sexta-feira, setembro 30, 2011

Paulo Sequeira desvenda no Jornal de Resende a "Casa e Capela do Espírito Santo: um tesouro da época das Descobertas"

 No nosso concelho ainda se escondem muitas jóias. Paulo Sequeira partilha esta pérola no Jornal de Resende, edição de Setembro de 2011, cujo texto pode ser lido n' O Canastro (link).

Festa em honra de S, Miguel, padroeiro de Anreade*

QUINTA-FEIRA, dia 29 de Setembro:
Às 18,30 ---EUCARISTIA SOLENE EM HONRA DO PADROEIRO, a concluir com uma PROCISSÃO com o andor de S. Miguel Arcanjo
SÁBADO, dia 01 de Outubro:
Das 16 às 17,30 ---CONFISSÕES 
Às 17, 30 ---MISSA VESPERTINA
-DOMINGO, dia 02 de Outubro:  
 Às 10 horas, PROCISSÃO DE AREGOS ATÉ À IGREJA MATRI
Às 11,30 :     EUCARISTIA SOLENE e SERMÂO
 Às 16, 30 :    MAJESTOSA PROCISSÃO
Para além deste programa, haverá várias atividades lúdicas e de convívio da população, que poderão consultar no Cartaz das Festas.
Estas festas são promovidas e organizadas pelo GRUPO FOLCLÓRICO E ETNOGRÁFICO DA FREGUESIA
*Retirado do blogue "Paróquia de Anreade"

Motonáutica em Caldas de Aregos



quinta-feira, setembro 29, 2011

A festa do futebol na inauguração do Estádio Municipal de Fornelos

 O GD de Resende adiantou-se no marcador, mas tornou-se impossível contrariar a força dos pergaminhos  do C.D. de Cinfães, tendo perdido honradamente por 5-1. Acresce referir que o Clube Desportivo de Cinfães milita na 2.ª Divisão Nacional,  integrando atletas  muito experientes e de grande gabarito, alguns deles ex-jogadores em clubes da 1.ª e da 2.ª Divisão. 
Embora fosse um frente-a-frente de David contra Golias, os jogadores de Resende deram o seu melhor. O jogo dignificou o momento de festa, que esta inauguração corporizou. Não desiludiu as muitas pessoas que encheram o novo estádio e que esperam grandes tardes de futebol com o GD de Resende.

quarta-feira, setembro 28, 2011

Terrus 2007, de encher os sentidos, um vinho de Barrô

Manuel de Carvalho elogia-o assim na "Pública", de 25.09.2011:
"Pela intensidade aromática e opulência na boca, este vinho parece mais Douro do Cima Corgo do que da freguesia que se situa no limite ocidental da região. Proveniente de solos graníticos e de vinhas velhas, é um tinto com carácter, com sugestões de framboesa bem combinada com notas de barrica e da garrafa, boca marcada por uma boa estrutura de taninos já numa razoável fase de macieza e um final de prova com classe. Um vinho que enche os sentidos, bom para acompanhar pratos de sabor intenso, excelente para deixar mais alguns na cave, onde vai sem dúvida aprimorar as suas qualidades". 
Já, em Junho passado, no Expresso, João Paulo Martins tinha dado uma óptima classificação a este vinho com a seguinte dica: "Grande classe aromática e boa estrutura de boca, é um vinho tinto muito sério, a merecer bons copos e pratos e bom tempero. Mais um grande Douro".
O mesmo crítico de vinhos, na Revista de Vinhos, deste mês, e no seu guia de vinhos de Portugal 2012, lançado recentemente, dá-lhe nota de 17, escrevendo: "Cor profunda de grande impacto visual, aroma cheio, com muita fruta madura mas um perfil austero e químico de grande classe.Muito boa prova de boca, com taninos de luxo e belos aromas. Muito bem".
Terrus 2007
Douro
Maria Assunção Foy
14% vol., €17
 
Quinta/contactos:
Maria da Assunção Foy
Quinta de Fundo de Vila, Convento
4660-036 Barrô-Resende
Telef: 254 969 067/Móvel: 918 627 605
E-mail: terrus.douro@gmail.com
Site: http://www.douro4u.com/?section=7

terça-feira, setembro 27, 2011

Jornal de Resende (edição de Setembro) destacou entrevista de Anselmo Borges ao DN

“31 entrevistas em Agosto” é uma rubrica do “Made in Portugal”: durante os 31 dias do mês de Agosto, o Diário de Notícias (DN) publicou 31 entrevistas, da autoria do jornalista João Céu e Silva, a figuras portuguesas, que falaram do País que temos e daquele que queremos.
Anselmo Borges foi a figura destacada no dia 23 de Agosto, sob o título “Quem faz o aborto devia pagar uma taxa moderadora”. Na entrevista, o padre Anselmo Borges tocou em diversos temas sensíveis, como o aborto, o preservativo ou a eutanásia. Enalteceu o valor da religião como um pilar para ajudar a superar a crise e alguns acontecimentos violentos como o 11 de Setembro ou os mais recentes atentados na Noruega. Disse notar um interesse crescente pelos temas religiosos mesmo nas universidades “por motivos políticos e também por causa da crise económica-financeira”.
Anselmo Borges não hesitou em criticar a Igreja Católica por não tratar as mulheres em igualdade de direitos com os homens e pensa que isso tem de mudar rapidamente. Nesse sentido, considerou que as mulheres poderiam também serem padres. Nesta linha “avançada” de pensamento, o padre chegou mesmo a defender a descriminalização do aborto “antes de a questão ter sido legislada”. No entanto, disse não concordar com “o facto de não haver taxa moderadora para quem faz um aborto”. O padre Anselmo Borges defendeu ainda o uso do preservativo (sobretudo numa época em que a infidelidade é uma constante) e não entende por que motivo este é um  assunto que ainda não está ultrapassado.
Recorde-se que Anselmo Borges, natural de S. Pedro de Paus, é um apaixonado pelo concelho de Resende, onde se desloca periodicamente. É professor universitário em Coimbra, tem uma vasta obra publicada, de cariz religioso, participa, frequentemente, em iniciativas culturais e tem, ao sábado, um artigo de opinião no DN.

Inauguração do Novo Estádio de Resende

segunda-feira, setembro 26, 2011

Impressões de José Saramago sobre a igreja de S. Martinho de Mouros

Entre Outubro de 1979 e Julho de 1980, José Saramago percorreu o país de lés-a-lés a convite do Círculo de Leitores. Uma das localidades visitadas foi S. Martinho de Mouros. Leia aqui as suas impressões sobre a igreja românica.

domingo, setembro 25, 2011

Resende Andebol perdeu por diferença mínima

No jogo disputado, ontem, dia 24 de Setembro, no Pavilhão Municipal de Anreade, presenciado apenas por cerca de 60 espectadores,  o resultado foi o seguinte: Resende Andebol 22-23 CDC Santana. Esta competição diz respeito ao Campeonato Nacional da 2.ª Divisão (Seniores Masculinos).

"Guerreiros Azuis": nome da claque do GD de Resende

Está a decorrer nesta altura,  na sede do GDR,  uma reunião com todos os interessados com vista à respectiva organização.
Quem quiser aderir poderá fazê-lo a partir da página do facebook (link).

Conferência do Dr. Adão Sequeira no cinquentenário do Seminário de Lamego

Decorreu no passado dia 17 de Setembro a cerimónia do cinquentenário do Seminário de Lamego,  de que o blogue da diocese de Lamego aqui dá conta. Nela discursaram e deram testemunho os Padres José Augusto Marques, director do Externato D. Afonso Henriques e pároco de Resende,  e Paulo Alves, ex-vice-reitor do Seminário de Resende e actual Reitor do Seminário de Lamego, e o antigo aluno Dr. Adão Sequeira, cuja conferência pode ser lida n' O Canastro  (link).

sábado, setembro 24, 2011

Anselmo Borges escreve sobre "o milagre do perdão" no DN de hoje

Quando se trata de perdão mesmo, é preciso reconhecer que estamos perante um milagre. Porque o perdão transcende a justiça e o jurídico: de facto, nem o verdugo tem direito a ser perdoado nem a vítima é obrigada a perdoar. É o dom e a graça. 
É uma das suas considerações. Para ler aqui

sexta-feira, setembro 23, 2011

Instituto Luso-Árabe para a Cooperação agracia Joaquim Pinto (Pinto’s Cabeleireiros) com a “Medalha de Mérito para a Cooperação"

A atribuição desta importante distinção a este nosso conterrâneo, um profissional de excepção que muito  honra Resende, teve em conta a colaboração e o apoio continuado concedido ao Instituto Luso-Árabe e o elevado apreço registado por numerosos diplomatas árabes.
A cerimónia da entrega do Diploma e Medalha realizar-se-á no Salão Luís XV do Grémio Literário, num jantar que terá lugar no próximo dia 13 de Outubro.
Já anteriormente, em 2007, tinha-lhe sido atribuída a “Insígnia de Prata” pelo Instituto Luso-Árabe para a Cooperação.
Refira-se que esta instituição da sociedade civil, fundada em 16 de Julho de 1985, tem como objecto social o desenvolvimento da cooperação no âmbito cultural, económico, social e técnico entre Portugal e os Países Árabes,  sem interferências político-religiosas.

quinta-feira, setembro 22, 2011

Termas de Caldas de Aregos presentes na Termalia

As Termas de Caldas de Aregos marcarão presença na 11.ª Feira Internacional de Turismo Termal (Termalia), que decorrerá em Ourense de 23 a 25 de Setembro. Operadores de diversos países, de entre os quais o Brasil, marcarão presença neste certame, sendo uma oportunidade para "disputar" clientes do estrangeiro. É tempo de trazer até Caldas de Aregos brasileiros endinheirados para investir e tratar da saúde...

Festas em Resende

Dia 23 (sexta-feira):
Festa da Emissora Regional de Resende, no Largo da Feira, a partir das 21h00
Com os seguintes artistas: Sandra Loureiro; Marcelo & Alex; Toy; David Kauan; Miguel Guerreiro; Adelaide Ferreira; António; Karmo Real; Alexandre Faria; Gonçalo da Câmara Pereira; Chave d' Ouro; 4playerz; Tó Zé (Perfume); Paco Bandeira; Ricardo Nascimento; Ricardo & Henrique; Rodrigues Portugal; Marante

Dia 24 (sábado)
Perícia automóvel, em frente ao edifício da Câmara Municipal, a partir das 14h00

A partir do dia 24 (sábado):
Festa da Labareda com o seguinte programa 
24 de Setembro | sábado
17:30H - Lançamento do Livro “Anjo Emprestado” de autoria de Cristina Magalhães - Museu Municipal de Resende
21:30H – Actuação do Grupo “RAIO de SOL” – Largo da Feira
23:00H – Concerto com TERESA SALGUEIRO (MADREDEUS) – Largo da Feira
00:30H – Fogo de Artificio
  
25 de Setembro | domingo 
07:30H – XXIII Encontro de Pescadores /Labareda 2011 – Concentração: Jardim 25 de Abril /Resende
14:30H – Desfile dos Ranchos Folclóricos e Etnográficos pelas ruas da vila
15:00HFESTIVAL de FOLCLORE “Labareda 2011” – Largo da Feira
1.º – Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere (organizador);
2.º – Grupo Folclórico Danças e Cantares – Associação Cultural de Vilarinho – Coimbra;
3.º – Rancho Folclórico “As Florinhas” - Caldas de S. Jorge;
4.º – Grupo Folclórico Danças e Cantares do Fial – Albergaria-a-Velha;
5.º – Rancho Folclórico de Nogueira – Lousada;
6.º – Rancho Folclórico de Ferreirim – Lamego;
7.º – Rancho Regional de Fânzares – Gondomar;
21:30H - Actuação do Grupo “PELE e OSSO” – Largo da Feira     

26 de Setembro | segunda-feira
21:30H - Concerto das Bandas de Música de S. Cipriano “A NOVA” e “A VELHA” - Largo da Feira
27 de Setembro | terça-feira  
21:30H - Noite de Fados – Grupo “DOURO FADO” – Largo da Feira
28 de Setembro | quarta-feira
21:30H – Grupo SEGUNDA VIA – Largo da Feira
23:00HJOSÉ ALBERTO REIS – Largo da Feira
00:30H – Fogo de Artificio
29 de Setembro | quinta-feira  
08:00H FEIRA de S. MIGUEL
20:30H – Desfile dos Grupos e Ranchos Folclóricos e Etnográficos do Concelho pelas ruas da vila
20:50H – Actuação dos RANCHOS FOLCLÓRICOS e ETNOGRÁFICOS do CONCELHO – Largo da Feira
1.º – Grupo Resende em Marcha;
2.º – Rancho de Danças e Cantares de S. Cipriano;
3.º – Grupo “Os Moleiros” de Santa Maria de Cárquere;
4.º – Grupo Social de S. Cipriano;
5.º - Rancho Folclórico de Santa Maria de Barrô
22:00H – Actuação do Grupo RUMPELSTITSKIN

quarta-feira, setembro 21, 2011

Câmara Municipal de Resende adopta medidas de poupança

Segundo o blogue de José Peralta (link), são 25 as medidas, de entre as quais a diminuição na factura da electricidade, com redução de horas na iluminação pública, e corte em eventos com a 3.ª idade (como o passeio anual, presumo).

“Ventos da Mogueira”-Edição de Agosto

É sempre com grande expectativa que recebo este jornal, agora com periodicidade mensal, editado pela Irmandade de S. Francisco Xavier, de S. Martinho de Mouros, e com direcção da Dra. Liliana Catarina Almeida Duarte, cujas funções assumiu há pouco tempo, ao qual está a imprimir uma grande renovação e arejamento, tendo o apoio e entusiasmo de uma equipa valorosa. Estão todos de parabéns e os muitos leitores agradecem. São notícias “fresquinhas” que mensalmente chegam aos quatro cantos do mundo. E em papel saboreiam-se muito melhor. Eis o e-mail de contacto: jvmogueira@hotmail.com. A assinatura anual é de €7,50.
As notícias em destaque na 1.ª página são as seguintes: i) Festas do Senhor do Calvário 2011; ii) Inauguração do Salão Paroquial; iii) O regresso dos “Pele e “Osso”; e iv) Jornadas da Saúde para a população geral ( cujo programa este blogue já publicou).
Do interessante editorial, assinado por Liliana Duarte), transcreve-se o seguinte: “(…) E também me parece oportuno falar de algo que muito me entristeceu durante as Festas do Senhor do Calvário…Afinal que tipo de pessoas somos nós que, a pedido dos vários grupos musicais que actuaram em S. Martinho, não fomos capazes de bater palmas à comissão de festas, cujo esforço e dedicação estava à vista de todos?...Para além da grande falta de educação, mostra também que infelizmente quem mais faz e contribui para o bem comum nunca é aplaudido…É pena que tanta coisa se mude, mas que a mentalidade mesquinha permaneça ao longo dos tempos, e infelizmente, até se agrave…Já que outros não fizeram, quero deixar aqui o agradecimento público a todos aqueles que têm contribuído para que esta festa continue a realizar-se com tanto sucesso e animação”.

segunda-feira, setembro 19, 2011

Jornal de Resende – Edição de Setembro

A Casa e a Capela do Espírito Santo, em Miomães, é o tema central da edição de Setembro do Jornal de Resende. O arranque das obras do Centro Escolar de S. Cipriano, a inauguração do nicho em honra de Santo Amaro, em Anreade, e da nova sede do Rotary Club de Resende, em Vinhós, merecem particular destaque.
Na publicação, a sair no final desta semana, destaca-se, também, os tradicionais Festivais de Folclore, o programa da Festa da Labareda e a rubrica de Marinho Borges, “Ao café com…”, que tem por protagonista o Presidente da Junta de Freguesia de Feirão, José de Oliveira Monteiro.
Terá, ainda, oportunidade de ler uma pequena entrevista com Aquilino Pinto, Presidente da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu (ATMDV), entre outras notícias e os já habituais artigos de opinião.

domingo, setembro 18, 2011

Balanço positivo em jogo de prepação do GD Resende frente ao Fornelos

O GD de Resende continua a preparar-se afincadamente para o Campeonato Distrital 1.ª Divisão Norte, que se avizinha. Hoje, deslocou-se a Fornelos/Cinfães, onde realizou um jogo frente à equipa local, o Académico Desportivo de Fornelos, que irá militar no Campeonato Distrital Divisão de Honra, tendo perdido de forma honrosa por 3-1.
O Grupo Desportivo de Resende está no bom  caminho, pois deixou boa imagem, tendo praticado bom futebol. Lutou afincadamente para o empate, que esteve à beira de acontecer, mas,  já perto do fim,  sofreu o 3.º golo.

I Jornadas da Saúde, organizadas pela Irmandade de S. Francisco Xavier

 
Clicar no cartaz para ampliar

sábado, setembro 17, 2011

Direitos dos animais?

Desta vez, Anselmo Borges discorre sobre o tema em epígrafe no artigo do DN de hoje, que pode ler aqui

Detenção de presumível autor de incêndios ocorridos em Paus e S. Martinho de Mouros*

A Polícia Judiciária, através da Directoria do Norte, com a colaboração da GNR-SEPNA de Lamego, deteve um homem pela presumível autoria, pelo menos, de cinco incêndios florestais, ocorridos nos meses de Agosto e Setembro do corrente ano.
Os incêndios foram ateados em zonas fortemente florestadas, nas localidades de Portela - S.Martinho de Mouros e Paus, no Concelho de Resende, tendo também colocado em perigo algumas habitações e que só não atingiram maiores proporções em virtude da pronta intervenção dos bombeiros.
A razão destes fogos florestais prende-se, uma vez mais, com motivos fúteis conjugados com hábitos de alcoolismo.
O detido, de 29 anos, trabalhador agrícola ocasional, sem antecedentes criminais conhecidos, vai ser presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.
A Polícia Judiciária já deteve 24 pessoas, durante este Verão, pela prática de crimes de incêndio florestal. 
*Notícia transcrita do site da Polícia Judiciária

sexta-feira, setembro 16, 2011

Rancho de Anreade celebra 25 anos*

Neste fim de semana de 16-18 de Setembro, celebra as suas "bodas de prata" o Rancho Folclórico da freguesia.
Criado por iniciativa e sob a responsabilidade do dr. José Dias Gabriel, o Grupo foi instituído oficialmente, em 17 de Setembro de 1986. Até 1996, esteve a direcção do grupo ao cuidado e sob responsabilidade do fundador. A partir de então, o Rancho tem vindo a caminhar sob a direção da dra. Inês Correia.
O programa é o seguinte:
1.---No dia 16, Sexta-Feira, a partir das 20 horas, Arraial Popular, no adro da igreja, com música, animação, convívio e... "porco no espeto".
2.---No dia 17, Sábado, pelas 21 horas, Grande Festival de Folclore, no adro da igreja.
3.---No dia 18, Domingo, celebração da Eucaristia de Acção de Graças, na igreja matriz, às 11 horas.
Parabéns... Longa Vida... e Muitos Êxitos!
*Retirado do blogue "Paróquia de Anreade" (link)

quinta-feira, setembro 15, 2011

Anselmo Borges fala sobre ética e política aos magistrados do Supremo Tribunal de Justiça

A convite do Juiz-Conselheiro Luís António Noronha Nascimento, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Anselmo Borges proferirá amanhã, dia 16 de Setembro,  em Coimbra, uma conferência subordinada ao tema "Ética e Política", dirigida aos magistrados que integram este órgão judicial.

quarta-feira, setembro 14, 2011

Ao café com...o Presidente da Junta de Felgueiras, Marco Jacinto de Almeida Matos

 Pode ler aqui o apontamento sobre esta conversa, publicado no Jornal de Resende (Agosto de 2011), onde se fala de alguns aspectos do percurso de Marco de Almeida Matos, do que fez e do que pretende fazer por esta freguesia como Presidente da Junta,  e onde é confrontado a responder concisamente a 23 questões.

segunda-feira, setembro 12, 2011

Arbitragem ensombrou jogo de prepação do GD Resende frente ao CD Penajóia

 O Grupo Desportivo de Resende ficou espantado com a "inesperada comitiva" com que  o  Clube Desportivo da Penajóia se fez acompanhar. Nada mais que dois árbitros, exigindo que um deles fosse o árbitro principal,  o que veio a acontecer, quando o clube da casa já tinha providenciado um. 
 O GD de Resende marcou 6 golos, tendo sofrido 1. Contudo, o árbitro anulou 4 golos consecutivos, tendo seguidamente validado 2, o que gerou grande confusão. Assim, o resultado final "parece" ter sido 4-1...
Apesar destas questões com a arbitragem, não houve quaisquer problemas com os jogadores ou o público.
 Este jogo de preparação serviu de "teste" ao treinador, Prof. Rui Rebelo, em quem os responsáveis e adeptos do GD de Resende depositam muita confiança. Inverter a situação relativamente à época passada é a palavra de ordem,  já que, em 26 jogos, somou 21 derrotas e 4 empates, tendo apenas 1 vitória. A tarefa é difícil, pois o plantel integra 15 jogadores da época passada, tendo havido poucos reforços. Mas Rui Rebelo tem um currículo que fala por si, tem facilidade em conquistar a confiança dos jogadores e gosta de enfrentar desafios difíceis.

I Jornadas da Saúde/S.Martinho de Mouros

Clique no cartaz para ampliar.

domingo, setembro 11, 2011

António Borges eleito para a Comissão Nacional do PS

António Borges, Presidente da Câmara Municipal de Resende, que integrou a lista de candidatos à Comissão Nacional do PS, apresentada por Francisco Assis, acaba de ser eleito pelos congressistas para este órgão partidário.
Refira-se que o Eng. António Borges foi, desde a primeira hora, um dos apoiantes de Francisco Assis à liderança do PS.

Jaime Bernardino Alves é notícia no "Expresso"

O Dr.  Jaime Bernardino Alves, adjunto do Secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional, foi o representante do Ministério da Economia na sessão final  do Movimento Milénio na  categoria Cidades, que se realizou na passada terça-feira no Pavilhão do Conhecimento, em que o projecto "Cidade Surf", que tem como um dos objectivos acabar com a erosão da costa sul da Figueira da Foz, foi o vencedor. Jaime Bernardino Alves é figura de destaque no âmbito da notícia deste evento no Expresso
Refira-se que o Movimento Milénio é uma iniciativa nacional promovida pelo Expresso e pelo Millenium bcp, aberta a todos os cidadãos residentes em Portugal e que procura soluções para o futuro com impacto na vida dos portugueses.

sexta-feira, setembro 09, 2011

CP diz que não pode fazer mais paragens em Aregos*

A CP diz não ter condições técnicas para satisfazer centenas de clientes da Linha do Douro que reclamam mais paragens comerciais na estação de Aregos, onde são efectuadas diariamente três paragens de comboios  (inter-regionais) nas quais não é permitida a entrada e saída de passageiros. A empresa disse à Lusa que aqueles comboios param ali para permitir cruzamentos na linha, de via única, e que o serviço inter-regional só movimenta passageios com "forte procura".  
Importa referir que só os comboios regionais param em Aregos. Após o serviço da Barca d'Aregos, não se compreende que,  pelo menos,  os três comboios  inter-regionais que são obrigados a parar aqui  não ofereçam este serviço. Afinal, é só abrir e fechar as portas.
*A notícia (1.º parágrafo) foi retirada do Público. O comentário (2.º parágrafo) é meu.

Rui Rebelo apela à moblização dos resendenses no apoio ao GD de Resende*

Hoje,  6ª feira completaremos a 2ª semana de treinos com os jogadores do G.D.Resende. Foram 2 semanas de trabalho muito boas, onde os jogadores tiveram uma atitude fantástica, entregando-se a 101% ao treino, cumprindo horários e sendo assíduos (algumas excepções devido a questões profissionais). Os 15 jogadores que transitaram da época passada e os recém chegados reforços estão a construir um grupo forte e coeso, evidenciando-se o bom ambiente dos treinos. Tem sido um prazer trabalhar com esta gente...
A instituição desportiva G.D.Resende tem como principal objetivo a melhoria dos resultados desportivos da época anterior: entre campeonato, taça e jogos amigáveis, o clube realizou 26 jogos, 1 vitória, 4 empates e 21 derrotas; marcou 16 golos e sofreu 68. São números que não orgulham nenhum resendense, não adianta estar a encontrar culpados, até porque ninguém vence ou perde sozinho...
Agora, há que virar uma página na história do Grupo Desportivo de Resende e, pelo que conheço dos "guerreiros" que temos, posso desde já dizer publicamente que eles tudo farão para dignificar a camisola e o emblema que representam, "lutando" até ao último segundo de cada jogo.
Aproveito para pedir que apoiem esta equipa, vamos ganhar, empatar e perder certamente, mas precisamos da ajuda de TODOS. No próximo Domingo dia 11 de Setembro, temos o primeiro jogo de preparação às 16 horas, no antigo estádio do SC.Arêgos, com o Clube Desportivo da Penajóia (sublinhado nosso).
VENHAM LUTAR AO NOSSO LADO PELO CLUBE QUE NOS UNE...O GRUPO DESPORTIVO DE RESENDE
Rui Rebelo 
*Retirado daqui

Casa do Benfica em Resende: 10.º aniversário

Carta aos sócios (retirado daqui):
Informamos que,  no dia 17 do corrente mês, iremos festejar o 10-º aniversário da Nossa Casa.
De manhã,  teremos uma caminhada que se realizará na rota dos cerejais, com concentração pelas 09h45, no adro da Sr.ª da Guia em S. João de Fontoura. Aos sócios que se inscreverem e que tenham as quotas em dia, ser-lhe-à oferecida uma camisola da Casa.
Haverá almoço para os participantes na caminhada.
De tarde,  vamos ter um torneio de Futsal Sénior a disputar entre Casas do Benfica e que iniciará pelas 15h00.
Pelas 20h00, haverá jantar. A festa será abrilhantada por um Grupo de cavaquinhos de Lousada.
As inscrições deverão ser efectuadas até ao dia 15, inclusivé.
A direcção da Casa conta contigo para participar e divulgar.
Informa-se ainda que se encontram na Casa calendários de futebol para distribuir pelos sócios.

O Presidente da Casa,

António Saraiva

quarta-feira, setembro 07, 2011

Colóquios Igreja em Diálogo: "Quem foi (é) Jesus Cristo?"

Consulte aqui o respectivo site, onde tem todas as informações para se poder inscrever. O programa pode também ser visto aqui em PDF. Só falta um mês para este grande evento cultural, organizado por Anselmo Borges.

terça-feira, setembro 06, 2011

Entrevista de Joaquim Pinto (Pinto's Cabeleireiros) ao jornal " i "

 
Pode ser lida aqui, no site deste nosso ilustríssimo conterrâneo e amigo, sempre muito requisitado pelos meios de comunicação social. Parabéns!

Inauguração da sede do Rotary Club de Resende (sita na antiga escola de Vinhós)*

O Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, marcou presença na inauguração da sede do Rotary Club de Resende situada no edifício da antiga Escola de Vinhós, numa cerimónia que decorreu no dia 2 de Setembro.
O evento contou, ainda, com a presença do Governador do Distrito Rotário 1970, António Goes Madeira, e dos Presidentes dos Clubes de Resende e Cinfães, Emídio Janela Pires e Carla Gomes, respectivamente.
Durante a cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Resende afirmou que temos procurado no final da reestruturação da nossa rede escolar, que as antigas escolas criem novas dinâmicas locais e também possam, naturalmente, a partir das suas memórias relançar aquilo que é um sentido comunitário das nossas populações. Neste momento, estamos na antiga Escola de Vinhós e espero que daqui a mais algum tempo, aquilo que é uma memória da escola possa ser superada com a memória rotária e com a presença de rotários aqui.
As novas instalações, onde também funciona a Universidade Sénior de Resende, foram cedidas pela Câmara Municipal, tendo sido assinado para o efeito, um contrato de comodato entre as duas partes, conforme deliberação camarária de 20 de Junho de 2011.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Resende tem vindo a ceder os vários edifícios das antigas escolas a associações com sede no concelho, assegurando, desta forma, a manutenção e a reabilitação dos próprios edifícios.
Até ao momento foram cedidos 15 edifícios escolares desactivados nas freguesias de Anreade, Barrô, Cárquere, Paus, S. Martinho de Mouros e Resende para funcionarem como sedes sociais, dando apoio às actividades das associações. O Município de Resende disponibiliza os edifícios e as colectividades asseguram a conservação e a manutenção das instalações, suportando as despesas de funcionamento e de consumo de energia eléctrica e água.
Com a cedência dos edifícios escolares que foram desactivados no âmbito do reordenamento da rede escolar, pretende-se criar condições para que as antigas escolas possam ser úteis à comunidade, evitando a degradação dos edifícios e promovendo a dinamização das diversas freguesias.
*Do Gabinete de Comunicação e Imagem da CMR

segunda-feira, setembro 05, 2011

Coordenadores dos estabelecimentos de educação/ensino de Resende

Por designação da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Resende, que agora  integra todos os estabelecimentos da rede pública do concelho, são os seguintes os coordenadores:
- Professor António Pereira Azevedo, coordenador do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros
- Professor Excelso Carlos dos Santos Ferreira, coordenador da Escola Básica do 2.º Ciclo
- Maria Clarisse Amaral Barbosa Fernandes Machado, coordenadora do Centro Escolar de Resende

domingo, setembro 04, 2011

Peça de teatro "As monjas de Portajães" em Anreade

Integrado no programa das comemorações dos 25 anos do Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade, foi ontem à noite levada ao palco, no Salão Paroquial de Anreade, a peça "As monjas de Portajães", baseada no romance da autoria do Sr. Padre Dr. Joaquim Correia Duarte.

sábado, setembro 03, 2011

"Que se entende por religião?" é o título da crónica de Anselmo Borges no DN de hoje

"Para o homem religioso, a realidade não se esgota na sua imediatidade empírica: para a sua compreensão adequada, a realidade mesma aparece-lhe como incluindo uma Presença que não se vê em si mesma, mas implicada no que se vê. Mediante certas características - a contingência radical, a morte e o protesto contra ela, a exigência de sentido -, a própria realidade se mostra implicando essa Presença sagrada, divina, como seu fundamento e sentido últimos."
Termina assim e pode ser lida aqui.

sexta-feira, setembro 02, 2011

Jornal "Sê..." Setembro de 2011

Pode ler aqui o habitual jornal dos escuteiros de Resende, correspondente ao mês de Setembro, que será distribuído na missa das 12h do próximo domingo na igreja matriz. 
Através da sua leitura, ficará ao corrente de várias  notícias, como, por exemplo, a relativa à 26.ª colheita de sangue, que decorreu no passado dia 28 de Agosto, nas instalações dos Bombeiros Voluntários, em que estiveram presentes 162 voluntários e foram dadores 125.

Festa em honra de S. Cipriano

quinta-feira, setembro 01, 2011

Muita gente de férias em Resende

De acordo com a percepção das pessoas com quem falei, houve mais gente este ano,  em Resende, a gozar férias. De facto, nas manhãs de Agosto, era difícil estacionar na vila. Quanto aos efeitos no comércio e restauração, as opiniões dividem-se. Várias pessoas são de opinião que este movimento acrescido não teve a correspondência esperada nos cafés e restaurantes, pois muita gente foi vista a comprar com o intuito de gastar em casa.