quinta-feira, maio 31, 2007

Autarquia de Resende integra o núcleo co-fundador da Fundação Eça de Queirós

De 7 a 11 de Junho, ir-se-á relalizar em Tormes o I Colóquio Internacional Queirosiano, no decorrer do qual as autarquias de Resende e Amarante se juntarão ao núcleo de co-fundadores da Fundação Eça de Queirós (FEQ), constituído por Sintra, Baião, Póvoa de Varzim, Matosinhos, Gaia e ainda o BPI, a Caixa Geral de Depósitos e a J.P. Vinhos.
O programa inclui uma visita a Resende, mais especificamente a S. Cipriano/Torre da Lagariça, local inspirador e que serviu de "cenário" à "Ilustre Casa de Ramires". Para o desenvolvimento da notícia, clique aqui.

quarta-feira, maio 30, 2007

Por que voltamos à nossa terra?

É natural que quem teve uma infância feliz e passou por boas experiência deseje ir com frequência à sua terra e acalente até o sonho de aí regressar definitivamente. É o retorno às origens e aos espaços onde sempre se sentiu bem.
E os outros?Todos conhecemos pessoas que passaram dificuldades inenarráveis, muitas privações, fome até, maus tratos, na terra onde nasceram, mas mesmo assim mantêm um desejo: retornar. Por quê? Quanto a mim, por dois motivos essenciais:

-A nossa memória é muito selectiva, que vela pelo nosso bem estar e torna mais amena a nossa existência. À medida que o tempo passa, tendemos a esquecer ou a dar menos relevância aos acontecimentos mais amargos, sobressaindo os factos mais positivos e os registos felizes. As relações entre as pessoas são filtradas das matizes mais turbulentas, havendo com o distanciamento uma leitura de contexto, que é mais realista e benevolente.

- Longe da terra de origem, as vidas foram construídas com mais ou menos sucesso, mas acompanhadas de stresse, lutas, preocupações, agressividade e alguma/muita competição. Nas grandes cidades, as horas são consumidas nos transportes e no trabalho, sobrando pouco tempo para a família e o cultivo das relações sociais. No emprego, há muito jogo duplo e muita farsa. Entre os vizinhos vai-se instalando o anonimato.

A terra de origem é o reencontro com as referências e as memórias primordiais, a tranquilidade, a estabilidade, o conhecido. Uma âncora segura. Espaço de manifestação sadia de afectos. De estabelecimento e de troca de relações serenas. Sem competição.

O mesmo pode não acontecer entre os residentes habituais.

domingo, maio 27, 2007

Quarto domingo de Maio em Cárquere*

O quarto domingo actualmente
Esta romaria continua a manter-se viva, constituindo um marco de religiosidade na diocese de Lamego.
Deve ser das poucas romarias da região exclusivamente com programa religioso. As várias interrupções, a última das quais ocorrida em 1920 por determinação do bispo de Lamego, devidas a abusos e desacatos ocorridos no percurso, serviram de vacina, tendo sido determinantes para a inexistência de qualquer programa profano.
Há séculos que se repetem os mesmos rituais. Como no passado, este ano, o programa permanece o mesmo. Às 09h30, está prevista a chegada de S. Ex.cia Rev.ma, o Senhor Bispo, junto ao Mosteiro. Às 10h00, inicia-se a concentração e organização das procissões nos locais tradicionais. Pelas 10h30, com o toque dos sinos da torre medieval, inicia-se no “Medorno” a grande procissão formada por todos os grupos das freguesias com as respectivas cruzes e estandartes. Com os párocos, caminham todos a cantar em uníssono as ladainhas como antigamente, terminando no sítio do Carvalhal. Chegados aqui, segue-se, pelas 11h00, a concelebração da Missa Campal. Após a mesma, procede-se à procissão de recolha do andor até à igreja por entre cânticos e invocações, assinalada por uma grande quantidade foguetes. Seguem-se as merendas e as actuações, durante toda a tarde, das bandas de música “A Velha” e “A Nova” de S. Cipriano. Às 17h00, tem início a procissão do Santíssimo, finda a qual termina também a Peregrinação do concelho a Cárquere.

Perguntas e Respostas
Actualmente, na procissão fazem-se representar todas as paróquias do concelho como há anos atrás? Há para o efeito mobilização dos respectivos párocos?
Há cerca de vinte anos atrás só três paróquias é que se faziam representar na Procissão. Depois de uma análise realizada pelos párocos do concelho, procedeu-se a uma reformulação da Peregrinação do IV Domingo, tendo em conta as razões e motivações que estiveram na origem e continuidade desta “Peregrinação do Concelho de Resende a Nossa Senhora de Cárquere”. Para que esta seja de facto a Peregrinação do concelho, há um envolvimento de todos os párocos, mormente nas reuniões de Arciprestado, afim de mobilizar todas as paróquias. Hoje todas as 15 paróquias do concelho vêm à Peregrinação, participando na Procissão e na Missa Campal no Carvalhal, presidida pelo Bispo da Diocese. Além disso, cada paróquia intervém na Oração dos Fiéis.
No seu entender, o que leva as pessoas actualmente a aderir à procissão e às outras cerimónias do 4.º domingo? Acha que, em relação ao passado, há alteração nas motivações das pessoas?
Penso que não se alterou a razão principal da vinda à Peregrinação. Pode haver um ou outro que venha por turismo, mas o motivo que move a esta Peregrinação é, sem dúvida, a fé. As pessoas vêm pedir a bênção para si, para os campos e culturas, aliás as razões históricas desta Peregrinação. Num mundo onde tudo é relativo, onde parece não haver valores, as pessoas sentem cada vez mais necessidade de encontrar “algo” que dê sentido às suas vidas.
Esta romaria atrai essencialmente gentes de Resende? Ou também é significativa para as gentes de concelhos vizinhos?
Obviamente que a maioria é do concelho de Resende. No entanto, há muita gente de outros recantos de Portugal, sobretudo aqueles que têm algum relacionamento com gentes desta terra. De realçar que, com a abertura da Ponte da Ermida, nota-se um grande afluir de pessoas da outra margem do rio.
Qual a estrutura organizativa responsável pelo planeamento e concretização do programa desta festividade?
É a “Comissão da Peregrinação a Nossa Senhora de Cárquere”. Esta Comissão tem cerca de 20 elementos, todos de Cárquere, e é presidida pelo pároco.
Fora do 4.º domingo, nota uma particular devoção das gentes do nosso concelho por N. Sra. de Cárquere?
Além dos turistas que amiúde vêm aqui, uma vez que o Mosteiro é Monumento Nacional, há muita gente, devota de Nossa Senhora de Cárquere, que passa por aqui. Há peregrinos ao longo de todo o ano, sobretudo aos fins-de-semana. Gente que vem a pé, que faz romarias à volta da Igreja, que reza em silêncio, que cumpre promessas, enfim, há uma grande devoção a Nossa Senhora de Cárquere ao longo de todo o ano.
Nota: Agradeço ao Sr. P. Arménio Almeida, pároco de Cárquere, a colaboração prestada.
*Escrito para o Jornal de Resende (Maio de 2007)

sábado, maio 26, 2007

Babel e Pentecostes

Babel e Pentecostes: a favor de um mundo mestiço é o título da reflexão de Anselmo Borges no DN de hoje, que pode ler aqui.

sexta-feira, maio 25, 2007

Associação de Produtores de Cereja de Resende

Encontra-se em fase de constituição a Associação de Produtores de Cereja de Resende, que tem o apoio da Câmara Municipal, tendo os respectivos estatutos sido elaborados pelos serviços jurídicos do Município.
Destina-se a promover a cereja e a ajudar a criar as condições para a sua produção, promoção da sua qualidade e também da sua comercialização.
Esta associação está aberta a todos os produtores do concelho, devendo os interessados contactar o Eng. Rui Coelho e Rogério Silva.
Esta iniciativa foi amplamente divulgada nas missas do passado fim de semana.

quinta-feira, maio 24, 2007

Festa em casa

O Ivo fez 18 anos. Como bom academista, foi presenteado com este simpático bolo. O Benfica é que não esteve à altura dos acontecimentos.
Tal como hoje, na tarde do seu nascimento chovia torrencialmente. Foi um parto vivido com imensa ansiedade, assistido numa clínica particular por uma enfermeira inexperiente, mas arrojada, que avançou rapidamente para o "teatro de operações" , enquanto uma outra fugia a sete pés. O médico, chegado do consultório particular, limitou-se a verificar o ocorrido. Chamado várias vezes, nunca pensou que o Ivo tivesse tanta pressa.

Sete feridos ligeiros em Barrô

Ontem de madrugada, em Barrô, uma carrinha-todo-o-terreno despistou-se, tendo causada 7 feridos ligeiros. No local, estiveram 5 bombeiros e 2 viaturas.

quarta-feira, maio 23, 2007

O ministro que nos está a tratar da saúde

A reorganização e orientação dos cuidados nocturnos, assegurados pelos Serviços de Atendimento Permanente (SAP), foi outros dos temas abordados pelo ministro da Saúde, (ontem em Viseu) que se mostrou esperançado numa boa resolução de todos os casos. "Temos uma média de 2,7 atendimentos por noite", afirmou, explicando que em muitos casos não se justifica manter os serviços abertos entre a meia-noite e as 8 horas. Armamar, Castro Daire, Cinfães, Mangualde, Mortágua, Resende, Santa Comba Dão, S. João da Pesqueira e Vouzela deverão ser os concelhos afectados, embora não se coloquem fora de hipótese mais encerramentos.
Apontamento retirado do Diário Regional de Viseu, que pode ler aqui na íntegra.

terça-feira, maio 22, 2007

Montemuro hoje de manhã

Tenho uma visão idílica da pastorícia, embora saiba que é uma vida dura. Hoje de manhã, ao atravessar a serra de Montemuro, tive oportunidade de ver dois rebanhos e mulheres de capuchas em pleno Maio. Com nevoeiro, corria um vento frio e ameaçava chuva.
A estrada Ponte Cavalar/Resende vai sendo esventrada. Mas não há só aspectos negativos a assinalar. Em dois locais, onde máquinas e camiões operavam, os respectivos condutores/manobradores pararam, desviando as máquinas para poder passar. É de aplaudir.

Resposta a desafio

O Sr. P. João António foi desafiado a completar uma série de frases por um amigo, tendo-me passado a "bola". Então vamos a isto:
Eu quero: ir mais além.
Eu tenho: confiança.
Eu acho: que o tempo resolve tudo.
Eu odeio: a duplicidade.
Eu sinto: que os anos podem dar serenidade.
Eu escuto: o silêncio do Universo.
Eu cheiro: as rosas do meu quintal.
Eu imploro: pelo fim da fome e sofrimento das crianças.
Eu procuro: não prejudicar ninguém.
Eu arrependo-me: de algumas irresponsabilidades passadas.
Eu amo: a minha família.
Eu sinto dor: perante o sofrimento alheio.
Eu sinto a falta: de mais espontaneidade.
Eu importo-me: com o lixo e entulhos junto às estradas.
Eu sempre: tive algumas manias.
Eu não fico: à espera que as coisas caiam do céu.
Eu acredito: que a felicidade depende de nós.
Eu danço: muito mal.
Eu canto: desafinado.
Eu falho: no totoloto.
Eu luto: pelos cá de casa.
Eu escrevo: devagar.
Eu ganho: experiência com a vida.
Eu perco: a cabeça com um arroz de favas.
Eu confundo-me: no meio da multidão.
Eu estou: descalço.
Eu fico feliz: quando recebo uma boa notícia.
Eu tenho esperança: que a estrada Bigorne-Resende comece rapidamente.
Eu preciso: dos outros.
Eu deveria: ser mais organizado.
Eu sou: o verso e o reverso daquilo que pareço.
Eu não gosto: da sobranceria.

segunda-feira, maio 21, 2007

Lembrando duas ilustres figuras de Resende

Muito justamente, o Sr. Padre João António aviva aqui (link) a nossa memória a propósito de dois grandes resendenses: o Cónego Dr. Francisco Correia Pinto, talentoso pregador, falecido faz amanhã 134 anos, e o Padre Ilídio de Almeida, autodidacta de múltiplos saberes, falecido faz dia 29 de Maio 9 anos.

domingo, maio 20, 2007

Tempo de cerejas em Resende

A apanha da cereja domina a vida da nossa terra. As pessoas andam numa grande azáfama, tendo em conta a instabilidade do tempo. Ao longo da estrada, há imensos produtores a vender o fruto mais bonito e mais saboroso. O preço tem andado "na produção" à volta dos €2, 00/€2,50. Nas grandes cidades, custa €5,00/€6,00.
Infelizmente, este ano há menos cerejas.

sábado, maio 19, 2007

"Debate sobre a religião no Grande Oriente Lusitano"

É este o título da reflexão de Anselmo Borges no DN de hoje, que pode ler aqui.

Rancho de Paus em Castelo de Paiva

O nosso rancho, o rancho de Paus, estará hoje em Castelo de Paiva a mostrar as danças, os cantares, os trajes e as tradições do nosso concelho. Ou seja, a nossa cultura, aquilo que nos caracteriza, o nosso bilhete de identidade.
Pelo concelho, andarei também neste fim de semana. Não resisti ao apelo das cerejas.

sexta-feira, maio 18, 2007

Dia de festa

Hoje, cá em casa foi dia de festa. A Filipa fez 14 anos.
Veio ao mundo às 21h05. Ainda pedi à enfermeira para atrasar o respectivo registo para as 21h, hora do início do telejornal, mas ela não foi nisso.

Programa do 8.º aniversário da Casa de Resende do FCP

Dia 18 de Maio- Dia do aniversário:
-17h00-Grupo de bombos pelas ruas da vila
-18h00-Hastear das bandeiras na sede dos "Dragões de Resende"
-18h30-Recepção de boas vindas pelo Sr. Presidente da Câmara a Pinto da Costa e comitiva
-19h00-Descerramento de placa alusiva e entrega de cartão de 1.º sócio honorário dos "Dragões de Resende" a Pinto da Costa
-20h00-Jantar convívio
Dia 19 de Maio:
-15h00-Torneio de Futsal no Pavilhão Municipal de Resende
-18h00-Missa, na igreja de Resende, em memória dos sócios já falecidos
Dia 20 de Maio:
-07h30-2.º concurso de pesca "Dragões de Resende" na Ermida, com almoço convívio
-17h00-Entrega de troféus na sede da Casa de Resende do FCP

quinta-feira, maio 17, 2007

Pai e filho detidos por suspeita de furtos de gasóleo em Resende, Lamego e Régua

Pai e filho, que furtavam gasóleo dos depósitos que abasteciam as máquinas de construção de parques eólicos, foram detidos. Embora a notícia não seja explícita (link) , tudo indica que estes furtos também aconteceram no parque eólico em construção de Feirão/Panchorra.

Pinto da Costa em Resende

Pinto da Costa irá estar amanhã em Resende, por ocasião do 8.º aniversário da casa do FC do Porto. Para mais informações, clique aqui.

Irmandade de S. Francisco Xavier* (1.ª parte)

É uma associação de fiéis cristãos cuja actuação, até há pouco tempo, se situava quase exclusivamente na esfera espiritual e religiosa. Actualmente, está determinada em consolidar e ampliar respostas de natureza social e cultural.

Instituição ancestral
Com vários séculos de existência, foi sempre a mais importante confraria/irmandade de S. Martinho de Mouros. Mesmo antes da sua erecção canónica, mereceu o privilégio de receber um Breve Apostólico (documento pontifício de formato simples) da Santa Sé. Os seus estatutos foram confirmados em 1723 pelo Dr. Domingos de Freitas Barreto, conforme dados registados na Câmara Eclesiástica de Lamego. Em 1831, mandou construir nas proximidades da Capela do Senhor do Calvário uma residência para o padre capelão
Para além da realização de actos de culto a Deus, a S. Francisco Xavier, sufrágio das almas dos irmãos e benfeitores, oração e ajuda aos confrades vivos, tinha e continua a ter a seu cargo os assuntos relativos ao Santuário do Senhor do Calvário. Actualmente, continua a promover, aos domingos e dias santificados, uma missa por intenção de todos os irmãos vivos e em sufrágio dos falecidos (chamada “intenção presa”); é responsável, em articulação com uma comissão por si convidada, pela realização, no último domingo de Agosto, da festa em honra do Senhor do Calvário; manda celebrar cinco missas de sufrágio após o falecimento de cada irmão e assegura a celebração de ofícios solenes em Novembro por alma de todos os irmãos e benfeitores falecidos (Cf. Joaquim Correia Duarte, Resende e a sua história, vol. II, CMR, 1996).

Início de um novo ciclo
A Irmandade sempre esteve muito dependente das orientações dos párocos de S. Martinho de Mouros/capelães da instituição, tendo-se acomodado ao cumprimento de acções do foro espiritual e às vezes nem isso. Em 1993, contudo, começa um novo período com a entrada em cena de António José Almeida Fonseca (também conhecido por Vintém). Para ultrapassar uma certa letargia em que se encontrava, um grupo de irmãos mais inconformados começa por patrocinar a sua candidatura ao lugar de Vice-Juiz, tendo os efeitos deste movimento ultrapassado os desígnios iniciais, pois veio a ser eleito Juiz, cargo que ainda mantém.
Logo após a tomada de posse, a nova Mesa Administrativa procurou fazer cumprir os estatutos, nomeadamente a assunção da responsabilidade da “intenção presa”. Seguidamente, o campo de actuação orientou-se para a esfera material, ou seja, para obras de recuperação julgadas imprescindíveis, começando por intervir no arranjo do coro da capela do Senhor do Calvário, restauro do altar-mor, vitrais, portas e janelas e reboco das suas paredes exteriores. Depois, face à degradação da casa do capelão, candidatou-se com êxito a um programa de fundos europeus para a restauração da mesma, o que se veio a concretizar. Por fim, procedeu ao arranjo do adro e da zona envolvente da capela através de um financiamento de vinte e oito mil euros de um programa de fundos europeus e do subsídio de vinte e nove mil e quinhentos euros da Câmara Municipal.
Em conjugação com o pároco e autoridades eclesiásticas da diocese de Lamego, a nova Mesa procedeu entretanto à actualização dos estatutos, cujo nova versão foi aprovado em 1995.
*Apontamento escrito para o Jornal de Resende (Março de 2007)

Irmandade de S. Francisco Xavier (2.ª parte)

Valência de apoio a idosos
O então pároco de S. Martinho de Mouros, P. Alberto Ferreira, incentivou a Mesa da Irmandade a construir um lar de idosos, tendo-se disponibilizado para contribuir financeiramente para esta obra ambiciosa. Contudo, apesar de o projecto ter sido elaborado e posteriormente aprovado pela Câmara Municipal, a iniciativa não avançou devido à desistência do empenhamento do Sr. P. Alberto.
Entretanto, para dar cumprimento a este desiderato procedeu-se à alteração dos estatutos em 2000, gozando desde então de personalidade jurídica canónica e civil, tendo-se convertido em IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), neles se prevendo a criação de um lar de idosos, um centro de dia e serviço de apoio domiciliário. Também está previsto o desenvolvimento de actividades culturais, educativas e recreativas.
Detentora do estatuto de IPSS e consciente da falta de respostas na área de apoio aos idosos, não se resignou perante a experiência falhada da construção de um lar, tendo-se abalançado na área de apoio domiciliário, o que acontece desde há 5 anos. Actualmente, no âmbito das freguesias de S. Martinho de Mouros, Paus, Barrô e S. João de Fontoura, presta apoio a 45 pessoas, tendo acordo de cooperação com a Segurança Social para 20. O serviço abrange alimentação completa (incluindo fins de semana), tratamento de roupa, higiene pessoal, pequenas limpezas na habitação e outros apoios como disponibilização de transportes e meios para acompanhamento médico. Para a concretização destas actividades, a Irmandade tem ao seu serviço 8 funcionários, dispondo de uma frota de 4 carrinhas.

Finalmente, a construção do lar (orçado em mais de um milhão de euros)
O desejo de construção de um edifício para acolher um lar de idosos e um centro de dia nunca esmoreceu. Assim, a oportunidade oferecida pelo programa PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais) constitui o grande impulso para a concretização desta obra. E há boas notícias para anunciar, pois o Centro Distrital da Segurança Social já comunicou a aprovação do financiamento no montante de 642.273 euros. O apoio da Câmara Municipal também não irá faltar, pois existe o compromisso da concessão de um subsídio no valor de 150.000 euros e de apoio técnico no acompanhamento das obras. Por sua vez, a Junta de Freguesia de S. Martinho de Mouros irá contribuir com 5.000 euros. A verba restante terá de ser garantida através de um empréstimo bancário, contando-se com a generosidade das populações para fazer face aos compromissos daí decorrentes.
Espera-se, assim, que o concurso para a construção do edifício, em terrenos da Irmandade, contíguos à capela, seja lançado ainda Julho e o arranque das obras tenha início em Outubro. O projecto prevê espaços e estruturas destinados a 30 residentes de Lar de Idosos, 22 utentes de Centro de Dia e 40 utentes do serviço de Apoio Domiciliário. A população a abranger será a das freguesias de S. Martinho de Mouros, Paus, Barrô e S. João de Fontoura.

Escola de Música Musijovem, Festival de Música e Jornal Ventos da Mogueira
Desde há 6 anos, no âmbito de um acordo com a Câmara Municipal, a Irmandade tem a funcionar uma escola de música, cujas actividades são frequentadas por 25 jovens. Destina-se a estimular a aprendizagem de um instrumento musical à escolha (violino, órgão, guitarra, acordeão, cavaquinho…). Participou no programa inserido nas últimas comemorações do Dia Mundial da Música, numa iniciativa da Câmara que teve lugar no Auditório Municipal, cuja actuação foi acompanhada com muito interesse pela numerosa assistência.
À semelhança de anos anteriores, irá ser organizado o X Festival da Canção do Concelho de Resende, com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de S. Martinho de Mouros. Irá decorrer no próximo dia 23 de Agosto, estando prevista a presença de 12 intérpretes, sendo os três primeiros classificados contemplados com prémios pecuniários. O concurso está aberto a pessoas de todo o país com idades a partir dos 12 anos, sendo as inscrições gratuitas.

Outras iniciativas de cariz sócio-cultural
Organiza ainda actividades de animação para utentes do apoio domiciliário, sendo a maioria delas abertas à comunidade: ceia de Natal, cantares dos Reis, representações teatrais, animações musicais, comemoração do dia de S. Francisco Xavier, magusto, animação de Carnaval e passeios lúdicos e culturais, entre outras iniciativas.
Para este ano, de 20 a 24 de Agosto, está prevista a programação de uma semana cultural.

Irmandade de S. Francisco Xavier* (3.ª parte)

Quais são os órgãos gerentes da Irmandade?
São constituídos pela Assembleia Geral, onde têm assento todos os irmãos com as quotas pagas, a Mesa Administrativa, que integra cinco membros (um Juiz, um Vice-Juiz, um Secretário, um Tesoureiro e um Mordomo) e o Conselho Fiscal. Relativamente a outras associações, a Direcção é aqui designada por Mesa, na tradição das instituições ligadas à Igreja, cabendo-lhe, igualmente, gerir e representar a Irmandade.

A que se deve o seu envolvimento em iniciativas de índole musical?
O actual Juiz e alguns outros irmãos sempre estiveram muito ligados à música. Este responsável, que toca guitarra portuguesa, viola, órgão e cavaquinho, sabe bem como esta actividade é importante na educação estética e artística das crianças e jovens e na vida lúdica das pessoas. Actualmente, António Fonseca dinamiza, além do Grupo Coral da Capela do Senhor do Calvário, o conjunto musical Tom Vintém e Amigos, o grupo Dourofado e o grupo de bombos Bom Mouros.

A aposta no serviço de apoio aos idosos não irá colidir com a acção da Santa Casa da Misericórdia?
Tendo em conta as necessidades nesta área, em todo o concelho, foi o actual Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Dr. José Dias Gabriel, quem mais incentivou a Irmandade a avançar na concretização desta valência, disponibilizando todo o seu saber e experiência no processo dos acordos com a Segurança Social e na elaboração do recente projecto de candidatura ao programa PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais).
A propósito, merece destaque no apoio a estas iniciativas a comparticipação e a acção da Câmara Municipal. Quanto à Junta de Freguesia de S. Martinho de Mouros também tem contribuído dentro dos meios ao seu dispor.

O alargamento às valências sociais e culturais acarretará a perda da identidade originária da Irmandade?
A maioria da acção social e caritativa em Portugal é desenvolvida por instituições ligadas à Igreja. A Irmandade ao sair da “sacristia” integrará este movimento, fortalecendo a sua identidade. A permanência cómoda nas igrejas e a acomodação aos bens terrenos não pertencem à genuinidade do cristianismo.
Refira-se que os actuais estatutos continuam a acentuar a sua matriz cristã, contando com a boa colaboração e a assistência religiosa do actual pároco de S. Martinho de Mouros, Padre Excelso Carlos Ferreira.

Contacto
Irmandade de S. Francisco Xavier
Largo da Feira Nova
4660-370 S. Martinho de Mouros
Telef. 254 939 082 e 965012027

terça-feira, maio 15, 2007

Sinalética em Porto de Rei

Estou convencido que esta placa foi adquirida numa qualquer "feira da ladra", pois, em Resende, sabemos as regras da acentuação.

segunda-feira, maio 14, 2007

Feira anual com luta de bois e carneiros em Roças-Ovadas

Com bastante afluência, decorreu, em Roças, no passado dia 6 de Maio (domingo), a habitual feira anual com vários stands de vendas (roupas, sapatos, ferramentas agrícolas e quinquilharias) e com barracas de comes e bebes.
O momento mais aguardado aconteceu à tarde com a demonstração de luta de bois e carneiros, não tendo, contudo, os mesmos estado à altura das expectativas. Apresentaram-se como animais de corno manso e de pouca fibra. Diz quem sabe que demonstraram não "os ter no sítio".

domingo, maio 13, 2007

Origo (Paus)-Aldeia fantasma












Outrora cheia de vida, é hoje uma aldeia fantasma. Devagarinho, os habitantes foram "partindo". O Sr. Antoninho de Almeida "deixou-nos" há cerca de 3 anos. Ficou apenas a irmã (Maria do Sacramento) que foi viver para Forjães para junto dos sobrinhos.
É irónico que Origo (que em latim significa origem, proveniência) seja a primeira aldeia a desaparecer do mapa da freguesia.
Pelo arvoredo, verdura, muitos regatos e fontes, e como experiência única, vale a pena uma visita. Mesmo deserta continua a estar habitada nas ruínas das casas, na eira, nos carreiros..., nas historias que evoca.

sábado, maio 12, 2007

Artigo de Anselmo Borges no DN de hoje

Com o título "Bento XVI aprovou o fim do limbo", pode ser lido aqui.

sexta-feira, maio 11, 2007

Postais Ilustrados Antigos de Caldas de Aregos

Um grupo de entusiastas, do Clube Náutico de Caldas de Aregos, em paralelo com as actividades desportivas, está empenhado na concretização de um projecto cultural que prevê a publicação de um livro, tendo por temática os Postais Ilustrados Antigos de Caldas de Aregos (editados desde o inicio do séc.XX até aos anos 80).
Esta iniciativa de levantamento do património ficará a constituir mais um instrumento valioso de registo de facetas significativas do nosso percurso e da nossa identidade.
Assim, pedimos a todos aqueles que tenham postais da localidade e que queiram colaborar neste projecto que contactem para: E_mail:cncaregos@hotmail.com ou com Pedro Ferreira: 966648970.

quinta-feira, maio 10, 2007

"Professor e amigo" (post da Theosfera)

"O senhor Padre Dr. Correia Duarte foi meu professor e é meu amigo.
Guardo, pois, gratíssimas recordações da sua figura.
Na paróquia e na escola, foi sempre igual a si mesmo: competente, trabalhador, diligente e muito organizado.
Não me admiro, pois, que tenha já uma vasta obra publicada.
Não me admiro por ter publicado tal obra, mas admiro a obra.
Muito contente fiquei pela sua escolha para a Academia Portuguesa de História.
É um reconhecimento justo e um tributo merecido.
Já li «As Meninas da Comenda», o seu último livro, uma obra de ficção com base em incidências da História de fins do século XIX e inícios do século XX.
Lá estão as vicissitudes da vida dos padres: a irreprimível pulsão para o domínio dos ricos, a resistência de muitos sacerdotes e também a fragilidade de um ou de outro.
Resende deve muito ao senhor Padre D. Correia Duarte.
Tem tornado conhecida a nossa terra comum.
Tenho muita alegria em tê-lo tido como mestre e em continuar a tê-lo como amigo, como grande amigo."
Texto do Sr. P. Dr. João António, Reitor do Seminário de Lamego e nosso estimado conterrâneo, retirado aqui do lado, da "Theosfera".

G. D. de Resende em grande destaque no "Diário Regional de Viseu"

Depois de algumas épocas afastado dos grandes palcos do futebol distrital, a vila de Resende e o concelho voltam a ser referência e, na próxima época, o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão vai passar também por aquela região do Douro Sul.
É assim que começa o artigo deste jornal sobre o G.D.R., que pode ser lido na íntegra aqui (link).

terça-feira, maio 08, 2007

"Construam-me, porra!"

Após anos e anos de promessas, certezas, indicação de traçado, terrenos expropriados, incertezas e enganos, parece que é desta que a EN 222-2 vai arrancar. Será? Há sinais de Lisboa, veiculados pelo Sr. Presidente da Câmara, que vão no bom sentido. Está já em curso a reformulação do traçado e o estudo do respectivo impacto ambiental.
Sem a EN 222-2 ligando Resende a Bigorne, o nosso concelho é um ente sem interesse e muito distante para quem circula na auto-estrada A24.
Satis verborum (basta de palavras). Preciso de encurtar 15/20 minutos ao tempo de viagem de Coimbra a Resende.
Entretanto, tudo leva a crer que a EN 321-2 (ligação da Ermida a Baião) irá arrancar no fim do ano.

segunda-feira, maio 07, 2007

Cinfães está a agarrar as "Novas Oportunidades"

Cinfães tem, neste momento, 12 turmas de cursos EFA (educação e formação de adultos) a funcionar, ou seja, há cerca de 150 jovens/adultos que regressaram à escola para completar os seus estudos. E em Resende?
Para o ano, no nosso concelho, quem tiver mais de 18 anos pode concluir o 4.º ano (1.º ciclo) ou o 6.º ano (2.º ciclo). Para mais informações, os interessados deverão dirigir-se à Sede do Agrupamento de Escolas de Resende ou ligar para os seguintes números: 965 483 107 / 254 877 783 / 914 577 381. O Prof. Rui Rebelo é o responsável e o grande entusiasta desta ideia.
É um dever cívico de todos (sobretudo párocos, dirigentes associativos, presidentes de junta...) difundir esta iniciativa, contribuindo para o regresso à escola dos nossos conterrâneos.

domingo, maio 06, 2007

Terra Mãe

O chão donde viemos e aonde apetece voltar sempre

sábado, maio 05, 2007

"Dizer Deus no dia da mãe"

A imagem do pai e da mãe são decisivas também para a imagem de Deus. Normalmente, os crentes figuram Deus como Pai: Deus é Pai. Mas isso é apenas uma metáfora. João Paulo I - o que foi Papa só 33 dias - disse que Deus é Mãe, provocando a crítica até de cardeais. Mas realmente não há razão para a ira cardinalícia, pois, se se trata de metáforas, porque é que não hão-de os crentes referir-se a Deus como Pai e como Mãe? A Bíblia põe na boca de Deus estas palavras: "Acaso pode uma mulher esquecer-se do seu bebé, não ter carinho pelo fruto das suas entranhas? Ainda que ela se esquecesse dele, eu nunca te esqueceria. Juro pela minha vida."
Este é um excerto do artigo (título em epígrafe) de Anselmo Borges no DN de hoje, que pode ler aqui na íntegra.

sexta-feira, maio 04, 2007

"Religiões, Violência e Razão"

Anselmo Borges é um dos oradores do 1.º Encontro Internacional de Lisboa, subordinado ao tema Religiões, Violência e Razão, promovodo pelo Grande Oriente Lusitano, que se realiza amanhã, dia 5.
Conta também com a a participação, entre outros, dos professores universitários Eduardo Lourenço, António Matos Ferreira, Paulo Mendes Pinto, Fernando Catroga e Paulo Borges, e do Pastor Dimas de Almeida.
Maçons do Brasil, Espanha, França, Grécia, Suíça e Turquia já confirmaram a sua participação nesta iniciativa.
Para saber mais, clique aqui e aqui.

quinta-feira, maio 03, 2007

Ainda "As meninas da Comenda"

“AS MENINAS DA COMENDA” --- é a história ficcionada de uma família que viveu nas margens do Douro, na segunda metade do século XIX e nos anos conturbados da Primeira República. É a História do Portugal de então, vivida na Província: no Douro, mais concretamente.
Nos palcos da vida, onde os dramas acontecem e se repetem, cruzam-se, numa amálgama de rostos, gestos e sentimentos, ricos e pobres, sãos e doentes, veneráveis e culpados.
Orgulhos e misérias, lealdades e traições… tudo faz a trama de uma história que envolve a Igreja e a Política, com ambições aventureiras e lutas encarniçadas. O orgulho e a insolência nunca foram bons conselheiros; a vaidade e o desaforo sempre conduziram a mau fim; as ambições desmedidas roubam e coíbem o bem-estar e a paz; a má educação dos filhos dá origem a futuros incertos e sombrios.
São as ambições estultas e a insolência detestável de uma família de ricos “feitos - à - pressa” e de fidalgos de última hora, que o presente romance pretende retratar : com afrontas à igreja, violação continuada de criadas e caseiras por parte dos senhores, entrega dos frutos proibidos dessas relações às tão faladas “rodeiras”, numa palavra, exploração dos pobres e dos fracos por parte dos poderosos.
A história, que se introduz com terrores, possessões e bruxedos, abre com grandezas e esperanças, expande-se com amores prematuros, pequenos interesses e grandes ambições, vaidades e ciúmes, ódios e rancores, adultérios e traições, e transforma-se num drama cruento feito de crimes e desgraças impressionantes, repetidos uns atrás dos outros.
Contudo, como o bem acaba sempre por vencer o mal, um rebento germina finalmente na velha árvore da Comenda, para tudo redimir e salvar". (Contra-capa)
Este romance de trama intensa é o livro de que se fala na região e na diáspora, estando a desencadear o apetite/curiosidade de muitas pessoas.
Postos de venda:
1) Resende: Posto de Turismo e Papelaria Lina e Couto
2) Lamego: Gráfica
3) Porto: Livraria Educação Nacional (Rua do Almada, nº 125)
4) Lisboa: Livraria Ferin (Rua Nova do Almada, n.º 70-74)
Também pode ser pedido ao próprio (P. Dr. Joaquim Correia Duarte) através dos telefones: 254 877 687 e 966 145 180

terça-feira, maio 01, 2007

Registo de uma tarde cultural em Resende

"Na companhia de minha Mãe, do senhor Vice-Reitor e dos Seminaristas, fui a Resende à Feira do Livro.
Começámos pelo café pós-refeição. É sempre agradável estarmos na nossa terra, sentirmo-nos em nossa casa, vermos rostos conhecidos e ouvirmos palavras amigas.
A Feira não tinha praticamente ninguém. Também chovia.
Mas a organização era competente e o atendimento impecável.
Demorámo-nos na visualização dos pavilhões e no manuseamento das obras.
Depois, fomos ao nóvel Museu de Resende, que tem um ano e ainda não tinha visitado.
Mais uma vez, fiquei deveras surpreendido.
Habituei-me a ver aquele edifício como cadeia. Foi uma metamorfose feliz.
O concelho está devidamente retratado desde a pré-história. Há todo um trabalho meticuloso de prospecção e catalogação de peças deveras meritório.
Está lá também uma exposição de quadros de uma pintora que cresceu em Resende e vive em Espanha. Trata-se de Carmezim. Ostenta uma variedade de estilos que impressiona.
Destaque ainda para o formidável desempenho da senhora Guia: muito competente, afável e envolvente".
Comentário a propósito da visita dos seminaristas de Lamego a Resende, hoje à tarde, feito pelo respectivo Reitor, na Theosfera, "linkada" aqui ao lado.

Encerramento da Feira do Livro

Hoje ainda pode visitar a feira do livro, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 22h00. Estão presentes sete editoras.
A afluência tem sido razoável. O maior interesse tem vindo das crianças, cujos hábitos de leitura são uma esperança.