sexta-feira, novembro 30, 2012

quinta-feira, novembro 29, 2012

Ao jantar, no restaurante “Gentleman”, com o Presidente da Junta de Barrô, Francisco Tuna

Leia aqui o resultado desta entrevista, cujo apontamento foi publicado no Jornal de Resende, número de Outubro de 2012.

quarta-feira, novembro 28, 2012

RESENDE FASHION em Caldas de Aregos: Associação Empresarial promove comércio local

No dia 1 de Dezembro, o Pavilhão Multiusos de Caldas de Aregos vai ser palco do Resende Fashion, promovido pela Associação Empresarial de Resende.
A iniciativa, com início previsto para as 15h00, prolongar-se-á pela noite dentro com a organização de vários desfiles de moda que representarão o comércio local, nomeadamente a “LojadaBe”, “Raros”, “Casa Marilan”, “S&M”, “Cerejinha” e “Boutique Biblo”. Para além de assistir a desfiles de moda, o visitante poderá adquirir produtos destes estabelecimentos a preços especiais, com descontos entre os 10% e os 40%, tornando-se numa boa oportunidade para realizar as compras de Natal. A organização do Resende Fashion promete muita animação, muita moda e preços fantásticos, neste evento que pretende promover o comércio local e o convívio entre comerciantes e que conta com o apoio do Município de Resende.
De referir que a Associação Empresarial de Resende (ERA) tem vindo a desenvolver todos os esforços no sentido de dar uma nova e mais dinâmica às suas atividades. A situação particularmente difícil que as empresas portuguesas vivem num contexto económico de grave recessão impõe que sejam desenvolvidos os mais diversos mecanismos de apoio capazes de minorar as dificuldades sentidas e ajudar à viabilização de manutenção das PME's. Nesse sentido e por forma a procurar avançar nessa linha, a AER pretende desenvolver diversas atividades de apoio empresarial, assumindo um compromisso permanente e determinante para a melhoria das condições empresariais dos seus associados.
Notícia remetida pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da CM de Resende

segunda-feira, novembro 26, 2012

Debates com Anselmo Borges "Quem foi, quem é Jesus Cristo"

Anselmo Borges explica aqui (link para rtp2-"Diário Cãmara Clara") as razões destes debates.

Termas de Aregos gratuitas para seniores de Resende (naturais e residentes)*

Entre os meses de novembro de 2012 e fevereiro de 2013, os seniores do concelho de Resende poderão usufruir, gratuitamente, durante uma semana, de um programa de tratamentos termais, nas Termas de Caldas de Aregos. Esta estância termal encontra-se a promover um programa de sensibilização e incentivo ao termalismo, destinado a todos os seniores do concelho, com idade igual ou superior a 65 anos, ou na situação de aposentação/reforma. Os interessados em participar deverão efetuar a sua inscrição nas Termas de Caldas de Aregos, na Câmara Municipal de Resende ou na Junta de Freguesia da sua área de residência. Os seniores inscritos que cumpram os requisitos pressupostos beneficiam, ainda, de transporte gratuito.
As Termas de Caldas de Aregos têm ao dispor os seguintes tratamentos: Vias Respiratórias (asma, bronquites faringites, sinusite e rinites); Reumatologia (artrites, espondilose anquilosante, febre reumática, fibromialgia e Osteoartrose); Dermatologia (atopias/alergias, psoríase e eczema). Com este programa de sensibilização e incentivo ao termalismo pretende-se promover as termas e os seus tratamentos junto da população resendense, como forma de combater a sazonalidade, bem como implementar políticas de acesso da população local a cuidados de saúde, promovendo a frequência termal a públicos particularmente desfavorecidos. De acordo com António Borges, que para além de Presidente da Câmara Municipal de Resende é também o principal responsável pela Administração da Companhia das Águas, “trata-se de promover as termas internamente e ajudar a aumentar a frequência dos naturais do concelho, mas, ao mesmo tempo, responder na área da saúde a uma população que apresenta hoje mais dificuldades económicas”.
Recorde-se que as Caldas de Aregos são um dos espaços termais mais reconhecidos, no norte do país. Estas termas existem desde o século XII, quando D. Mafalda, Rainha de Portugal, mandou ali construir uma Albergaria, percursora dos diversos balneários termais que se sucederam ao longo dos tempos. O actual balneário foi integralmente reconstruído na década de 1990.
As águas minerais naturais das Caldas de Aregos são sulfúreas, bicabornatadas, sódicas e fluoretadas, com um elevado PH de 9,2 captadas a 62ºC e a 63 metros de profundidade, em furos capeados, que as protegem dos agentes poluidores superficiais e lhes garantem limpidez, pureza bacteriológica e estabilidade físico-química. As principais indicações situam-se na área da prevenção e cura das doenças ortopédicas, doenças de reumatismo, doenças das vias respiratórias, sinusites e doenças da pele. Nas Termas de Caldas de Aregos encontrará um conjunto de técnicas que, aliadas aos equipamentos termais modernos e funcionais, permitem desfrutar de um ambiente agradável, confortável e completamente relaxante.
*Texto  remetido pelo Gabinete de Comunicação e Imagem da CM-Resende

sábado, novembro 24, 2012

O CERN e Fernando Pessoa*

*Título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, novembro 23, 2012

Edição de novembro do Jornal de Resende

A reorganização administrativa do território que reduzirá para 11 as atuais 15 freguesias do concelho de Resende é o tema central da edição de novembro do Jornal de Resende. Destaque, igualmente, para a ampliação do cemitério de Freigil, a confeção das melhores “Tripas à moda do Porto” por um casal de Barrô, a atribuição do “Dragão de Ouro” a António Borges, o lançamento do novo livro do Padre João Teixeira, a abertura do ano letivo da Universidade Sénior e a conquista de lugares no pódio por parte de atletas/pilotos do Clube Náutico das Caldas de Aregos.
Na publicação, destaca-se, também, uma entrevista com o Presidente da Junta de Freguesia de S. Cipriano, Orlando Aires Sequeira, numa crónica assinada por Marinho Borges, intitulada “Ao jantar com…”, patrocinada pelo restaurante Gentleman.
Relevo, ainda, para os habituais artigos de opinião, da autoria do Dr.º João Teixeira, Dr.º Joaquim Correia Duarte, Dr.ª Rita Diogo, assim como para a “Bicada na Cereja”.

quinta-feira, novembro 22, 2012

Junta de Paus apoia natalidade

Numa iniciativa do executivo, a Junta de Freguesia de Paus atribuiu hoje  o primeiro incentivo, pelo nascimento do pequeno Dinis, entregando aos pais, Rui Manuel Ferrão e Rute Marilene Pinto Dias, o cheque com o valor de 200€, contemplado no orçamento do ano em curso. Ao jovem casal e filhote, desejamos as maiores felicidades.
Retirado do blogue "Junta de Freguesia de Paus" (link).

quarta-feira, novembro 21, 2012

Na outra margem: Dois investidores estrangeiros dão novo fôlego à histórica Quinta de Covela/Baião

O sonho e a paixão voltaram à Quinta de Covela. Acreditando na qualidade e potencial dos vinhos portugueses, dois investidores estrangeiros deixaram-se render pela beleza da propriedade - e pela qualidade dos vinhos Covela, mesmo em frente ao nosso concelho.
Pode ler aqui o desenvolvimento desta boa notícia que valoriza a nossa região.

terça-feira, novembro 20, 2012

Unidade Técnica cortou quatro freguesias no concelho de Resende

Assim Feirão junta-se a Felgueiras; Ovadas à  Panchorra; S. Romão a Anreade;  e Miomães a Freigil.
É este o tema principal da edição de Novembro do Jornal de Resende, conforme pode constatar na reprodução da 1.º página disponível desde já no facebook.com/paus.resende (link).
A título de curiosidade, a proposta da Unidade Técnica para a  Reorganização Administrativa do Território  que sustenta a extinção destas quatro freguesias pode ser lida aqui.

3.º Torneio de Sueca em S. Romão

Terá lugar no próximo sábado, dia 24 de Novembro, sendo organizado pela Comissão de Festas 2013. Tem início às 09h00 (só um dia). A inscrição é 17,5 cartas por jogador com direito a almoço.
Prémios em disputa: 1 porco, 2 presuntos, 2 galos, 2 coelhos, 2 garrafas de uísque, 2 garrafas de espumante, 2 garrafas de vinho do Porto e 2 garrafas de Favaios.
As onscrições podem ser feitas no café "Bons Amigos", em S. Romão, ou pelos telefones 254 875 320 e 933 403 846.

segunda-feira, novembro 19, 2012

Projeto Comenius em meeting na Itália

De 5 a 10 de novembro de 2012, um grupo de três professores e dois alunos da Escola Secundária Dom Egas Moniz, de Resende, participou no 1.º Encontro do Projeto Comenius “Living near the water, aspects of life”, realizado na cidade de Salerno, na Itália, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida da Agência Nacional PROALV.
O primeiro dia de meeting iniciou-se com as boas-vindas por parte da diretora anfitriã, com curtas apresentações por parte dos chefes das diversas delegações e com visitas a laboratórios da escola. De seguida, os professores reuniram-se para proceder às apresentações das respetivas escolas e para discutir as atividades ainda a desenvolver no projeto. Por sua vez, os alunos assistiram a aulas de História, Cultura e Orientação, seguidas de uma atividade fora da escola, em que procuraram descobrir monumentos com a ajuda de um mapa e um telemóvel com sistema de GPS. Ao fim da tarde, foi organizada uma visita guiada, a pé, para professores e alunos, ao centro da cidade de Salerno. Com o cair da noite, foi possível observar as iluminações das ruas, denominadas luzes de artistas.
No segundo dia, da parte da manhã, o coordenador do projeto procedeu a uma explanação das potencialidades da plataforma Fronter e lembrou que todos os trabalhos realizados pelas escolas participantes deverão ser nela alojados. Enquanto isso acontecia, os alunos realizaram atividades desportivas. No final da manhã, professores e alunos juntaram-se e foram recebidos pelas autoridades do município local. De seguida, deslocaram-se ao campo universitário de Salerno, onde almoçaram e fizeram uma visita guiada. A parte de tarde foi ainda dedicada a apresentações relativas às atividades de limpeza de praias realizadas em cada um dos países participantes. O evento contou com uma presença de uma delegação local da “Grean Peace”.
No terceiro dia, durante a manhã, o coordenador da escola local apresentou um vídeo de um tour ecológico que realizou com os seus alunos. Seguiu-se uma visita a uma fábrica de queijo “Mozzarella” e à zona arqueológica de Paestum.
No quarto dia, ao início da manhã, enquanto os alunos realizavam atividades ao ar livre, os professores reuniram para discutir a planificação das próximas atividades a realizar no projeto. A meio da manhã, todas as delegações participaram numa excursão a Pompeia, outrora uma cidade do Império Romano, situada a 22 quilómetros da cidade de Nápoles.
No último dia de meeting, durante a manhã, enquanto os alunos preparavam as apresentações finais dos trabalhos que tinham sido incumbidos de realizar – a propósito das várias atividades desenvolvidas ao longo da semana –, os professores reuniram para dar continuidade à preparação dos próximos meetings. Seguiu-se a apresentação dos trabalhos dos alunos, as saudações finais e a entrega de certificados a todas as delegações. À noite, decorreu uma Gala, com jantar e música ao vivo, onde professores e alunos puderam conviver, dançar e confraternizar.
Notas: O conteúdo desta notícia compromete apenas o seu autor, não sendo Agência Nacional e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas.
Este projeto da União Europeia, de parcerias Multilaterais Comenius foi financiado pela referida Agência Nacional PROALV com o montante de 22 mil euros.

Secundária de Resende vence concurso intercontinental

No passado dia 18 de outubro, a “Asia-Europe Foundation” anunciou os vencedores do “Gold Award “ e “Award Merit” aos projetos que se destacaram pelo seu desempenho inovador a nível de ensino online entre os estudantes da Ásia e Europa.
Entre as muitas candidaturas, a comissão de avaliação AEC-NET selecionou seis finalistas, entre os quais figurou o projeto “Magic Flight to Berlin”, que obteve o “Merit Gold”, uma comparticipação de 2 mil euros. Esta quantia será entregue à coordenadora do projeto, a professora italiana Maria Sessa, e destina-se ao desenvolvimento de novas iniciativas do género. O professor Dionísio Ferreira foi o dinamizador do projeto na Escola Secundária Dom Egas Moniz, coadjuvado pela professora Marta Almeida. Os alunos que nele intervieram – Ana, Carla, Marlene, Bruna, Bruno, Diana, Adriana, Joana e Leandro, do atual 11.º B – irão receber da “Asia-Europe Foundation” diplomas que certificarão o galardão atribuído.
“Magic Flight to Berlin “visou criar um ambiente de aprendizagem colaborativa, através do qual os estudantes da Índia, Portugal, Suécia, Polónia, Alemanha e Itália puderam comunicar livremente e trocar informações sobre si e sobre os países onde viviam”. Os mais importantes produtos finais foram a elaboração do sítio do projeto, a criação de uma fórum social e a realização de um vídeo sobre Berlim, cujo roteiro foi desenvolvido pelos alunos das escolas participantes.

Evento envolvendo Tormes e Caldas de Aregos

Em que será apresentado o livro "Memórias das Caldas de Aregos", de Paulo Sequeira e Pedro Ferreira, e o visionamento de um  filme documentário, de 1945, sobre as termas, recuperado graças ao empenho destes resendenses.
Clique no cartaz para ampliar.

sábado, novembro 17, 2012

Um padre polémico*

Reflexão de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje a propósito  do padre José Martins Júnior, que celebrou na  Ribeira Seca (Madeira), em Agosto passado, as bodas de ouro sacerdotais, numa bela festa popular. O artigo pode ser lido aqui.

sexta-feira, novembro 16, 2012

Junta de Paus organiza magusto

Assembleia Geral de Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Resende

Realizar-se-á no próximo  dia 24 de Novembro, pelas 14h00, com a seguinte ordem de trabalhos:
1. Informações;
2. Apresentação, discussão e votação do Plano de Actividades para o ano económico de 2013;
3. Apresentação, discussão e votaçã do Orçamento Ordinário que contém a Conta de Exploração Previsional e Orçamento de Investimento e Desinvestimento para o ano económico de 2013;
4. Assuntos de interesse.
Nota: O Plano de Actividades e Orçamento para 2013 estarão à disposição dos Irmãos para apreciação na Secretaria da Santa Casa,

quinta-feira, novembro 15, 2012

Ceia de Natal da AASC

Clicar no cartaz para ampliar.

quarta-feira, novembro 14, 2012

Magusto na Casa dos Dragões de Resende

Clique na imagem para ampliar.
Também em http://www.facebook.com/paus.resende

Magusto em S. João de Fontoura

Clique no cartaz para ampliar.

terça-feira, novembro 13, 2012

Dirigentes da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu tomaram posse, em Lamego*

Aquilino Rocha Pinto volta a estar à frente dos destinos da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu, para o quadriénio 2012/2016, ao ser reeleito Presidente da Direção, iniciando assim o seu quarto mandato.
A cerimónia de tomada de posse dos Dirigentes, decorreu no passado sábado, dia 10 de Novembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lamego. O reeleito lembrou o papel da Associação no “desenvolvimento do Ténis de Mesa no Distrito de Viseu sem esquecer do trabalho realizado no quadriénio 2008/20012, nomeadamente no aumento do número de clubes e de atletas filiados, sem esquecer do reconhecimento do anterior Governo, em ter reconhecido a Associação, em 2010 como Instituição de Utilidade Pública”.
A cerimónia contou com a presença de Matos de Almeida, Presidente da Assembleia geral da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa; Margarida Duarte, Vereadora do Desporto da Autarquia de Lamego; Teresa Santos, Deputada da Assembleia da Republica; Filipe Lima, Presidente da Assembleia geral da ATM Distrito de Viseu; Paulo Barradas, Membro de Mérito da ATM Distrito de Viseu/antigo Deputado da Assembleia da Republica e António Tunes, Embaixador da Ética Desportiva
*Artigo elaborado pelo Gabinete de comunicação e imagem da ATMD Viseu
1.ª Foto: Mesa de honra, da esquerda para a direita:
- Sr. António Tunes, Embaixador da Ética Desportiva;
- Prof. Filipe Lima, Presidente da Assembleia geral da ATM Distrito de Viseu;
- Prof. Aquilino Pinto Presidente da Direção/Fundador da ATM Distrito de Viseu;
- Dr.ª Margarida Duarte, Vereadora do Pelouro do Desporto da Autarquia de Lamego;
- Dr.º Matos de Almeida, Presidente da Assembleia geral da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa;
- Dr.ª Teresa Santos, Deputada da Assembleia da Republica
2. ª Foto: Momento em que Aquilino Rocha Pinto, assina o auto de posse, para um novo mandato de quatro anos, ladeado a sua direita pelo Presidente da Assembleia geral Filipe Lima.
Nota: Este evento foi objecto de uma reportagem do "Porto Canal", que pode ser vista aqui.

domingo, novembro 11, 2012

Eng. António Borges em grande entrevista ao "Jornal de Resende"

No terceiro e último mandato à frente dos destinos do município de Resende, e a um ano de novas eleições autárquicas, o Presidente da Câmara Municipal de Resende, o socialista António Borges (AB), numa grande entrevista ao Jornal de Resende (JR), aborda os grandes temas da atualidade concelhia e nacional. Possíveis candidatos e sucessor autárquico, a política concelhia dos últimos anos, novos investimentos, os governos socialistas e a atual coligação de direita, o encerramento (previsível) do Tribunal Judicial e a reorganização autárquica são alguns dos principais tópicos abordados ao longo desta entrevista.
ENTREVISTA CONDUZIDA POR PAULO SEQUEIRA, que pode ser lida aqui.

sábado, novembro 10, 2012

Diálogos de Coimbra na Joanina

É o título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

Jornal "Sê..." Novembro de 2012

Pode ler aqui o número de Novembro do jornal "Sê...", onde encontra notícias, comentários,  reflexões e as actividades desenvolvidas pela paróquia de Resende e respectivo  agrupamento   de escuteiros.

quarta-feira, novembro 07, 2012

Novo livro de Anselmo Borges com debates em Aveiro, Porto, Braga e Figueira da Foz

1. Em Aveiro, o debate será no dia 19 de Novembro, com início às 21h00,   terá lugar no Auditório do Seminário de Santa Joana Princesa e contará com a participação de Anselmo Borges e Xabier Pikasa.
2. No Porto, o debate será no dia 20 de Novembro, com início às 21h00 e terá lugar na Fundação Eng. António de Almeida e contará com a participação de Guilherme d'Oliveira Martins, Xabier Pikasa e Anselmo Borges.
3. Em Braga o debate será no dia 21 de Novembro, com início às 21h00,  terá lugar na Fundação Braca Augusta/Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (R. de S. Paulo, 1-Braga) e contará com a participação de Anselmo Borges e Xabier Pikasa.
4. Quanto ao da  Figueira da Foz, veja o cartaz.

terça-feira, novembro 06, 2012

Festa de S. Martinho na Casa de Resende em Sintra

Decorrerá no dia 11 de Novembro, domingo, no ginásio do Sporting Clube de Lourel, próximo da vila de Sintra.

PROGRAMA

13:00 - Almoço;
15:30 - Animação Musical;
16:00 - Magusto

Ementa do almoço
Sopa de Legumes
Rojões com batata cozida
Vinho/sumo/água
Sobremesa
Café

Informações (link)
e-mail: ccresende.sintra@gmail.com
telefones: 962 212 870 /219 233 179

Magusto na associação cultural de Loureiro e Ermida

Como vem sendo hábito, esta associação organiza um magusto no próximo dia 10 de Novembro, sábado, a partir das 19h00. Além de castanhas assadas, haverá grelhados e caldo verde. E animação com karaoke.
Para os sócios é grátis; os restantes pagam apenas 3 "castanhas". 

domingo, novembro 04, 2012

MAGUSTO LARANJA COM PAULO RANGEL E FRANCISCA ALMEIDA


Numa organização do PSD Resende, decorrerá no próximo sábado, dia 10 de Novembro, a partir das 15h, no Largo da Sra. da Guia, em S. João de Fontoura, um magusto/convívio, que contará com duas figuras de proa do PSD (Paulo Rangel e Francisca Almeida.
Com castanhas assadas e porco no espeto, esta festa é aberta a todos quantos nela quiserem participar.

Festa de S. Martinho na Casa do Benfica de Resende

Clique para poder ler

sábado, novembro 03, 2012

Luto(s). As lágrimas de Deus

É o título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

Douro em tarde de chuva*

*A partir de Anreade, hoje por volta das 15h00.