domingo, setembro 30, 2012

Uma sugestão da "Fugas"/Público, de sábado

Atrair gente a Resende é preciso.

sábado, setembro 29, 2012

"Assim está o mundo"

É este o título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, setembro 28, 2012

Anselmo Borges em entrevista ao "Ípsilon"- jornal Público

 Joseph Anton, o livro ( já traduzido em português)  onde Salman Rushie conta o quotidiano de blasfemo aos olhos do Islão,  numa vida clandestina para escapar à pena de morte decretada por uma fatwa do ayatollah Khomeini,  é o tema central do suplemento "Ípsilon" do Público de hoje.
Em conversa com  Margarida Santos Lopes,  Anselmo Borges defende que Deus e os seus profetas não são intocáveis. Nesta entrevista, é feita uma síntese do percurso de Anselmo Borges.

quinta-feira, setembro 27, 2012

B. I. estatístico de Resende*

Casamentos               Nascimentos               Óbitos
Em 1981: 128              Em 1981: 250               Em 1981: 174
Em 2001: 64                Em 2001: 147               Em 2001: 133
Em 2011: 32                Em 2011: 92                 Em 2011: 131
                                                             
 *Dados obtidos de www.pordata.pt

segunda-feira, setembro 24, 2012

Edição de setembro do Jornal de Resende

 
A requalificação da envolvente da Ribeira de Cesta, em Caldas de Aregos, orçada em 200 mil euros, e uma entrevista à Vice-Presidente do Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere, Ana da Conceição Correia, são os temas centrais da edição de setembro do Jornal de Resende.
Destaque, igualmente, para os prémios Eça de Queirós, que distinguiram os melhores alunos a Língua Portuguesa, as atividades desportivas e culturais em Caldas de Aregos, os Festivais Etnográficos de Verão, a comparticipação dos manuais escolares por parte da autarquia e os investimentos na área da educação que ultrapassam os 16 milhões de euros.
Na publicação, destaca-se, também, uma entrevista com o Padre / Frei Henrique Pinto Rema, numa crónica assinada por Marinho Borges, intitulada “Ao almoço com…”, patrocinada pelo restaurante Gentleman.
Relevo, ainda, para os habituais artigos de opinião, da autoria do Dr.º João Teixeira, Dr.º Joaquim Correia Duarte, Dr.ª Rita Diogo e, excecionalmente, Dr.º Acácio Pinto, assim como para a “bicada na cereja”.

domingo, setembro 23, 2012

Jornal "Sê---", n.º de Setembro de 2012

É o jornal dos escuteiros e com notícias da paróquia de Resende, que pode ser lido aqui.

sábado, setembro 22, 2012

Bento XVI no Líbano

É o título da crónica de Anselmo Borges, publicada no DN de hoje, que pode ler aqui.

Anselmo Borges fala sobre papiro que levanta a hipótese de Jesus ser casado

Um papiro com um texto copta que levanta a hipótese de Jesus ser casado foi esta semana revelado. A  Igreja lembra que se desconhece a origem do documento, mas garante que o seu conteúdo não muda nada. 
Ouvido pelo "Expresso", Anselmo Borges afirma que  que "... a autenticidade do documento vai ser discutida", embora este caso o deixe mais impressionado pelo facto de verificar que, "quando aparecem estas coisas, a curiosidade das pessoas é superior à curiosidade que têm pela mensagem de Jesus, que é o essencial". 
Ler mais aqui

sexta-feira, setembro 21, 2012

quinta-feira, setembro 20, 2012

Morreu a D. Adelaide, das Quintãs

Morreu ontem a D. Adelaide, vizinha e grande amiga lá de casa, de toda a família. A afeição era mútua. Tinha feito 86 anos no passado dia 18 de Julho.
Teve uma vida dura e difícil. Mas tinha duas qualidades,  que  guardo. A alegria de viver E o prazer de repartir o pouco que tinha (para ela tudo lhe sobrava). Vou ter muitas saudades.
Com a D. Adelaide (e com o que representava) vai-se um "certo" mundo, que pouco a pouco vai ficando despovoado. E é entre "esse " mundo e neste mundo que terei de viver.

Entrevista com António Campos Barbosa, Presidente da Junta de Miomães

Decorreu ao longo de um jantar no restaurante "Gentleman" e foi publicada no Jornal de Resende, n.º de Agosto de 2012. Pode ser lida aqui.

quarta-feira, setembro 19, 2012

Desconsideração da Comissão dos Vinhos Verdes pelos agricultores de Resende

Os agricultores dos concelhos de Cabeceira de Bastos e de Resende estão desagradados com as novas medidas impostas pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes(CRVV) relativamente às vindimas deste ano. 
Esta Comissão exige aos agricultores que tencionem vender as suas uvas a um intermediário,  que as queira depois transportar para as respectivas adegas,  uma autorização 24 horas antes de fazer a vindima. Os agricultores dizem não poder contratar pessoal com a devida antecedência, porque correm o "risco de eles (CRVV) eventualmente não darem autorização para esse dia" e,  se autorizarem,  questionam "haverá possibilidades de os agricultores rogarem as pessoas em menos de 24 horas?"
A Comissão dos Vinhos Verdes terá de autorizar a venda às adegas e fará uma fiscalização com a presença na vindima passando posteriormente um documento autorizando o transporte por intermediário, caso contrário as adegas estão impedidas de aceitar as uvas. 
"Se os agricultores arriscarem em contratar o pessoal para o dia da vindima e a Comissão dos Vinhos Verdes não der autorização?", questionam os agricultores, adiantando que "terão que ser os agricultores a pagar às pessoas contratadas, porque os senhores da CRVV não autorizaram fazer as vindimas para se vender paras adegas".
"Que haja uma fiscalização, tudo bem, mas nas nestas condições não", salienta o Prof. Aquilino Ribeiro, um dos agricultores do concelho de Resende.
  
Para qualquer esclarecimento, os interessados deverão  entrar em contacto com uma das muitas pessoas que compram as uvas aos agricultores e que fazem o transporte das mesmas para as respectivas Adegas.
 Sr.º Joaquim Correia Telm. 933019419 / 933019420
Prof. Aquilino Rocha Pinto(2.ª actividade profissional Agricultor)
Telm.936304952.Por favor, ligar durante a semana nos seguintes
horários: Parte da manhã entre as 10:00h e 10h:30m. Parte da tarde depois das 16h:30m.

Registo de férias na serra de Montemuro

Clique na imagem para poder ler.

terça-feira, setembro 18, 2012

FESTA DA LABAREDA CUMPRE TRADIÇÃO EM RESENDE: Clã e Perfume sobem ao palco das Festas do Concelho

A tradicional festa do concelho de Resende, denominada Festa da Labareda, decorre entre os dias 23 de setembro e 1 de outubro, cumprindo mais uma vez a tradição.  O programa contempla diversas atividades de índole desportivo, musical, cultural e recreativo, procurando promover as potencialidades do concelho e proporcionar momentos de animação e diversão a todos os munícipes e visitantes. O programa do dia 23 de setembro vai iniciar-se com o XXIII Encontro de Pescadores (a partir das 07h30), sendo que às 14h00, em frente ao edifício da Câmara Municipal, decorre a já habitual Perícia Automóvel, onde pilotos provenientes de todo o país irão proporcionar um bom espetáculo motorizado. No fim-de-semana seguinte, as festas iniciam-se na sexta-feira, dia 28 de setembro, com a Festa da Emissora Regional de Resende que levará ao palco diversos artistas conhecidos do grande público, numa noite que promete ser muito animada.O ponto alto das festividades ocorrerá das diversas atuações de grupos nacionais que prometem abrilhantar as noites de festa. Assim, as grandes atrações musicais deste ano são os Clã (dia 29 de setembro) e os Perfume (dia 30 de setembro) que subirão ao palco a partir das 23h30. Os grupos concelhios Enigma, Raio de Sol, Sons do Douro (dia 29 de setembro), Segunda Via e Rumpelstitskin (dia 30 de setembro), bem como as tradicionais bandas de música de S. Cipriano “A Nova” e “A Velha” (dia 1 de outubro) também fazem parte do cartaz da Labareda. Destaque ainda para o Folclore com o desfile e atuação dos Grupos e Ranchos Folclóricos do Concelho, no dia 29 de setembro, Feriado Municipal e dia da Feira de S. Miguel, e para o Festival de Folclore, no dia 30 de setembro, organizado pelo Rancho Folclórico de S. Miguel de Anreade e que conta com a participação de grupos etnográficos e folclóricos oriundos de todo o país. Consulte o programa completo e cartaz em www.cm-resende.pt

sábado, setembro 15, 2012

Um Papa da frente

É em torno da personalidade, do percurso e do pensamento do cardeal Carlo Martini, recentemente falecido, que Anselmo Borges reflecte neste artigo (link) , publicado hoje no DN.

sexta-feira, setembro 14, 2012

Casa do Benfica em Resende-11.º Aniversário

Filme "Amália", em S. Cipriano

Não perca a oportunidade de assistir à exibição do filme: "Amália", inserido no programa do Ciclo do Cinema Português, no dia 15 de Setembro pelas 16:00 h no Centro Cultural de S. Cipriano.

quarta-feira, setembro 12, 2012

Abel Alvelos: um vencedor no jogo da vida*

Abel Alvelos nasceu em Resende há 28 anos, terra onde é conhecido e acarinhado por todos. Desconhecido, porém, por muitos é a paixão do Abel pelo boccia, uma modalidade destinada a atletas com paralisia cerebral e doenças neuromusculares, que já lhe valeu vários títulos nacionais. E o sonho poderia ir mais longe, nomeadamente até aos Jogos Paralímpicos, se tivesse as condições necessárias para treinar com regularidade em Resende. E isso até custaria muito pouco…
        Por Paulo Sequeira
Abel Luís Martins Alvelos chegou ao mundo com espinha bífida, uma malformação congénita que condicionou, para sempre, a sua vida a uma cadeira de rodas e a uma constante luta para ter maior autonomia e mobilidade.
Apesar disso, comunga dos mesmos gostos das outras pessoas. Gosta de conviver com os amigos, ouvir música, ver televisão, jogar computador (embora não tenha uma mesa adaptada para o seu caso), ver futebol (sendo um adepto fervoroso do Futebol Clube do Porto) e até tocar órgão. Mas as suas pequenas grandes vitórias passa(ra)m também pela Escola Secundária de Resende, onde concluiu, com sucesso, o terceiro ciclo, pelo Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Associação Portas P’rá Vida (Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente do Agrupamento de Concelhos do Vale Douro Sul), uma estrutura de apoio à população com deficiência ou incapacidade, e pelos Bombeiros Voluntários de Resende, a sua segunda casa, onde é auxiliar central, fazendo parte de um grupo de escala, ao fim de semana, de mês a mês.
Poucos, todavia, sabem da sua paixão pelo boccia, uma modalidade destinada a atletas com paralisia cerebral e doenças neuromusculares, que pode ser disputada individualmente, em pares ou por equipas de três elementos, sem divisão por sexos, num pavilhão com marcações próprias, envolvendo 13 bolas: seis de cor azul, seis de cor vermelha e uma bola branca.
A história de sucesso que une Abel Alvelos ao boccia começou na Associação de Paralisia Cerebral de Viseu (APCV). Desde os 9 meses que frequenta esta Instituição, onde efetua sessões de fisioterapia e psicologia e, desde os 14 anos, boccia. É um dia por semana, mas que parece condensar os restantes dias da semana, tal o interesse e a motivação que levam o Abel à cidade de Viseu. Começou a competir aos 16 anos, e, nessa altura, este jovem resendense estava longe de pensar que a modalidade teria um impacto tão grande na sua vida, ao ponto de conquistar vários prémios individuais e, sobretudo, em pares, em Campeonatos Nacionais por zonas, na Fase Final e no Campeonato de Portugal. Abel Alvelos participa como individual na terceira de quatro classes, designada BC3, destinada a atletas que jogam com calhas, com um acompanhante técnico, que está de costas para o jogo e o ajuda a orientar a calha para lançar a bola.
Além das vitórias no campo, o boccia trouxe-lhe outras conquistas, a nível físico e social. Abel ganhou maior mobilidade no tronco e no braço esquerdo, assim como uma capacidade de concentração mais apurada. Requerendo muita estratégia e inteligência, a modalidade confere excelentes efeitos terapêuticos, no que diz respeito à estimulação intelectual e à coordenação motora. Para a definição das jogadas, a perícia é fundamental, assistindo-se recorrentemente a um verdadeiro espetáculo de alternância de vantagem, com a aplicação de táticas adequadas a cada circunstância.
Por outro lado, o boccia é ainda uma forma de socialização, permitindo aos atletas sair de casa, falar, conviver, ou seja, uma integração mais eficaz.
Recorde-se que a modalidade, com origem em 1982, mereceu desde logo a atenção do nosso país. Hoje, somos uma potência mundial, detentora do maior número de medalhas conquistadas internacionalmente. Portugal vai estar representado no torneio de boccia dos Jogos Paralímpicos Londres'2012 por nove atletas, entre os quais quatro que alcançaram medalhas em Pequim'2008, um deles colega do Abel.
Apesar das dificuldades que o impedem de treinar com a regularidade desejada, nomeadamente em Resende, por falta de material e condições de treino, acalenta o sonho de um dia representar o país internacionalmente, caso dos Jogos Paralímpicos, apesar dos inúmeros problemas de saúde, nomeadamente a nível renal (ficou recentemente sem um rim).
“Se eu tivesse o meu próprio material, poderia praticar e aperfeiçoar a minha técnica diariamente, como fazem os meus colegas, e chegar a Viseu mais confiante. É o meu sonho!”, confessa com um brilhozinho nos olhos. E o sonho do Abel depende apenas cerca de 2 mil euros, que permitam a aquisição de uma calha de acrílico, um jogo de bolas, um tripé e um capacete, material necessário para a prática desta modalidade em pavilhão.
“Gostaria de competir ao mais alto nível, mas não tenho disponibilidades financeira para isso”, diz entristecido. De facto, as dificuldades financeiras são muitas e os apoios poucos, apesar dos Bombeiros Voluntários de Resende disponibilizarem as suas deslocações e a autarquia já ter custeado uma viagem à Madeira para a participação num Campeonato Nacional.
Apesar de tudo, o Abel, dentro ou fora do campo, tem de superar-se diariamente. “As pessoas com deficiência têm potencial e conseguem coisas iguais ou melhores que as pessoas ditas normais. No desporto superam-se e fazem coisas que se pensa não serem possíveis. No caso do boccia, dificilmente se encontra outra área que exija tanto. Se queremos ganhar, temos de trabalhar”, exemplifica.
Depois há as barreiras sociais e arquitetónicas que continuam a limitar quem usa cadeira de rodas, nomeadamente em edifícios públicos. Abel não compreende porque não são transmitidos pela televisão os Jogos Paralímpicos, onde Portugal tem obtido grandes resultados, e não percebe porque é que na vila as pessoas continuam a estacionar os automóveis nas passadeiras com rampas. “Será que as pessoas não sabem para que servem as passadeiras e as rampas?”, interroga.
Em Resende, o Abel é acarinhado por todos. “As pessoas têm um carinho especial por mim. Sempre que passo na rua, as pessoas tem uma atenção comigo. Felizmente tenho muitos amigos…”, diz. As maiores dificuldades de Abel são ao nível da higiene em casa, por falta de condições da casa de banho, apesar da ajuda da sua mãe, atualmente reformada e, por vezes, doente, nomeadamente ao nível da higiene. “Apesar de comer sozinho, estou dependente da minha mãe. Mesmo quando está doente, faz tudo por mim. É o meu anjo da guarda…”.
O outro anjo, o seu pai, carpinteiro de profissão, faleceu há anos num acidente de trabalho, em S. Romão.
*Reportagem da autoria de Paulo Sequeira, publicada no Jornal de Resende, n.º de Agosto de 2012

Equipa de Futsal de S. Martinho de Mouros em dois jogos de preparação

 No próximo sábado, pelas 17h00, todos ao pavilhão gimnodesportivo de S. Martinho de Mouros.

28.ª Colheita de Sangue em Resende*

No dia 26 de agosto, os escuteiros de Resende estiveram  na organização da 28ª Colheita de Sangue em colaboração com a Associação de Dadores de Sangue de Resende, com o Instituto Português de Sangue e com os Bombeiros Voluntários de Resende. Mais um serviço à vida e à qualidade de vida daqueles que mais precisam. Foram 131 os inscritos com boa vontade para doar o seu sangue e 114 as dádivas efetivas que vão ajudar a minimizar a carência de sangue que se faz sentir um pouco por todo o país. Em nome da vida, um obrigado a todos os dadores.
Retirado do Jornal "Sê...", n.º de Setembro de 2012 (mensário dos escuteiros de Resende)

Data das próximas colheitas
23 de Setembro de 201 - Oliveira do Douro 
30 de Setembro de 2012 - S. Cipriano 
30 de Setembro de 2012 - Anreade 
4 de Novembro de 2012 - S. Martinho de Mouros 
25 de Novembro de 2012 - Barrô

terça-feira, setembro 11, 2012

Morte em Silva/S. Martinho de Mouros: Disputa de habitação, crime passional ou zanga por atropelamento de gato?

Versão do Jornal de Notícias (transcrição)
Os dois irmãos andavam zangados há anos por causa de partilhas. Mas, ultimamente, o mais velho desconfiava que a mulher o traía precisamente com o irmão, que o matou a tiro junto a casa, em Resende.
"O Carlos julgava que o meu marido andava com a mulher dele, que é minha irmã. Há uma semana, já andaram à porrada um com o outro por causa disso, mas já andavam zangados há anos devido às partilhas da casa. Quando fui levar o lixo, o meu cunhado, que já devia estar bêbado, começou a insultar-me, bateu- -me com um ferro e deu-me pontapés. O meu marido apercebeu-se e pegou na caçadeira e matou-o. Depois foi entregar-se à GNR".
Foi desta forma que Ana Sofia Vieira, mulher do homicida Fernando Rodrigues, que assassinou o irmão, anteontem à noite, em S. Martinho de Mouros, em Resende, explicou, ao JN, as circunstâncias em que o cunhado, Carlos Alberto, 46 anos, foi morto.
A mulher não tem dúvida de que o marido, entretanto detido pela Polícia Judiciária, foi defendê-la das agressões. "Ele estava com um ferro e uma faca. Ainda fiquei com marcas de tanto me bater. Depois fez--se ao meu marido, que teve de lhe dar o tiro para ele não me matar. Ele ainda lhe gritou que era um corno e que o ia matar. Ao ouvir isso, o meu marido passou-se", afirmou Ana Sofia, mãe de quatro filhos menores, que chorava com a possibilidade do marido ir para a cadeia. Fernando foi intercetado pela GNR de Resende quando se dirigia para o posto e a caçadeira foi apreendida. Detido pela PJ, foi levado ao juiz que decretou prisão preventiva.
Já a viúva, que ontem foi para a casa da mãe, com a filha de 14 anos, por não aguentar ficar onde o marido tinha sido assassinado na véspera, estava inconsolável. "Quando cheguei à beira dele, já não se mexia. Ele não ia fazer mal a ninguém nem tinha nenhum ferro nas mãos. Apenas ia à garagem buscar uma garrafa de cerveja e foi morto", disse, ao JN, Augustinha Vieira, que estava dentro de casa quando o marido foi assassinado.
O homicídio aconteceu no isolado lugar de Silvas, onde apenas vivem 27 pessoas. Todas as semanas, os dois irmãos, que vivem na mesma casa com as respetivas famílias (uma no primeiro andar e a outra no rés-do-chão), arranjavam um motivo para discutir. A casa era do pai e os dois irmãos ocuparam-na há muitos anos, com as mulheres, que também são irmãs.
Desde esse tempo que não se dão. Há uma semana, envolveram-se em agressões mútuas, depois de Carlos ter dito à mulher do irmão que Fernando era amante da Augustinha. Ana Sofia não acreditou, mas a suposta relação e as acusações deixaram profundas mágoas tanto em Carlos como em Fernando.
Na terra, os vizinhos, que rejeitam a teses do crime passional, apenas encontram uma explicação: as zangas por causa da disputa da casa.

Versão do Correio da Manhã (transcrição)
Foto: Agostinha Vieira chora a morte do marido, Carlos Guedes, morto pelo irmão
"Foi por causa de um gato que o meu cunhado matou o meu marido", diz aos gritos a viúva Agostinha Vieira, sem voz de tanto gritar pela perda do marido e pai da sua filha deficiente.
O crime ocorreu às 21h00 de domingo. Agostinha Vieira confirma que os irmãos "davam-se muito mal". "No domingo, eu e o meu homem fomos ao café a S. Martinho e tivemos o azar de atropelar um gato. Regressámos a casa e o Carlos ficou furioso e disse uns palavrões por ter ferido o animal. O meu cunhado e a minha irmã ouviram tudo e pensaram que os palavrões eram para eles. Não eram", garante.
Minutos depois, Carlos disse à mulher que ia ao armazém buscar uma cerveja e não voltou. "Ouvi um tiro, fui logo à rua ejá só vi o meu Carlos com a cabeça desfeita, tombado na rua e a sangrarmuito", diz a viúva, lavada em lágrimas. O suspeito ausentou-se da aldeia e foi a pé entregar-se à GNR de Resende. Devido às constantes desavenças e ameaças entre irmãos, os vizinhos não ficaram surpreendidos com o desfecho trágico. "Era uma questão de dias", diz uma vizinha que ficou chocada com a forma como Carlos foi executado. "O pobre coitado caiu na rua com a cara toda desfeita",frisa.
A partilha da casa que os dois homens herdaram foi o principal factor de discórdia entre irmãos. Carlos vivia com mulher e filha no primeiro piso; Fernando, mulher e quatro filhos – três menores –, viviam no segundo.

segunda-feira, setembro 10, 2012

Homem morto a tiro de caçadeira em Resende*

Um homem de 46 anos foi baleado mortalmente na localidade de Resende por um indivíduo armado com uma caçadeira entretanto detido pelas autoridades, disse, esta segunda-feira, fonte da Guarda Nacional Republicana.
O incidente "ocorreu cerca das 21.30 horas de domingo e o autor dos disparos foi intercetado e está detido", informou a GNR.
A mesma fonte indicou que o corpo da vítima seguiu para o Instituto de Medicina Legal de Vila Real.
*Transcrito do Jornal de Notícias

sábado, setembro 08, 2012

Anselmo Borges escreve a propósito do "eminente" Cardeal Carlo Martini

No DN de hoje, tendo como título "Uma  Igreja outra é possível" (link).

Nossa Senhora dos Remédios

Por feliz coincidência, em Fala/Coimbra, onde resido, a  capela da localidade é dedicada a Nossa Senhora dos Remédios. Também aqui decorre um programa de festas à altura.

sexta-feira, setembro 07, 2012

Entrevista do Presidente do CDRC de S. Martinho de Mouros ao Jornal de Resende

Face a um ano histórico para a equipa de  Futsal do CDRC de  S. Martinho de Mouros, em que irá disputar o campeonato nacional da 3.ª divisão, sérir B, nada mais oportuno que a entrevista do presidente desta associação concedida ao Jornal de Resende, conduzida por Paulo Sequeira, e que pode ler aqui.
Também em:http://www.facebook.com/paus.resende

terça-feira, setembro 04, 2012

Lendas de Resende (A Ponte dos Piares e o lagarto)*

"Na Biblioteca Pública Municipal do Porto há um manuscrito de Ruy Fernandes sobre a região de Resende que, entre outras coisas do foro lendário, nos conta que a Rainha D. Mafalda tinha um filho sobre o qual pendia como que uma maldição, pelo menos um vaticínio. Pois que perderia a vida na água. Como andasse pelas bandas de Lamego e Resende, D. Mafalda apressou-se a ressalvar estas paragens mandando fazer a chamada Ponte dos Piares, logo à entrada de Barrô. Julgava com isso satisfazer a população do lugar e salvar o filho. Porém, acontece que o príncipe morreu afogado...na pegada de um boi cheia de água, sem se poder mexer e à revelia de qualquer socorro. Desencantada, a rainha desleixou, não se concluindo a obra. 
Também conta Frei Teodoro de Matos, no seu Nobiliário de Veludo (1733) que onde está Cárquere existiu uma antiga cidade, que até nem deveria ser nada pequena, pois ia desde a Ponte de Carcavelos ao longo do regato do mesmo nome, até abranger as quintas do Cabouco e Devesa, com a Picota e a mata dos Padres Jesuítas, no cimo do lugar dos Paços, incluindo ainda a Quinta do Pereira e o sítio do Carril. Acrescenta o frade que se lembra de ter visto nuns penedos deste mesmo lugar com grandes e artificiais buracos de trancas, que diziam ser das trancas de uma das portas da cidade e outros do mesmo género na Ponte de Carcavelos, dizendo-se que eram de outra porta. Nunca frei Teodoro encontrou papel que atestasse essa tal cidade, mas a lenda...
Agora o que está documentado e assume o papel de lenda é o sardão de Cárquere. A pele está no átrio das escadas que dão para o coro da igreja. Pois a lenda diz que, dando a mão ao filho pequeno, vinha uma mulher de Roças com um cesto de novelos de lã à cabeça, dirigindo-se ao Mosteiro de Nossa Senhora de Cárquere. De repente, apareceu-lhe um sardão enorme, abrindo a bocarra, disposto a engoli-la.
Aflita, a mulher invocou Nossa Senhora que lhe explicou rapidamente o que teria de fazer. Pois que, sem parar de andar, atirasse com os novelos ao sardão, que os iria engolindo, mas que ficasse com as pontas dos fios na mão. Mas andando sempre. Ela assim fez e quando o lagarto engoliu os novelos todos, a mulher deu um esticão nos fios, em todos ao mesmo tempo, e o sardão morreu engasgado! Depois, esfolado o bicho lá foi para onde está.
Mas as lendas dos mouros também se contam em Resende. Olhem a igreja de Cárquere, dizem que foi feita pelos mouros numa só noite. E o curioso é que isso também serve para a igreja de Barrô e para a de S. Martinho. Também dizem que num monte que está um pouco acima desta segunda aldeia há duas pedras em forma de arca. Cuidado deve ter quem lhes quiser erguer a tampa. Aberta uma, com o fogo que tem dentro arderá o mundo inteiro, mas se for a outra, todo o mundo se tornará rico! O pior é distingui-las. Bem, já agora se saiba que no Côto de Moumiz, debaixo da terra, está uma moura, que é sardão na segunda metade do corpo. Se alguém sonhar três vezes com ela e der três cavadelas na terra, a moura aparece-lhe e entrega-lhe um tesouro..."
*Retirado do livro Lendas de Portugal, recolha de Viale Moutinho, Diário de Notícias, 2003 
(São 301 lendas correspondentes a 301 concelhos)

segunda-feira, setembro 03, 2012

Balanço de férias

Fui a quatro locais aos quais não posso deixar de ir. A Campo Benfeito para assistir a algumas peças do Festival Altitudes, porque a serra dá uma magia diferente  ao teatro; à capela do Senhor dos Desamparados, onde o Padre Tomás celebrou missa no dia 14 de Agosto, porque nela se reza e se evoca uma história familiar; a Lamego (e obrigatoriamente ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios), porque para lá me impele a herança do meu pai e tios (e uma fracção feliz da juventude); e à ponte da Lagariça e zona envolvente, porque é a zona mais recatada e fresca do concelho de Resende, em pleno Verão.

sábado, setembro 01, 2012

A teologia da libertação na Doutrina da Fé?

É o título da crónica de Anselmo Borges, publicada hoje no DN, que pode ler aqui.