terça-feira, janeiro 31, 2006

Vale de Resende sem neve

Foto recente, tirada em S. Cristóvão

Ao contrário do esperado e do que aconteceu em muitas regiões do país, no passado fim de semana, em que a queda de neve foi notícia, no concelho de Resende, o nevão apenas "pegou" a partir de S. Cristóvão e no cimo da serra das Meadas, embora ainda chegasse a nevar em Moumiz e em Felgueiras.

sábado, janeiro 28, 2006

As "minhas" primeiras eleições presidenciais

Corria o ano de 1958. Ano eleitoral marcante, pois foi nessa altura que Humberto Delgado fez tremer o regime de então. Em Paus, não havia televisão, rádio nem jornais. A quase totalidade dos adultos era analfabeta.
Recordo-me (tinha então 8 anos) de me ter sido dado na escola um folheto de propaganda, onde se enaltecia e se apelava ao voto em Américo Tomás como "o candidato da Nação" e se denegriam as figuras de Humberto Delgado e de Arlindo Vicente.
Alguém, na altura, me incutiu a ideia que o mais pejudicial para o país era Arlindo Vicente, por ser comunista. Entretanto, este veio a desistir a favor de Humberto Delgado.

Lembro-me de o meu pai, depois de ter votado em S. Martinho de Mouros, me ter confidenciado o nome de uma pessoa conhecida como sendo abertamente simpatizante de Humberto Delgado.
Pouca gente podia votar. Apenas "os cidadãos do sexo masculino que sabiam ler e escrever portugês" ou, não o sabendo, pagassem impostos no valor de 100$00 (cem escudos) podiam votar. Às mulheres, salvo uma minoria devidamente tipificada, estava vedado o exercício deste direito. Os analfabetos, pobres e mulheres eram considerados ignaros, logo inaptos para politicamente discernirem fosse o que fosse.
As gentes do mundo rural, atrasado e pobre, eram duplamente vexadas. Pelos homens do regime, que as desconsiderava, não passando do "bom povo português", e pela oposição onde se incluiam homens cultos e "iluminados", muitos intelectuais e antifacistas, que as julgavam desprovidas de "massa crítica", onde pudesse germinar a mudança e a revolta.

quinta-feira, janeiro 26, 2006

Parabéns ao nosso Presidente da Câmara

Ser eleito, por unanimidade, pelos seus pares Presidente da Associação de Municípios do Douro Sul e´um feito a assinalar, que honra e prestigia o Eng. António Borges, mas também todos os resendenses.

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Abre hoje o café Sangens

Depois de uma demorada remodelação, reabre hoje o café Sangens.
Adivinha-se um espaço funcional, acolhedor e esteticamente atractivo neste local de encontro, onde o café, a bebida, a pastelaria e não só servem de pretexto.

domingo, janeiro 22, 2006

Em Resende, Cavaco fica em 1.º lugar e Soares em 2.º

Ao contrário do que aconteceu no distrito de Viseu e no país, em geral, em que Manuel Alegre ficou em 2.º lugar, no concelho de Resende, esta posição coube a Mário Soares. Os resultados da votação dos 11.524 eleitores incritos no nosso concelho foram os seguintes:
Cavaco Silva: 3.865 votos (60,81%); Mário Soares: 1.181 (18,58%); Manuel Alegre: 816 (12,84%); Jerónimo de Sousa: 260 (4,09%); Francisco Louçã: 203 (3,2%) e Garcia Pereira : 31 (0,49%).
Em Paus, os 625 eleitores inscritos distribuiram os seus votos deste modo:
Cavaco Silva: 201 votos (68,60%); Mário Soares: 44 (15,02%); Manuel Alegre: 33 (11,26%); Jerónimo de Sousa: 10 (3,41%); Francisco Louçã: 5 (1,71%) e Garcia Pereira: o (0,00%).
O nível de abstenção foi maior no interior e nas zonas rurais. A nível nacional foi de 37,39%, no distrito de Viseu foi de 41,11%, no concelho de Resende atingiu 44,14% e na freguesia de Paus 52,48%.

sábado, janeiro 21, 2006

"Por Serras e Veredas Queirosianas"

É sempre agradável saber que Resende e o meio envolventeo são destinos para passeios e visitas, tendo como pretexto conhecer uma região que serviu de inspiração a Eça de Queirós e se encontra retratada em vários dos seus romances.
Assim os Amigos do Mindelo (Telef. 960003132;960015056 (www.amigosdomindelo.pt) organizam um programa de dois dias com percurso pedestre em Resende (S. Cipriano), vistando a "Ilustre Casa de Ramires" e passeio de mini-bus pela serra de Montemuro.
A data de saída é no próximo dia 28 de Janeiro, com um custo de €80,00, que inclui alojamento durante uma noite, um almoço, um jantar, guia e autocarro.
O concelhp
o precisa que iniciativas destas se tornem em rotinas.

sexta-feira, janeiro 20, 2006

Parabéns à Sra. Cristina (das Quintães/Paus) pelos seus 100 anos!

Faz hoje 100 anos a Sra. Cristina das Quintãs, viúva do Sr. Luís Cardoso, que vive actualmente nos Carvalhos com uma nora. Embora fragilizada, ainda fala e conhece as pessoas.
Trabalhou sempre enquanto pôde. Muito conversadora, irradiando simpatia, tinha/tem o condão de comunicar empaticamente com as crianças e jovens. Os meus filhos são testemunhas disso. Pessoalmente, tenho uma grande ternura por ela.
É talvez a pessoa mais idosa do concelho de Resende. Parabéns!

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Extinção da ECAE de Cinfães/Resende

Com a aprovação da nova legislação sobre os concursos de professores e consequente revogação do Desp. n.º 105/97, de 30-05, com as alterações introduzidas pelo Desp. n.º 10856/05, de 13-05, são extintas, presume-se que no final do presente ano lectivo, as equipas de coordenação dos apoios educativos de todo o país.

terça-feira, janeiro 17, 2006

Entre Feirão (4) e Resende

O visitante, determinado a conhecer a Igreja de Cárquere, ao deparar-se com o estado desta placa, já refreado também pelo piso irregular da estrada, poderá ser tentado a desistir, prosseguindo directamente viagem até à vila de Resende.

Clique para ampliar imagem.

sábado, janeiro 14, 2006

Feirão (3)

Só é pena que, mesmo junto à estrada, surja este "depósito" de viaturas, em total desrespeito pelo meio ambiente.
Caso esta situação esteja devidamente licenciada, deveria encontrar-se discretamente resguardada e afastada da estrada.
A quem compete "acompanhar" esta questão? À Câmara? Ao Instituto Nacional da Conservação da Natureza? À Inspecção Geral do Ambiente?...

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Feirão (2)

Nas imediações de Feirão, ainda é possível deparar com ovelhas e outros animais a pastar, numa situação de simbiose e respeito pela natureza, que encanta quem passa ou visita a região.

domingo, janeiro 08, 2006

Feirão (1)


Uma nota de simpatia para Feirão que, como freguesia fronteiriça do nosso concelho, sabe dar as boas vindas e agradecer a quem por cá passa.

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Boas Festas em dia de Reis

O edifício da Câmara Municipal, condignamente iluminado, espelha a serenidade da quadra festiva, que ora termina.

Clique para ampliar.

quarta-feira, janeiro 04, 2006

Ano Novo no mundo rural

Tradicionalmente, em quase todas as culturas, o início do ano e respectivos festejos coincidiam e celebravam as mudanças de estação. O calendário era regido pelos equinócios e solstícios e fases da lua. A escolha da celebração do Natal em 25 de Dezembro foi a solução eficaz e inteligente para substituir uma festa pagã romana por uma festa cristã. A partir dessa altura, deixou de fazer sentido festejar a passagem do ano.
Assim, até há relativamente pouco tempo, nas nossas aldeias festejava-se o Natal e o dia de Reis. A mundividência mais laica da sociedade, a urbanização crescente e a alteração de estilos de vida e de valores permitiram o reaparecimento da componente "pagã" das festividades do fim do ano.
Como filho do mundo rural, a noite de 31 de Dezembro não tinha para mim qualquer significado. No dia 1 de Janeiro, desejava-se Bom Ano. E era tudo. O novo ano que chegava era perspectivado sem ilusões, no âmbito de uma visão cíclica da vida, em torno das estações do ano, das fases da lua, da chuva e do sol.

domingo, janeiro 01, 2006

Iluminação de Natal em Resende

Mais uma vez, tendo em conta a quadra de Natal e Ano Novo, a vila de Resende encontra-se devidamente iluminada.
O efeito é de uma grande beleza, pois tira-se proveito das árvores existentes ao longo dos principais arruamentos.
O que sobressai é uma sensação de simplicidade e de equilíbrio estético, adequado ao espírito e ambiente da época.