sábado, janeiro 31, 2009

SIMONE WEIL: FILÓSOFA E MÍSTICA

Faria 100 anos na próxima terça-feira. Nasceu no dia 3 de Fevereiro de 1909, mas morreu jovem, com 34 anos apenas. Chamava-se Simone Weil, e era de ascendência judaica. Figura complexa, filósofa de formação - as Obras Completas, na Gallimard, completarão sete volumes -, professora de Filosofia, viveu intensamente os dramas da primeira metade do século XX.
Assim começa o artigo de Anselmo Borges no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, janeiro 30, 2009

Câmara Municipal adquire concessão das termas de Caldas de Aregos

O segredo foi a alma do negócio, mas agora só falta que o mesmo seja escriturado. É o tema de todas as conversas em Resende desde há quinze dias. É uma óptima notícia, pois acredita-se que a Câmara Municipal vai dinamizar as termas de Caldas de Aregos, actualmente em estado de letargia. Falta conhecer os pormenores do negócio e o plano de recuperação/projectos para o futuro.
Mas as boas notícias não se ficam por aqui. Vai arrancar em breve a construção de um complexo turístico, incluindo um hotel, junto à beira rio, em Anreade.

quinta-feira, janeiro 29, 2009

quarta-feira, janeiro 28, 2009

Junta de Freguesia de S. João de Fontoura incentiva natalidade

Considerando que a diminuição da natalidade na nossa freguesia é uma realidade que se tem vindo a acentuar; Considerando que essa diminuição comprometerá o desenvolvimento social e económico do território: Considerando não terem sido tomadas medidas concretas e relevantes no âmbito social que antevêem ou inverteram a situação; Considerando que urge adoptar medidas concretas que de uma forma positiva contribuam para a inversão da situação, salvaguardando o futuro geracional na população da freguesia;
Considerando que o futuro da freguesia passa pelo o aumento da natalidade:
Considerando que se revela oportuna a atribuição, por, de incentivos à natalidade e fixação na freguesia, no sentido de fomentar o seu desenvolvimento:
O incentivo consiste na atribuição de uma prestação pecuniária no valor de 150 euros, por cada nascimento, podendo ser requerido pelos respectivos progenitores.
São condições de atribuição do incentivo:
Que a criança se encontre registada como natural da freguesia de São João de Fontoura;
Que o requerente ou requerentes do direito ao incentivo residam na freguesia de São João de Fontoura há pelo menos um ano;
Que a criança resida efectivamente com os progenitores;
Que os progenitores se encontrem recenseados na freguesia de São João de Fontoura

segunda-feira, janeiro 26, 2009

Apresentação do CD "Seguir-te"

Muitos jovens (a maioria da assistência) acorreram, muita gente acorreu à Sé Catedral de Lamego no passado sábado, pelas 21h, para assistir ao lançamento do 2.º trabalho discográfico do P. Marcos Alvim. Todos os bancos estavam ocupados, vendo-se bastante gente de pé. Pelas minhas contas deveriam estar presentes à volta de 400 pessoas, o que é muito significativo. Assinalo a avalanche de amigos (com destaque para os jovens) vindos do concelho de Resende. Parabéns ao P. Marcos!
O P. Paulo Alves, Vice-Reitor do Seminário de Resende, fez uma breve apresentação do autor, tendo referido a sua ligação a este seminário, pois foi aqui que fez o estágio enquanto diácono , tendo integrado a equipa formadora após a ordenação sacerdotal, o que perfaz cinco anos. Além de professor de Religião e Moral no Externato D. Afonso Henriques e Escola Secundária de Resende, frequenta actualmente o Conservatório de Música de Viseu, aonde se desloca duas vezes por semana. O P. Paulo Alves evidenciou o seu empenho formativo, simplicidade, irreverência, boa disposição e sentido de humor. Esta úlima qualidade pôde ser evidenciada ao longo da sessão, ao provocar com as suas "tiradas" várias gargalhadas na assistência.
Foram magnificamente apresentados todos os temas do CD "Seguir-Te"com a voz e a viola do P. Marcos Alvim e o contributo das vozes de Célia Melo, Sónia, Helena Santos, Tiago Cardoso e Rui Carreira. O momento mais emocionante para o P. Marcos Alvim aconteceu quando as três vocalistas o surpreenderam com a oferta de um "disco de platina".
O P. Rui Alberto, director discográfico das Edições Salesianas, onde o CD foi gravado e editado, aproveitou a oportunidade para realçar as "marcas" do Evangelho que perpassam esta obra, utilizando uma linguagem capaz de ultrapassar barreiras. Disse ainda que o CD será um estímulo para que a oração das comunidades tenha mais qualidade. Por sua vez, o Bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho, a quem a obra foi dedicada, referiu que a poesia e a música são manifestações de arte que possibilitam antever a beleza e a magnificência de Deus.
Este CD é composto de 12 temas (1. Tu me chamas; 2. Senhor, perdoa-me; 3. Aceita-me, Senhor; 4. Aceita o meu sim; 5. Pai Nosso; 6. A paz; 7. Espírito Santo de Deus; 8. Deus do Amor; 9. Ama como Eu amei; 10. Chama da vida; 11. Seguir-Te, Jesus; e 12. Sereis minhas testemunhas), contendo também as bases instrumentais de todos eles. O PVP é de 12,50 €, podendo ser adquirido aqui. Em venda separada, será, em breve, editado o livro de pautas.

Invernia em Resende

Fortes rajadas de vento invadiram o concelho de Resende na tarde e noite de sexta-feira, provocando muitos cortes de energia eléctrica. No sábado esteve um dia razoável, mas ontem, domingo, a chuva, vento e trovoada voltaram em força.
E nevou mais uma vez nas serras das Meadas e do Montemuro. Por isso, nesta manhã, ao regressar a Coimbra, tive de vir por Avões/Lamego/A24.

sábado, janeiro 24, 2009

ÉTICA E RELIGIÃO NA ECONOMIA

Perante o estrondo da crise financeira, que está a chegar, avassaladora, à economia real, há da parte de muitos um enorme apelo à ética e aos valores na finança, na empresa e na economia em geral.
Assim começa o artigo de Anselmo Borges no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, janeiro 23, 2009

S. Martinho de Mouros há 15 dias


Fotos remetidas por Maria da Conceição Pinto a quem agradeço.

Presépio da igreja matriz de S. Martinho de Mouros

Fotos remetidas por Maria da Conceição Pinto a quem agradeço.

Curso de formação em S. Martinho de Mouros sobre como cuidar dos idosos

A Comissão de Melhoramentos de S. Martinho de Mouros, no âmbito de um protocolo com a empresa Talentos, está a promover um curso de Geriatria, num espaço cedido pela Junta de Freguesia, estando a ser frequentado por 15 formandos das freguesias de Paus, S. Martinho de Mouros e Barrô.
O Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) destina-se a pessoas com o 6º ano e com mais de 23 anos, resultou de uma candidatura e é financiado pelo Fundo Social Europeu. Teve início a 12 de Dezembro e vai terminar em Março de 2010.
“No final do curso, que contempla 1960 horas, os formandos têm equivalência ao 9º ano e um diploma de curso profissional”, explica o presidente da Comissão, António Rodrigues.
(Retirado do semanário Douro Hoje)

quinta-feira, janeiro 22, 2009

Jovens de Paus cantam as Janeiras e retomam tradições do Carnaval

Um grupo de jovens, dinamizado por Telma Miguel ( Dra. Telma Miguel), resolveu ir cantar as Janeiras pelas várias povoações da freguesia de Paus, o que fez no último sábado e irá continuar no próximo (dia 24), revertendo o dinheiro recebido para um desfile/festa de Carnaval. Esta irá retomar a antiga tradição da leitura das "deixas da comadre" e do respectivo enterro na tarde do dia 24 de Fevereiro. Esta iniciativa terá lugar às 14h45, começando com um desfile em direcção à sede da Junta de Freguesia e animação de um conjunto.
Parabéns a estes jovens! Estamos ansiosos por participar no testamento ("deixas da comadre") e respectivo enterro, tal como se fazia há dezenas de anos.

quarta-feira, janeiro 21, 2009

Anselmo Borges falou ontem com o diabo

Ou mais propriamente, Anselmo Borges foi convidado pelo semanário "O Diabo" a comentar o slogan que começou a circular nos autocarros londrinos Deus provavelmente não existe, de modo que deixe de se preocupar e goze a vida. O comentário saiu na edição de ontem e pode ser lido aqui.

Montemuro de branco

Caiu mais um nevão na serra de Montemuro. Feirão, Panchorra, Ovadas, Felgueiras e várias aldeias de Paus vestiram-se de branco. A ligação de Resende à A24, via S. Cristóvão/Bigorne, encontra-se encerrada ao trânsito.

segunda-feira, janeiro 19, 2009

Apresentação do CD "Seguir-te"

Será no próximo dia 24 de Janeiro, às 21h00 na Sé de Lamego, o concerto de apresentação do novo CD do P. Marcos Alvim. Esteve, inicialmente, agendado para o dia 29 de Novembro mas, devido à neve e ao consequente corte de estradas, o evento teve de ser remarcado para data posterior. O concerto contará com a presença do Bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho.
É um CD com influências folk e rock, onde são apresentados 12 temas inéditos (incluindo as bases instrumentais dos mesmos), que podem ser usados em celebrações, encontros e catequese.É editado pelas Edições Salesianas, podendo ser adquirido aqui.
Natural de Armamar, o P. Marcos Alvim estudou em Resende, é prefeito do Seminário e docente em dois estabelecimentos de ensino do nosso concelho, pelo que já pode ser considerado um resendense. Embora jovem, já muito lhe devemos.

domingo, janeiro 18, 2009

Ainda a neve em Resende








Captada pela "Foto Ideal de Resende".

sábado, janeiro 17, 2009

A MAIOR RIQUEZA: SEMELHANTES

É preciso passar do multiculturalismo da justaposição ao pluralismo cultural interactivo, deixando-se desafiar por uma identidade interrogativamente aberta.
Eis um excerto do artigo de Anselmo Borges no DN de hoje, que pode ler aqui.
Refira-se que Anselmo Borges foi, durante esta semana, muito solicitado para se pronunciar sobre as afirmações do Cardeal Patriarca de Lisboa no casino da Figueira da Foz relativamente aos casamentos com muçulmanos (os célebres "sarilhos"), designadamente pelo Público e TSF (link).

sexta-feira, janeiro 16, 2009

Festa em honra de Santo Amaro-Vilarinho (Barrô)

Dia 15 (quinta-feira): 08h00-Início das festividades com música transmitida por altifalantes; 11h00-Missa cantada com sermão; 16h00-Grandioso baile abrilhantado pela orquestra "Alfredo Soares"
Dia 16 (sexta-feira): 08h00-Música gravada; 21h00-Grandioso baile com a banda "Reavaluation"
Dia 17(sábado): 08h00-Música gravada; 21h00-Baile com o duo "Zé Augusto e Paulo"
Dia 18 (domingo): 08h00-Música gravada; 12h00-Missa em honra de Santo Amaro; 15h00-Baile abrilhantado com "Tony Dance e suas bailarinas"; 20h00-Fim da festa
As festas têm o apoio da Junta de Freguesia de Barrô.

quinta-feira, janeiro 15, 2009

Campeonato de Minis-Andebol em S. Martinho de Mouros

A equipa de crianças da APECEM (Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros joga às 10h30 (dia 17-sábado)

quarta-feira, janeiro 14, 2009

Paus com neve
















As duas fotos de cima foram remetidas por Liseta Cardoso a quem agradeço

Bigorne/Lamego/Resende (A aventura inesperada)

Saímos de Coimbra (a Graciete, a Filipa e eu) às 18h15 da passada sexta-feira, dia 9; chegámos a Quintãs de Paus às 00h30 de sábado; só às 02h00, terminámos a viagem, em Anreade, o nosso destino. O carro descontrolou-se três vezes. 5km após Bigorne e até Lamego foi a passo de caracol, sempre em fila, com paragens contínuas, algumas de 3o minutos. Encostados à direita, permaneciam dezenas de camiões com os condutores e algumas viaturas "abandonadas" sem ninguém.
Foi a viagem da minha vida. Feita de silêncio e de perigos. Fez-me lembrar a viagem de Malanje até à chamada zona operacional. Tudo o que mexia então era fonte de cautelas, mas a gente foi-se habituando. E a arma dava alguma segurança. Agora, sobre a neve e o gelo, as palavras de ordem eram prudência e concentração máxima. Consciente que, face aos "deslizes", o controlo sobre "a máquina" é quase mínimo.
Já estava previsto desde o fim do ano. Por vários motivos, era importante que estivéssemos em Anreade no dia 10, sábado, pelas 08h30. Por isso, saímos na véspera. Cerca das 18h00, telefonei para a GNR de Castro Daire para saber se podia "romper". Foi-me sugerido para contactar a brigada de trânsito, o que fiz. A resposta foi animadora: "nevou e continua a nevar; o trânsito, embora de forma lenta, flui na A24; nós temos lá os meios para apoio e imprevistos".
A neve começou a cair antes de Viseu, mas só em Castro Daire se começou a ver um manto branco. Após o primeiro deslize do carro junto da Senhora da Ouvida, ainda pensámos dormir no hotel das Termas do Carvalhal, mas uma viatura da GNR, parada junto de Bigorne, cujos agentes se limitavam a ver os carros passar, deu-nos ânimo para continuar. Passados alguns quilómetros, foi o que se sabe. Mas não nos vimos desamparados. Por nós passaram dois limpa neves, um dos quais a espalhar sal, três viatura da GNR e vários funcionários da A24 encontravam-se ao longo da mesma dando conselhos.
A chegada a Lamego foi uma decepção, pois as ruas e vias de acesso estavam cheias de neve e gelo. Admira-me que quem de direito na cidade não tomasse quaisquer medidas nem nada providenciasse para melhorar a situação.
E depois foi a caminhada lenta até Paus. Mas valeu a pena. O vale da minha terra, coberto de branco, em noite de lua cheia, ofereceu-me o melhor espectáculo da vida.

terça-feira, janeiro 13, 2009

A neve "vista" pela Foto Ideal de Resende

Inaugurada a exposição de pintura "Fragmentos"

Tal como o previsto, foi inaugurada no passado sábado, pelas 16h, a exposição em epígrafe, que contou com a presença do respectivo autor, Fernando Direito, e da vereadora da cultura, Prof. Dulce Pereira, que abriu a sessão, manifestando a sua satisfação pela presença da obra deste grande artista em Resende. Fernando Direito ficou deveras impressionado pelas condições e espaço oferecidos pelo Museu para este tipo de iniciativas. Convidado para servir de guia dos presentes para cada um dos quadros, preferiu que cada um os admirasse de acordo com a sua sensibilidade e perspectiva.
A exposição, que se prolongará até ao próximo dia 22 de Fevereiro, consta de 28 telas em acrílico, em que subjaz um registo artístico que se pode considerar um misto de figurativo e abstracto, cujo resultado visual , de rara beleza, gera grande impacto. Diz quem sabe que esta é uma das melhores exposições de pintura presentes até agora em Resende. Refira-se que Fernando Direito, natural de Vila Nova de Foz Côa, estudou no seminário de Resende, iniciou a sua carreira em Moçambique, foi, durante dez anos, o responsável pela concepção "gráfica"da imagem do BCP e é actualmente pintor profissional com ateliê em Lisboa, onde reside.
Apesar do frio e do nevão, caído na véspera, é de assinalar o razoável número de pessoas presentes nesta sessão inaugural a quem foi proporcionado no final um Porto de honra com cavacas.

segunda-feira, janeiro 12, 2009

Nevão impediu jogo de futsal entre S. Martinho de Mouros e ABC de Nelas

O jogo da 10.ª jornada da divisão de honra distrital de futsal entre as equipas de S. Martinho de Mouros e o ABC de Nelas, previsto para as 16h do passado sábado, foi anulado devido aos efeitos do nevão. Os jogadores de Nelas ainda chegaram a Lamego, mas a neve e o gelo na EN222 impediram-nos de prosseguir viagem até S. Martinho de Mouros.

Neve em Quintãs de Paus












domingo, janeiro 11, 2009

Neve em Lamego

A nevar junto ao hospital (foto de cima, remetida por Liseta Cardoso a quem agradeço). Fotos do meio e de baixo, tiradas por mim, na vinda e no regresso a Coimbra, respectivamente na sexta-feira pelas 23h30 e hoje pelas 17h00.
Embora com muita neve, as vias principais da cidade (felizmente) já se encontram transitáveis. Na sexta-feira à noite, tinha de se andar "a passo de caracol", devido à muita neve e gelo.

Sábado sem "Expresso" em Resende

O semanário Expresso, devido ao nevão, só hoje chegou a Resende. Foi para mim um dia de "carência".

Neve do nosso contentamento








Resende na tarde da passada sexta-feira. Cortesia da Foto Ideal. Clique nas fotos para ampliar.

sábado, janeiro 10, 2009

Carro funerário passa a noite em S. Cristóvão

Um carro funerário, que transportava uma urna com uma senhora falecida em Lisboa, natural de Moumiz, aventurou-se ontem pela estrada de Bigorne/Gosende/Feirão, S. Cristóvão, ficando aqui retido. O funeral, que estava previsto sair nessa tarde da capela de Moumiz para a igreja e cemitério de Paus, teve assim de ser adiado. Ontem, de manhã, com a ajuda dos bombeiros, o carro funerário ainda tentou entrar em Moumiz, mas não conseguiu. O funeral, com itinerário alterado (Moumiz/Arco/Forjães/igreja e cemitério de Paus), só se realizou hoje à tarde.

Neve em S. João de Fontoura










Fotos remetidas por Jorge Silvestre Duarte a quem agradeço. Espectáculo da neve em S. João de Fontoura hoje de manhã.

MARX ESCREVE A MARX

De passagem pelo aeroporto de Colónia, lá estava. Lançado nos finais de Outubro, é best-seller há semanas. Estou a referir-me ao livro Das Kapital ("O Capital"), de Marx - desta vez, porém, não Karl Marx, mas Reinhard Marx, arcebispo de Munique. Ele foi professor de Ética Social Cristã e, antes de chegar a Munique, passou seis anos como bispo auxiliar de Trier, a cidade na qual Marx, o Karl, passou a meninice e a juventude e conheceu a sua futura mulher, Jenny.
Começa assim o artigo de Anselmo Borges no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, janeiro 09, 2009

Está a nevar em Resende

Cerca do meio dia, começou a nevar na serra do Montemuro e nas encostas do concelho de Resende (Feirão, Panchorra, Ovadas, S. Cipriano, Cárquere, S. Romão, S. Martinho de Mouros, S. João de Fontoura, Resende, Paus...). Nesta última freguesia, neva nas povoações "mais baixas", como Lages, Carvalhos e Quintãs.
Afinal nevou em todas as freguesias do concelho. Há muito que não caia assim um nevão.
Foto de autoria de Paulo Sequeira , chefe de redacção do Jornal de Resende, remetida ao fim da tarde, que possivelmente poderá ser revista no próximo número deste "nosso" jornal.
Clique na foto para apreciar a arte e beleza da mesma.

"O Fontourense"

A Junta de Freguesia de S. João de Fontoura publicou recentemente o seu primeiro boletim informativo, bem concebido, onde presta contas do que tem feito ao longo do seu mandato. Para que conste, o mesmo pode ser lido aqui.

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Fernando Direito expõe em Resende

No próximo dia 10, às 16h, será inaugurada no Museu Municipal uma exposição de pintura de Fernando Direito.
A este propósito e tratando-se de um artista que frequentou o seminário de Resende, o Dr. Adão Sequeira elaborou o seguinte apontamento (a ser publicado brevemente na Voz de Lamego):

A 10 de Janeiro de 2009, nos espaços qualificados do museu da Câmara Municipal de Resende inaugura-se a exposição de pintura de Fernando Direito.

Antigo aluno do seminário de Resende, onde entrou em princípios de 1958 e donde saiu alguns anos depois, cedo deu indicativos que a arte, e nela a pintura, seria o espaço onde iria navegar com o à-vontade natural que só aos artistas é consentido.

Com várias exposições concretizadas individual e colectivamente em vários pontos do país e no estrangeiro, as suas telas fazem parte do acervo de instituições oficiais, vários bancos e colecções particulares.

A ASEL (Associação dos Antigos Alunos dos Seminários de Lamego) de que é associado, orgulha-se de o ter como colaborador gracioso em várias iniciativas concretizadas recentemente. Esta Associação não pode deixar de referir que a sua sede ostenta um dos seus quadros da série Adão e Eva, que na série Capas a Antologia Estrela Polar, em original e bonita capa, expõe em contínuo uma das suas criações recentes e que na sua série retratos distingue-se o do Sr. Bispo de Lamego, D. Jacinto Tomás de Carvalho Botelho, datado de 2008 aquando da participação da ASEL no ciclo comemorativo do cinquentenário da sua ordenação sacerdotal.

Artista de qualidade e referência, é natural de Foz Côa, passou por África e reside em Lisboa onde continua uma vida activa de criação e produção em estilo próprio da pintura moderna onde as cores «são a força dominante e geradora», reflectindo ao mesmo tempo «o calor aliviado do mar e o fluxo indolente do Tejo» na evolução serena da arte nas telas de Fernando Direito.

quarta-feira, janeiro 07, 2009

Douro Sul Acontece

É um blogue "afecto" à EAE (equipa de apoio às escolas), sediada em Lamego, onde se anunciam eventos ligados à educação, artes e cultura e em que Resende está sempre muito presente.
Douro Sul Acontece está linkado aqui ao lado.

De 1500 à actualidade. Cinco séculos da história do bispado de Lamego

Dado o êxito que alcançou a exposição com o título em epígrafe, a mesma reabriu no passado dia 6, prolongando-se até 30 de Janeiro.
Patente no museu diocesano/Casa do Poço, a mostra resulta da colaboração entre a diocese e o museu de Lamego e pretende reflectir sobre o papel e o legado dos sucessivos prelados à frente dos destinos da diocese de Lamego.

terça-feira, janeiro 06, 2009

Presépio (2008) da igreja de Paus









Com o dia de Reis, termina hoje a época natalícia. O fascínio e a magia de Natal passavam e terão de continuar a passar pelos presépios, em cuja construção deverão colaborar as crianças/jovens, tal como no passado.