grandioso leilão com animação musical
21h00-Missa e Sermão a Nossa Senhora
22h00-Tradicional Procissão de Velas (No final será queimada uma vistosa partida de fogo de artifício)
23 de Maio-Domingo/Peregrinação
08h00-Missa na capela de Santa Luzia e Procissão em direcção à Igreja
09h30-Chegada de S. Ex.ª Rev.ª o Senhor Bispo junto ao Mosteiro
10h00-Organização das procissões nos locais tradicionais
10h30-Início das procissões das freguesias do concelho (Durante a procissão serão cantadas as ladainhas de Todos os Santos, pedindo a protecção divina para os campos e culturas)
11h00-Missa campal
17h00-Procissão do Santíssimo
Nota: O dia será abrilhantado pelas afamadas bandas de música "A Nova" e "A Velha" de S. Cipriano)
Durante toda a semana que antecede o 4.º Domingo, há pregação.