terça-feira, março 31, 2015

PS de Resende/Jantar convívio

Cerca de oitocentos militantes e simpatizantes estiveram presentes no jantar/comício organizado pela estrutura concelhia do PS de Resende.
Presença de relevo do Secretário Nacional Pedro Bacelar Vasconcelos,  em representação da direção nacional do PS.
Registo também para as intervenções dos presidentes da câmara resendense, Manuel Garcês Trindade, da concelhia do PS, Jorge Caetano, e da federação de Viseu, António Borges.

segunda-feira, março 30, 2015

GALA SOLIDÁRIA A FAVOR DOS B. V. de RESENDE

Clique na imagem para ampliar.

domingo, março 29, 2015

Resende é um dos 164 municípios com privilégios especiais no acesso aos fundos estruturais da UE

Sob proposta da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, a Comissão Interministerial do programa Portugal 2020, que reúne representantes de todos os ministérios, aprovou um mapa com 164 municípios que terão privilégios especiais no acesso aos fundos estruturais no período até 2020. É o Portugal do interior de baixa densidade, afectado pelo despovoamento, a desertificação, o envelhecimento e a falta de dinãmica económica.
Estes municípios serão privilegiados com programas aos quais só eles poderão concorrer, havendo bonificações na apreciação das respectivas candidaturas, e ainda, no caso de investimento privado, haverá lugar a uma bonificação de 10% face aos valores praticados nas outras áreas do país.
É a última oportunidade para a sobrevivência do município de Resende. O emprego público na Câmara esgotou-se e "a indústria" dos lares e do apoio à 3.ª idade é uma ilusão a médio prazo, pois precisa de ser retroalimentada.
Que espera fazer  a actual Câmara Municipal para tirar Resende desta emergência? Quais os contributos da oposição?

sábado, março 28, 2015

E se Deus fosse mãe? *

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, março 27, 2015

Amanhã em Lisboa: Anselmo Borges falará sobre A PERCEPÇÃO PÚBLICA DA MAÇONARIA HOJE

Anselmo Borges é um dos prelectores da Conferência "Ser maçon no séc XXI", organizada pel' A Loja África, da Grande Loja Feminina de Portugal.
Clique na imagem para ampliar.

quarta-feira, março 25, 2015

Próximo domingo, em Paus: Festival da Cerejeira em Flor

Numa organização do Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus, decorrerá,  na tarde do próximo domingo, dia 29 de Abril, junto à sede deste Rancho,  o Festival da Cerejeira em Flor.

CAVACAS ESGOTAM EM DIA DE FESTA: Resende promoveu a IX edição da Festa das Cavacas

O Pavilhão Multiusos de Caldas de Aregos, em Resende, voltou a receber a Festa das Cavacas pelo nono ano consecutivo, no dia 22 de março de 2015, juntando mais de uma dezena de produtores que conseguiram vender toda a quantidade produzida propositadamente para esta iniciativa.  

Mais uma vez esta festa comprovou o sucesso do tradicional doce de Resende que já é bem conhecido não só na região, como em todo o país.

Durante o certame, o Presidente do Município de Resende, Garcez Trindade, visivelmente satisfeito com o sucesso do evento, agradeceu a presença dos produtores, dos grupos de animação, dos funcionários da Câmara Municipal e dos visitantes que se deslocaram à festa e afirmou que o objetivo é “promover o concelho e um dos seus produtos de excelência que identifica a tradição e a história de Resende, atraindo cada vez mais visitantes à região e, consequentemente, dinamizar a economia local”.

A iniciativa, organizada pelo Município de Resende em parceria com a Companhia das Águas das Caldas de Aregos, E.M., S.A. e com o apoio da Dólmen, Cooperativa de Desenvolvimento do Baixo Tâmega, CRL, para além de disponibilizar o afamado doce, proporcionou a todos os visitantes momentos de grande animação com a atuação do Grupo de Bombos da Associação Miomães em Movimento, do Rancho Folclórico de Santa Maria de Barrô, da Classe de Conjunto da Concertina e Acordeão da Academia de Música de Resende, do Rancho de Danças e Cantares de S. Cipriano e da Orquestra da Academia de Música de Resende.

Mas, a Festa das Cavacas não se fez apenas do doce e da animação, sendo que os visitantes tiveram, ainda, oportunidade de usufruir gratuitamente de uma experiência termal nas Termas de Caldas de Aregos.

Pelo segundo ano consecutivo realizou-se o concurso “Melhores Cavacas da Festa das Cavacas”, que premiou os três produtores que se distinguirem com as melhores cavacas do certame. Assim, a vencedora do concurso foi Rosa Silva que recebeu um prémio no valor de 1250,00 euros, o restaurante “O Túnel” conquistou o segundo lugar e arrecadou 750,00 euros, sendo que em terceiro lugar ficaram as Cavacas da Belinha, com um prémio no valor de 500,00 euros.

Cavacas de Resende, confecionadas de acordo com a receita tradicional, o Douro no seu melhor e banhos termais nas Termas de Caldas de Aregos, foram motivos para um domingo doce e relaxante nesta região do país.

segunda-feira, março 23, 2015

RESENDE: CENTRO DE SAÚDE REABRE ATENDIMENTO NOTURNO

O Executivo Camarário de Resende, na reunião ordinária realizada hoje, dia 18 de março, aprovou a minuta do acordo de parceria entre o Município e a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) para a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde, durante o período noturno.

Após várias diligências encetadas pelo Presidente da Câmara Municipal, Garcez Trindade, viabilizou-se o retorno da funcionalidade do SAP do Centro de Saúde de Resende, entre as 00h00 e as 8h00, nos dias de semana, que tinha sido alvo de encerramento pelo atual Governo, impossibilitando os resendenses de ter acesso aos necessários serviços médicos e de enfermagem que passarão, assim, a estar novamente acessíveis à população.

No acordo agora aprovado, o Município de Resende assegurará as despesas com o serviço médico, sendo que a ARS-Norte custeará os serviços de enfermagem, administrativo e garantirá as despesas de manutenção e funcionamento.

domingo, março 22, 2015

RESENDE RECEBEU JORNADAS LITERÁRIAS LER (N) O DOURO: Iniciativa dedicada a Eça de Queirós*

No dia 19 de março, o Auditório Municipal de Resende, recebeu as Jornadas Literárias Ler (n)o Douro dedicadas ao escritor Eça de Queirós.

A iniciativa, dirigida aos alunos do 3.º ciclo e do secundário que frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho, iniciou-se da parte da manhã com visitas à exposição de trabalhos realizados no âmbito da formação “Biblioteca Escolar e Trabalho Colaborativo – Contributo para as Jornadas Literárias Ler (n)o Douro” e projeção de trabalhos no Auditório.

Da parte da tarde assistiu-se à participação ativa dos alunos que apresentaram uma peça de teatro de sombras intitulada “Eça na Sombra”, inspirada no conto de Eça de Queirós “A Aia”, a dramatização de pequenos excertos da obra “Os Maias”, um pequeno filme sobre a ligação do escritor a Resende e, por último, um momento musical.

Na iniciativa intervieram, em representação da Fundação Eça de Queirós, Pereira Cardoso, que deu a conhecer a biografia do escritor, e Joaquim Correia Duarte, ilustre historiador do concelho, que apresentou as ligações de Eça de Queirós a Resende bem patentes nas obras: “Os Maias”, “A Ilustre Casa de Ramirez” e “O Crime do Padre Amaro”.

As Jornadas terminaram com a assinatura do protocolo de cooperação para a criação da Rede de Bibliotecas de Resende (RBR) celebrado entre o Município, o Agrupamento de Escolas, o Externato D. Afonso Henriques, a Casa do Povo de Resende, a Santa Casa da Misericórdia de Resende e o Seminário Nossa Senhora de Lourdes. A RBR ficará assente numa plataforma eletrónica que integrará o catálogo coletivo concelhio das bibliotecas de Resende, um projeto igualmente em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares.

O Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, após a assinatura do protocolo, agradeceu a participação de todos os intervenientes na iniciativa que contribuiu para promover as terras de Resende ligadas ao escritor Eça de Queirós.   

Fátima Macedo Rodrigues, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, referiu que “o objetivo da iniciativa é motivar os alunos à leitura de obras de reconhecidos autores da literatura portuguesa e que compreendam melhor a vida e obra do escritor Eça de Queirós e a sua ligação à região”.

De referir que as Jornadas Literárias Ler (n)o Douro são um projeto da Coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares dos concelhos de Armamar, Baião, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca, tem como objetivo essencial a promoção da leitura, dando a conhecer a obra de autores/escritores que têm alguma afinidade com a região do Douro ou que escreveram sobre ela.

A iniciativa prossegue para outros concelhos, onde serão apresentados os resultados das atividades realizadas nas Escolas e nas Bibliotecas Municipais com o intuito de dar a conhecer cada autor/escritor e a sua obra.

*O Gabinete de Comunicação e Imagem da CM de Resende
20 de março de 2015

sábado, março 21, 2015

Periferias, eleições e Portugal*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

quinta-feira, março 19, 2015

Detido na Póvoa de Paus/Resende suspeito de provocar incêndio*

Homem de 52 anos é, alegadamente, responsável por um fogo que queimou 0,05 hectares, que se podia ter alastrado a outros seis.
A GNR anunciou esta quinta-feira a detenção de um homem de 52 anos suspeito de ter ateado um incêndio florestal no concelho de Resende, no distrito de Viseu.

Segundo a GNR, o incêndio foi combatido pelos Bombeiros Voluntários de Resende, tendo ardido «uma área aproximada de 0,05 hectares de mato, colocando em perigo uma área de cerca de seis hectares de povoamento florestal de pinheiro bravo e de castanheiros».

O suspeito foi detido na terça-feira, em Póvoa dos Paus, Resende, por militares do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial da GNR de Lamego.

Dois anos com Francisco Papa*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no passado sábado no DN, que pode ler aqui.

Luís Filipe Menezes casou sem testemunhas em Resende*

Luís Filipe Menezes, de 61 anos, oficializou o namoro com a advogada Ana Luísa Caetano, de 39, numa cerimónia intimista pelo civil na Conservatória de Resende.
Celebrado sob o regime Imperativo da Separação de Bens - obrigatório quando pelo menos um dos nubentes tem 60 ou mais anos-, o casamento não contou com a presença de quaisquer testemunhas.
Segundo o assento de casamento a que o JN teve acesso, os noivos "deram o nó" às 16.15 horas do dia 10 de março. Ana Caetano adotou o apelido Menezes Lopes do agora marido.
A viver na Foz, no Porto, o casal escolheu o cenário do Douro para o discreto "sim", até porque Menezes tem uma quinta em Baião, muito próxima de Resende, que Menezes apelidou de "quintal".
O ex-autarca de Vila Nova de Gaia abriu as portas da propriedade a uma revista, em setembro do ano passado, para falar do relacionamento com Ana, desencadeando uma investigação da Polícia Judiciária por suspeita de branqueamento de capitais.
Alheio a polémicas, Luís Filipe Menezes apoiou-se no romance com Ana, mulher com quem tinha já namorado há mais de uma década, depois do fim do relacionamento com Teresa Barbosa, com quem o ex-autarca viveu após o fim do casamento com Maria Cândida Tavares, a mãe dos seus três filhos, João, Luís e Pedro.
E, menos de um ano após assumir publicamente sentimentos, voltou a mudar o estado civil com a mulher que deixou Sintra para trás, em prol de um futuro a dois no Norte.
*Transcrição do JN (link)

sexta-feira, março 13, 2015

Conferência/Debate com Anselmo Borges, na Universidade da Madeira

Clique no cartaz para ampliar.

No Externato D. Afonso Henriques

Clique na imagem para poder ler.

quinta-feira, março 12, 2015

EQUIPA PROFISSIONAL DE FUTSAL DO SPORT LISBOA E BENFICA VISITA O Centro Escolar de S. Martinho de Mouros

No dia 12 de Março de 2015, a equipa profissional de futsal do Sport Lisboa e Benfica visitou o Centro Escolar de São Martinho de Mouros.
Obviamente foi um dia de uma enorme alegria para todos os intervenientes, e onde as crianças do nosso CESMM foram as principais figuras.
Foi uma actividade de parceria entre o CESMM , o Município de Resende e os Afonsinhos.
No inicio houve uma cerimónia de apresentação desta actividade, onde o Presidente do Município de Resende fez questão de apoiar a visita , e agradecer a presença do SLB, valorizando o trabalho da nossa escola, dos Afonsinhos e do corpo de Docentes e Funcionários que compõe a enorme familia que é o CESMM.
No final houve um lanche para o plantel do SLB, que agradeceu a amabilidade e cordialidade da receção e que salientou que sempre que necessitemos de algo, eles estarão disponíveis para nos ajudar.
Para terminar agradecemos ao Corpo Docente, aos Funcionários e a todos que ajudaram , em mais uma actividade memorável.
*Transcrição do site do Agrupamento de Escolas de Resende

Coimbra recebe fórum que apresenta diferentes perspetivas sobre felicidade: Anselmo Borges e o ex-ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, são alguns dos palestrantes que vão participar na iniciativa.

Coimbra vai receber entre 23 e 24 de maio a primeira edição do International Happiness Forum (Fórum Internacional da Felicidade), que pretende abordar a felicidade através de palestras e "workshops" de diferentes áreas.
Para saber mais, leia aqui. 

Apreensão de fogo de artifício em Resende

Militares do Posto Territorial de Resende procederam,  no dia 9 de março de 2015, à elaboração de um Auto de Noticia por Contra Ordenação a um indivíduo do sexo masculino de 64 anos de idade, residente no concelho de Resende, por armazenamento de artigos explosivos fora de local apropriado.
Foram apreendidas 70 dúzias de fogo-de-artifício.

quarta-feira, março 11, 2015

Visita Oficial do Governador do Distrito 1970 do Rotary ao Concelho de Resende*

 No dia 28 de fevereiro o Governador do Distrito 1970 do Rotary, Fernando Pires Laranjeira, visitou o concelho de Resende.
Na receção ao Governador estiveram presentes mais de uma dezena de clubes rotários oriundos de diversos concelhos, mais especificamente, S. João da Madeira, Porto, Maia, Senhora da Hora, Régua, Chaves, Castelo de Paiva, Cinfães, Penafiel, Ovar, Águas Santas (Pedrouços) e Sever do Vouga. A receção foi seguida de uma visita às Termas de Caldas de Aregos, na qual todos os rotarios presentes tiveram oportunidade de conhecer a história, as instalações e serviços existentes neste balneário e até experimentar as excelentes águas termais das Caldas de Aregos.
Seguiu-se uma reunião de trabalho com o Governador na sala de reuniões do Douro Park Hotel, na qual foram debatidas ações e novos projetos para o concelho de Resende, sempre com o objetivo de servir o próximo e seguindo uma das velhas máximas do Rotary “dar de si antes de pensar em si”.Finalizou-se esta Visita Oficial com um maravilhoso e saboroso almoço, servido pelo restaurante do mesmo hotel. Durante este almoço Este dia concretizou-se numa excelente oportunidade de companheirismo, de conhecimento e reconhecimento do concelho de Resende nas suas mais variadas vertentes. ORotary Clube de Resende muito agradece aos os Rotários de Resende presentearam o Governador Fernando Pires Laranjeira com vinho produzido na Quinta da Massôrra, excelente vinho já diversas vezes premiado e oriundo do concelho de Resende, e à esposa do Governador foram oferecidos os famosos Sabonetes de Aregos e um exemplar do livro “Caldas de Aregos, As Águas Milagrosas do Douro”, produtos do génio da empresa Douro Memories, criada por 3 jovens dinâmicos de Resende e ainda um ramo de flores oferecido pelo Horto do Bulho. parceiros: Quinta da Massôrra, Douro Memories, Horto do Bulho, Douro Park Hotel e Companhia das Águas das Caldas de Aregos, E.M..
*Transcrito do jornal Notícias do Douro

terça-feira, março 10, 2015

RESENDE CELEBROU DIA DA MULHER: Caminhada solidária e jantar convívio assinalam data

Mais de uma centena de pessoas participaram nas comemorações do Dia Internacional da Mulher que o Município de Resende assinalou, no dia 7 de março, com a realização de uma caminhada e de um jantar convívio.

As Vereadoras da Cultura e da Ação Social, Sandra Pinto e Maria José Dias, que participaram nas atividades, afirmam que esta iniciativa “pretende sensibilizar os munícipes para o fim da marginalização das mulheres, num país onde perante a lei não existe qualquer diferença entre homens e mulheres, mas na prática e na realidade ainda persistem muitos preconceitos relativos ao papel da mulher na sociedade”.

A caminhada solidária, cujo valor da inscrição (3,00 euros) reverteu a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, iniciou-se em frente ao edifício da Câmara Municipal e percorreu os seguintes locais: Corvo,  Massas, Vinhós, Cimo de Resende, culminando no Parque Urbano da Vila de Resende com um lanche convívio oferecido pelo Município, para todos os participantes recuperarem a força depois de um percurso exigente em termos físicos.

Pelo caminho e, ao passar junto ao Museu Municipal, ainda houve tempo para assistir à inauguração da exposição de pintura “Mulheres” da autoria da artista plástica Maria Guia Pimpão que vai estar patente até ao dia 3 de maio de 2015. Assim, todos os participantes tiveram oportunidade de observar 24 obras de arte em acrílico sobre tela que desvelam o mote da exposição “A Mulher”, destacando-se pelas suas texturas, tons quentes e traço forte.

À noite decorreu o jantar convívio num restaurante local, onde o Presidente da Câmara Municipal, Garcez Trindade, e o Vereador do Ambiente, Albano dos Santos, distribuíram uma flor a todas as mulheres. O jantar foi precedido por uma conferência subordinada ao tema “Igualdade de Género”, proferida por Fernando Bessa, professor na UTAD, que despertou o interesse do público presente na iniciativa. No final, a animação musical convidou à dança.

 Notícia remetida pelo  Gabinete de Comunicação e Imagem da CM de Resende

segunda-feira, março 09, 2015

Duas fábricas de calçado abrem em Março em Cinfães. E em Resende?

Está prevista para Março a entrada em funcionamento de duas fábricas de calçado em Cinfães, que criarão no futuro 200 postos de trabalho. Um número que será inferior nos primeiros meses de laboração. As fábricas, uma das quais do grupo "Carité", beneficiaram de incentivos que a autarquia lançou para captar investimento. Já lá estão instaladas mais duas unidades do sector do calçado, uma com 24 trabalhadores, outra com 22.
Com uma taxa de desemprego muito elevada, a Câmara de Cinfães procurou no sector do calçado atenuar este drama.
E, no concelho de Resende, quais são as iniciativas que a autarquia tem desenvolvido para atrair investimento e criar postos de trabalho? Se Cinfães está a conseguir, Resende não consegue porquê? 
Caso continue tudo na mesma será a desertificação. Quem quer ter filhos? Como podem os mais novos continuar a viver no nosso concelho?

domingo, março 08, 2015

Sobre sexo e género (2) *

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de ontem, que pode ler aqui.

sábado, março 07, 2015

Escola Secundária de Resende campeã de ténis de mesa

A Escola Secundária D. Egas Moniz – Resende, no passado dia 28 de fevereiro de 2015, sagrou-se campeã por equipas do CLDE Tâmega no escalão de Juvenis Masculinos na modalidade de ténis de mesa.

sexta-feira, março 06, 2015

DOCES SÃO AS CAVACAS DE RESENDE: Festa realiza-se no dia 22 de março de 2015

O secular e famoso doce do concelho de Resende, a Cavaca, vai estar em festa no próximo dia 22 de março, domingo, a partir das 11h00, em Caldas de Aregos, numa organização do Município em parceria com a Companhia das Águas das Caldas de Aregos, E.M., S.A. e com o apoio da Dolmen, Cooperativa de Desenvolvimento do Baixo Tâmega, CRL.

Cerca de duas dezenas de produtores de cavacas vão preencher o espaço do Pavilhão Multiusos de Caldas de Aregos, situado a cerca de 5 km da Vila de Resende, na margem esquerda do rio Douro, para a realização da Festa das Cavacas, que já conta com a 9.ª edição.

Conhecer e provar o resultado de uma receita de séculos transmitida de geração em geração e apreciar os licores e vinhos de Resende será possível durante todo o dia. Mas, não só de provas de cavacas e vinhos se faz a festa, já que grupos tradicionais do concelho animarão o espaço, aliando o doce tão afamado do concelho à animação musical.

Durante o domingo em que decorre a festa, os visitantes poderão usufruir, gratuitamente, de uma experiência Termal, nas Termas de Caldas de Aregos, devendo para tal fazer marcação prévia através do seguinte contacto: 254 875 259.

Como já é habitual, quem nesse dia viajar de comboio até à estação de Aregos (Tormes), na margem direita do rio Douro, pode contar com a travessia gratuita, em embarcação turística, até à outra margem, local onde decorre a festa.

Pelo segundo ano consecutivo realiza-se o concurso “Melhores Cavacas da Festa das Cavacas”, que visa premiar os três produtores que se distinguirem com as melhores cavacas do certame.

Juntar as cavacas de Resende, confecionadas de acordo com a receita tradicional, o Douro no seu melhor e usufruir de banhos termais, fazem de Resende o destino turístico de excelência, no norte do país, no penúltimo fim de semana de março.

quinta-feira, março 05, 2015

Associação de Amigos de São Cristóvão realizou o “Convívio das Papas 2015” – 28.02.2015


A Associação de Amigos de São Cristóvão (AASC) realizou, no dia 28 de Fevereiro de 2015, o “Convívio das Papas”, na sua sede, na freguesia de Felgueiras (Resende). Esta iniciativa está inscrita no Plano Anual de atividades da Associação liderada pelo seu Presidente, Nuno Pereira, e tem como objectivos “o convívio, a recuperação de tradições e o fomento da gastronomia local”. Outro aspecto elencado pelo Presidente da AASC é a regularidade das actividades realizadas: “durante o ano, a AASC realiza variadíssimas iniciativas, muito diferentes, sempre na promoção do movimento associativo, da afirmação do concelho de Resende e da freguesia de Felgueiras e refere que “marcaram presença cerca de centena e meia de associados e amigos.” Há outra preocupação que está sempre presente no centro da ação desta associação, descrita da seguinte forma: “a maior virtude da AASC é o espirito de amizade, de partilha e de convívio que possui. Tenho um enorme orgulho no trabalho de equipa que realizamos, estabelecemos laços muito fortes que são o que de melhor pode ter uma Associação, é por isso que trabalhamos durante todo o ano, com grande espírito de solidariedade e de dedicação à terra que nos viu nascer”. Nuno Pereira promete anunciar, em breve, a próxima iniciava da AASC, afirma que terá um alcance para além das fronteiras concelhias. Aguardam-se boas notícias na promoção e no desenvolvimento do nosso concelho.

segunda-feira, março 02, 2015

"O Amor é" (do último fim de semana), com Anselmo Borges

Pela temática e pelas reflexões, vale a pena. Pode ser ouvido aqui.

No Porto, com Anselmo Borges, Ramalho Eanes e Paulo Rangel

domingo, março 01, 2015

Jornal "Sê...", edição de Março de 2015

Com notícias e apontamentos interessantes sobre a vida e actividades do agrupamento de escuteiros e paróquia de Resende. Pode ser lido aqui.

Recolhas de sangue em 2015