sábado, fevereiro 28, 2015

Sobre sexo e género. 1*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada hoje no DN, que pode ler aqui

sexta-feira, fevereiro 27, 2015

CRIANÇAS DAS ESCOLAS DE RESENDE PLANTAM CEREJEIRAS: Cerca de 250 alunos participam na iniciativa

No dia 25 de fevereiro, o Presidente da Câmara Municipal, Garcez Trindade, acompanhado pela Vereadora da Educação, Sandra Pinto, e juntamente com 24 crianças do Centro Escolar de Resende e seus Professores, procedeu à plantação de uma cerejeira no espaço envolvente ao Centro Interpretativo da Cereja.
A atividade, a decorrer entre os dias 24 de fevereiro e 11 de março de 2015, insere-se na iniciativa promovida pelo Município “Cereja de Resende – Ações para a Comunidade Escolar”, onde cerca de 250 alunos, divididos por 12 turmas dos 3 Centros Escolares do Concelho (Resende, S. Martinho de Mouros e S. Cipriano), realizam visitas guiadas ao Centro Interpretativo da Cereja, localizado em Vila Verde, freguesia de S. Martinho de Mouros.

No âmbito da atividade cada turma dá um nome e planta uma cerejeira de espécie diferente no espaço envolvente ao Centro Interpretativo, perfazendo um total de 12 árvores plantadas que darão fruto dentro de dois anos.

Para além de plantar uma cerejeira, durante a visita guiada, os alunos têm oportunidade de ouvir as explicações de uma Técnica referentes à fileira da cereja, espécies produzidas no concelho, benefícios do seu consumo para a saúde e todo o tipo de informações referentes à produção de cereja no concelho. No final, os alunos assistem a um pequeno filme e participam ativamente numa atividade que lhes permite aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da visita.
*Retirado do site da CM de Resende 

quinta-feira, fevereiro 26, 2015

Dia da Mulher em Resende

- A inscrição na caminhada tem o valor simbólico de 3,00 euros a reverter para a Liga Portuguesa Contra o Cancro (oferta de t-shirt)
 - O percurso termina no parque Urbano da Vila de Resende com um lanche convívio oferecido pelo Município.
 - O jantar inclui animação musical e tem o valor de 20,00 euros.
 - As inscrições devem realizar-se até ao dia 27 de fevereiro, nos seguintes locais:
  • Online no site do Município
  • Secção de Atendimento ao Munícipe – Câmara Municipal de Resende

terça-feira, fevereiro 24, 2015

CONHECE A COR DAS CEREJEIRAS EM FLOR?*

Durante março e abril venha à descoberta deste cenário maravilhoso
Com a aproximação da primavera e o desabrochar das flores, o Município de Resende promove visitas guiadas pela Rota das Cerejeiras em Flor, nos meses de março e abril.

Durante esta época, as encostas do rio Douro, em Resende, encontram-se pintadas de branco, num cenário maravilhoso proporcionado pelas cerejeiras em flor que, nesta altura do ano, encontram-se em plena floração.

Assim, o Município de Resende convida-o a descobrir este cenário único e inspirador.
Do programa consta uma visita guiada ao Museu Municipal de Resende e uma viagem pelas freguesias de São João de Fontoura, São Pedro de Paus, Barrô e São Martinho de Mouros (que inclui uma visita guiada ao Centro Interpretativo da Cereja), onde o cultivo das cerejeiras é mais evidente.  Durante o percurso, uma técnica mantém o diálogo com os visitantes e explica o desenvolvimento do ciclo da cereja
As inscrições encontram-se abertas para grupos com o mínimo de 20 pessoas, sendo que poderá obter mais informações em cm-resende.pt ou através do telefone 254 877 200.
No dia 29 de março, o Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus, com o apoio do Município de Resende, também vai celebrar as Cerejeiras em Flor, numa festa a decorrer a partir das 15h00, na freguesia de S. Pedro de Paus, e que conta com a participação dos vários Ranchos Folclóricos do concelho.
Depois das Cerejeiras em Flor, o Município de Resende celebra a sua afamada cereja, com o habitual Festival da Cereja que este ano decorre nos dias 30 e 31 de maio, numa mostra que apresenta o delicioso fruto, sempre acompanhado de animação e música popular.
 *Remetido pelo Gabinete de Comunicação da CM de Resende

sábado, fevereiro 21, 2015

Solidão e ética do cuidado*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, fevereiro 20, 2015

Suspensos os jogos deste fim de semana dos vários campeonatos da A. F. de Viseu

Os árbitros de Viseu estão indisponíveis para apitar jogos das competições distritais este fim-de-semana.
Os árbitros terão comunicado o pedido de dispensa das nomeações, como forma de protesto contra as agressões que têm acontecido nas últimas semanas em jogos das competições distritais de futebol.
Os árbtitros têm sido vítimas de vários agressões. Uma das situações envolveu o GD de Resende. Registou-se em Oliveira de Frades, no passado dia 7 de dezembro, a contar para a Divisão de Honra de Viseu, onde o jogo acabou por ser interrompido depois da agressão de um jogador do Resende ao árbitro da partida.  O atleta, António Santos viu ser-lhe aplicada uma pena de suspensão de 11 meses.
 Após esse incidente, registaram-se agressões em mais dois jogos, um em Castro Daire e, o mais recente e mais grave, no Oliveira do Douro - Vilamaiorense, sobre os quais não há ainda decisão do órgão disciplinar da associação, mas que levaram agora a esta tomada de posição de força por parte dos árbitros filiados no Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Viseu.
Retirado daqui

quinta-feira, fevereiro 19, 2015

segunda-feira, fevereiro 16, 2015

No Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, com Anselmo Borges e Ricardo Costa


Em Fevereiro dá-se continuidade ao projeto Livros Proibidos, mantendo a regularidade mensal. O horizonte
temático desta segunda edição é Livros Proibidos na Religião. Estados Laicos, Estados Fundamentalistas.

Na abordagem que se pretende efetuar o conceito de religião deverá ser perspetivado no sentido amplo enquanto
sistema totalitário e fundamentalista. A política dos mercados e a estratégia economicista da Europa, por exemplo,
é a nova religião dos Estados totalitários Europeus. Mas não só, os vários fundamentalismos, terrorismos
religiosos que habitam e sempre habitaram o mundo, bem como o recente reaparecimento do Estado Islâmico
ou Novo Califado.

A escolha do tema é, por isso, perfeitamente atual e está na ordem do dia. A divisão entre Estados Laicos e Estados Fundamentalistas, uma das grandes questões políticas do nosso tempo e de todos os tempos, permite diversificar e ampliar o leque e recuperar textos de períodos históricos e literários diferentes.

A primeira sessão tem como convidado Anselmo Borges e a moderação é de Ricardo Costa, estando marcada para o dia 25 de fevereiro, às 21H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras. A entrada é livre.

Começa-se, justamente, com Os Versículos Satânicos de Salman Rushdie, um título controverso que apresenta uma crítica satírica contra Maomé e contra os tabus do islamismo.
A reação foi tão violenta por parte dos países muçulmanos que determinaram pena de morte ao autor que se viu obrigado ao exílio por blasfémia contra o Islão e apostasia.

O livro é apresentado por Anselmo Borges, professor universitário, cronista, teólogo, pensador do mundo. Com moderação de Ricardo Costa.

A não perder!

INFORMAÇÕES
BM Oeiras, tel. 214 406 330, ana.jardim@cm-oeiras.pt


Consultar aqui (site da CM de Oeiras)

Grupo Desportivo de Resende: À espreita do pódio*


Três vitórias consecutivas, sobre o Sernancelhe, Viseu e Benfica e a última sobre um adversário direto, o Ferreira d’ Aves, dão atualmente o 4º lugar da tabela classificativa ao G.D. Resende, com 32 pontos. No 3º lugar está o Sátão, com 33 pontos, apenas mais um do que a equipa resendense e que pode perfeitamente ser alcançado em breve, apesar da deslocação difícil que a equipa de Tomás Bernardo tem a Penalva do Castelo, 2º classificado, no próximo dia 22 de Fevereiro, na retoma do Campeonato da Divisão de Honra da A. F. Viseu.
Este fim-de-semana, o Campeonato pára e dá lugar à Taça Sócios de Mérito da A. F. Viseu, competição na qual os homens de Resende já não estão, tendo sido eliminados na última eliminatória precisamente pelo Penalva do Castelo, também numa deslocação até à Região do Dão-Lafões. Por sua vez, o Penalva, próximo adversário do Grupo Desportivo de Resende joga para a Taça em Ceireiros e terá, por isso, menos tempo de descanso até à 20ª Jornada da Divisão de Honra.
Depois da vitória por 1-2 em Viseu, no Estádio Municipal 1º de Maio, frente ao Viseu e Benfica, o Resende voltou a vencer, desta vez em casa, o Ferreira d’ Aves por 1-0, com um único golo apontado por Márcio ainda na primeira parte da partida.
Nesse jogo, o G.D. Resende alinhou no onze inicial com: Diogo, Carlitos, Rogério, Rui Coelho, Caio, Tiago, Câe, Gaio, Marante, Coutinho e Márcio.
Um jogo bem disputado por ambas as equipas, mas onde a união do G.D. Resende se sobrepôs a qualquer outro aspeto técnico, conseguindo obter uma vitória importantíssima e ultrapassando o Ferreira d’ Aves na classificação, apesar da igualdade pontual, o Resende passou a ter vantagem no confronto direto.
Na primeira parte, o Grupo Desportivo de Resende teve várias oportunidades para fazer golo, embora tenha sido perdulário em muitas delas, conseguindo apenas concretizar uma. Por parte do Ferreira d’ Aves, destaque para um remate ao poste da baliza de Diogo. Na segunda parte o jogo continuou equilibrado, sem grandes oportunidades de golo para ambos os lados mas com na equipa resendense a sofrer um calafrio já nos minutos de compensação quando um homem do Ferreira d’ Aves apareceu a rematar na pequena área, valeu uma grande defesa do guardião resendense.
André Correia, Hugo e Machado entraram ainda na partida, este último uma estreia absoluta pelo Grupo Desportivo de Resende, depois de ter deixado o C.D. Cinfães neste Inverno.
O G.D. Resende soma assim 32 pontos na tabela classificativa, ocupando o 4º lugar, a apenas um ponto do 3º classificado, o Sátão.
Depois da deslocação a Penalva do Castelo no próximo dia 22 de Fevereiro, o Resende volta a jogar em casa no dia 1 de Março, na receção ao Carregal do Sal, no Estádio Municipal de Fornelos.
*Texto elaborado por João Pereira

sábado, fevereiro 14, 2015

Púrpura e periferias*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, fevereiro 13, 2015

Caça ao javali em Resende, no próximo dia 22 de Fevereiro

Clique no cartaz para poder ler.

terça-feira, fevereiro 10, 2015

Ténis Mesa (Torneio Inter Seleções distritais): Seis seleções dignificam a Associação Distrital de Viseu*


        Nos dias 7 e 8 de fevereiro no pavilhão multiusos de Gondomar (Porto), a Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu (ATMDV), participou no torneio inter Seleções, com atletas dos escalões de infantis, cadetes e juniores.
A delegação foi acompanhada por seis treinadores / dirigentes dos clubes da AE de Mundão (Viseu), ACROF (Oliveira de Frades) e AV Lamego.
As seis seleções da ATMDV tiveram uma prestação honrosa, tendo em consideração ao confronto com os melhores atletas nacionais, muitos deles incorporados nas seleções nacionais.
Referência muito especial para a seleção júnior masculina da ATMDV, que brilhantemente venceu as seleções de Viana do Castelo, Leiria e Braga, as duas primeiras por esclarecedor 3/0 e à última por 3/1.
RESULTADOS – juniores masculinos
1ª jornada
Viana do Castelo
0
/
3
Viseu
2ª jornada
Viseu
3
/
1
Braga
3ª jornada
Porto
3
/
0
Viseu
4ª jornada
Viseu
0
/
3
Madeira
5ª jornada
Leiria
0
/
3
Viseu

Com grande atitude a equipa júnior masculina, constituída por Rodrigo Mendes, João Santos (AE de Mundão), Miguel Pereira (Ac. de Viseu) e Daniel Nobre (ACROF), alcançaria a terceira posição, subindo ao pódio, recebendo o troféu e as respetivas medalhas.

Classificação final de Juniores Masculinos
Clas
Equipa
jogos
vitórias
derrotas
PG
PP
Pontos
Madeira
5
5
0
15
0
15
Porto
5
4
1
12
3
13
VISEU
5
3
2
9
7
11
Braga
5
2
3
7
11
9
Leiria
5
1
4
5
13
7
Viana do Castelo
5
0
5
1
15
5




















De registar que em simultâneo ao torneio inter seleções, decorreu a final da taça de Portugal sénior masculina, com a conquista do troféu para a formação de Toledos (Açores) frente ao S.C. de Portugal por 3/1.

 * Artigo elaborado pelo gabinete de comunicação e imagem da ATM Distrito Viseu.