segunda-feira, agosto 31, 2015

A propósito do fecho do tribunal de Resende: “António Costa prometeu-me que repunha” *

"(...) Porém, o socialista que dirige o município de Resende, um dos 20 que ficaram sem tribunal, garante que o seu camarada António Costa já lhe prometeu por duas vezes que iria “repor as funcionalidades dos tribunais”, desde que as respectivas autarquias estejam de acordo. “Assegurou-me pessoal e também publicamente, no final de Maio, que o faria”, revela Garcez Trindade.
* Transcrição do jornal Público de hoje.
Se o PS for governo, cá estaremos para avaliar no que esta promessa se traduz. 


sábado, agosto 29, 2015

Sobre as eleições *

*Crónica de Anselmo Borges, publicada hoje no DN, que pode ler aqui

sexta-feira, agosto 28, 2015

(Ex)citações de fim de semana

"Ninguém mais lamenta do que eu, apesar de não ser católico, o profundo abatimento a que o catolicismo chegou entre nós, pelos costumes do baixo clero e pela falta de instrução do episcopado. Ninguém o lamenta mais, porque, embora não creia ser actualmente o catolicismo a mais pura expressão do sentimento místico inerente em maior ou menor grau a todo o homem bem constituído, penso que para o comum da gente era muito melhor ser católica do que ser o que desgraçadamente é: um agregado de rebanhos de porcos, epicuristas ou simplesmente bestas". 
Carta (datada de Julho de 1886) de J. P. Oliveira Martins a Henrique de Barros Gomes

quinta-feira, agosto 27, 2015

Ténis de Mesa: Filiação de clubes para a época 2015/2016

Clique no cartaz para ampliar.

segunda-feira, agosto 24, 2015

Passeio anual da Casa de Resende do FCP

Clique no cartaz para ampliar.

domingo, agosto 23, 2015

Festas do Senhor do Calvário

Clique no cartaz para poder ler.

sábado, agosto 22, 2015

As mulheres nas religiões *

*Crónica de Anselmo Borges, publicada hoje no DN, que pode ler aqui

sexta-feira, agosto 21, 2015

(Ex)citações de fim de semana

"Afinal, tudo se alui e cai; mas, como disse o poeta, Sunt lacrimae rerum et mentem mortalia tangunt; e eu tenho passado a vida a professar teoricamente uma impassibilidade estóica, e a desmenti-la constantemente nos meus sentimentos. Afinal, talvez os sentimentos tenham, no fundo, mais razão do que a orgulhosa Teoria, apesar dos grandes nomes de Zeno e Epicteto. As tristezas humanas são em si mesmas uma grande escola de filosofia, e quem nunca chorou, em vão pensará. Tu entendes isto, e por isso foste sempre cá dos meus e do meu peito".
Carta (datada de 26-10-1886) de Antero de Quental  a Bulhão Pato

quinta-feira, agosto 20, 2015

Detidos dois homens de Resende por posse de armas ilegais

Dois homens, de 52 e 60 anos, residentes em Resende, foram detidos ontem, dia 19 de Agosto, pela GNR de Lamego em colaboração com a GNR de Resende por posse de armas e munições ilegais no seu concelho de residência.
Foram efectuadas duas buscas domiciliárias que culminaram com a apreensão de uma pistola, três espingardas caçadeiras, três revólveres e 1980 munições de vários calibres.
Os detidos foram notificados para comparecerem no Tribunal Judicial de Lamego, no dia de hoje.

Festival de Folclore em Anreade


quarta-feira, agosto 19, 2015

terça-feira, agosto 18, 2015

AREGOS MARINA FEST ANIMA RESENDE: Caldas de Aregos recebe Festival de verão


No cenário ideal do rio Douro, em Caldas de Aregos – Resende, o Município vai realizar a primeira edição do Aregos Marina Fest, no dia 22 de agosto, sábado, a partir das 16h00 com prolongamento pela noite.
Um Festival de verão, com entrada livre, que vai contar com a atuação de bandas e Djs bem conhecidos do grande público: Alfayate, Senhor K, Ladoporto, Nuno Machado & Friends e DJ M.
Música, atividades, concentração de embarcações no cais, produtos locais e gastronomia regional, prometem muita animação e diversão no Aregos Marina Fest.
Porta de Entrada do Douro, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, Caldas de Aregos situa-se numa enseada da larga albufeira do rio, num enquadramento de extraordinária beleza, resultante de uma cumplicidade perfeita entre o rio e a montanha.
O seu cais, moderno e atrativo, é o segundo maior do Douro, tem uma elevada notoriedade nos percursos fluviais, pois oferece um conjunto de infra-estruturas que não existem em outros locais, reunindo condições ideais para a realização de grandes eventos, culturais, desportivos e recreativos.
No local situam-se, ainda, as Termas de Caldas de Aregos, um dos espaços termais mais reconhecidos no norte do país, que dispõem desde tratamentos termais, a serviços ligados ao bem-estar, à reabilitação e ao rendimento atlético.
O Aregos Marina Fest é mais uma iniciativa do Município de Resende que pretende promover o reencontro de Resende com o Douro enquanto motivo essencial para a afirmação do concelho como destino turístico no norte do país.

segunda-feira, agosto 17, 2015

Aposentados/Reformados/Pensionistas no concelho de Resende

Os reformados e pensionistas no concelho de Resende são 382. Considerando a população residente, constituem 4%. Aqui ao lado, em Cinfães, são 595 (3% da população residente). Em Lamego, por sua vez, são 1.755 (7% da população residente).
O total, no distrito de Viseu, é 19.467 (5% da população residente).
Fonte: Jornal do Centro, edição da última 6.ª feira

domingo, agosto 16, 2015

Festa de Nossa Senhora da Guia

Clique no cartaz para ampliar.

sábado, agosto 15, 2015

Voz político-moral global (2) *

*Crónica de Anselmo Borges, publicada hoje no DN, que pode ler aqui

sexta-feira, agosto 14, 2015

(Ex)citações de fim de semana

"Adoptei uma posição agnóstica após muitos anos de dúvida, e agora, quando se me apresentam problemas religiosos, surgem logo os argumentos e posições contrárias. Aliás, crer é uma arte (natural ao alcance da vontade humana) ou uma virtude (sobrenatural) em que a vontade tem de ser ajudada pela graça? Eu creio que o catecismo ensinava assim. A neutralidade do agnosticismo evita a religião do ateísmo..." 
Carta (datada de 18-05-1980) de Marcello Caetano a Laureano López Rodó (professor universitário, político e ministro do regime franquista)

domingo, agosto 09, 2015

FESTIVAL DE FOLCLORE EM CÁRQUERE

Clique no cartaz para ampliar.

sábado, agosto 08, 2015

Voz político-moral global (1) *

Crónica de Anselmo Borges, publicada hoje no DN, que pode ler aqui

sexta-feira, agosto 07, 2015

(Ex)citações de fim de semana

"Devo muito da minha formação e personalidade à cultura católica e desejaria que o facto de perder a fé não implicasse o desamor ou sequer a falta de respeito pela Igreja.
Infelizmente isso não sucede. O oportunismo da Igreja Católica nos últimos anos fez com que deixasse de ser respeitável. Disseram-me que estava construída sobre uma rocha inabalável: e em vez de rocha apareceu areia. Os ensinamentos colhidos na minha juventude, sobre os quais construí a vida moral, a concepção social, a visão política, tudo mudou. Há cinquenta anos sabia que  onde estava um católico, estava um irmão de fé que pensava como eu; hoje havia a grande possibilidade de encontrar um encarniçado inimigo. Eu perdi a fé e com isso não quero enganar ninguém; mas aqui no Brasil há cardeais que visivelmente a perderam e continuam pastores de almas.
Os meus contactos políticos com a Santa Sé revelaram-me que muitos dos dirigentes da Igreja são políticos e diplomatas, mas só por conveniência  profissional são sacerdotes.
Lastimo ter perdido a fé; não lastimo que por esse motivo não possa mais dizer-me católico ou cristão. Sobretudo católico.
Isto não quer dizer que não conserve as minhas amizades no seio da Igreja. Continuo a visitar  no Rio de Janeiro o Mosteiro de S. Bento. E sei separar as pessoas dos meus problemas de consciência". 
Carta (datada de 06-05-1979) de Marcello Caetano a Laureano López Rodó (professor universitário, político e ministro do regime franquista)

PROJETO OS AFONSINHOS MARCA A DIFERENÇA*

Perdido junto às margens do Douro encontra-se São Martinho de Mouros, vila românica e com tradição histórica, onde a escola de futsal Os Afonsinhos tem a sua área de incidência. A vila situada próxima de Resende, distrito de Viseu, tem tradição de emigração e reza a história que D. Afonso Henriques foi tratado num mosteiro próximo devido a um problema numa perna. E foi aí que Marcos Antunes, fundador, mentor e treinador, decidiu criar a entidade em junho de 2011.

E o que leva uma escola de futsal a ser diferente de tantas outras? Marcos Antunes aponta a sua "vertente social", que faz os atletas terem "uma ocupação e, desde cedo, criarem um espírito competitivo que os vai ajudar ao longo da vida". "As boas notas e a prestação escolar têm influência na convocatória para o jogos, assim como no próprio tempo de utilização", explica, revelando que "os mais velhos do clube ajudam os mais novos com explicações de matérias escolares em que tenham dificuldades".

E os frutos estão à vista e são animadores. "Mais do que os resultados desportivos, que também têm sido bons, tenho muito orgulho nos resultados escolares pois cerca de 90 por cento são alunos que entram nos quadros de honra", frisa o dirigente.

"Somos mais que uma bola, duas balizas, três pontos e quatro linhas", é o lema da escola, que dinamiza os treinos, mesmo nas férias, onde o número de praticantes aumenta drasticamente devido aos emigrantes, que colocam os seus filhos no pavilhão para se treinarem com a equipa.

Prioridade

A formação desportiva alia-se à competência educativa, o que distingue o atual mentor de tantos outros, preocupando-se com as "crianças em primeiro lugar". E aqui quem tiver negativas não pode competir. Mensalmente, Marcos Antunes fala com os pais sobre a escola e, no final de cada período, as crianças levam a folha das notas para análise.

"Eles sabem que para serem convocados para os jogos há fatores mais importantes que a vertente desportiva, o que cria mais competitividade entre eles", explica Marcos Antunes.

Cristiana Sequeira: «Nunca liguei muito a bonecas»

Cristiana Sequeira tem 11 anos e é natural de São Martinho de Mouros. Destaca-se por ser a única menina em toda a escola de futsal Os Afonsinhos, que está direcionada para crianças entre os 5 e os 14 anos de ambos os sexos.
A pequena craque finta a timidez e, em declarações a Record, considera que "jogar entre os rapazes não é difícil, apesar de eles serem mais fortes fisicamente". "Nunca liguei muito a bonecas, gosto é de andar a correr com uma bola nos pés", diz, antes de mostrar algumas habilidades.

O gosto pelo futsal cresceu em casa já que Cristiana reparte as quatro linhas com os dois irmãos, mas o pai também praticou futsal, o que se tornou importante para sua opção de abraçar a modalidade. "As boas notas que tenho na escola têm influência no meu desempenho dentro de campo", garante acerca do projeto que envolve os pais e a escola. No fundo, o futsal é uma motivação para os miúdos conseguirem melhores notas e saberem orientar o tempo, evitando que caminhos perigosos.

Ilustre

O selecionador nacional, Jorge Braz, é visita frequente da escola de São Martinho de Mouros. Nuno Dias e Joel Rocha, técnicos do Sporting e Benfica, respetivamente, também já conhecem o local, tal como Madjer, campeão do Mundo de futebol de praia, e Humberto Coelho, vice-presidente da FPF.

*Transcrição do Record (linK)

quinta-feira, agosto 06, 2015

No 25.º aniversário do Teatro Montemuro

PROGRAMA
08.08
22h “Caídos do Céu” TEATRO DO MONTEMURO

09.08
21h30 “Camino del Paraiso” TEATRO GUIRIGAI*

10.08
21h30 “Loa, xácara e bugiganga” TEATRO DAS BEIRAS

11.08
21h30 “WANGARI la niña árbol” KARLIK DANZA TEATRO*

12.08
17h00 “Teatro do Montemuro: 25 anos de histórias” Conversa com o público
21h30 “East of the Sun, West of the moon” THE FETCH THEATRE

13.08
10h30 “A Magia das Águas” TEATRO DO MAR
21h30 “Cavalo Manco Não Trota” ACTA, A COMPANHIA DE TEATRO DO ALGARVE

14.08
21h30“Adúlteros” LA FUNDICION DE SEVILHA*
23h00 Rossão Summer Night DJ VON DI CARLO**

15.08
21h30 PAULO DE CARVALHO – VOZ & PIANO
Convidados Especiais João Loy – Poesia e Victor Zamora - Piano

10 a 13 de Agosto – 14h/17h
“Escuta onde estás o que és: ao redor do microfone”, um atelier de Nilo Gallego e Rui Costa, BINAURAL/ NODAR (inscrições obrigatórias)

*espetáculos apresentados no âmbito do Circuito Ibérico 2015
**Organização da Liga Amigos do Rossão

Reservas/Informações: Teatro do Montemuro 254 689 352/ t.montemuro@gmail.com (bilheteira aberta a partir de 01 de Agosto)
Local
Campo Benfeito
Outras informações

Teatro Regional da Serra do Montemuro
Travessa Principal, N.º 1 Campo Benfeito
3600 – 371 Gosende

Telef: (+351) 254 689 352 (Escritório)
Telef: (+351) 254 689 597 (Espaço Montemuro)
Telem: 91 9518393
Telem: 91 4507072

t.montemuro@gmail.com
teatromontemuro@gmail.com 

Datas de próximas colheitas de sangue no concelho de Resende

Clique na imagem para ampliar.

quarta-feira, agosto 05, 2015

Visita da Imagem de N. Sra. de Fátima a Resende

Clique no cartaz para poder ler

terça-feira, agosto 04, 2015

Jornal "Sê...", edição de Agosto de 2015

Jornal formativo e informativo do Agrupamento de Escuteiros e da Paróquia de Resende, cuja edição de Agosto pode ser lida aqui

segunda-feira, agosto 03, 2015

VIII Grande Gala do Fado de S. Martinho de Mouros

Com início às 22h30, decorreu no Sábado, dia 1 de Agosto,  junto à Capela do Senhor do Calvário,  a VIII Grande Gala do Fado. Contou com a actuação de artistas de S. Martinho de Mouros ou ligados a esta freguesia. À experiência da grande maioria juntou-se a juventude de alguns, cujo reportório abarcou o fado mais tradicional e castiço e o fado representativo da nova geração, como Ana Moura, a que não faltou o fado de Coimbra. Este evento, dedicado sobretudo aos emigrantes,  contou com uma numerosa assistência. 
Importa referir que o grande dinamizador destas Galas é  António Fonseca ("Vintém"), Juiz da Irmandade de S. Francisco Xavier.

domingo, agosto 02, 2015

Junta de Freguesia de S. João de Fontoura apoia natalidade

A Junta de Freguesia de São João de Fontoura apoiou mais uma vez a natalidade. Desta vez, o apoio foi dirigido ao menino VÍTOR JOSÉ PINTO MONTEIRO, filho de Vítor Manuel Costa Monteiro e Sara Cristina Lavrador Pinto, residentes na Rua António Coelho, 50.
Este apoio de natalidade reveste a forma de um prémio monetário, no valor de 250€, dirigido a cada nascimento. Esta é uma das políticas sociais que esta junta de freguesia tem vindo a implementar em São João de Fontoura, no concelho de Resende.

sábado, agosto 01, 2015

Liberdade e dignidade *

*Crónica de Anselmo Borges, publicada hoje no DN, que pode ler aqui