domingo, fevereiro 28, 2010

Rui Rebelo e Sandro Lage demitem-se do cargo de treinadores do Resende

Pelos motivos abaixo referidos e por outros, que pode ler aqui , o Prof. Rui Rebelo e o seu colaborador apresentaram a sua demissão de treinadores do GDResende. Está tudo muito bem explicado no blogue Desporto.
"Época 2009/2010 (até jornada 17)
- na 1ª jornada ganhámos em Nespereira sem 3 jogadores importantes (Ricardinho, Esteves e Ferro) porque não foram inscritos atempadamente;
- o nosso terreno de jogo está constantemente por passar/alisar antes da competição (é o único campo futebol do distrito onde isso acontece);
- inexistência de equipamentos de treino (equipamento é dos jogadores e a lavagem dos mesmos está igualmente a seu cargo);
- inexistência parcial de fatos-de-treino para os suplentes;
- inexistência de equipamento alternativo, o que obrigada a usar 1 de pequenas dimensões que foi noutras épocas dos Iniciados (os calções não servem aos jogadores todos);
- por vezes, ausência das bolas no estádio à hora do início da Unidade de Treino (causa muitos constrangimentos na metodologia utilizada, onde a bola, até no aquecimento, está presente);
- equipamento de jogo constantemente deficitário (meias rasgadas...);
- holofotes do estádio não funcionam na zona das balizas;
- estes aspectos, associados a outros, fazem com que a média de jogadores presentes no treino de 4ª feira seja aproximadamente de 9 atletas (já chegou a não haver treino por estarem presentes apenas 4 jogadores);
- num jogo em casa, só houve 14 pares de meias para os 18 jogadores, os suplentes forneciam as meias uns aos outros sempre que iam aquecer;
- também já aconteceu os jogadores terem de tomar duche de água fria;
- no recente jogo com o Alvite, até o saco de massagista desapareceu o que deixou alguns jogadores sem o seu habitual aquecimento muscular periférico".

sábado, fevereiro 27, 2010

O diabo do poder

A tentação maior da Igreja é a do poder: poder social e político, controlo das consciências, imposição das suas normas aos não crentes, aceitação de uma religiosidade mágica e milagreira...

"A última tentação de Cristo", na cruz, não foi, como sugeriu M. Scorsese, casar com Maria Madalena, mas descer da cruz. Não cedeu. Deus não livra da finitude nem, consequentemente, da morte.

Assim termina o artigo de Anselmo Borges, publicado hoje no DN, que pode ler aqui.


sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Montaria ao javali na serra de Montemuro

O Clube de Caça e Pesca de S. Cristóvão, dirigido por Francisco Rodrigues Rocha, com sede em Felgueiras, leva amanhã a efeito uma montaria ao javali. Refira-se que esta associação abarca as freguesias de Felgueiras, Feirão, Panchorra e Ovadas.

quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Palestra para pais no Externato D. Afonso Henriques

Clique nos cartazes para ampliar.

Notícia relativa à homenagem a Mons. Carlos Resende








Pode ler aqui o desenvolvimento da notícia relativa à homenagem a Mons. Carlos Resende, que ocorreu no passado dia 13 deste mês, em Cinfães, por ocasião do centenário do seu nascimento. O seu autor é A. Cândido Teixeira.

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Exposição sobre Caldas de Aregos na Escola Secundária

Esta exposição, inserida nas comemorações do centenário da implantação da República, tem por base o trabalho de investigação do Prof. Paulo Sequeira, da Escola Secundária de Resende, e do Prof. Pedro Ferreira, vertido em livro ("Douro-Memórias das Caldas de Aregos").
Graças ao labor e dedicação destes dois conterrâneos, temos agora a oportunidade de rever este valiosíssimo espólio, que marca uma época. A não perder, até ao próximo dia 26 de Março, na Biblioteca da Escola Secundária.

domingo, fevereiro 21, 2010

Discurso de homenagem a Mons. Carlos Resende

Pode ler aqui o discurso do Dr. Adão Sequeira, proferido no passado dia 13 de Fevereiro, em Cinfães, de homenagem a Monsenhor Carlos Resende, no centenário do seu nascimento, a que se associaram com a sua presença três bispos (Lamego, Aveiro e resignatário de Bragança e Miranda) , muitos sacerdotes e ex-alunos e vários autarcas. Refira-se que Mons. Carlos Resende, natural de Cinfães, foi uma notável figura da Igreja, Reitor do Seminário de Lamego, que influenciou várias gerações de padres e seminaristas.

sábado, fevereiro 20, 2010

Haiti. Onde estava Deus? (2)

O teólogo A. Torres Queiruga pergunta se não é contraditório pretender pensar um mundo finito sem mal. Face ao mal, que atinge crentes e não crentes, todos têm de viver e justificar a sua fé. E Hans Küng, que reconhece que o mal parece ser "a rocha do ateísmo", pergunta, com razão, na sua última obra Was ich glaube (A minha fé): "O ateísmo explica melhor o mundo" do que a fé em Deus? "No sofrimento inocente, incompreensível, sem sentido, a descrença pode consolar? Como se a razão descrente não encontrasse também neste sofrimento o seu limite! Não, o antiteólogo não está aqui de modo nenhum melhor do que o teólogo."
Assim termina a crónica semanal de Anselmo Borges no DN de hoje, que pode ser lida aqui.

sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Flor Silvestre

A apresentação deste livro de poesia (2.º do autor) terá lugar amanhã, dia 20 de Fevereiro, pelas 15h30, no Auditório do Museu Municipal, e será feita pelo Sr. Dr. Joaquim Correia Duarte.
Refira-se que Henrique Saraiva, nascido em Miomães, em 10 de Março de 1922, pretende com esta obra homenagear a sua mulher, mãe dos seu sete filhos.

Cinema no Auditório Municipal de Resende


É uma óptima iniciativa do Pelouro da Cultura da Câma Municipal, que dá oportunidade aos resendenses de ver filmes recentes e muito interessantes. A oferta para Fevereiro poderá ser consultada aqui. Hoje, à noite (21h30), não perca "SherlocK Holmes", uma nova abordagem ao mais famoso personagem de Arthur Conan Doyle.

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Em tempo de desprendimento e austeridade

Em consonância com a natureza ( na serra de Montemuro, junto a Feirão, e em Quintãs de Paus)

segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Carnaval em Paus

















Não teve a presença de vedetas brasileiras nem artistas de telenovelas. Não teve apoios institucionais nem patrocínios. Não organizou um programa de ensaios, para que nada falhasse.
Ligado ao rancho de Paus, foi constituído um grupo de voluntários, angariador de fundos, que esteve no "terreno" desde os inícios de Janeiro. Foram bem recebidos, conseguindo verbas para contratar um animador musical e para oferecer um lanche à população. De resto, os verdadeiros artistas foram os participantes e os fautores das quadras dos testamentos do compadre e da comadre. Pela sua genuinidade, espera-se que esta iniciativa cresça para contrabalançar com as "mesclas plastificadas" e sem raízes nas tradições do concelho.
Ainda tenho bem presente um Carnaval da minha infância em Paus, em que uma comadre percorreu a freguesia num carro de vacas, invectivando, descobrindo carecas ou dirigindo verrinosas críticas a quem se foi pondo a jeito. "Cus novos" eram frequentes e até obrigatórios. Bailes abundavam por Fazamões e Córdova.
O tempo, ontem, estave frio. Mas a animação foi muita. Às 14h15, um grupo começou a percorrer algumas aldeias da freguesia numa camioneta de caixa aberta, a recordar e a animar a malta, "puxando-os"para a trupe. Por volta das 15h00, iniciava-se o cortejo, a partir dos Carvalhos rumo à sede do rancho, cada qual primando com o melhor traje, adereços e máscaras. A primeira a comparecer veio do Hospital, desempenhando o papel de uma jovem mãe, com um bebé postado num carrinho e já "prenhe" de outro (o Abílio é sempre um grande folgazão!). Mas a grande vedeta, vestida a preceito e muito luxuriosa, foi a noiva. Não faltaram pretendentes ao Rogério...
Às 15h30, deu-se início ao convívio, com o animador e artista convidado, Helder Mariano. O número de participantes superou as 250 pessoas, tendo comparecido gente das freguesias vizinhas (Felgueiras, S. João de Fontoura e S. Martinho de Mouros).























Para os poder ler clique nos dois cartazes da esquerda (testamento do compadre) e nos dois cartazes da direita (testamento da comadre)
Às 17h15, foram lidos os testamentos da comadre e do compadre, que despertaram muito interesse e desencadearam muitas gargalhadas. Muitos foram os visados nas suas críticas, mas ninguém levou a mal. O que todos querem é cada vez mais criatividade. O que não é fácil, pois os versos andam à volta de factos e gente da terra, não estando ninguém imune.
Momento alto foi a queima da comadre e do compadre, cujo início propagador do fogo teve lugar nas "partes baixas".
Seguidamente, teve lugar um lauto lanche. Ninguém precisou de jantar. E ainda cresceu muita comida. Depois, veio mais música. E muitos cus novos, como antigamente. Por volta das 20h00, terminou este Carnaval.
Como se diz em Paus, foi uma festa bonita, cujos organizadores estão de parabéns.














Neve em Montemuro

Continua a nevar na serra de Montemuro. A estrada Resende/S. Cristóvão/Feirão/Bigorne está interrompida. Em Paus, a neve começou a cair a partir das 08h30, mas já terminou. Um manto branco cobre as aldeias serranas do concelho (Fazamões, Vale, S. Pedro do Souto, Moumiz, Forjães, Felgueiras, Ovadas, Talhada, Panchorra, Feirão...)

Desfile de Carnaval de Loureiro

Clique no cartaz para ampliar.

domingo, fevereiro 14, 2010

Domingo gordo

Como já vem sendo hábito, o almoço de hoje foi nas Quintãs, para saborear a competente feijoada, confeccionada pela Maria dos Anjos. Os enchidos foram preparados e apurados pelos fumos da casa. A cabeçola veio de Moumiz, arrematada no leilão das ofertas para a capela. Uma delícia, que teve o acompanhamento de um Douro tinto.

Seminário de Resende festejou padroeira

O Seminário de Resende esteve hoje em festa, em homenagem da sua padroeira Nossa Senhora de Lurdes. Do programa constou, às 11h00, uma conferência, proferida pela Dra. Maria de Fátima Castanheira Baptista, sobre o tema Papel da família sobre o discernimento vocacional, celebração da Eucaristia às 12h15, presidida por D. Jacinto, Bispo de Lamego, almoço às 13h30, tarde recreativa, celebração mariana às 16h30 e encerramento.

Casa do FCP organiza baile de Carnaval

Amanhã, dia 15, pelas 21h30, a Casa dos Dragões em Resende leva a efeito o tradicional baile de Carnaval. Haverá música ao vivo com Elviro Correia. O melhor mascarado será premiado.
O lema é: "Traz a tua máscara e vem divertir-te".

Desfile de Carnaval dos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Resende

Amanhã, 2.ª feira, com início às 15h30 e com saída a partir da sede do Bombeiros Voluntários, tem lugar o desfile de Carnaval dos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Resende, tendo por tema "Povos e Cultura".

Escolas de Resende efectuaram desfiles de Carnaval

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Resende desfilaram, na passada sexta-feira, dia 12, à tarde, pelas principais ruas da vila, tendo por tema "Animar o património". Em Felgueiras, as crianças do Jardim de Infância e da escola do 1.º ciclo desfilaram pela aldeia, havendo no final um convívio no Centro Comunitário.
Por sua vez, alunos da Escola Secundária D. Egas Moniz organizaram uma festa nesse dia, com início às 21h30, com a presença dos DJ Pedro Costa e Revolução, tendo os interessados pago "2 máscaras".

sábado, fevereiro 13, 2010

Haiti. Onde estava Deus? (1)

Não há palavras suficientes e sobretudo suficientemente fortes para descrever a tragédia do Haiti: mais de duzentos mil mortos, mais de um milhão de desalojados, fome, pilhagens, órfãos sem conta, rapto de crianças, o desabar de um resto de Estado, o buraco negro e roto do futuro... O horror pura e simplesmente!

E muitos, alto ou lá no íntimo, gritaram: Onde estava Deus, onde está Deus no Haiti? A pergunta constantemente repetida ao longo da História: Onde estava Deus no Gólgota?, onde estava Deus no terramoto de Lisboa, no tsunami da Indonésia?, onde estava Deus em Auschwitz?...

Assim começa a reflexão de Anselmo Borges sobre tema em epígrafe, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.