segunda-feira, junho 30, 2008

Entrevista de Anselmo Borges a "O Diabo"

Pode ler aqui a entrevista de Anselmo Borges a "O Diabo", publicada no passado dia 24 de Junho, com chamada de primeira página: "Vem aí conflitualidade social séria".

domingo, junho 29, 2008

Saídas de bandas musicais e ranchos

Ontem, o rancho folclórico e etnográfico de Santa Maria de Cárquere deslocou-s a Castro Daire para uma festa convívio. Quanto às bandas musicais de S. Cipriano, "A Nova" encontra-se hoje em Gosende e "A Velha"em S. Pedro do Campo-Tendais (Cinfães).

sábado, junho 28, 2008

CONVERSAS NOCTURNAS EM JERUSALÉM

Acaba de aparecer, com o título Jerusalemer Nachtgespräche ("Conversas Nocturnas em Jerusalém"), uma série de diálogos entre dois jesuítas, em Jerusalém, noite dentro: o padre G. Sporschill, austríaco, e o cardeal Carlo Martini, antigo arcebispo de Milão e um dos nomes mais famosos da Igreja, durante anos considerado papabilis (possível Papa), que aos 75 anos se retirou para Jerusalém: "Jerusalém é a minha pátria. Antes da pátria eterna."
Assim começa o artigo de Anselmo Borges no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, junho 27, 2008

Texto integral da comunicação sobre o "milagre" de Cárquere

A importante comunicação do Dr. Joaquim Correia Duarte à Academia Portuguesa de História sobre o controverso "milagre" de Cárquere, proferida no passado dia 9 de Abril, pode ser lida aqui (link) na íntegra.
Refira-se que o Jornal de Resende (número de Junho), acabado de sair, integra um apontamento sobre esta questão, cujo conteúdo poderá ser assim confrontado com o texto da comunicação.

Festa de S. Pedro de Paus

Clique no cartaz para ampliar. Vá até Paus e participe numa das festas mais antigas do concelho.
A ligação a S. Pedro é uma das marcas identitárias das gentes de Paus, cuja herança está a ser assumida pelos mais novos e pela respectiva comissão de festas, já com provas dadas.

quinta-feira, junho 26, 2008

Centro Escolar de S. Martinho de Mouros

Sugerimos uma visita aqui, ao Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, onde poderá acompanhar as várias iniciativas em curso. As últimas que se encontram registadas são o dia dos finalistas (com benção das pastas e tudo...), a semana cultural e o dia mundial da criança, assinalado com a entrega pela Junta de Freguesia de S. João de Fontoura de bonés a todas as crianças desta freguesia.

terça-feira, junho 24, 2008

Joaquim Pinto- "Pinto's Cabeleireiros" no Jornal de Resende*

A DISTINÇÃO NA ARTE DE CABELEIREIRO

Ningm vaticinaria que uma criança de S. Martinho de Mouros, que aos 10 anos já guardava gado e ajudava os pais no amanho das terras, se haveria de distinguir como um dos cabeleireiros de referência da capital, cujo salão é disputado pela nata da classe política, profissionais liberais, jornalistas e empresários. Apesar do seu notável currículo, que inclui inúmeros prémios, diplomas, medalhas e taças, continua a ostentar com orgulho as suas origens humildes e a sua pertença ao nosso concelho. Não perde uma ocasião para dar a conhecer e projectar o nome de Resende.

Introdução
Eram cerca de 20h00 de um feriado quando entrei no salão Pinto’s Cabeleireiros no Centro Comercial Apolo 70, em Lisboa. Previamente, tinha sido atraído por diversos expositores com uma valiosa colecção de diversos materiais que fazem a história da barbearia ao longo dos últimos duzentos anos, aguçando a curiosidade de quem passa. Apesar da jornada extenuante, com quinze clientes atendidos, a afabilidade e a disponibilidade cativante de Joaquim Pinto derrubaram todas as inibições. O início da conversa andou à volta do nosso concelho. Depois, foi a passagem para o seu percurso profissional.
Nunca embandeiro
u em arco. Assumiu o elogio da modéstia como a qualidade que conduz e dá consistência e lastro ao êxito. Segundo ele, é imprescindível conjugá-la com a persistência e uma preocupação muito especial com os clientes, para que a receita fique completa. E afirma convicto: “Aqui impera a exigência em satisfazer as pessoas, devendo existir uma adequação a cada caso; o cliente é o nosso superior, por isso, mais que fazer perguntas cabe-nos ouvir”. Embora saibamos que é o cabeleireiro de famosos e de altos dignitários como o actual Presidente da República, Cavaco Silva, prefere referir clientes infelizmente já falecidos como Sá Carneiro, Mota Pinto ou Magalhães Mota, para “não criar susceptibilidades, pois os políticos cultivam alguma reserva”. Ouvir Joaquim Pinto é assistir a lições de alta diplomacia. Preferiu munir-me de um currículo onde constam dados numéricos respeitantes a determinadas categorias de clientes, de que se destacam, por exemplo, 7 ministros e 5 embaixadores, mostrando-se sempre recalcitrante em referir nomes.
Volta e meia, a nossa terra vem à baila. Nota-se que tem um prazer especial em mencionar os clientes natu
rais do nosso concelho e da nossa região, entre os quais, se encontram Fernando Nunes (presidente da Visabeira), Dr. Pedro Manuel de Magalhães e João Nuno Magalhães (da casa de Rendufe), Eng. Leopoldo Pereira Pinto (da casa da Soenga), António Alexandre Matos Borges (de Felgueiras), Dr. José Joaquim Carvalho Botelho (irmão do bispo de Lamego) e Dr. Vítor Borges (advogado). Já quase na despedida formulou um voto: “Desejo distribuir os troféus e todo o reconhecimento público por todos resendenses; ao engrandecerem-me, estão a engrandecer a nossa terra”. As últimas palavras foram de carinho para a sua mulher, Aurora da Silva Osório, também natural de S. Martinho de Mouros, que considera o seu braço direito na intendência do salão.

De S. Martinho de Mouros para Lisboa com passagem pela tropa
Joaquim Pinto nasceu em 1942 na freguesia de S. Martinho de Mouros. Filho de um pequeno agricultor e pertencente a uma família numerosa, o destino parecia talhado: trabalhar a terra e guardar o gado. Ao contrário do seu irmão António, mais velho dois anos, que começara a aprender a
profissão de barbeiro com um tio, terminada a escola primária, para ele não se vislumbravam outras alternativas. A falta de clientela não se compadecia com três barbeiros na família, embora desde pequeno alimentasse esse sonho. E assim continuou na terra, ajudando os pais, tendo chegado a integrar várias rogas nas vindimas no Douro.
Ating
idos os 18 anos, tal como muitos conterrâneos, resolveu tentar a sorte em Lisboa. Começou por trabalhar numa marcenaria, complementando o ordenado com uns “biscates” como ajudante de pedreiro. Sempre que podia, ia aprender a fazer barbas e a cortar cabelos para um salão onde trabalhava um outro tio. Já casado, assentou praça em Braga. Questionado sobre qual a sua profissão, sentindo que já tinha algum domínio sobre a arte, informou ser barbeiro. Feita a recruta, seguiu para a Figueira da Foz, onde tirou a especialidade de clarim, no final da qual nasceu o seu primeiro filho. Como não tinha dinheiro para a viagem, pediu para ir trabalhar para a barbearia da unidade para aí ganhar uns trocos. Deste modo, reuniu o dinheiro necessário para os transportes, tendo conhecido o filho passado um mês. Quando regressou, solicitou que o deixassem trabalhar como efectivo na barbearia, tendo o pedido sido aceite. Passado algum tempo, foi mobilizado para a Guiné, onde permaneceu 22 meses, tendo sido o barbeiro da companhia, livrando-se assim das operações no mato.

Trajecto profissional
Regressado a Lisboa, tornava-se necessário arranjar trabalho. Confrontado com as rotinas da barbearia da tropa, teve receio de não corresponder imediatamente às exigências dos clientes de um salão, pelo que optou por se empregar na Fábrica de Munições de Moscavide. Passado um mês, contudo, ganhou coragem e aceitou um convite para ir trabalhar para uma barbearia, situada também em Moscavide, tendo iniciado funções em 16 de Agosto de 1966. Após 3 semanas, apanhou uma grande decepção, pois o patrão considerou-o “sem garra”, pelo que se despediu. Provando que este juízo não tinha o mínimo fundamento, iniciou, após este episódio, uma carreira fulgurante.
No novo
salão onde começou a trabalhar, foi-lhe estabelecido um vencimento de 370 escudos, mas, passado um mês, já estava a ganhar 470. Tendo em conta as suas qualidades profissionais, começou a receber convites da concorrência. Por isso, passado um ano já estava a ganhar o dobro, ou seja, 900 escudos por semana. Em 1969, já integrava um dos melhores salões da Baixa de Lisboa. Num percurso sempre ascendente, realizou o seu grande sonho, mudando-se definitivamente para o salão do Apolo 70 em 1976, indo trabalhar com o irmão António Pinto. Esta dupla, doseada de muita criatividade e ambição, torna-se imbatível na arte de bem cortar e pentear cabelos, sendo procurada por uma clientela exigente e pela fina flor lisboeta. Recentemente, cada um dos irmãos decidiu seguir o seu caminho.

Excelência e reconhecimento público
Joaquim Pinto apostou sempre no seu próprio aperfeiçoamento e formação profissional, procurando testar publicamente as suas capacidades através de provas, festivais e concursos. Logo em 1968, foi um dos vencedores de um torneio de penteado masculino, organizado pela Escola de Profissionais de Barbeiros e Cabeleireiros do Sul, na sequência de um curso para obtenção da carteira profissional. Seguiram-se vários cursos de reciclagem e especialização em várias técnicas e produtos, o que lhe permitiu ser distinguido com vários troféus a nível nacional e internacional. Fora de portas, ganhou várias medalhas e taças, entre as quais, uma medalha de ouro em Cannes (com o seu irmão), em 1987, uma medalha de prata no Campeonato Mundial de la Coiffeur, em Paris, em 1980, e uma outra medalha de prata no Campeonato da Europa, realizado em Paris, em 1986. A nível nacional, de entre outras distinções, é de realçar o Óscar recebido pela vitória no 1.º Hair Faishon Portugal Awards, que se realizou no Casino Estoril, em 5 de Maio de 2007.
Dentro do seu vasto e rico currículo, é de realçar a sua acção como dirigent
e associativo, apresentador de linhas de moda de penteado masculino e membro de júris de concursos do sector. Já foi convidado de vários programas de televisão e objecto de reportagens e artigos de inúmeros jornais e revistas de circulação nacional, de que são exemplos o Expresso, a Sábado, a Visão, o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias, o Correio da Manhã e o Tal e Qual.

Perguntas e Respostas

Já foi objecto de alguma distinção por parte da Câmara Municipal de Resende?
Em reunião camarária, realizada em 17.07.2007, na sequência do 1.º prémio/Óscar do I Hair Fashion Awards, que lhe foi atribuído, foi aprovado por unanimidade um voto de louvor, nestes termos: “Que a Câmara Municipal de Resende reconheça o mérito deste nosso conterrâneo e que fique, desta forma, indicado para que nas próximas distinções que a Câmara venha a fazer lhe seja atribuída a Medalha do Concelho (…)”.

Qual o seu hobby favorito?
Continuar a enriquecer o seu já valioso espólio de objectos ligados à artes de barbear e cortar o cabelo, composto por cerca de 200 navalhas, entre as quais a que aparou a real barba de D. Carlos I, ferros de torcer bigodes, bacias dos barbeiros dentistas, embalagens de brilhantina, taças de sabão, espanadores, tesouras e muito mais.
Esta colecção já esteve patente, entre outros locais, no Palácio Foz, na Sala de Exposições da Caixa Geral de Depósitos, na Feira
Internacional de Lisboa, na Exposição Calouste Gulbenkian (Paris) e no Salão dos Congressos do Estoril. Joaquim Pinto continua disponível para que a mesma possa estar patente também no Museu Municipal de Resende.

Endereço

Joaquim Pinto-Pinto’s Cabeleireiros

Av. Júlio Dinis, 10-A, Loja 45

1069-216 Lisboa Telef. 217 966 718

http://pintoscabeleireiros.com/

E-mail: joaquimpinto@pintoscabeleireiros.com

*Publicado no Jornal de Resende (Janeiro de 2008)

segunda-feira, junho 23, 2008

domingo, junho 22, 2008

Saídas de bandas musicais e ranchos

As bandas musicais de S. Cipriano "A Velha" e "A Nova" encontram-se hoje a actuar, respectivamente, em Felgueiras e em Ovadas de Baixo. O rancho folclórico e etnográfico de Santa Maria de Cárquere irá actuar, nesta tarde, em S. Tiago de Custóias (Matosinhos).
No âmbito de uma saída não programada, face ao empenho e insistência, o rancho de Paus deslocar-se-á hoje a Vil de Moinhos (Viseu).

sábado, junho 21, 2008

APONTAMENTOS SOBRE RELAÇÕES IGREJA(S)-ESTADO (5)

Deus é, pois, infinitamente transcendente, independente e distinto e distante do mundo. Mas, paradoxalmente, por isso mesmo, é sumamente presente ao mundo enquanto criador e, porque o mundo é mundo e o Homem é Homem, pode revelar-se e o Homem pode aceitar pela fé ou rejeitar a sua manifestação. Na sua diferença, a proximidade de Deus com o Homem é de diálogo, ficando aberta a possibilidade do próprio ateísmo, que não existia numa concepção sacralizada do mundo. O mistério cristão da encarnação também pressupõe a diferença de Deus, do Homem e do mundo.
Eis um excerto do artigo de Anselmo Borges no DN de hoje, que pode ler aqui, na íntegra.

sexta-feira, junho 20, 2008

Torneio de Futsal em Anreade

Clique na imagem para ampliar. E não fique aí "pasmado". Tome nota dos telefones e inscreva-se imediatamente, pois só o pode fazer até 2.ª feira, dia 23.

quinta-feira, junho 19, 2008

Festa de S. João em Felgueiras

Dia 21 de Junho (Sábado).
15H00: Animação de Rua.Durante a tarde o grupo de Bombos "BOMROMÃOS" percorrerá toda a Freguesia de Felgueiras.
21H00: Noite Popular:Actuação do Grupo de Folclore "Os Moleiros de Cárquere".
22H15: Actuação do Famoso Grupo Musical "MEDCAVE".
23:30: Grandiosa Sessão de fogo de artifício a cargo da Pirotecnia "Idalécio o Careca".
23:50: Continuação da actuação do Grupo Musical "MEDCAVE".
Dia 22 de Junho (Domingo).
7H00: Alvorada com Salva de Morteiros.
8H00: Chegada da Banda de Música de São Cipriano "A Velha" que percorrerá toda a Freguesia de Felgueiras.
11H00: Solene Eucaristia em Honra do Padroeiro São João Baptista seguida de Majestosa Procissão até ao Lugar do Espírito Santo.
15H00: Início da Actuação da Banda de Música de São Cipriano "A Velha".
20H00: Encerramento das Festividades.

quarta-feira, junho 18, 2008

"Os Carolas" invadiram o vale do Cabrum no passado sábado

Um grupo de 55 "carolas", com quartel-general na região do Porto, que fazem dos passeios a pé e das caminhadas uma filosofia de vida, uma forma de convívio, uma prática desportiva saudável e uma maneira de conhecer o património paisagístico e cultural, escolheu a encosta de Ovadas/vale do rio Cabrum para, no passado dia 14 (sábado), fazer o seu 66.º percurso e comemorar o 12.º ano de existência num almoço realizado no parque, junto à Ponte da Lagariça, onde não faltou champanhe, muitas prendas e alegria.
Um dos "carolas", Alfredo Paiva, referiu que foi um dia memorável, pela paisagem incomum, afabilidade das pessoas, rusticidade das aldeias...Como se pode verificar aqui (link), no blogue do grupo, mais de 50 pessoas ficaram fascinadas pela nossa terra, que é Douro e Montemuro, e irão transmitir esta "ideia" a outros amigos.
Este turismo "ambiental", uma forma discreta de contactar o concelho e as suas potencialidades, através da oferta de percursos devidamente institucionalizados, apoiados e sinalizados, deverá merecer um outro olhar da parte de quem de direito.

terça-feira, junho 17, 2008

Ténis de Mesa

As inscrições decorrem até 31 de Junho. Para contactos clique aqui ou telefone para: 254 939 007 e 936 304 952. Esta é uma iniciativa da Associação de Ténis de Mesa do Distrito de Viseu com sede em S. Martinho de Mouros.
Refira-se a propósito que o clube de ténis de mesa, federado, do Externato D. Afonso Henriques, de Resende, sagrou-se Campeão Distrital de Seniores por Equipas, época 2007/08, repetindo o feito obtido na época passada, tornando-se assim bicampeão distrital de seniores por equipas do distrito de Viseu.

segunda-feira, junho 16, 2008

Homenagem aos combatentes mortos na guerra do ex-Ultramar

No passado dia 10 de Junho, a convite da Comissão Executiva do Encontro Nacional de Combatentes, a Junta de Freguesia de São João de Fontoura organizou, com o apoio da Câmara Municipal, uma deslocação a Lisboa de familiares de combatentes que morreram na guerra do ex-Ultramar.
Estiveram nas cerimónias 18 fontourenses, tendo sido depositada junto ao Monumento dos Combatentes, em Belém, uma coroa de flores em homenagem dos Fontourenses e dos Resendenses que morreram na guerra do ex-Ultramar.

domingo, junho 15, 2008

Propostas para construção do Lar de Idosos de S. Martinho de Mouros

Serão entregues amanhã as propostas para a construção do Lar de Idosos de S. Martinho de Mouros. Das nove empresas convidadas seis levantaram o respectivo caderno de encargos.
Refira-se que esta obra, da responsabilidade da Irmandade de S. Francisco Xavier, prevê espaços para 30 residentes, 22 utentes de centro de dia e 40 para apoio domiciliário.

sábado, junho 14, 2008

APONTAMENTOS SOBRE RELAÇÕES IGREJA(S)-ESTADO (4)

A(s) Igreja(s) não precisam de pequenos e reles privilégios, que deviam evitar. Mas, garantidos os direitos humanos e no quadro do respeito pela autonomia dos indivíduos e pelo pluralismo democrático, as religiões podem dar, como escreveu J. Habermas, ontributos significativos mediante os seus recursos simbólicos e a sua capacidade superior de "articular a nossa sensibilidade moral".
Assim termina o artigo de Anselmo Borges no DN de hoje, que pode ler aqui na íntegra.

sexta-feira, junho 13, 2008

Saídas da Bandas Musicais de S. Cipriano

No próximo dia 15, domingo, "A Velha" deslocar-se-á até Tabuado (Marco de Canavezes), enquanto "A Nova" actuará junto de casa, em Mareares, Ovadas.

quinta-feira, junho 12, 2008

Festa de Santo António em Fazamões/Paus

Dia 12 (5.ª feira)
-Hastear da bandeira na capela de Santo António
-Música transmitida por aparelhagem sonora
Dia 13 (6.ª feira)
15h-Missa em honra de Santo António por intenção de toda a população
22h-Baile com a actuação do grupo "Irmãos Melo"
Dia 14 (sábado
22h-Arraial com a actuação da banda "ADN"
23h30-Partida de fogo
24h-Apresentação do artista "O Saúl"
Dia 15 (domingo)
07h-Alvorada com salva de morteiros
09h-Chegada da Banda Musical de Gouviães
11h-Missa solene. No final, haverá leilão de ofertas e dos tradicionais salpicões
17h-Procissão, seguida da actuação da banda de música
20h-Encerramento com fogo de artifício

quarta-feira, junho 11, 2008

Festa de S. João/Seara (Barrô)

15 de Junho (domingo)
11h45-Hastear da bandeira
21 de Junho (sábado)
22h00-Actuação do conjunto "Segunda Via"
23h30-Brilhante partida de fogo de artifício
22 de Junho (domingo)
09h00-Chegada da Banda Musical "Cumieira"
11h00-Missa solene e sermão em honra de S. João e da Senhora do Carmo
15h00-Majestosa procissão até ao Cruzeiro
16h00-Actuação da Banda Musical no coreto
19h00-Encerramento das festividades
24 de Junho (3.ª feira)
11h00-Missa em honra de S. João Baptista

Esperança "Sem Limites"

Hoje, organizei o dia em função da bola. Prevendo o que viria a acontecer, pus a garrafa de Murganheira no frigorífico.
Ontem ao ir tomar o café no "Sem Limites" de Cantim, perguntaram-me por que é que estava a puxar da máquina fotográfica. Respondi que a foto era para colocar "aqui" no final da vitória de Portugal frente à República Checa.

terça-feira, junho 10, 2008

"A Nova" de S. Cipriano com sede desde sábado

É um edifício simples, mas funcional, constituído por cave, r/c e 1.º piso, integrando uma sala de ensaios, espaço para guarda de instrumentos, sala de aulas, sala de reuniões, gabinete de serviços administrativos, um bar, casas de banho e uma grande varanda.
O início das cerimónias da inauguração estava previsto para as 14h30, mas as muitas pessoas tiveram que esperar que chegasse o Dr. Acácio Pinto e o Eng. António Borges, Governador Civil de Viseu e Presidente da Câmara de Resende, o que aconteceu às 15h10. Imediatamente, ao som do hino nacional, as bandeiras foram desfraldadas nos mastros, esvoaçando ao vento (que era pouco e o calor muito). No fim, o Dr. Acácio Pinto e o Eng. António Borges dirigiram-se para a entrada do edifício, tendo descerrado a placa alusiva ao acto. Seguiu-se a bênção das instalações pelo P. Abel Costa. Após a mesma, os convidados e interessados visitaram os vários compartimentos e espaços.
O momento institucional da sessão solene aconteceu pelas 15h45, tendo tido o apoio no respeitante ao protocolo da Dra. Carla Silva, do Gabinete de Comunicação Social e Imagem, da Câmara Municipal. O Dr. Paulo Teixeira, maestro e elemento da Comissão Administrativa d' A Banda Musical de S. Cipriano "A Nova", referiu-se ao difícil percurso para a concretização deste projecto, ao trabalho braçal dos músicos e voluntários nas obras do espaço exterior envolvente e aos apoios recebidos. Por uma vez, a voz se lhe embargou de emoção. Destacou o papel de Alberto Pinto Monteiro, já falecido, que deu o dinheiro para a compra do terreno onde está implantado o edifício. Teve também um gesto de carinho pelo "decano" da banda, Aires Monteiro.
O Eng. António Borges, Presidente da Câmara, enunciou o papel do actual Governador Civil na aprovação do financiamento desta obra pela Administração Central (70% pelo PIDDAC e 30% pela Câmara Municipal). "Esta sede era uma obra urgente e indispensável. Querer, ousar e construir foi o que aqui aconteceu", afirmou. A dado passo, partilhou com os presentes o quanto S. Cipriano significava para ele, pois aqui o seu avô foi professor primário e aqui nasceu seu pai. O seu discurso, em muitas passagens, teve contornos claramente políticos, ao reivindicar para si e para seu elenco camarário obra feita, que pormenorizou.
O governador Civil fez o elogio do seu amigo Eng. António Borges "pelas políticas sociais e de proximidade" em prol do concelho.
A tarde foi preenchida pelos excelentes reportórios das Bandas Musicais de S. Cipriano "A Nova" e "A Velha" e da Orquestra da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (Covilhã).
Às 18h00, houve um lanche convívio, animado pelo Grupo de Concertinas de Torre de Moncorvo.
Refira-se que esta obra ainda não está totalmente liquidada, faltando 15 a 20 mil euros para que isso aconteça. As dores de cabeça ainda não terminaram totalmente.

Em Paus

Ainda há poucas horas, comia em Paus as primeiras sardinhas deste ano num almoço em família, onde se discutiu muito futebol e sobretudo a inesperada vitória (esmagadora) da Holanda frente à Itália.
A nossa vizinha Fátima acompanhou-nos até Cantim para o café no Sem Limites.

segunda-feira, junho 09, 2008

"Casa e Brasões de Resende" em Poema

Transcrevemos o poema com que o Dr. Joaquim Correia Duarte terminou a sua intervenção no lançamento do seu último livro.

Isto não são Casas, amigos,
São Almas!
Brasões de pedra não são Fumos...nem Aragens
São Pessoas!

Os muros tombam
As grandezas declinam
E o sol morre tristonho em cada tarde, nos distantes horizontes!

Os corpos adormecem
As flores murcham e expiram
O sangue endurece e congela
Os melros calam-se
As andorinhas ausentam-se
E o coração, um dia, recusa-se a bater!

As pedras desmoronam-se com o tempo
As glórias vãs fenecem ao so-pôr
E as vaidades secam céleres como o orvalho da manã.
Mas as almas estão de pé
E não morrem...
Nunca morrem!

Onde estais agora, vós, senhores?
Onde estais?

Já não há sinais de passos nos vossos terreiros...
Nem charretes que vos levem a outros destinos...
Nem serviçais de libré a servir as vossas mesas...
Nen cavalos ajaezados nas vossas cavalariças...

Não há enleios amorosos nos vossos jardins...
Nem olhares lânguidos e furtivos nos vossos janelões...
Nem liças ou duelos de brigões ou espadachins...

Desapareceram os capelães de Vossas Senhorias...
O cravo, a harpa e o piano já não se ouvem mais tocar
Não há mais bailes solenes nos vossos salões de luxo...
Nem Missas Dominicais nas vossas capelas privadas...
Nem caseiros e rendeiros a entrar e a sair p'ra fazer contas...

Convosco...tudo se foi!
Tudo ficou vazio...mudo...triste...parado...e sem sentido...

Onde estais, senhores, agora...onde estais?
Onde estais, que não voltastes mais?

"Casas e Brasões de Resende" em livro apresentado no sábado

Já passava das 22h, quando entrei no Auditório Municipal. As pessoas, em número considerável, conversavam animadamente, talvez embaladas pela prestação convincente do jogo Portugal-Turquia, que terminara há pouco. O Dr. Joaquim Correia Duarte estava numa azáfama autografando a obra para os vários interessados (antecipando "trabalho").
Um duo de clarinetes d' A Banda Musical de S. Cipriano "A Velha" criou o ambiente propício de tranquilidade e de concentração para o início da sessão. O livro foi apresentado pelo próprio autor que, na sua comunicação, deu a conhecer as razões por que deitou mãos à obra, fazendo uma síntese histórica sobre a origem e a evolução da nobreza e e sobre os brasões e símbolos usados pelos nobres. Por diversas vezes, expressou forte mágoa pelo desprezo e abandono das casas senhoriais e dos seus brasões.
Nesta obra de valor incalculável, é-nos oferecida a história minuciosa de 19 (dezanove) Casas Ilustres com Pedra de Armas e 18 (dezoito) Casas Ilustres sem Pedra de Armas. Em cada uma, além de outros pontos de interesse, é descrita a origem, o brasão (quando existe) e os vários senhores que a detiveram ao longo dos vários séculos até à actualidade.
Foi um trabalho árduo e minucioso, só possível graças ao grande amor do Dr. Joaquim Correia Duarte a Resende, que o Eng. António Borges, Presidente da Câmara, tão bem enalteceu na sua intervenção. "O livro do P. Joaquim obriga-nos a ganhos de consciência. O concelho está-lhe grato por tamanha herança que nos deixa", referiu. A rematar, elogiou a sua simplicidade, apelidando-a de grandeza de simplicidade.
O livro pode ser adquirido no Museu Municipal e Posto de Turismo de Caldas de Aregos.

domingo, junho 08, 2008

Sardinhada na Casa do FCP

A tradicional sardinhada, organizada pela Casa de Resende do Futebol Clube do Porto pelos santos poupulares, terá lugar no próximo dia 21 com início às 20h. Incluirá sardinhas, broa, vinho e caldo verde. Os bailarinos também podem mostrar o que valem.
As inscrições deverão ser feitas até ao próximo dia 18.

Casa de Benfica promove Jantar convívio

A Casa de Resende do SLB promove um jantar convívio, que terá lugar no próximo dia 14 às 19h. Haverá à disposição sardinhas, febras e caldo verde. As inscrições deverão ser feitas até ao dia 8. Com um pouco de vontade, ainda poderão ir a tempo.

sábado, junho 07, 2008

APONTAMENTOS SOBRE RELAÇÕES IGREJA(S)-ESTADO (3)

Anselmo Borges esclarece em cinco pontos os conceitos de secularização, secularismo, laicidade e laicismo no seu artigo do DN de hoje, que pode ler aqui na íntegra.

sexta-feira, junho 06, 2008

Passos Coelho venceu em Resende

Nas recentes eleições directas para a liderança do PSD, Passos Coelhos ganhou em Resende.

Música, danças e andanças dos nossos ranchos folclóricos e bandas de música

As bandas de música e ranchos folclóricos do nosso concelho são os nossos embaixadores culturais. Nas suas deslocações dão a conhecer os nossos valores e tradições.
Até à data, no presente ano, o rancho de Paus deslocou-se a Santa Cruz do Douro/Baião (2 de Maio). No próximo sábado, irá actuar a Joanes/Famalicão.
O rancho folclórico e etnográfico de Santa Maria de Cárquere já se deslocou a Minjoelho/Tomar(23 de Fevereiro) e a Paus (dia 30 de Março), na festa da cerejeira em flor. No próximo sábado, irá actuar a Boidobra/Covilhã.
A Banda de Música de S. Cipriano "A Velha" participou na festa do 4.º domingo, em Cárquere.
Por último, a Banda de Música de S. Cipriano "A Nova", além de também ter participado na festa de Santa Maria de Cárquere e na festa do Seminário de Resende, em 1o de Fevereiro, deslocou-se a Oliveira do Douro (dia 21 de Março), a Tuías (23 de Março), a Paus (dia 30 de Março), na festa da cerejeira em flor, a S. Mamede em Festa (dia 20 de Abril), a Arreigada (dia 11 de Maio), a Lamego (dia 14 de Maio) e a Resende (dia 22 de Maio), na festa do Corpo de Deus.
Estes grupos de folclore e bandas de música participaram também no VII Festival da Cereja.
Infelizmente, não posso noticiar as saídas do rancho de Anreade, pois, embora solicitadas por e-mail, não recebi até agora qualquer resposta.

quinta-feira, junho 05, 2008

Inauguração da sede d' "A Nova" de S. Cipriano

A sede da Banda de Música de S. Cipriano "A Nova" irá ser inaugurada no próximo sábado, dia 7, às 14h30. A sessão contará com a presença, entre outras individualidades, do Governador Civil e do Presidente da Câmara. Durante a tarde, actuarão três bandas de música.
Depois de andar anos e anos com "a casa às costas" e de ter "poisado" ultimamente numa sala da antiga tele-escola, esta instituição centenária tem, a partir de agora, instalações condignas.

quarta-feira, junho 04, 2008

"Casas e Brasões de Resende"

É o título de mais um livro do Dr. Joaquim Correia Duarte, resultado de um longo e paciente trabalho e sistemática investigação histórica. Será apresentado no próximo sábado, dia 7, às 21h30, no Auditório Municipal.

terça-feira, junho 03, 2008

Novo pároco de Feirão, Panchorra e Paus

O Sr. Bispo de Lamego nomeou, em 22 de Maio, o P. Germano Carlos Nunes Cardoso novo pároco de Feirão e Panchorra e administrador paroquial (pro tempore) de Paus. Este jovem padre, de 31 anos, residente em Lamego, acumula com a paróquia da Granjinha (Tabuaço).

segunda-feira, junho 02, 2008

Junta de Freguesia de S. João de Fontoura contribui para o bem estar e saúde da população

Recentemente, numa iniciativa da Junta de Ferguesia de S. João de Fontoura, foram feitos rastreios gratuitos à audição e à visão, tendo tido a adesão de muitos interessados.
No último sábado de cada mês, já a partir de Junho, também gratuitamente, os fontourenses poderão efectuar, na sede da Junta e talvez numa das salas da escola do Bairro, a avaliação da tensão arterial, da glicemia capilar e do colesterol. Para esta acção, contarão com o apoio da Enf.ª Fátima Rosário Pereira Costa.
Como se constata, a Junta de Freguesia de S. João de Fontoura fervilha de iniciativas.