quarta-feira, março 31, 2010

Boas notícias do Eng. António Borges

DV - Chegar a Resende ainda é uma tarefa complicada. O que está previsto em termos de acessibilidades?
AB - Neste momento temos um protocolo com a Estradas de Portugal e a Câmara está hoje a elaborar o projecto de execução da ligação de Resende a Bigorne, isto é, à A24. Temos tido uma abertura como nunca tivemos por parte da Estradas de Portugal e do Governo e esse protocolo, que obriga a que a autarquia tenha a obrigação de executar o projecto e de executar a prospecção geotécnica, poderá permitir que ainda este ano tenhamos boas notícias em relação a essa via. Trata-se de uma das apostas deste mandato.
Eis a resposta (que me interessa sobremaneira) do Eng. António Borges ao Diário de Viseu, cuja entrevista pode ler aqui. Nela são referidos as obras e investimentos previstos para o concelho de Resende até 2013.

segunda-feira, março 29, 2010

Festa da Cerejeira em Flor


















A tradição mantém-se. A festa da cerejeira em flor tem o epicentro em Paus. Este ano teve um programa alargado, com a realização, no passado sábado, do Passeio com Motos2 e 4 Rodas "Na Rota das Cerejeiras em Flor", que contou com a presença de 20 "máquinas". Os participantes tiveram oportunidade de alcandorar encostas e visitar locais nunca dantes alcançados. Ao fim da tarde, teve lugar a entrega de certificados de participação, cuja cerimónia teve a presença dos vereadores Dulce Pereira e Albano Santos. Seguiu-se um convívio com a população durante o qual foi servido um delicioso porco no espeto, oferecido pela Junta de Freguesia de Paus.
Ontem, domingo, durante a tarde, decorreu a actuação dos Ranchos Folclóricos e Etnográficos de S. Pedro de Paus, de Santa Maria de Cárquere e de S. Miguel de Anreade. Decorrido este ponto alto do programa, cuja organização pertenceu ao Rancho de Paus, seguiu-se a actuação de um grupo de concertinas. Durante todo o dia, vários artesãos tiveram oportunidade de expor os seus artigos/produtos.
Refira-se ainda que o programa deste ano teve mais um atractivo, que consistiu na instalação de um insuflável, que fez as delícias da miudagem.






sábado, março 27, 2010

A pedofilia na Igreja Católica

"Não se pode estabelecer uma relação inequívoca de causalidade entre celibato e pedofilia, até porque há também muitos casados, até pais, que abusam sexualmente de menores. Mas também não se poderá desvincular totalmente celibato obrigatório e pedofilia, sobretudo quando, para chegar a padre, se foi educado desde criança ou adolescente num internato, aumentando o risco de uma sexualidade imatura".
Eis um excerto do artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, março 26, 2010

Festa da Cerejeira em Flor (Paus)

Dia 27 (sábado)- 1.º Passeio "Na Rota da Cerejeira em Flor" em Moto2 e 4 Rodas:
09h00-Início do Passeio
12h30-Almoço
14h30-Continuação do Passeio
17h00-Final
Inscrições: 965 139 340; e-mail: fpaus@live.com.pt
Organização: Junta de Freguesia de Paus
Apoios: Rancho de Paus e Câmara Municipal de Resende
Apoio Técnico: Momentos Livres (http://www.mlaventura.com/)
Dia 28 (domingo)
14h30- início da actuação dos Ranchos Folclóricos e Etnográficos de S. Pedro de Paus, de Santa Maria de Cárquere e de S. Miguel e de um grupo de concertina
Organização: Rancho Folclórico e etnográfico de S. Pedro de Paus e Federação do Folclore Português
Apoios: Junta da Freguesia de Paus, Câma Municipal de Resende e apoios de empresas locais

Ténis de Mesa no Pavilhão do Externato D. Afonso Henriques


quinta-feira, março 25, 2010

Projecto "Limpar Portugal" contou com Resende




As freguesias de Resende e Felgueiras juntaram-se à iniciativa Limpar Portugal e, no dia 20 de Março, entre as 9h00 e as 13h00, deitaram “Mãos à obra! Limpar Portugal!”, com o apoio da Câmara Municipal de Resende e da Junta de Freguesia de Felgueiras. Este projecto consistiu em limpar num só dia as lixeiras de Portugal, produzidas por aqueles que são menos sensíveis à preservação do meio-ambiente.
Apesar do esforço camarário em manter Resende limpo, ainda se verificam alguns locais que estão a degradar a imagem do concelho. Assim os dois grupos juntaram-se em dois pontos do concelho, junto à capela da Sra. do Viso, em Resende, e S. Cristóvão, em Felgueiras.
O grupo de Resende contou com 37 elementos (27 escuteiros, 9 estudantes do Externato D. Afonso Henriques, e 1 funcionário da Câmara Municipal de Resende).
O grupo de Felgueiras contou com 5 elementos do Grupo de Jovens de Felgueiras, com o apoio da Junta de Freguesia.
Aos dois grupos juntaram-se 2 GNR do NPA – Núcleo de Protecção Ambiental de Lamego, que para além de algumas informações úteis contribuíram activamente na recolha de lixo. Sendo assim no total estiveram envolvidos 44 elementos no Concelho de Resende e juntos entregaram no aterro sanitário uma tonelada e meia de lixo.
Temos consciência que muito ficou ainda por limpar, no entanto, agrada-nos sentir e saber que contribuímos para que a paisagem ficasse “um pouco melhor do que a encontramos” e fizemos a diferença.
Agradecemos o apoio da Câmara Municipal de Resende e da Junta de Freguesia de Felgueiras, bem como de todos os participantes e que a iniciativa se repita em cada gesto diário de preservação do ambiente.
Artigo elaborado pelo Coordenador Concelhio
Jorge Jesus Ferreira

quarta-feira, março 24, 2010

Boa disposição na visita à Feira do Livro da Escola Secundária




Alguém se lembrou de provocar os portistas no momento da visita do Governador Civil de Viseu à Feira do Livro, (atiçado talvez pelo "equipamento azulado" de alguns elementos). Mas o Eng. António Borges, de resposta em riste, não desarmou: "Isso passou-me tudo ao lado; toda a minha atenção esteve voltada para o jogo de andebol entre O FC Porto e o ABC de Braga, que decorreu este fim de semana no Pavilhão de Anreade".

Governador Civil de Viseu visitou Feira de Orientação Vocacional na Escola Secundária








Aproveitando a sua deslocação a Resende para se inteirar do andamento da construção do novo Quartel da GNR e presidir à consignação das obras de ampliação e requalificação da sede do bombeiros, o Governador Civil de Viseu visitou ontem, pelas 11h00, a Feira de Orientação Vocacional e Profissional, a decorrer na Escola Secundária Dom Egas Moniz, tendo "passado em revista" todos os expositores e conversado com os respectivos responsáveis. Visitou também a Feira do Livro e tomou contacto com outras actividades que entretanto estavam a decorrer. Mostrou também interesse em conhecer o programa cultural.
A comitiva integrou o comandante distrital da Protecção Civil, Presidente da Câmara Municipal de Resende, Vereadores, Presidentes de Junta e outras autoridades e responsáveis, o que serviu para dar visibilidade a esta Feira.

terça-feira, março 23, 2010

Escola Secundária em semana cultural e de orientação vocacional


















Foi em clima de festa que abriu ontem a Semana Cultural da Escola Secundária Dom Egas Moniz. A sessão solene teve lugar no Auditório Municipal, com início às 09h30, tendo contado com a presença de muitos jovens e de alguns convidados. O Director, Dr. Antóni0 Alberto Carvalho, condensou bem a riqueza das múltiplas propostas e actividades desta Semana ao apelar aos alunos para que aproveitem as oportunidades que a mesma irá oferecer e fazendo votos para "estejam à altura, quando forem avaliados, do esforço que a Escola está a fazer". Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal, Eng. António Borges, relembrou as novas exigências de um mundo em mutação para as quais os jovens se têm de preparar. "A nossa preocupação, enquanto Câmara Municipal, não é tanto fazer isto ou aquilo, mas dotar a nossa sociedade de instrumentos para o desenvolvimento do potencial humano de forma a responder ao emprego e a encontrar trabalho", afirmou ainda.
O aperitivo foi servido, logo a seguir, pela Escola de Formação Social e Rural de Lamego, com uma divertida animação teatral, e pela actuação da Tuna Feminina do ISAG (Instituto Superior de Administração e Gestão-Porto).
De seguida, foi a Arruada, a cargo desta Tuna, até à Escola Secundária, onde, pelas 11h00, se procedeu à inauguração da Feira de Orientação Vocacional e Profissional, com a participação de inúmeras entidades e respectivas ofertas educativas e de formação (Universidade do Minho, Universidade Católica, Universidade Fernando Pessoa, Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior Paula Frassinetti, Instituto Piaget (Viseu), Instituto Superior da Maia, Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra, Escola Profissional de Lamego, Escola Superior de Formação Social e Rural de Lamego, Escola Profissional de Nervir (Vila Real), Escola Profissional de Arqueologia (Marco de Canaveses), GNR, Exército...Pelas 11h30, numa tenda gigante, um mini-circo patrocinado pela Junta de Freguesia de Resende, mostrava as suas habilidades, acrobacias, hipnotismo e outras artes mágicas. Entretanto, desde as 09h00, decorria uma Feira do Livro, na Biblioteca, que se prolongará por toda a semana.
Cá fora, o ambiente era de festa. Com a Tuna junto do recinto de entrada, a associação de estudantes montou um pequeno stand com sumos, sandes, fruta...
À tarde, logo a partir das 13h30, quem desse um saltinho ao Pavilhão Gimnodesportivo de Resende deparava-se com um ambiente febril de grupos de alunos/atletas a tentar introduzir a bola nos diversos cestos no âmbito do Torneio Compal Air 3x3. Entretanto, no espaço do palco do Polivalente da Escola, tiveram lugar as Comunicações de várias instituições educativas presentes, onde os estudantes puderam tomar contacto e fazer perguntas sobre a oferta de cursos, condições de ingresso, empregabilidade, propinas, existência de residências, oferta de actividades desportivas e outras...Com a progressiva diminuição da procura de estudantes no acesso ao ensino superior, nota-se alguma sedução por parte das instituições educativas junto dos alunos do 9.º ano e Secundário para cativar e interessar jovens.
Hoje, a grande atracção veio do Regimento 13 de Vila Real que instalou no recinto traseiro da Escola uma torre de manobras para exercícios de escalada e rapel, onde os mais corajosos puderam pôr à prova a coragem e aptidões físicas.
E a comissão organizadora desta iniciativa, capitaneada pelo Prof. Paulo Sequeira, não dará tréguas ao aparecimento de novas actividades, num convite constante à novidade e à surpresa. Assim, ainda haverá lugar a peças de teatro, a actividades em laboratório aberto pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, demonstrações pela GNR, cinema, feira de crepes e até massagens (pelos/as alunos/as do Curso de Termalismo).
Esperam-no também duas exposições: "No limite do Corpo Humano" (Polivalente) e "Caldas de Aregos 1908/1913-Paisagem em Mutação" (Biblioteca)
Sobram ainda outros motivos para visitar a Escola Secundária. Experimente. Logo à entrada ficará rendido à simpatia do Secretariado da Feira, disponível para o/a acompanhar e orientar.








domingo, março 21, 2010

Festa da Cerejeira em Flor

Dia 27 de Março (sábado)
10h00- Passeio Todo Terreno (Na Rota das Cerejeiras em Flor).
-Inscrições: 965 139 340
Dia 28 de Março (domingo)
10h00-Início da Mostra de Produtos Artesanais
14h30-Animação Musical
Actuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus
Actuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere
Actuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade
Actuação de Grupo de Concertinas

Começa amanhã

Tendo como tema de fundo a Feira de Orientação Vocacional e Profissional, a abertura é às 09h30, seguindo-se um programa variado com animação cultural, actuação de tunas, actividades desportivas, feira do livro, presença de Escolas Profissionais, Institutos Politécnicos, Universidades, Exército, concursos e exposições. Vai ser assim toda a semana.
Um programa cultural como nunca se viu em Resende. A não faltar.

sábado, março 20, 2010

Religião e saúde

No quadro da "medicina psicossomática", é sabido hoje, por exemplo, que o stress ou a solidão podem contribuir para aumentar a tensão arterial. Foi assim que se começou a estudar também a fisiologia da meditação para compreender a influência do espírito sobre o corpo. Na sua obra The Spiritual Brain, Beauregard cita 158 estudos médicos sobre o efeito da religião na saúde, concluindo que 77% fazem menção de um efeito clínico positivo. Um estudo mostrou que os "adultos mais idosos que participam em actividades religiosas pessoais antes do aparecimento dos primeiros sinais de handicap nas actividades do quotidiano têm mais esperança de vida do que os que o não fazem".
Eis um excerto do artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje, que pode ler aqui.

quinta-feira, março 18, 2010

Testemunhos e perfil do Prof. José Dias Gabriel

A propósito da entrega do Prémio de Mérito Carreira ao Prof. José Dias Gabriel, é traçado aqui um breve perfil e currículo do homenageado e apresentado um vídeo com diversos testemunhos.

quarta-feira, março 17, 2010

Associação de Caçadores das Quelhas organizou mais uma montaria

Pode ler aqui a notícia relativa à última montaria organizada pela Associação de Caçadores das Quelhas, publicada no número de Fevereiro último do Jornal de Resende.
Já agora dê uma vista de olhos pelo site desta associação, linkado ao lado neste blogue.

terça-feira, março 16, 2010

Operação "Limpar Portugal"

É uma operação, que se realizará no próximo sábado, dia 20, tendo tido origem na Estónia, onde num só dia, a 3 de Maio de 2008, foram recolhidos dez mil toneladas de desperdícios. Tem o alto-patrocínio da Presidência da República, contando com o apoio do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente, da GNR, do Ministério do Ambiente, do Corpo Nacional de Escutas, da Associação de Escoteiros de Portugal, da Igreja Católica, de diversas universidades e de inúmeras empresas, associações, instituições e de "órgãos de poder".
Já se encontram inscritas cerca de 40.000 pessoas. No nosso concelho, esta iniciativa terá lugar na Nossa Senhora do Viso (Resende) e em S. Cristóvão (Felgueiras), iniciando-se às 09h30 e terminando às 16h00. O grupo de Resende será coordenado por Jorge Ferreira (Escuteiro) e o de Felgueiras por Marcos Jacinto (Presidente da Junta).
A Câmara Municipal apoiará esta operação através do transporte do lixo e a disponibilização de sacos de lixo e luvas descartáveis.
As pessoas interessadas em colaborar poderão fazê-lo contactando o Agrupamento de Escuteiros de Resende, o Externato D. Afonso Henriques ou a Junta de Freguesia de Felgueiras.
No dia seguinte, dia 21, o Agrupamento de Escuteiros de Resende continuará a lutar pelo ambiente através da iniciativa "Plantar Portugal".

domingo, março 14, 2010

Jornal Dom Egas

Clique aqui (site da Escola Secundária Dom Egas Moniz, "linkado" neste blogue) para ler o jornal desta Escola, acompanhando o dinamismo deste estabelecimento de ensino.
Já agora clique no blogue do Director, António Alberto R. Miranda de Carvalho, que sintética e despretensiosamente nos coloca a par e passo do que em termos de educação acontece na sua escola e dos projectos, acontecimentos e outras dinâmicas com repercussões na mesma.

sábado, março 13, 2010

Ulisses e Abraão

Num mundo global cada vez mais multicultural e multirreligioso, é urgente repensar a identidade sempre a caminho, no quadro de múltiplas pertenças, e, para lá do multiculturalismo e do multirreligioso, que sublinham o "multi", avançar para o diálogo intercultural e inter-religioso, sublinhando o prefixo "inter", que implica um caminho de interacções múltiplas, sendo a identidade mais uma meta do que um ponto de partida, num horizonte que sempre se desloca na medida em que se marcha para ele. O seu símbolo é mais Abraão do que Ulisses.
Assim termina o artigo de Anselmo Borges, publicado no DN de hoje que pode ler aqui.

sexta-feira, março 12, 2010

Resende tem estádio interdito por 1 jogo

O Estádio Municipal de Fornelos, casa do Grupo Desportivo de Resende, sofreu interdição de 1 jogo oficial depois de alegadas agressões no encontro entre aquele clube e o Ferreira de Aves, a contar para a zona Norte da 1.ª Distrital da AF Viseu.O jogo foi recheado de casos e até levou a Direcção do clube a emitir um comunicado, ontem, repudiando o comportamento da equipa de arbitragem e as provocações de um jogador da equipa adversária.
Do jogo, segundo se pode ler em comunicado do Conselho de Disciplina da AF Viseu, resultaram ainda processo disciplinar ao Resende e uma multa de 250 euros. Os dirigentes Álvaro Almeida (presidente) e Carlos Monteiro foram ainda suspensos por 15 dias, cada um, e multados em 50 euros por "protestarem ou adoptarem atitude incorrecta para com os elementos da equipa de arbitragem". No que toca a jogadores, Paulo Costa tem processo disciplinar a decorrer e foi suspenso preventivamente enquanto José Pinto levou 1 jogo de suspensão.
Contactado pelo Diário de Viseu, o presidente do Resende, Álvaro Matos, referiu ter sido um jogo 'muito estranho'.
"Foi um jogo muito estranho porque o Resende não precisava deste jogo para nada, nem sobe nem desce. Não sei porque nos trataram assim. Não sei o que o árbitro escreveu no relatório mas para o nosso estádio ser interdito só podem ser mentiras. Nós a seguir jogamos com o Castro Daire e este árbitro é de lá. Não quero com isto dizer que ele tivesse feito de propósito para beneficiar aquele clube mas é, no mínimo, estranho".Quanto à interdição do Estádio Municipal de Fornelos, o dirigente garante não ter visto agressões.
"Não vi qualquer agressão ou outra situação assim tão grave que pudesse interditar o campo. A única coisa que aconteceu fora do comum foi quando a assistência, ao devolver a bola para o campo, acertou no auxiliar, mas nada de especial".
Álvaro Matos revelou ainda que o jogador Paulo Costa apresentará queixa contra os árbitros por considerar ter sido agredido.
"O Paulo foi empurrado por um dos auxiliares, não percebo porque está ele suspenso".O Resende ficará assim impossibilitado de realizar a penúltima jornada do campeonato no seu campo que seria, igualmente, a despedida do histórico Estádio de Fornelos, uma vez que na próxima época o clube já terá à disposição o novo Complexo Desportivo com relvado sintético.
(Notícia transcrita do Diário de Viseu, de 12-03-2010)
Pode ler aqui a versão do Presidente da Direcção do Grupo Desportivo de Resende.

Dragões com Tradição: Rojões na Casa de Resende do FCP

A Casa do FCP leva a efeito, no próximo sábado, dia 2o de Março, um jantar com rojões, que terá início pelas 20h00. Nessa noite, proceder-se-á à entrega dos troféus do 17.º torneio da sueca.

Casa de Resende do SLB participa no 1.º Torneio Mundial da Sueca

As Casas do Benfica estão a receber o 1.º Mundial da Sueca. A final deste torneio acontecerá no dia 18 de Julho, no Pavilhão Império Bonança, e terá honras de transmissão em directo na Benfica TV.
A Casa de Resende irá participar, podendo os sócios inscrever-se na mesma.