Pelos motivos abaixo referidos e por outros, que pode ler aqui , o Prof. Rui Rebelo e o seu colaborador apresentaram a sua demissão de treinadores do GDResende. Está tudo muito bem explicado no blogue Desporto. domingo, fevereiro 28, 2010
Rui Rebelo e Sandro Lage demitem-se do cargo de treinadores do Resende
Pelos motivos abaixo referidos e por outros, que pode ler aqui , o Prof. Rui Rebelo e o seu colaborador apresentaram a sua demissão de treinadores do GDResende. Está tudo muito bem explicado no blogue Desporto. sábado, fevereiro 27, 2010
O diabo do poder
A tentação maior da Igreja é a do poder: poder social e político, controlo das consciências, imposição das suas normas aos não crentes, aceitação de uma religiosidade mágica e milagreira...
"A última tentação de Cristo", na cruz, não foi, como sugeriu M. Scorsese, casar com Maria Madalena, mas descer da cruz. Não cedeu. Deus não livra da finitude nem, consequentemente, da morte.
Assim termina o artigo de Anselmo Borges, publicado hoje no DN, que pode ler aqui.
sexta-feira, fevereiro 26, 2010
Montaria ao javali na serra de Montemuro
quinta-feira, fevereiro 25, 2010
Notícia relativa à homenagem a Mons. Carlos Resende


segunda-feira, fevereiro 22, 2010
Exposição sobre Caldas de Aregos na Escola Secundária
Esta exposição, inserida nas comemorações do centenário da implantação da República, tem por base o trabalho de investigação do Prof. Paulo Sequeira, da Escola Secundária de Resende, e do Prof. Pedro Ferreira, vertido em livro ("Douro-Memórias das Caldas de Aregos"). domingo, fevereiro 21, 2010
Discurso de homenagem a Mons. Carlos Resende
sábado, fevereiro 20, 2010
Haiti. Onde estava Deus? (2)
Assim termina a crónica semanal de Anselmo Borges no DN de hoje, que pode ser lida aqui.
sexta-feira, fevereiro 19, 2010
Flor Silvestre
A apresentação deste livro de poesia (2.º do autor) terá lugar amanhã, dia 20 de Fevereiro, pelas 15h30, no Auditório do Museu Municipal, e será feita pelo Sr. Dr. Joaquim Correia Duarte.Cinema no Auditório Municipal de Resende
quarta-feira, fevereiro 17, 2010
segunda-feira, fevereiro 15, 2010
Carnaval em Paus
Não teve a presença de vedetas brasileiras nem artistas de telenovelas. Não teve apoios institucionais nem patrocínios. Não organizou um programa de ensaios, para que nada falhasse.
Ainda tenho bem presente um Carnaval da minha infância em Paus, em que uma comadre percorreu a freguesia num carro de vacas, invectivando, descobrindo carecas ou dirigindo verrinosas críticas a quem se foi pondo a jeito. "Cus novos" eram frequentes e até obrigatórios. Bailes abundavam por Fazamões e Córdova.
O tempo, ontem, estave frio. Mas a animação foi muita. Às 14h15, um grupo começou a percorrer algumas aldeias da freguesia numa camioneta de caixa aberta, a recordar e a animar a malta, "puxando-os"para a trupe. Por volta das 15h00, iniciava-se o cortejo, a partir dos Carvalhos rumo à sede do rancho, cada qual primando com o melhor traje, adereços e máscaras. A primeira a comparecer veio do Hospital, desempenhando o papel de uma jovem mãe, com um bebé postado num carrinho e já "prenhe" de outro (o Abílio é sempre um grande folgazão!). Mas a grande vedeta, vestida a preceito e muito luxuriosa, foi a noiva. Não faltaram pretendentes ao Rogério...
Às 15h30, deu-se início ao convívio, com o animador e artista convidado, Helder Mariano. O número de participantes superou as 250 pessoas, tendo comparecido gente das freguesias vizinhas (Felgueiras, S. João de Fontoura e S. Martinho de Mouros).




Momento alto foi a queima da comadre e do compadre, cujo início propagador do fogo teve lugar nas "partes baixas".
Seguidamente, teve lugar um lauto lanche. Ninguém precisou de jantar. E ainda cresceu muita comida. Depois, veio mais música. E muitos cus novos, como antigamente. Por volta das 20h00, terminou este Carnaval.
Como se diz em Paus, foi uma festa bonita, cujos organizadores estão de parabéns.
Neve em Montemuro
domingo, fevereiro 14, 2010
Domingo gordo
Seminário de Resende festejou padroeira
Casa do FCP organiza baile de Carnaval
O lema é: "Traz a tua máscara e vem divertir-te".
Desfile de Carnaval dos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Resende
Escolas de Resende efectuaram desfiles de Carnaval
Por sua vez, alunos da Escola Secundária D. Egas Moniz organizaram uma festa nesse dia, com início às 21h30, com a presença dos DJ Pedro Costa e Revolução, tendo os interessados pago "2 máscaras".
sábado, fevereiro 13, 2010
Haiti. Onde estava Deus? (1)
Não há palavras suficientes e sobretudo suficientemente fortes para descrever a tragédia do Haiti: mais de duzentos mil mortos, mais de um milhão de desalojados, fome, pilhagens, órfãos sem conta, rapto de crianças, o desabar de um resto de Estado, o buraco negro e roto do futuro... O horror pura e simplesmente!
E muitos, alto ou lá no íntimo, gritaram: Onde estava Deus, onde está Deus no Haiti? A pergunta constantemente repetida ao longo da História: Onde estava Deus no Gólgota?, onde estava Deus no terramoto de Lisboa, no tsunami da Indonésia?, onde estava Deus em Auschwitz?...
Assim começa a reflexão de Anselmo Borges sobre tema em epígrafe, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

